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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (74)


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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!O processo coletivo de elaboração das diretrizes curriculares para a Educação Básica do Paraná e a Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
CALDATTO, Marlova Estela

O processo de elaboração das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica – Matemática (DCE) é conclamado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) como um processo de elaboração coletivo, ocorrido no interior da escola paranaense e com a participação efetiva de todos os professores da rede estadual de ensino. A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma narrativa histórica do processo de elaboração das DCE, com base nas memórias de professores que dele participaram. Essa narrativa tem como foco a inclusão, no arcabouço de conteúdos a serem ensinados na escola básica, das geometrias não euclidianas. Tendo em vista a deficiente formação de professores com relação à geometria euclidiana e, em decorrência, os problemas existentes com ensino desse tema na escola básica, nosso interesse se voltou a entender como e porque essa inserção ocorreu e qual a visão dos professores participantes na elaboração das DCE sobre essa inserção e sua participação nas decisões tomadas no decorrer desse processo. As informações para nossa pesquisa foram coletadas mediante a análise de documentos produzidos pela Seed, de trabalhos de pesquisa relacionados ao tema e em entrevistas com 15 professores participantes, de diferentes maneiras, do referido processo. Entrevistamos nove professores do Núcleo Regional de Maringá, cinco professores membros da equipe técnica de Matemática da Seed no período da elaboração das DCE e um leitor crítico da disciplina de Matemática do documento. Para o tratamento e análise das entrevistas, utilizamos a metodologia da História Oral Temática. Os resultados de nossa pesquisa evidenciaram que o processo de elaboração das DCE foi muito mais influenciado pelos problemas de gestão e crises internas que ocorreram na Seed do que pela participação dos professores da rede estadual de ensino, e que a inserção das geometrias não euclidianas não foi uma decisão dos professores, mas uma ação desenvolvida por membros da equipe técnica de Matemática da Seed. Por outro lado, os professores alegam não possuírem formação mínima, nem para discutir o tema, nem para trabalhá-lo em sala de aula.

Downloads 1770  1770  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Desafio de ensinar-aprender Matemática no curso noturno: um estudo das crenças de estudantes de uma Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
FERREIRA, Ana Cristina

A realidade do aluno que, por necessidade ou opção, estuda à noite, envolve a consideração de inúmeros aspectos, que, geralmente têm sido desconsiderados pela maioria das pesquisas acadêmicas e órgãos governamentais. Com a mudança do turno de estudo, não apenas a idade da clientela é diferente. Toda uma gama de experiências de vida, expectativas, objetivos, necessidades e dificuldades se configura. Dentro deste contexto se desenvolve a aprendizagem da Matemática.

Palavras-chave: Estudantes. Escolas noturnas.

Downloads 1830  1830  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Tessituras em Rede: Possibilidades de Interação e Pesquisa a Partir de Webquests de Álgebra Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
BARROS, Gílian Cristina

Esta investigação teve como objetivo analisar as possibilidades de interação e pesquisa usadas na etapa tarefa da metodologia WebQuest, em WebQuests de Álgebra, identificando ações que favoreçam a educação algébrica. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza descritiva e interpretativa, baseada na análise de categorias estabelecidas a partir das bases teóricas estudadas, sendo elas Álgebra, Interação e Pesquisa. Por meio do banco de dados do PhPWebQuest da Comunidade EscolaBR, verificando WebQuests de Matemática produzidas por professores de 2005 a 2007, selecionou-se para análise uma WebQuest de Álgebra. Os fundamentos teóricos possibilitaram a classificação das WebQuest quanto as categorias definidas por Dodge (2002), bem como a análise das possibilidades de interação baseadas em Primo (2008), e da pesquisa como princípio educativo fundamentada em Demo (2005, 2006). O pensar algebricamente de Lins e Gimenez (1997), e as concepções de Álgebra pesquisadas por Lee (2001) e Usiskin (1995) foram os referenciais que permearam a análise. Quanto à educação algébrica,verificou-se no resultado das análises: o professor-autor da WebQuest conseguiu estabelecer atividades que teoricamente desenvolveriam o pensamento algébrico nos alunos e os níveis elevados de pensamento. No entanto, as atividades propostas não oportunizaram o uso em potencial de recursos da internet para favorecerem a interação e a pesquisa. Portanto, propõe-se um quadro que classifica as tarefas, segundo a taxonomia das tarefas de Dodge, apresentando possíveis produtos, recursos e seus respectivos endereços eletrônicos, com o intuito de favorecer a produção colaborativa via internet.

Palavras-chave: Educação Matemática. WebQuest. Interação. Pesquisa. Álgebra.

Downloads 1838  1838  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Introdução do conceito de número fracionário e de suas representações: uma abordagem criativa para a Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
BEZERRA, Francisco José Brabo

O objetivo deste trabalho foi investigar uma abordagem para o ensino dos números fracionários, em que se pretendeu estudar a aquisição do conceito deste e de suas representações com base em situações-problema que fossem significativas e desafiadoras para o aluno. Trabalhou-se com duas turmas de 3ª série, uma que serviu de grupo experimental (GE) e outra de mesmo nível que representou o grupo controle (GC), ambas do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública da cidade de São Paulo. No GE foram estudadas as questões da aprendizagem relacionadas à aquisição do conceito de fração, tomando-se por base uma sequência de ensino elaborada, pelo autor desta pesquisa, utilizando-se das representações simbólicas e pictóricas, com base nos pressupostos da participação, da resolução de situações-problema, do trabalho em grupo e de vivências relacionadas ao dia a dia da criança. O GC não teve qualquer contato formal com esse conteúdo. Os dois grupos foram submetidos a dois testes individuais: um antes (pré-teste) da aquisição dos conceitos de fração e outro (pós-teste), depois de ter tido contato com esse conteúdo. A análise dos resultados envolveu duas etapas: a análise quantitativa e a qualitativa dos instrumentos diagnósticos. Em síntese, quanto ao desempenho geral dos grupos nos testes, pode-se citar que o GE apresentou um desempenho satisfatório, ao passo que o GC manteve-se no mesmo patamar. O estudo ofereceu pistas significativas sobre o processo de aquisição desse conteúdo. A mais valiosa delas foi a de que o processo de construção dos conceitos de fração, a exemplo da história, ganha força quando se inicia baseando-se na resolução de problemas concretos, advindos da realidade.

Downloads 1875  1875  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC – São Paulo.  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!O que a produção escrita pode revelar? Uma análise de questões de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PEREGO, Franciele

Este trabalho mostra um estudo da produção escrita em Matemática contida em uma amostra de 53 Provas de Questões Abertas da Avaliação Estadual do Rendimento Escolar do Paraná – AVA/2002, resolvidas por alunos da 8ª série do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Educação matemática. Produção escrita em Matemática. Avaliação escolar em Matemática. Acertos e erros.

Downloads 1950  1950  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Lonrina  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Resolução de equações de terceiro grau através de cônicas Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
LIMA, Rosana Nogueira de

Este trabalho teve por objetivo estudar métodos geométricos e algébricos de resolução de equações de terceiro grau, observando as vantagens e desvantagens de cada um. Para isso, construímos uma sequência didática, enfatizando o método geométrico de Omar Khayyam, matemático árabe do século XII. Foi feita uma pesquisa histórica, e este método foi escolhido por utilizar o quadro geométrico, quadro este pouco explorado em sala de aula. Utilizamos, também, na sequência, a fórmula de Cardano e o dispositivo de Briot-Ruffini para resolver equações cúbicas. Aplicamos nossa sequência a dois grupos. O primeiro, formado por quatro alunos do curso de Ciência da Computação da PUC-SP. O segundo, formado por alunos da terceira série do Ensino Médio, do Colégio Vera Cruz; no início, contávamos com 32 alunos, ao final, eles eram em número de 6. A abstenção, ao final da aplicação, se deve, principalmente, à época em que a sequência foi aplicada. Com resultados obtidos, vemos que o quadro geométrico dificilmente é usado pelos alunos ao tentar resolver um problema. O método de Omar Khayyam foi considerado o mais prático deles, pois pode ser usado para qualquer equação cúbica. A fórmula de Cardano causa problemas aos alunos que não conhecem números complexos e o dispositivo de Briot-Ruffini só pode ser usado quando a equação que se quer resolver tem uma raiz inteira. Os alunos perceberam, também, que podem escolher que caminho seguir, para resolver uma equação de terceiro grau, dependendo de seus coeficientes. Além disso, o quadro geométrico, agora, é levado em consideração.

Downloads 1986  1986  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC – São Paulo  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Resolução de problemas na formação continuada do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental:  Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
COSTA, Michel da

O objetivo desse estudo é identificar e analisar as contribuições que o Curso Pró-Letramento/Matemática da Secretaria de Educação Básica – SEB do Ministério da Educação - MEC trouxe à formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no que tange à Resolução de Problemas. Essa pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, foi realizada com um grupo de seis professores da rede municipal de Cubatão/SP. Para o levantamento de dados foi feita uma análise do material didático, dos questionários aplicados aos professores e das observações do pesquisador sobre os encontros presenciais ocorridos durante o desenvolvimento do curso. Além disso, foram coletados e analisados protocolos contendo as resoluções das situações-problema propostas aos professores pelo pesquisador. Para finalizar a coleta de dados, foi realizada uma entrevista, na perspectiva de grupo focal, para identificar os aspectos que contribuíram no processo de formação continuada e na identificação das concepções dos professores sobre o papel da Resolução de Problemas em suas práticas pedagógicas. A pesquisa apresenta proposições para a ressignificação da formação continuada dos professores dos anos iniciais e indica a necessidade de renovação do olhar desses docentes sobre suas práticas, de modo a considerar a Resolução de Problemas como um recurso imprescindível para ensinar e aprender Matemática.

Palavras-chave: Educação matemática. Formação de professores. Resolução de problemas. Pró-letramento.

Downloads 2017  2017  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Uniban  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Matemática no Ensino Médio: Prescrições das Propostas Curriculares e Concepções dos Professores Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
GODOY, Elenilton Vieira

O presente estudo insere-se no grupo de pesquisa “A Matemática na organização curricular: história e perspectivas atuais” e analisa a trajetória histórica dos cursos de nível médio no Brasil, destacando suas finalidades ao longo do tempo. Focaliza particularmente o papel da Matemática nos currículos do ensino médio: por meio de pesquisa bibliográfica e documental, estuda propostas de diferentes períodos, com destaque à proposta curricular do Estado de São Paulo, da década de 80. Na década de 90, analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico, do Ministério da Educação e faz comparações com documentos da França, Espanha e Portugal. Na sequência, busca identificar o que pensam professores em atuação no ensino médio sobre ideias como as de contextualização e interdisciplinaridade e os caminhos que os professores consideram interessantes para isso. Repertoria estudos teóricos na área de educação matemática que podem sustentar essas propostas, a partir das principais concepções norteadoras dos PCNEM, em particular no que se refere à ideia de contextualização e à interdisciplinaridade.

Palavras-chave: Currículos. Ensino Médio. Contextualização. Interdisciplinaridade.

Downloads 2042  2042  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC – São Paulo  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Geometria Fractal e Aplicações Popular Versão: PDF
Atualização:  21/6/2013
Descrição:
NUNES, Raquel Sofia Rebelo

A geometria fractal permite a integracão de diversos temas da matemática e de outras áreas, desde as ciências naturais as econômico-sociais e a tecnologia. Quando incluída no ensino, permite desenvolver o espírito experimental dos alunos de forma a entender a geometria de objetos não tradicionais e de estabelecer modelos matemáticos para auxiliar os estudos dos fenômenos naturais. É disso que trata este trabalho.

Palavras-chave: Geometrias não euclidianas. Fractais.

Downloads 2046  2046  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade do Porto  Site http://sigarra.up.pt/up/pt/web_page.inicial
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A formação do conceito matemático Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
ROSSI, Tania Maria de Freitas

Este trabalho tem como eixo o desenvolvimento da elaboração conceitual na Matemática e explicita a participação da linguagem natural nesse processo. A partir dos pressupostos da teoria sócio-histórica analisa e discute a constituição das operações realizadas com recursos mediadores, nas situações de elaboração de um conceito artificial e de conceito relativos a figuras geométricas básicas, com sujeitos de diversos níveis escolares e com idade variando de 6 a 17 anos.

Palavras-chave: Número. Conceito. Matemática. Estudo e ensino.

Downloads 2062  2062  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
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