Categoria: Matemática Dissertações |
Concepções de professores de Matemática: considerações à luz do processo de escolha de livros-texto |
Versão: Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
GIANI, Letícia Maria Cordeiro de campos.
A observação de que muitos professores sentem dificuldades ao trabalhar com livros didáticos, nos quais os conteúdos matemáticos não são ordenados exclusivamente segundo critérios formais estáticos e sim, como algo que se relaciona com intenções alternativas e interdisciplinares, fez com que optássemos por investigar quais critérios o professor efetivamente faz valer quando da escolha de livros-texto e quais concepções de Matemática e de seu ensino e aprendizagem tais critérios desvendam. Assim, esta investigação relaciona os temas “concepção” e “livro didático”. Partindo do pressuposto de que as concepções só podem ser compreendidas por “via-indireta”, optamos por focar, nessa nossa busca, o livro didático, devido a sua presença marcante dentro do contexto escolar, principalmente em sala de aula. Os dados foram constituídos a partir de entrevistas realizadas com dez professores de Matemática que lecionam no Ensino Fundamental. Nosso caminhar esteve norteado pelos parâmetros da abordagem qualitativa de pesquisa por entendermos que, em nosso percurso, na tentativa de penetrar na estrutura da experiência dos professores, nos depararíamos com posturas e valores impossíveis de serem abordados a partir da quantificação ou de procedimentos mais clássicos de investigação. A análise dos depoimentos nos permitiu destacar alguns tópicos aos quais denominamos “unidades de análise”: Pluralidade de textos; Pré-requisitos; Processo de escolha; Contextualização; Conteúdo matemático e Problemas. Tais unidades, detectadas a partir da análise dos depoimentos, foram posteriormente confrontadas com outros estudos e analisadas à luz de literatura específica. Embora acreditemos na impossibilidade de pontuar, decisiva e objetivamente, as concepções dos professores, “finalizamos” nosso trabalho considerando que os discursos analisados, indicam a permanência de uma concepção mais fortemente tradicionalista, do que alternativa com relação à Matemática e seu ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Concepções. Livros didáticos. Pesquisa qualitativa. Educação Matemática. Depoimento-textualização.
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2785 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática. http:// |
Categoria: Matemática Dissertações |
Possibilidades de interatividade e colaboração online: uma proposta de formação continuada de profes |
Versão: PDF Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
BRANCO, Eguimara Selma
Nesta pesquisa, propomos analisar as possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática, vivenciadas em um ambiente virtual de aprendizagem, como caminho para propiciar a aprendizagem em matemática com a utilização de diferentes recursos tecnológicos, em uma proposta de formação continuada em EaD on-line. Para constituição da pesquisa, assumimos a metodologia da pesquisa-ação, onde a pesquisadora e os cursistas estiveram atuando juntos em um curso, desenvolvido com atividades em momentos presenciais e encontros à distância. O curso estruturou-se através de reuniões, registros e observações. A análise dos dados baseou-se nos momentos de comunicação entre os professores de Matemática e destes com a pesquisadora, como sujeitos socioculturais, evidenciando o foco desta pesquisa nas possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática em um ambiente virtual. Tais momentos foram analisados a partir dos registros desses sujeitos no fórum do ambiente virtual do curso; da mediação da pesquisadora e da proposta pedagógica do curso. Para análise consideramos os estudos sobre tecnologias educacionais de Brito e Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) e Valente (2005); a formação continuada de professores de matemática amparados em Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) e Miskulin (2005) e o conceito de interatividade com base nos estudos de Silva (2000, 2001, 2003, 2008).
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação Continuada de Professores.
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2884 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Matemática Dissertações |
Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar... |
Versão: PDF Atualização: 25/2/2016 |
Descrição:
SEGURA, Claudia Santos Codato
O presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática de aplicações de conceitos da Geometria Analítica, por meio da releitura de obras de arte abstracionistas, utilizando como recurso didático o software GeoGebra. A opção por este trabalho partiu da necessidade de ensinar Matemática de forma atraente e significativa, valendo-se do ensino interdisciplinar e utilizando os recursos da tecnologia educacional, de forma que professor e alunos assumam a condição de sujeitos cognitivos. A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Matemática, o uso das tecnologias na educação, incluindo informações sobre o GeoGebra, bem como o movimento Abstracionista e a técnica de releitura. Também foram analisados quatro livros didáticos destinados ao Ensino Médio, referente ao ensino clássico da Geometria Analítica. Neste contexto, aplicou-se um instrumento de coleta de dados junto a 21 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado em Cambé, Paraná, visando traçar o perfil da turma e suas relações com a Matemática. Em seguida foi realizada uma intervenção pedagógica durante a qual foi concretizada a releitura de uma obra de arte abstracionista, utilizando o software GeoGebra. Os resultados obtidos nas diferentes etapas da intervenção permitem afirmar que o uso do software selecionado pode modificar a ação dos alunos durante as aulas de Geometria Analítica, conferindo-lhes autonomia para planejar ações, executá-las e refletir sobre elas, favorecendo a aprendizagem. Comprovou-se ainda que o uso da tecnologia possibilitou a abordagem dos conteúdos matemáticos com suas abstrações intrínsecas e aprendizagem significativa. Da mesma forma, a motivação representou um dos aspectos que mais se sobressaiu na sequência didática concretizada.
Palavras-chave: Matemática. Geometria. Estudo. Ensino. Matemática na arte. Tecnologia educacional. Arte abstrata. Conceitos geométricos.
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3032 0 bytes UEL |
Categoria: Matemática Dissertações |
O ensino da Matemática e da Física numa perspectiva integracionista |
Versão: Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
CAMPOS, Celso Ribeiro
Este trabalho visa realizar um estudo sobre as relações Matemática/Física pertinentes aos processos de ensino/aprendizagem, referentes aos conteúdos específicos de cinemática escalar (Física) e de funções (Matemática), no nível médio escolar. Pretendemos mostrar que alguns fenômenos físicos, especificamente da cinemática, podem ser abordados tomando por base suas relações matemáticas, admitindo que estas atuam como uma linguagem estruturante, que dá corpo ao conhecimento físico. Uma integração dessas duas disciplinas, pode ser conseguida nesse contexto, contribuindo para uma melhor significação dos conceitos por parte dos alunos. Investimos então, nesta pesquisa, num modelo de integração para esses dois ramos do conhecimento científico e procuramos avaliar se essa integração pode oferecer alguma contribuição pedagógica aos alunos. A perspectiva integracionista que abordamos trata da construção de conceitos físicos baseados na experimentação empírica, combinada com a análise matemática de fenômenos específicos da cinemática. Apoiamo-nos no pressuposto de que a Matemática é mais do que uma simples coadjuvante no desenvolvimento dos conceitos físicos. Ela está sempre presente nas atividades científicas: seja no seu processo ou no seu produto, seja na definição de um conceito, seja na articulação entre os elementos de uma teoria científica. A integração dos conteúdos citados encontra respaldo na epistemologia do conceito de função, através dos trabalhos de Oresme (séc. XIV), bem como no trabalho de Galileu (séc. XVI), os quais também abordamos aqui. Adotamos um quadro teórico que se baseia principalmente nos conceitos de registros de representação, contrato didático, situações didáticas e a-didáticas, bem como nas ideias de ação, formulação e validação, oriundos dos fundamentos da didática francesa. Utilizamos a metodologia da engenharia didática para formularmos uma sequência de atividades que visa desenvolver a integração construtiva dos conteúdos mencionados.
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3080 0 bytes PUC – São Paulo http:// |
Categoria: Matemática Dissertações |
Conhecimento e Educação Matemática: Diálogos |
Versão: pdf Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
LONGARETTI, Mírian
Este trabalho relaciona-se ao “conhecimento”, entendido à luz de uma epistemologia fenomenológica-hermenêutica. Tendo em vista o ensino da Matemática, busca-se estabelecer relações entre Husserl, Merleau-Ponty, suas concepções de conhecimento e possíveis consequências para a Educação Matemática. A partir de contribuições da Fenomenologia na Educação, e considerada a relação entre Fenomenologia e Psicologia Analítica, o conhecimento é concebido como vivência psíquica do sujeito. Uma revisão bibliográfica acerca de algumas categorias fenomenológicas é, inicialmente, realizada, e as compreensões da pesquisadora acerca do fenômeno focado, “como o professor lida com o seu conhecimento sistematizado em relação ao mundo vivido” são fortalecidas. A compreensão do fenômeno investigado possibilita tanto estabelecer vínculos com a região de inquérito da Educação Matemática, quanto algumas possibilidades ao professor de Matemática: olhar de diversas maneiras para a relação professor-aluno-saber. Em síntese, trabalha-se com a exigência de que o professor vivencie uma intenção pedagógica a ser efetivada na experiência de encontro com o seu aluno.
Palavras-chave: Educação Matemática. Conhecimento. Fenomenologia.
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3121 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Matemática Dissertações |
As TIC nas aulas de matemática: contribuições da formação continuada na prática pedagógica de alguns |
Versão: PDF Atualização: 17/10/2013 |
Descrição:
JESUS, Cristine Rodrigues de
Tendo em vista a universalização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas do estado do Paraná, bem como as políticas de formação continuada para o uso de tecnologias ofertadas para os professores da rede pública estadual, esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da formação continuada para o uso das TIC na prática pedagógica de alguns professores de Matemática da Educação Básica do estado do Paraná – Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Com vistas a cumprir tal objetivo, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa. Assim, inicialmente fez-se uma incursão teórica na literatura pertinente destacando as implicações das tecnologias na escola, focando nas especificidades do ensino da Matemática, bem como no histórico da formação para o uso de tecnologias em nível nacional e suas influências nas políticas paranaenses (2003 a 2010). Ancorado nestes aportes foi ofertado um curso de extensão elaborado em conjunto com bolsistas de um projeto de extensão da UFPR. A partir deste curso, três professores participantes se dispuseram a participar de outra fase da pesquisa, permitindo o estudo de suas narrativas orais e escritas originadas das atividades realizadas durante o curso de extensão, da observação de suas aulas no laboratório de informática e de uma entrevista semiestruturada, os quais se constituíram como as fontes de dados deste trabalho. Quanto aos resultados, destacam-se como indícios de contribuições de cursos de formação continuada para o uso de tecnologias o fato de eles proporcionarem maior segurança ao professor, aumentando a frequência de uso do laboratório de informática; a reflexão sobre o planejamento; a reflexão e ressignificação da prática docente; além do desenvolvimento profissional com vistas à identidade docente e a luta por melhores condições de trabalho. Espera-se que os resultados advindos desta pesquisa se configurem como aporte para reflexão dos processos de formação continuada em tecnologias bem como a da prática pedagógica do professor ao utilizar as tecnologias no intuito de promover a superação da mera instrumentalização das TIC rumo a uma efetiva integração dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. Formação Continua da de Professores. Tecnologias de Informação e Comunicação.
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3313 0 bytes PPGECM - UFPR http://www.ppgecm.ufpr.br/ |
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