Categoria: Filosofia Artigos |
Considerações sobre o turismo hedonista na atividade turística e de eventos  |
Versão: Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
PADILHA, Andréia de C.; LIMA, Jaqueline S. de
O presente artigo se propõe a realizar um estudo sobre o hedonismo, que é entendido como a busca pelo prazer, filosofia esta de origem grega que teve como seus percussores Aristipo de Cirene e Epicuro. Em grande parte a filosofia hedonista consiste em viver a vida de uma forma prazerosa e satisfatória, podendo tornar-se uma atividade propulsora para o turismo e para os eventos. Pretende-se com tal estudo disponibilizar informações sobre o turismo hedonista, demonstrando de que forma é realizado e quais as necessidades de quem o pratica. Verifica-se que o turismo hedonista ainda é pouco conhecido e divulgado, mas que por ser uma atividade onde a satisfação dos prazeres é o objetivo principal, o seu desenvolvimento tende a ser positivo podendo proporcionar rentabilidade para os empreendimentos do setor turístico potencializando o segmento de eventos, devido às festas realizadas serem diferenciadas, temáticas e exclusivas para satisfazer o público participante.
Palavras-chave: Hedonismo. Prazer. Eventos. Turismo.
|
1280 0 bytes Unipar |
Categoria: Filosofia Artigos |
A Relação dos Jovens com a Filosofia no Ensino Médio  |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
TOMAZETTI, Elisete
Este texto tem como referência básica a pesquisa Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio, em andamento desde março de 2004 no Centro de Educação da UFSM. Esta pesquisa desenvolve-se a partir de base empírica em três escolas da rede pública estadual de ensino médio de Santa Maria, com alunos que frequentam a disciplina de Filosofia e com seus respectivos professores. Também, compõe-se de pesquisa bibliográfica relativa às temáticas do ensino de Filosofia e da cultura contemporânea, mais especificamente das culturas juvenis. Durante o ano de 2005, foram feitas as tabulações dos 320 questionários, transformadas em gráficos e analisadas detidamente. Foram realizadas entrevistas coletivas com grupos de oito alunos por série, em cada escola e entrevistas com os professores das escolas envolvidas. Os objetivos a serem atingidos são: identificação e análise das representações e das práticas dos alunos do ensino médio em relação à disciplina Filosofia; identificação e análise das representações e das práticas dos professores de Filosofia do ensino médio, acerca de seus alunos, de sua disciplina e da escola. A pergunta que orienta nosso trabalho é a seguinte: Como os alunos do ensino médio de algumas escolas da rede pública estadual concebem a disciplina Filosofia, e como interagem com a cultura juvenil, a cultura escolar e o saber filosófico no cotidiano escolar?
Palavras-Chave: Ensino de Fiilosofia, Cultura juvenil, Jovem.
|
1243 0 bytes Revista Philósophos http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos/search/titles |
Categoria: Filosofia Artigos |
Os ídolos da caverna e a sociedade contemporânea: do narcisismo biopsicocultural  |
Versão: PDF Atualização: 27/2/2012 |
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da
Correlacionando-a à sociedade contemporânea, o artigo em questão acena com a leitura dos ídolos da caverna [Bacon], detendo-se especificamente na questão que envolve a natureza do indivíduo, cuja tendência não se impõe senão para adaptar ao arcabouço de sua perspectiva o conteúdo resultante do processo de endoculturação, convergindo, em suma, para as fronteiras da dogmatização, conforme assinala a emergência do cientificismo materialista que, em nome do progresso, institui a crença nos pressupostos tecnocientíficos, propondo a credibilização das referencialidades do arcabouço da ciência e da circunscrição da técnica como condicionalidades determinantes da emancipação social, caracterizando-se, pois, como uma falsa noção, tal como atestam as suas consequências.
Palavras-chave: Ídolos. Ideologia. Educação. Sociedade.
|
1161 0 bytes Filosofia Capital http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/220/186 |
|