Educadores

Ínicio : Matemática : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (74)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A produção escrita em Matemática: análise interpretativa da questão discursiva de Matemática comum à Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
DALTO, Jader Otavio

Este trabalho estuda a produção escrita presente na Questão Aberta Comum à 8ª série do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio da Prova de Questões Abertas de Matemática, da Avaliação do Rendimento Escolar do Estado do Paraná – AVA/2002.

Palavras-chave: Educação Matemática. Avaliação da aprendizagem em Matemática escolar. Produção escrita. Acerto e erro em Matemática.

Downloads 2075  2075  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em Matemática Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
SANTOS, João Ricardo Viola dos

O presente trabalho tem por objetivo analisar a produção escrita de alunos na questão comum da Prova de Questões Abertas de Matemática da AVA–2002, da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Palavras-chave: Educação matemática. Produção escrita em Matemática. Avaliação em Matemática. Maneiras de lidar. Interpreta-resolve-responde.

Downloads 1085  1085  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Estudo da produção escrita de professores em questões discursivas de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
SEGURA, Raquel de Oliveira

Neste estudo, buscou-se identificar as estratégias/procedimentos mais utilizados nas resoluções das questões discursivas selecionadas, os acertos e erros mais frequentes, e a sua natureza, e a forma como os professores utilizam as informações contidas nas questões.

Palavras-chave: Educação matemática. Formação de professores. Produção escrita. Acertos e erros. Avaliação da aprendizagem escolar.

Downloads 1414  1414  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A formação continuada do professor: uma experiência com o Ensino Médio em rede Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
RIBEIRO, Eloisa Helena Rodrigues Matielo

O presente trabalho analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação continuada de professores da escola básica.

Palavras-chave: Universidade. Formação de professores. Prática docente. Projeto Ensino Médio em rede.

Downloads 3399  3399  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC - Campinas  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da Matemática Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
ORTENZI, Alexandre

Este estudo está vinculado à linha de pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores. Seu objetivo é, investigar a relação professor-aluno, considerando os diversos aspectos que permeiam esta relação tendo por base a área de Matemática.

Palavras-chave: Formação de professores. Relação professor-aluno. Ensino de Matemática. Docência.

Downloads 16568  16568  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC - Campinas  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!As configurações geométricas dos artefactos culturais Emákhuwas: um estudo sobre as possibilidades d Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
OSSOFO, Abudo Atumane

Em minha experiência pessoal como aluno e como professor de Matemática durante vários anos, constatei que a Matemática no ensino secundário geral (da 8ª a 12ª classes) é considerada, pelos alunos, como uma das disciplinas escolares mais difíceis de aprender. Aponta-se, como um dos motivos das dificuldades dos aluno a falta de contextualização social e cultural do seu processo de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave: Moçambique. Currículo. Etnomatemática. Artefactos. Emákhuwa.

Downloads 2585  2585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC – São Paulo  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Instrumento de mediação informatizado: mudanças no processo de desenvolvimento cognitivo de aluno e Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
PRESTINI, Dani

Este trabalho tem por principal objetivo mostrar os benefícios educacionais da utilização do computador no ensino de função de 2° grau e do seu gráfico correspondente através do computador, o que permitirá estabelecer uma reflexão sobre os benefícios do uso da informática no processo ensino-aprendizagem da matemática.

Palavras-chave: Processo ensino-aprendizagem. Informática. Mediação. Interação. Conhecimento matemático. Tecnologia. Gráfico de funções.

Downloads 2313  2313  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Santa Catarina   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Olhares nômades sobre o aprendizado na arte da modelagem matemática no "Projeto Ciência na Escola" Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
DAMIN, Maria Aparecida da Silva

Este trabalho descreve e analisa um processo de aprendizagem da matemática por meio da metodologia da modelagem, no dia a dia de uma sala de aula, com os mesmos alunos, em um período de três anos. As análises são feitas do ponto de vista da filosofia tendo suas bases de teorizações dos filósofos Silvio Gallo, Michel Foucault, Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze. Nossas opções durante esta pesquisa foram centradas na apropriação de saberes com atenção especial à formação do aluno, privilegiando situações que exercitassem o desenvolvimento de atitudes de autonomia, liberdade com responsabilidade sobre o seu aprendizado e aperfeiçoamento pessoal e coletivo. O processo pedagógico foi delineado a partir de acontecimentos problematizados em um projeto de trabalho conjunto com professoras de diversas áreas, onde a convergência se deu em torno dos assuntos estudados pelos alunos. O modelo matemático serviu como dispositivo para conexão e trânsito entre várias áreas do saber. A escrita teve importante papel nesse processo, pois essa habilidade foi exercitada na redação de textos que expressassem seus conhecimentos sobre a matemática, outras áreas do saber, suas vontades, propostas para as atividades a serem desenvolvidas e comunicação entre os envolvidos. A partir dos textos produzidos foram analisados aspectos relevantes que evidenciam o envolvimento e a aprendizagem dos alunos. Este estudo apontou possibilidades de aprendizado do conhecimento formal contextualizado, alterando a organização do espaço/tempo da escola.

Palavras-chave: Educação. Modelagem matemática. Filosofia.

Downloads 2914  2914  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de Matemática financeira:construção e aplicação de WebQu Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
GOUVEA, Simone Aparecida Silva

Nesta dissertação abordamos questões concernentes à formação inicial de professores de Matemática, a partir da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e de ideias relacionadas à necessidade de uma Educação Financeira para todos. Neste sentido, nosso objetivo foi investigar as contribuições que surgem à prática pedagógica dos licenciandos em Matemática quando constroem e aplicam WebQuests sob o contexto da Matemática Financeira.

Palavras-chave: Formação inicial de professores de Matemática. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Matemática Financeira. Educação Financeira. WebQuest.

Downloads 2641  2641  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!GEEM - Grupo de Estudos do ensino da Matemática e a formação de professores durante o movimento da m Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
LIMA, Flainer Rosa de

A presente pesquisa teve como objetivo estudar os cursos que o Grupo de Estudos do Ensino da Matemática – GEEM criou e aplicou para os professores de Matemática do Ensino Secundário durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil – MMM, que perdurou nas décadas de 1960 a 1970.

Palavras-chave: Educação Matemática. História da Educação Matemática. Formação de professores do Ensino Secundário. Movimento da Matemática Moderna. Arquivo pessoal Osvaldo Sangiorgi.

Downloads 752  752  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 »