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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (74)


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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem matemática na educação do campo: tecendo novos caminhos Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
LEITE, Kátia da Costa

O presente trabalho apresenta aspectos da Modelagem Matemática numa perspectiva Educação Matemática, e investiga a sua possibilidade/potencialidade(s) enquanto alternativa para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática no âmbito das escolas do campo. O foco desta investigação centrou-se na seguinte questão: que dimensões se revelam a partir da Modelagem Matemática numa perspectiva da Educação Matemática no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo para educandos do Ensino Fundamental?

Palavras-chave: Educação matemática. Educação do campo. Modelagem matemática. Multidimensões do conhecimento.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem matemática na educação básica: uma proposta para formação inicial dos professores do mag Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
BASTOS, Antonio Roberto

Assim, investigando a perspectiva da formação em Modelagem matemática, essa pesquisa visou responder: como uma metodologia de ensino baseada nela pode contribuir com a formação inicial de professores de matemática no Magistério da Educação, facilitando a aprendizagem dos conteúdos da área e a mediação de processos de ensino e aprendizagem?
Assim, esta proposta apresentou uma possibilidade de mudança para o ensino de matemática, pautada principalmente nos alunos enquanto sujeitos críticos, portanto responsáveis e ativos na assimilação do conhecimento. Ela foi esquematizada em um produto educacional, para facilitar o acesso dos
professores da educação básica à metodologia desta pesquisa, de forma que eles possam adequá-la conforme suas realidades docentes e utilizá-la.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Educação matemática. Ensino médio.

Formação docente. Modelagem matemática.

Downloads 285  285  Tamanho do arquivo 2.31 KB  Plataforma Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro-PR  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem Matemática e os Temas Transversais na Educação de Jovens e Adultos Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
ROZAL, Edilene Farias

Este trabalho teve como objetivo investigar em que termos a Modelagem Matemática, associada aos temas transversais, pode contribuir para melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos em Matemática, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa através da observação participante, com dados coletados a partir de atividades contextualizadas e atividades de Modelagem, questionários, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. O referido trabalho mostra os encaminhamentos metodológicos da pesquisa que foi realizada em uma escola pública, em uma turma de EJA (4ª etapa), no município de Castanhal (PA), onde foram aplicadas atividades envolvendo os temas transversais: saúde, trabalho e consumo e meio ambiente. Através de falas, comportamentos e atitudes dos sujeitos nas atividades, e trocas de experiências com a professora-pesquisadora, coletou-se os dados para posteriores análises com base em referenciais teóricos. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades iniciais no processo, os alunos, sujeitos da pesquisa, evoluíram na aprendizagem de conteúdos matemáticos. Concluiu-se que estes resultados apontam para a importância da inserção da Modelagem como estratégia de ensino, e que apesar de alguns obstáculos para a sua implementação no ensino, ela pode proporcionar ao aluno da EJA, aquisição de conteúdos matemáticos e possibilidades de torná-lo um cidadão crítico e reflexivo.

Palavras-chave: Modelagem Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Temas Transversais e Matemática.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Matemática no Ensino Médio: Prescrições das Propostas Curriculares e Concepções dos Professores Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
GODOY, Elenilton Vieira

O presente estudo insere-se no grupo de pesquisa “A Matemática na organização curricular: história e perspectivas atuais” e analisa a trajetória histórica dos cursos de nível médio no Brasil, destacando suas finalidades ao longo do tempo. Focaliza particularmente o papel da Matemática nos currículos do ensino médio: por meio de pesquisa bibliográfica e documental, estuda propostas de diferentes períodos, com destaque à proposta curricular do Estado de São Paulo, da década de 80. Na década de 90, analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico, do Ministério da Educação e faz comparações com documentos da França, Espanha e Portugal. Na sequência, busca identificar o que pensam professores em atuação no ensino médio sobre ideias como as de contextualização e interdisciplinaridade e os caminhos que os professores consideram interessantes para isso. Repertoria estudos teóricos na área de educação matemática que podem sustentar essas propostas, a partir das principais concepções norteadoras dos PCNEM, em particular no que se refere à ideia de contextualização e à interdisciplinaridade.

Palavras-chave: Currículos. Ensino Médio. Contextualização. Interdisciplinaridade.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Matemática e literatura infantil: sobre os limites e possibilidades de um desenho curricular interd Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
NEUENFELDT, Adriano Edo

O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa: Currículo, Ensino e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Como objetivo desse trabalho procuramos responder aos seguintes questionamentos: Quais os obstáculos a uma efetiva prática curricular interdisciplinar? Como romper com a concepção dos professores cristalizada numa prática pedagógica tradicional? Numa perspectiva de mudança, procurando entender o aluno como parte do processo e isso significa dar voz a esse aluno, observando os seus conhecimentos prévios, a sua bagagem cultural, entendemos que toda a estrutura curricular deve estar continuamente engajada em configurar um currículo como processo, com uma especial atenção no que diz respeito a aprendizagem. Na proposta de auxiliarmos no desenho de um novo currículo, propusemo-nos a buscar possibilidades metodológicas diferenciadas, em que todas as áreas do conhecimento fossem consideradas importantes, procurando desenvolver assim, um trabalho interdisciplinar a partir da articulação da literatura infantil e da matemática. Para tanto, foram elaboradas e implementadas Unidades Didáticas Interdisciplinares (UDI) em dois estabelecimentos de ensino, turmas de pré-escola e turmas de 1ª à 4ª séries, buscando propiciar aos alunos condições para entender/contextualizar a matemática, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca da compreensão de novas ideias e valores através da literatura infantil como eixo organizador e integrador de atividades interdisciplinares.O trabalho envolveu seis histórias infantis num total de 20 implementações, perfazendo cerca de 60 horas de atividades em sala de aula. As atividades propostas foram desenvolvidas com o acompanhamento das professoras regentes, sendo que as mesmas eram convidadas a permanecer em sala de aula enquanto desenvolvíamos as atividades. Ao final percebemos a complexidade da sala de aula, pois os resultados variaram em função da equipe, responsável pela organização e implementação das UDI, das particularidades do corpo docente e discente e da estrutura escolar. Como obstáculos para uma prática interdisciplinar destacamos: o grande número de alunos por sala de aula e para tanto a necessidade de desenvolvermos atividades com o acompanhamento de uma equipe; a preocupação por parte dos professores em situar as atividades escolares dentro de uma perspectiva de certo ou errado, para fins avaliativos, muitas vezes desconsiderando os conhecimentos prévios dos alunos, o que nos levou a pensar na necessidade de investir na formação dos professores; a adequação da atividades aos tempos da escola, o que nos levou a considerar a exigência de um tempo próprio para desenvolvê-las e em atividades menores, as quais possam ser melhor desenvolvidas; por fim, a falta de um espaço físico adequado para guardar os materiais produzidos durante as atividades e a preocupação em conceber a sala de aula de forma tradicional, disposta em fileiras, centrada na presença do professor, do quadro-negro e do livro didático.

Palavras-chave: Currículo. Literatura infantil. Matemática. Interdisciplinaridade.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Logaritmos: proposta de uma sequência de ensino utilizando a calculadora Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
KARRER, Mônica

O objetivo deste trabalho consistiu em investigar se uma sequência didática significativa para o ensino dos logaritmos, aliada ao uso da calculadora, favoreceria a formação deste conceito. Para isso, construímos uma sequência de ensino, fundamentada nas teorias psicológicas e educacionais, que partiu de situações-problema exponenciais. Neste caso, o logaritmo foi introduzido como uma necessidade de estudo, assumindo o papel de ferramenta para a resolução desses problemas. Trabalhamos com dois grupos: experimental e de referência. Estes se submeteram a um pré-teste antes de serem introduzidos neste novo conceito, para em seguida estudarem os logaritmos segundo abordagens distintas. Enquanto o grupo experimental realizou o estudo através de nossa sequência, o grupo de referência seguiu a abordagem tradicional apresentada nos livros didáticos. Por fim, os dois grupos realizaram um pós-teste, cujos resultados foram analisados sob os seguintes pontos de vista: análise do desempenho geral dos grupos, dos desempenhos por item, por objetivo e por indivíduo e por fim a análise da qualidade dos erros e dos procedimentos. A conclusão obtida é a de que a abordagem desenvolvida por nossa sequência favoreceu a formação do conceito de logaritmo para esse grupo.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Livros Didáticos de Matemática da Editora FTD No Cenário Brasileiro: as Primeiras Décadas do Século  Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
BARONE, Jessica

O presente trabalho tem como objetivo específico descrever e analisar, através da História da Educação Matemática, do Livro no Brasil e da História Geral da Educação, como os livros didáticos de matemática, em sua materialidade, especialmente os da editora FTD, se enquadram no contexto editorial e cultural desse período e como essa relação se estabeleceu economicamente, politicamente e socialmente, através de uma comunidade religiosa católica: a Sociedade dos Irmãos Maristas. Este estudo vai desde o estabelecimento da editora no Brasil em 1902 até o ano de 1930, quando entra em vigor a Reforma Francisco Campos, época em que as mudanças educacionais atingem proporções maiores e provocam mudanças observáveis nos livros didáticos.

Palavras-chave: Congregação Marista. Editora FTD. Livro didático. Matemática. Mercado editorial.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Livro Didático de Matemática: uma abordagem histórica (1943 – 1995) Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALVES, Antônio Maurício Medeiros

A presente Dissertação de Mestrado realiza uma abordagem histórica da disciplina de Matemática a partir da análise documental de livros didáticos, inserindo-se no campo da História da Educação. O recorte temporal definido para análise delimitou o trabalho no período de 1943 a 1995. A data inicial considera a reorganização do ensino no Brasil, com o curso ginasial fixado em quatro anos. O marco final considerou a promulgação da LDB 9394/96, que trouxe consigo novas propostas de organização curricular e políticas públicas mais amplas em relação aos livros didáticos que possivelmente tenham influenciado a edição desses impressos.

Palavras chave: História da Matemática. História da educação. Livro didático. Educação matemática.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Linguagem e Educação Matemática: Um mapeamento de usos na sala de aula Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
PINTO, Thiago Pedro

Este trabalho esboça um mapeamento dos usos da linguagem em sala de aula de matemática. Mais especificamente, analisa como professores utilizam a linguagem para comunicar-se com seus alunos durante as aulas. Inicialmente são expostas nossas intenções e a leitura de algumas produções em Educação Matemática que se aproximam de nossa proposta. Em seguida, apresentamos os dois aportes teóricos que dão sustentação ao nosso trabalho, o Modelo dos Campos Semânticos e os Jogos de linguagem de Wittgenstein, apresentando cada um deles separadamente para considerar, posteriormente, seus pontos de aproximação e distanciamento. As filmagens nas salas de aula de dois professores foram transformadas em clipes que, transcritos, nos ajudaram a organizar os dados por nós constituídos para esta pesquisa. Com a análise desses dados, a partir dos aportes teóricos adotados, foi possível elencar “eventos” que caracterizam alguns usos da linguagem e, por fim, são fundamentais para constituir nosso mapa como um jogo de linguagem da sala de aula de matemática.

Palavras chave: Educação Matemática. Linguagem. Modelo dos Campos semânticos. Jogos de linguagem.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Investigando os fatores que influenciam o raciocínio combinatório em adolescentes de 14 anos - 8ª Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
ESTEVES, Inês

O objetivo desta pesquisa consistiu em estudar a aquisição e o desenvolvimento dos primeiros conceitos de análise combinatória em adolescentes de 14 anos de idade, cursando a última série do Ensino Fundamental. Para tal, construímos uma sequência de ensino, fundamentada em teorias psicológicas e educacionais, que parte de situações-problema através da contagem direta. Trabalhamos com dois grupos: experimental e de referência. Estes se submeteram a um pré-teste antes de serem introduzidos nesse novo conceito, para, depois, estudarem o conceito de análise combinatória, segundo duas abordagens distintas. Enquanto o grupo experimental realizou o estudo através de uma sequência de ensino elaborada por nós, o grupo de referência seguiu a abordagem tradicional apresentada pelos livros didáticos. Por fim, os dois grupos realizaram um pós-teste, cujos resultados foram analisados sob os seguintes pontos de vista: desempenho geral dos grupos e desempenho por itens, objetivo, indivíduo. Por fim, procedemos à análise do comportamento de três duplas do grupo experimental quanto a seus desempenhos ao longo do estudo. Os resultados mostram que os alunos apresentaram dificuldade em resolver esses problemas. As principais causas de fracasso são referentes à confusão sobre a relevância da ordem, principalmente em problemas de combinação, falta de organização para enumerar os dados sistematicamente, dúvidas na identificação da operação aritmética equivalente e interpretação incorreta do problema, quando este apresenta mais de uma etapa.

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