Categoria: Matemática Dissertações |
Funções Seno e Cosseno: uma sequência de ensino a partir dos contextos do "mundo experimental" e do |
Versão: Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
COSTA, Nielse Meneguelo Lobo da
O objetivo deste trabalho foi investigar a influência de dois diferentes contextos - computador e "mundo experimental" - na aprendizagem da trigonometria. Escolhemos como assunto alvo as funções seno e cosseno e partimos da hipótese de que é possível introduzi-las de maneira significativa. Preparamos uma sequência didática e trabalhamos com dois grupos de alunos; para um deles iniciamos o assunto por atividades no computador e damos continuidade por manipulações no "mundo experimental" e, para o outro grupo, a ordem de introdução foi invertida. Nossa questão de pesquisa foi identificar qual a ordem de introdução, por contextos, que se apresenta mais eficaz para a aprendizagem. Assim sendo aplicamos três testes escritos: um antes de iniciar a sequência didática, um ao término das atividades de um dos contextos e um ao final do estudo. Analisamos os dados sob os seguintes pontos de vista: desempenho dos grupos e dos sujeitos nos testes, taxa de variação de acertos por grupo, análise dos testes por objetivo, desempenho dos grupos nos itens (subdivisões das questões), sua taxa de variação e análise dos erros e procedimentos. Concluímos que a ordem de introdução do assunto interferiu na aprendizagem.
Palavras-chave: Trigonometria. Seno. Cosseno. Mundo experimental.
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10779 0 bytes PUCSP http:// |
Categoria: Matemática Dissertações |
Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entr |
Versão: pdf Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
BOVO, Audria Alessandra
Este trabalho teve por objetivo analisar a formação continuada do professor de Matemática do Estado de São Paulo para o uso da informática na escola, tendo em vista as ações dos programas ProInfo (MEC) e A Escola de Cara Nova na Era da Informática (SEE/SP). A análise foi feita tanto em termos de proposta, isto é, considerando o planejamento das ações, quanto em termos de implementação, considerando as ações como elas efetivamente aconteceram. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa, acompanhei dois Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional (NRTEs) – órgãos responsáveis por capacitar os professores e oferecer suporte técnico e pedagógico às escolas. Foram analisados documentos oficiais dos programas, registro das observações de duas oficinas na área de Matemática (uma em cada NRTE), questionários com os professores participantes destas oficinas e entrevistas com coordenadores de NRTEs e com multiplicadores – professores da Rede que capacitam os colegas por meio das oficinas pedagógicas. As tensões entre a proposta e a implementação, reveladas na análise dos dados, foram discutidas à luz da literatura sobre professores e computadores. O estudo apresenta também algumas sugestões para a formação continuada de professores de Matemática para o uso da informática na sala de aula.
Palavras-chave: Formação de Professores de Matemática, Informática Educativa, Políticas Públicas Educacionais, ProInfo, A escola de cara nova na era da informática.
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668 0 bytes Unesp / Rio Claro http:// |
Categoria: Matemática Dissertações |
Equações Diofantinas Lineares: uma desafio motivados para alunos do Ensino Médio |
Versão: Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
POMMER, Wagner Marcelo
Neste trabalho apresento um estudo qualitativo orientado pela questão ‘É possível a alunos do Ensino Médio explicitar conhecimentos sobre equações diofantinas lineares?’, cuja relevância se justifica a partir de pesquisas como a de Lopes Junior (2005), revelando que alunos de Ensino Médio não distinguem e não compreendem quando a variável assume valor discreto ou contínuo, assim como pelo fato da Matemática Discreta ser uma área relativamente esquecida no Ensino Básico, conforme relatam Brolezzi (1996) e Jurkiewicz (2004). Este estudo particulariza como recorte a Teoria Elementar dos Números no Ensino Médio, onde pesquisadores como Campbell e Zazkis (2002), Ferrari (2002) e Resende (2007) ressaltam que atividades de resolução de problemas, num enfoque de reutilização de conceitos como divisores e múltiplos, são propícias para o desenvolvimento de heurísticas, numa abordagem complementar e interrelacionada com a Álgebra, em conformidade com Maranhão, Machado e Coelho (2005). Como referencial metodológico foi utilizada a Engenharia Didática, descrita em Artigue (1996), para elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática. As manifestações escritas e orais indicaram que os alunos do Ensino Médio desenvolveram estratégias, operacionalizando os conceitos de múltiplos e divisores, assim como utilizaram a escrita algébrica para a busca de soluções inteiras nas situações-problema propostas, explicitando assim conhecimentos envolvendo equações diofantinas lineares.
Palavras-Chave: Matemática Discreta. Teoria Elementar dos Números. Equações Diofantinas Lineares. Engenharia Didática. Educação Algébrica.
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879 0 bytes PUC – São Paulo http:// |
Categoria: Matemática Dissertações |
Ensino/Aprendizagem da rotação na 5ª série |
Versão: Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
MEGA, Élio
Partindo do pressuposto de que as isometrias devam ser ensinadas já no Ensino Fundamental, propõe-se, neste trabalho, que se inicie com rotações a partir da 5ª série, empregando-se uma estratégia que inclua a utilização de manipulativos de fácil obtenção. A pesquisa compara os resultados obtidos por dois grupos de sujeitos ao longo de uma série de atividades desenvolvidas em classe, apenas com a intermediação do pesquisador; um dos grupos utilizou somente os instrumentos usuais do Desenho Geométrico e o outro usou pre-dominantemente outros materiais e ferramentas, como palitos, papéis transparentes, botões e o transpel, um dispositivo especialmente projetado para este estudo. As atividades se ajustaram aos preceitos teóricos apresentados por Piaget e Garcia, no que diz respeito à psicogêne-se do pensamento geométrico e às idéias de Meira referentes à transparência dos artefatos utilizados no ensino de Matemática. A análise dos resultados obtidos nas atividades e no pós-teste mostrou que existe forte influência do material utilizado no desempenho dos alunos, variável de acordo com a natureza da atividade. O estudo conclui que ambos os conjuntos de materiais utilizados podem contribuir para uma ampliação das experiências dos estudantes e da sua compreensão do campo conceitual da rotação.
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9749 0 bytes PUC – São Paulo. http:// |
Categoria: Matemática Dissertações |
Elaboração das propostas curriculares de Matemática do ensino de 1º grau (5ª a 8ª série) do estado d |
Versão: PDF Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
MATUCHESKI, Silvana
Esta dissertação tem como objetivos coletar e organizar documentos curriculares paranaenses, da disciplina de Matemática, elaborados e publicados na década de 1970 e, além disso, a partir de entrevistas, apresentar algumas perspectivas sobre as circunstâncias de elaboração destes documentos. Para isso, estudou-se os referidos textos curriculares e fez-se entrevistas com algumas pessoas que trabalharam na Equipe de Currículo da então Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Paraná (Seec) na década de 1970. Em seguida, dois exercícios de leitura foram realizados a fim de mostrar possíveis formas de olhar o material coletado para a realização desta pesquisa. As principais conclusões deste estudo são: o processo de elaboração de textos curriculares na década de 1970 foi desencadeado pela Lei nº 5692/71; questões sobre educação em evidência hoje já eram discutidas naquele período (exemplos: formação de professores, interdisciplinaridade, metodologia de ensino, contextualização dos conteúdos e avaliação); poucas foram as alterações de conteúdos matemáticos nas programações curriculares e muitas foram as permanências.
Palavras chave: Educação Matemática. História da Educação Matemática. Ensino de Matemática. Currículo. Ensino de 1º Grau.
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