Categoria: Matemática Dissertações |
O vídeo como recurso didático no ensino de matemática |
Versão: PDF Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
SILVA, Ana Maria
A presente pesquisa objetivou abordar a organização da prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio quanto ao uso do vídeo da TV Escola. Procuramos compreender as influências das diretrizes de formação continuada para o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação pública no que diz respeito ao Ensino Médio. Empenhamo-nos, de modo específico, analisar as políticas públicas de formação do professor para o uso das TIC, contrapor as orientações previstas nos cursos de formação continuada com a prática docente e verificar de que modo o professor de matemática organiza a prática com o vídeo. Com tais objetivos, buscamos responder a seguinte pergunta investigativa: de que modo o professor de matemática do Ensino Médio tem organizado a prática pedagógica com o vídeo didático, a partir das diretrizes de formação de professores para o uso das TIC em sala de aula? Realizamos um movimento que incluiu dimensões macro (diretrizes da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação), meso (Supervisão de Tecnologia Educativa da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão, Unidade Regional de Educação de Balsas, Núcleo de Tecnologia Educacional do Maranhão e Escolas) micro (Sala de Aula) dessa organização docente quanto ao uso do vídeo nas aulas de matemática. Em particular, procuramos pensar o modo como o professor de matemática do ensino médio tem utilizado em sua prática os vídeos da TV Escola. No contexto desta pesquisa, abordamos os seguintes aspectos: políticas públicas das TIC, o vídeo didático no ensino de matemática; formação e práticas docentes; vídeo na educação e o vídeo na educação matemática. Devido às características e objetivos da pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa, naturalística de base empírica. Valemo-nos das seguintes técnicas e instrumentos de coleta de dados: Análise Documental, Questionário, Entrevista Semiestruturada e Observação Participante, acompanhada de Diário de Campo. Tivemos a colaboração de dois grupos de sujeitos: grupo um – quatro gestores que implantam e implementam as políticas públicas das TIC: Diretor de Produção em EAD, da Secretaria de Educação a Distância, Supervisor das Tecnologias Educacionais, Gestora da Unidade Regional de Educação e a Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Balsas; e grupo dois – três professores de matemática do Ensino Médio de três escolas da rede estadual de ensino, em Balsas. O estudo ressalta a importância do audiovisual (vídeo) no ensino de matemática e destaca que as escolas aderem aos programas das TIC, mas falta infraestrutura, manutenção dos equipamentos, apoio pedagógico, disposição do material ao alcance do professor e formação continuada na própria escola.
Palavras-chave: Formação tecnológica do professor de matemática. Vídeos da TV Escola na prática do professor de matemática do ensino médio. Educação matemática.
|
1035 0 bytes UFGO http:// |
Categoria: Matemática Dissertações |
A operação divisão: um estudo com alunos de 5ªsérie |
Versão: PDF Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
BENVENUTTI, Luciana cardoso
Este estudo, que se fundamenta na teoria dos campos conceituais de Vergnaud(1991;1996), propõe-se a caracterizar as estratégias de resolução escritas, produzidas por adolescentes que cursam a 5ª série para a solução de problemas de divisão, envolvendo partição e quotição. Participaram deste estudo 41 crianças e adolescentes da 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Camboriú, SC. O instrumento de coleta consistia em uma folha com quatro problemas de divisão, sendo dois de partição e dois de quotição, com resto e sem resto, nas quais os sujeitos registravam por escrito as suas estratégias de resolução de cada problema. Os registros produzidos pelos participantes foram analisados, sendo categorizadas as estratégias de resolução e os erros cometidos. A estratégia mais utilizada foi o algoritmo da divisão, mas observou-se que os participantes resolveram os problemas de várias maneiras e utilizando diversas operações, não se restringindo à utilização da operação da divisão com o respectivo algoritmo, como seria de se esperar, tendo em conta o seu nível de escolaridade. Foram analisados os erros encontrados na aplicação do algoritmo da divisão. Os mais frequentes foram os erros de tabuada, seguidos dos de execução do algoritmo. Foram encontradas respostas escritas em língua materna que não levavam em consideração os dados e as questões colocadas no enunciado dos problemas. Apenas três sujeitos trocaram os termos ao armar o algoritmo, o que sugere que quase todos compreendem o que os termos do mesmo representam ou que aprenderam a utilizar o número maior no dividendo e o menor no divisor. Concluiu-se que as crianças e os adolescentes, embora tenham utilizado como estratégia o algoritmo da divisão e poucos tenham errado a solução ao resolveremos problemas de partição e quotição, nem sempre mobilizaram os esquemas intelectuais próprios que têm à sua disposição.
Palavras-chave: Campos conceituais. Problemas de divisão. Estratégias de resolução.
|
5406 0 bytes UNIVALI http://www.univali.br |
Categoria: Matemática Dissertações |
Atividades em sala de aula para o ensino de trigonometria e avaliação de resultados |
Versão: PDF Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
AMARO, Edmar Floriano
Este trabalho relata a experiência de aplicação em sala de aula de cinco atividades de matematica, referentes ao tema de trigonometria, numa turma da terceira série do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Mato Grosso. As atividades aplicadas constam de definições das razões trigonométricas seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo, resoluções de situações-problema através de aplicações das razões trigonométricas, demonstração dos valores das razões trigonométricas para os ângulos notáveis, e demonstração da relação fundamental da trigonometria. A avaliação do resultado das aplicações das atividades e feita através de análise e descrição das facilidades e dificuldades encontradas pelos alunos, e da eficiência ou não, das metodologias utilizadas. O trabalho trata também da baixa qualidade do ensino de matematica na escola pública de educação básica e do desinteresse pelo conhecimento por parte de muitos alunos, ressalta as dificuldades encontradas pelo professor para realizar um bom trabalho e da algumas sugestões para melhorar a qualidade da educação básica na escola pública.
Palavras-chave: Práticas trigonometricas. Trigonometria. Atividades didáticas.
|
23771 0 bytes UFMT http://www.ufmt.br/ufmt/site/ |
Categoria: Matemática Dissertações |
Um olhar histórico nas aulas de trigonometria: possibilidades de uma prática pedagógica investigativ |
Versão: Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
BORTOLI, Gladis
O objetivo central desta pesquisa visou problematizar, junto a um grupo de alunos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola particular de Caxias do Sul –RS, a construção de conhecimentos vinculados à Trigonometria no triângulo retângulo. No problema de pesquisa, analisaram-se quais as possibilidades da inserção da História da Matemática no ensino e na aprendizagem da Trigonometria presente no triângulo retângulo, no Ensino Médio, tendo como aporte teórico o campo da Etnomatemática. A investigação teve uma abordagem qualitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários, conversas informais com os alunos, gravações e fotos das aulas, bem como de materiais produzidos por eles. Os alunos foram instigados a pesquisar, a explorar e interpretar conceitos trigonométricos, principalmente por meio de atividades práticas, como a construçãoe utilizaçãodo astrolábio e um trabalho envolvendo os profissionais da construção civil. A pesquisa revelou que a abordagem aplicada tornou o processo de ensino e de aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, provocando o envolvimento dos alunos. Estes conseguiram estabelecer relações entre a matemática escolar e os saberes matemáticos culturais. O professor teve um papel de orientador e contribuiu para o aluno buscar, analisar e assumir uma postura de pesquisador.
Palavras-chave: História da Matemática. Etnomatemática. Trigonometria noTriângulo Retângulo. Educação Matemática.
|
1430 0 bytes UNIVATES https://www.univates.br/ |
Categoria: Matemática Dissertações |
Tecnologias digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de geometria analítica: manipula |
Versão: PDF Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
SANTOS, Ricardo de Souza
Este estudo aborda a utilização de recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de Matemática. Mais especificamente, o objeto de estudo é a introdução do software GrafEq no ensino de Geometria Analítica no Ensino Médio da Escola Básica, com reflexões acerca das contribuições identificadas. Para verificar o alcance destas contribuições, foi implantada uma sequência de atividades em duas turmas do segundo ano do nível médio em uma escola da rede privada de Porto Alegre. A análise dos resultados foi obtida de forma empírica utilizando-se, como método, o Estudo de Caso. Para isso, o estudo foi fundamentado pelas teorias de James J. Kaput sobre introdução das tecnologias digitais na Educação Matemática. Os resultados encontrados apontam para o uso de tecnologias digitais como uma possível contribuição no ensino-aprendizagem de Geometria Analítica, a qual se constitui em um importante tópico de Matemática do Ensino Médio. Como elementos integrantes dessa dissertação foram elaborados um tutorial para uso do programa, na forma de páginas para web (linguagem html), e um conjunto de atividades envolvendo tópicos de Geometria Analítica e uso do software.
Palavras-chave: Educação Matemática. Geometria Analítica. Tecnologias Digitais. Software Educacional. GrafEq.
|
488 0 bytes UFRGS http://www.ufrgs.br |
Categoria: Matemática Dissertações |
Projetos em geometria analítica usando software de geometria dinâmica: repensando a formação inicial |
Versão: PDF Atualização: 27/12/2013 |
Descrição:
RICHIT, Adriana
A presente pesquisa, a qual se propôs a descrever e analisar como trabalhar com projetos em Geometria Analítica, usando software de geometria dinâmica, visando a favorecera formação de futuros professores de Matemática, destaca alguns aspectos pertinentes ao trabalho com projetos que se coadunam aos princípios do Construcionismo. Para tanto, foi realizado um estudo com alunos da Licenciatura em Matemática da Unesp de Rio Claro, SP, os quais desenvolveram atividades didáticas de Geometria Analítica usando o software Geometricks. A combinação do trabalho com projetos e o uso de software de geometria dinâmica, tendo por contexto a Geometria Analítica, mostrou-se uma estratégia pedagógica favorável à formação inicial docente em Matemática no que concerne à construção de saberes específicos desta área do conhecimento e contribuiu para que os sujeitos envolvidos pudessem desenvolver saberes de uso pedagógico do software Geometricks. Sob este prisma, o foco do estudo repousa nas possibilidades que emergem da estratégia de trabalho descrita acima à formação do futuro professor de Matemática, tendo como pressuposto a necessidade de desenvolvermos nele competências necessárias para que incorpore as tecnologias informáticas à sua prática posterior, à medida que o seu processo de formação promova a utilização destes recursos no contexto das experiências educacionais na licenciatura. Esta formação, ainda, pode fornecer-lhe subsídios que venham colaborar na efetivação de mudanças nos processos educacionais vigentes. Outrossim, consideramos que este estudo aponta perspectivas para a implementação de mudanças no contexto educacional, em consequência das reflexões em torno do processo de formação profissional docente, o qual deve estar em consonância com as transformações da sociedade contemporânea. Também, relevamos a necessidade de haver uma reestruturação nos currículos das licenciaturas, no intuito de se promover, simultaneamente, a construção de saberes pertinentes à área específica, conhecimentos pedagógicos do exercício da profissão docente e saberes de uso pedagógico das tecnologias informáticas.
Palavras-chave: Educação Matemática. Tecnologias informáticas. Construcionismo. Projetos. Formação Docente. Geometria Analítica.
|
982 0 bytes Unesp - Rio Claro http://www.rc.unesp.br/ |
|