Educadores

Ínicio : Filosofia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Natureza, os Artistas e os Outros Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
BORRALHO, Maria Júdice

Certos lugares desafiam persistentemente os olhos de pintores e poetas, Sintra é um bom exemplo. João Cristino da Silva ampliou a fama do lugar com uma obra apresentada na exposição Universal de Paris de 1855: a tela Cinco Artistas em Sintra.

Palavras-chave: Natureza e Arte. João Cristino da Silva. Sintra. Quadro Cinco Artistas em Sintra.

Downloads 1307  1307  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pluridoc  Site http://www.naturlink.pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A noção de "comportamento" na Filosofia de Merleau-Ponty Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
FURLAN, Reinaldo

O objetivo deste trabalho é apresentar a noção de comportamento baseado na obra "A Estrutura do Comportamento", de Merleau-Ponty. A noção de estrutura desempenha um duplo papel nesta obra: permite compreender a integração e as rupturas entre as diferentes ordens de fenômenos (físico, vital e humano), bem como apreender a consciência em situação, como emergência de sentido anterior à consciência de si e do mundo. Destaca-se a passagem da ordem vital para a ordem simbólica ou humana e a crítica de Merleau-Ponty a Bergson, que teria biologizado o fenômeno da cultura humana.

Palavras-chave: Merleau-Ponty. Fenomenologia. Comportamento. Estrutura.

Downloads 2237  2237  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Relação dos Jovens com a Filosofia no Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
TOMAZETTI, Elisete

Este texto tem como referência básica a pesquisa Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio, em andamento desde março de 2004 no Centro de Educação da UFSM. Esta pesquisa desenvolve-se a partir de base empírica em três escolas da rede pública estadual de ensino médio de Santa Maria, com alunos que frequentam a disciplina de Filosofia e com seus respectivos professores. Também, compõe-se de pesquisa bibliográfica relativa às temáticas do ensino de Filosofia e da cultura contemporânea, mais especificamente das culturas juvenis. Durante o ano de 2005, foram feitas as tabulações dos 320 questionários, transformadas em gráficos e analisadas detidamente. Foram realizadas entrevistas coletivas com grupos de oito alunos por série, em cada escola e entrevistas com os professores das escolas envolvidas. Os objetivos a serem atingidos são: identificação e análise das representações e das práticas dos alunos do ensino médio em relação à disciplina Filosofia; identificação e análise das representações e das práticas dos professores de Filosofia do ensino médio, acerca de seus alunos, de sua disciplina e da escola. A pergunta que orienta nosso trabalho é a seguinte: Como os alunos do ensino médio de algumas escolas da rede pública estadual concebem a disciplina Filosofia, e como interagem com a cultura juvenil, a cultura escolar e o saber filosófico no cotidiano escolar?

Palavras-Chave: Ensino de Fiilosofia, Cultura juvenil, Jovem.

Downloads 1146  1146  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Philósophos  Site http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos/search/titles
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Relevância da Disciplina de Filosofia para Emancipação do ser Humano Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
STIGAR, Robson

O presente artigo destaca a relevância da disciplina de filosofia para a construção da cidadania e formação integral do Ser Humano. Pretende sensibilizar o leitor para uma atitude crítica diante do currículo escolar fragmentado onde a filosofia não é muitas vezes contemplada, tem ainda o objetivo de apresentar uma nova face para a disciplina de filosofia.

Palavras-chave: Cidadania. Ciência. Educação. Ética. Filosofia.

Downloads 8608  8608  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Filosofia Capital   Site http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/issue/view/17/showToc
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A sociedade global do risco Popular Versão: 
Atualização:  28/2/2011
Descrição:
ASSMANN, José Selvino

Este texto é uma discussão entre Ulrich Beck e Danilo Zolo sobre a sociedade global atual, abordando temas como: a nova modernidade, o globalismo econômico e o fundamentalismo mercantil, a globalização cultural, a ordem política mundial, entre outros.

Palavras-chave: Sociedade global. Política. Emprego. Ética.

Downloads 648  648  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Teoria Analítica da Ciência e a Dialética Aristotélica Popular Versão: PDF
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da

O artigo em questão se detém nas fronteiras da teoria aristotélica do conhecimento, que acena com a transposição da dicotomia platônica à medida que critica o supra-sensível e propõe a imanência do inteligível em relação ao mundo sensível através de uma leitura que converge para identificar a substância individual, unidade de matéria e de forma, como a única realidade, emergindo, nesta perspectiva, a ciência das quatro causas para justificar a mudança cujo princípio em si mesmos os seres da natureza carregam, tornando-se o Organon no âmbito do referido projeto o único instrumento capaz de possibilitar a constituição da estruturalidade científica.

Palavras-chave: Conceito. Pensamento. Argumento. Realidade. Ciência.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Seara Filosófica  Site http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/searafilosofica/article/viewFile/546/580
Avaliação: 8.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A universidade pública sob nova perspectiva Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
CHAUÍ, Marilena

Afirma a universidade como instituição social, que exprime de maneira diferenciada a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade. Critica a mudança sofrida pela universidade pública brasileira, nos últimos anos, definida pela reforma do Estado como organização social. Analisa as diferenças entre instituição social e organização social, exemplificando seus reflexos na universidade pública: contratos de gestão; avaliação por produtividade; flexibilidade, diminuição dos tempos de formação; docência como mera transmissão de conhecimentos e pesquisa operacional. Apresenta e discute o conceito de sociedade do conhecimento e a nova concepção de educação permanentes ou continuada, ideias básicas apresentadas pelos organismos internacionais para a modernização das universidades. Conclui apresentando os pontos que considera fundamentais para a mudança da universidade pública, na perspectiva da formação e da democratização: colocar-se contra a exclusão social; redefinir e afirmar a autonomia universitária; desfazer a confusão entre democratização do ensino superior e massificação; revalorizar a docência como processo de formação; revalorizar a pesquisa, orientando-a pela ideia de cidadania e exigindo o financiamento por fundos públicos redefinidos; adotar perspectiva claramente crítica com relação às ideias de sociedade do conhecimento e de educação permanente ou continuada.

Palavras-chave: Universidade pública. Instituição social.

Downloads 2300  2300  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Vela e o Caminho (Da Construção coletiva do Saber) Popular Versão: PDF
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da

O artigo em questão se detém no método baconiano, que emerge através do Novum Organum (ou Verdadeiras Indicações acerca da Interpretação da Natureza) e acena com a pretensão de possibilitar o verdadeiro progresso da ciência, que demanda, em suma, a erradicação das predisposições para o erro, dos preconceitos e das noções falsas que impedem o acesso à verdade, dos “ídolos”, enfim, segundo a leitura de Bacon, que propõe o controle científico sobre a natureza como fator determinante da harmonia e do bem-estar dos homens, conforme o ideal exposto no trabalho intitulado Nova Atlântida, que converge para caracterizar o saber como uma construção coletiva, desenhando um horizonte que se impõe ao processo formativo-educacional, à medida que estabelece uma relação envolvendo conhecimento e poder que guarda raízes nas fronteiras da experiência, em cuja perspectiva a investigação em referência dialoga com a metodologia freinetiana, que sublinha a articulação entre teoria e prática e assinala o papel que cumpre o trabalho em uma aprendizagem que traz como fundamento a ação.

Palavras-chave: Bacon. Indução. Conhecimento. Experiência. Ídolos. Freinet. Educação. Trabalho.

Downloads 894  894  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ceuclar  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Adorno e Fetichização da Música  Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SOUSA, J Francisco Saraiva de

A maior parte da música contemporânea exibe características de um "bem de consumo", dominado mais pelo valor de troca do que pelo valor de uso. A dicotomia real não é entre "música séria" e "música ligeira", mas entre "música comercial" e "música não orientada para o mercado". Um dos resultados desta mercadorização da música e da sua massificação é a desintegração actual da educação: os consumidores da arte são incapazes de considerar e de conhecer a distinção entre a "arte superior autónoma" e a "arte comercial ligeira".

Palavras Chaves: Mídia. Apropriação. Educação. Adorno. Fetiche.

Downloads 698  698  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www.casadamusica.com  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Adorno, semiformação e educação Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
MAAR, Wolfgang Leo

Semiformação (Halbbildung) é a determinação social da formação na sociedade contemporânea capitalista. Na perspectiva de Adorno, a sociedade deve ser apreendida em seu processo de reprodução material como reificação, mediação socialmente invertida. Cabe à teoria ir além do momento subjetivo da coisificação, ao decifrar as determinações objetivas da subjetividade. Não basta só revelar o sujeito por trás da reificação: ele é também socialmente determinado na adequação ao vigente, como sujeito que se sujeita e não experiência as contradições sociais da produção efetiva da sociedade, ocultas ideologicamente na ordem social imposta pela indústria cultural. A educação não é idealista, para a emancipação, mas dialeticamente baseada na crítica à semiformação real e se orienta por possibilidades presentes, embora não concretizadas, na experiência das contradições da formação social efetiva.

Palavras-chave: Adorno. Formação (Bildung). Indústria cultural. Dialética materialista. Fetichismo.

Downloads 2176  2176  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 »