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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (74)


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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Saberes profissionais do professor de Matemática: focalizando o professor e a Álgebra no Ensino Fund Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
RABONI, Edméa Aparecida Rocha Silva

Esta pesquisa faz uma reflexão sobre os saberes profissionais do professor de Matemática, com foco no ensino de Álgebra, tomando o professor como sujeito central no processo de ensino, a partir de um trabalho desenvolvido em grupo ao longo de um semestre escolar.

Downloads 7948  7948  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo sobre o uso da calculadora no ensino de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
SCHIFFT, Daniela

O presente estudo investiga o uso da calculadora, em aulas de Matemática, na 8ª série do Ensino Fundamental, focalizando o ensino de Juros Simples e Compostos. O mesmo caracteriza-se como pesquisa qualitativa exploratória e busca saber as opiniões de docentes, alunos e futuros professores, dos Ensinos Fundamental e Médio, sobre o assunto, bem como propor uma metodologia indicando a calculadora como um recurso auxiliar na realização de cálculos matemáticos.

Palavras-chave: Aula de Matemática. Calculadora. Cálculo mental.

Downloads 3801  3801  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Franciscano  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Sobre a introdução do conceito de número fracionário Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
SILVA, Maria José Ferreira da

Esta pesquisa trata da introdução do conceito de fração através das concepções parte/todo, medida e quociente junto aos futuros professores das séries iniciais do primeiro grau. Para tanto, elaboramos uma sequência didática de dezoito horas, com atividades que colocassem os futuros professores em situações que lhes permitissem uma reflexão destas diferentes concepções. Os resultados obtidos mostram que o objetivo foi atingido na medida que esses futuros professores reconhecem hoje, as concepções abordadas, e a maioria faz uma reflexão das mesmas ao elaborar novas situações-problema.

Downloads 2631  2631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCSP  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!O uso de problemas no ensino e aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas na Escola Básica Popular Versão: 
Atualização:  17/9/2012
Descrição:
SILVA, Rodrigo Sychocki da

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino envolvendo funções, funções exponenciais e funções logarítmicas na escola básica. Através da verificação do processo de aprendizagem de funções pelos alunos, buscamos na teoria dos campos conceituais de Vergnaud e na teoria das representações semióticas de Duval os subsídios necessários para compreender as dificuldades dos alunos e com isso propor uma sequência didática para ser utilizada em sala de aula. A proposta parte da hipótese que a investigação de problemas cotidianos envolvendo o estudo das funções proporciona aos alunos uma melhor compreensão dos conceitos e definições matemáticas envolvidos. Os alunos são confrontados com problemas que permitem o reconhecimento do conceito de função através da relação entre grandezas, da noção de variável dependente e variável independente e a visualização gráfica com a possibilidade da identificação das propriedades de crescimento e decrescimento. As funções exponenciais e logarítmicas são tratadas via problemas em que a aplicação dessas funções é necessária, tais como: crescimento populacional, rendimento de um imóvel, medições das escalas de terremotos, cálculo do pH de soluções químicas, entre outros. A apresentação dos gráficos dessas funções se faz no laboratório de informática, onde os alunos utilizam a tecnologia como recurso para visualizar as características de cada função. Portanto, buscamos com essa sequência didática propor uma alternativa para a abordagem dos conceitos de matemática e através da investigação em grupo possibilitar a aprendizagem de matemática.

Palavras-chave: Campos conceituais, exponencial, representações semióticas, sequência eidática.

Downloads 486  486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas Popular Versão: PDF
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
CAMARGO, Keilla Cristina Arsie

As Diretrizes Curriculares de Matemática da Educação Básica do Estado do Paraná passaram por algumas reformulações e desde 2008 propõem o ensino das Geometrias não Euclidianas no Ensino Fundamental e Médio. Para o Ensino Médio, são destacadas as seguintes Geometrias: Hiperbólica, Elíptica, Projetiva e Fractal. Ao se abordar este tema, alguns questionamentos são levantados, como por exemplo: o que são estas Geometrias, desde quando se passou a pensar em seu ensino; por que ainda não são de fato ensinadas; e como é um tema que ainda não está inserido nas aulas de Matemática, quais alternativas e metodologias podem ser desenvolvidas para se buscar uma melhor compreensão dos seus conceitos básicos. Assim, é apresentado um histórico sobre a Geometria Euclidiana, passando pelo quinto postulado, que desencadeou o estudo das novas Geometrias. Também faz – se um levantamento histórico destas Geometrias; busca-se algumas metodologias que foram estudadas para aprimorar seu ensino e destacamos a Expressão Gráfica como um instrumento facilitador na construção e apropriação destes novos conceitos, focalizando os recursos visuo-espacias e imagéticos.

Palavras-chave: Expressão Gráfica. Geometrias não Euclidianas. Ensino.

Downloads 957  957  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A ansiedade matemática como um dos fatores geradores de problemas de aprendizagem em Matemática  Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
GUILHERME, Marisa

A preocupação principal deste trabalho é a identificação dos fatores que interferem no processo de aprendizagem matemática, fazendo com que o resultado da mesma não seja totalmente eficaz. É importante primeiro levantarmos as condições necessárias para que o indivíduo venha a aprender Matemática. Depois são analisadas algumas interferências que estão presentes no ensino, sobretudo no ensino de Matemática, e que também interferem no aprendizado de tal forma que o sujeito começa a sentir-se ansioso cada vez que enfrenta uma aula de Matemática ou resolve provas e tarefas matemáticas. Como uma das formas de se reduzir tal problema é importante que o professor tenha condições de agir positivamente sobre eles de tal forma que elimine os conflitos existentes no aprendizado. Para isto é necessário que o professor também tenha uma visão positiva do ensino matemático, bem como durante o seu processo de formação, em nível de 2º grau, haja um melhor preparo para que o professor possa, ele também, resolver as suas lacunas de aprendizagem.

Downloads 3602  3602  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A avaliação no processo ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio: uma abordagem sócio-cogn Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
MACIEL, Domicio Magalhães

Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para reflexão sobre: a avaliação no processo ensino-aprendizagem na área de Matemática, no ensino médio. Fez-se uma revisão da literatura que trata da avaliação, nos seus aspectos histórico, sócio-cognitivo, filosófico e metodológico com o fim de dar à prática avaliativa do professor um referencial crítico e prático no contexto da nossa atual escola, que se deseja ser comprometida com as aprendizagens de Matemática dos alunos.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Educação Matemática. Sociologia educacional. Metacognição.

Downloads 18263  18263  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A Educação de jovens e adultos e a resolução de problemas matemáticos Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
ARAÚJO, Nelma Sgarbosa Roman de

Neste trabalho, foram estudados os fatos que colaboram ou dificultam a interpretação e a resolução de problemas matemáticos escolares por alunos do sistema de Educação de Jovens e Adultos, que estavam cursando a Fase II do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os sujeitos foram submetidos a uma entrevista clínica semiestruturada, com proposta de resolução de problemas que envolviam conceitos e conhecimentos matemáticos elementares, individualmente. Os resultados obtidos indicaram que a complexidade envolvida no ato de resolução de problemas extrapola a questão da fluência na leitura ou da utilização ou não de certas estratégias ou conhecimentos conceituais isolados. Percebemos que a compreensão dos enunciados dos problemas e as consequentes abordagens adequadas são dependentes de vários fatores, dentre os quais citamos a compreensão dos termos dos enunciados, os conhecimentos prévios daqueles que tentam resolvê-los e a coordenação das informações essenciais contidas no enunciado. Foi possível supor que, do ponto de vista matemático, o tempo de escolaridade a mais dos alunos do grupo II parece não proporcionar influência alguma, ou seja, não possibilitou ampliação dos conhecimentos que os sujeitos trouxeram da vida; enquanto que o fato de alguns alunos usarem determinados conhecimentos matemáticos na prática, demonstrou permitir maior facilidade na mobilização de procedimentos para a resolução e explicação dos problemas. Em decorrência dos resultados obtidos, surge uma indagação que poderá ser foco de um próximo trabalho, qual seja: Se repetíssemos essa pesquisa com um número maior de pessoas, e se os resultados se repetissem, o que isso nos indicaria?

Palavras-chaves: Educação de jovens e adultos. Interpretação e resolução de problemas matemáticos. Linguagem.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A formação de conceitos probabilísticos em crianças da 4ª série do Ensino Fundamental Popular Versão: PDF
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de

Este trabalho objetivou analisar a constituição do conceito científico de probabilidade em alunos da 4ª série do Ensino Fundamental a partir dos conceitos cotidianos por eles desenvolvidos. Utilizamos a perspectiva vygotskiana e o método de análise microgenético, que busca investigar um fenômeno em sua gênese e em seu processo de desenvolvimento. Os participantes foram 23 alunos dessa série. Os dados foram obtidos em três etapas. Na 1a etapa, aplicamos o teste A com o objetivo de identificar os conceitos cotidianos dos alunos. Esses conceitos detectados serviram de indícios para desencadear o processo para a construção de novos conceitos. Na 2ª etapa, desenvolvemos uma intervenção em sala de aula onde procuramos construir o conceito científico de probabilidade relacionado a outros conceitos e buscamos alcançar níveis mais elevados de abrangência e complexidade em relação aos conceitos cotidianos. Selecionamos como atributos de referência os conceitos de: eventos certos, eventos impossíveis, comparação de probabilidade, eventos independentes, eventos equiprováveis e quantificação de probabilidade. Na 3ª etapa, aplicamos o teste B para detectar se os alunos conseguiam identificar e exemplificar situações de incertezas e as diferenças fundamentais em relação aos conceitos cotidianos identificados. Os resultados indicaram que a maioria das crianças apresentou progresso. No pré-teste, todos os alunos foram capazes de prever eventos certos e impossíveis, mesmo que não soubessem explicitá-los. Cerca de um terço dos alunos souberam comparar as possibilidades, mas tinham limitação para justificar as suas respostas. No pós-teste, todos os alunos identificaram eventos certos e impossíveis, com a respectiva justificativa, bem como a comparação de possibilidades. No tocante ao domínio dos conceitos de eventos independentes e iguais, os resultados foram diferenciados. No pré-teste, 100% demonstraram não ter esses conceitos construídos. Já no pós-teste, 52,17% dos alunos foram capazes de identificar e justificar a ocorrência dos eventos independentes, enquanto apenas 34,78% alcançaram o domínio do conceito de eventos equiprováveis. Em relação à quantificação das probabilidades, no pré-teste todos os alunos demonstraram não ter esse conceito, no entanto, no pós-teste 78,29% dos entrevistados revelaram entendê-lo. A pesquisa mostra a necessidade do professor propor situações-problema que envolvam conceitos probabilísticos de forma inter-relacionada, inclusive com outros conteúdos matemáticos. Por fim, foram feitas sugestões para pesquisas futuras.

Palavras-Chave: Formação de conceitos. Probabilidade. Ensino Fundamental.

Downloads 4019  4019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UCB  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A formação do conceito matemático Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
ROSSI, Tania Maria de Freitas

Este trabalho tem como eixo o desenvolvimento da elaboração conceitual na Matemática e explicita a participação da linguagem natural nesse processo. A partir dos pressupostos da teoria sócio-histórica analisa e discute a constituição das operações realizadas com recursos mediadores, nas situações de elaboração de um conceito artificial e de conceito relativos a figuras geométricas básicas, com sujeitos de diversos níveis escolares e com idade variando de 6 a 17 anos.

Palavras-chave: Número. Conceito. Matemática. Estudo e ensino.

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