Categoria: Filosofia Artigos |
O discurso na arqueologia e genealogia de Michel Foucault |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
VANDRESEN, Daniel Salésio
Este artigo apresenta o discurso como objeto de análise no pensamento de Michel Foucault a partir da interpretação feita por meio de seus dois métodos, a saber: a arqueologia e genealogia. Na arqueologia, o discurso é compreendido como determinado por uma regularidade que permite com que algo pareça verdadeiro. Neste momento, Foucault busca compreender o discurso pela análise do saber, pois "[...] não há saber sem uma prática discursiva definida, e toda prática discursiva pode definir-se pelo saber que ela forma" (FOUCAULT, 2005a, p. 205). Na genealogia, a análise do discurso toma um caráter político, a preocupação do autor é mostrar que o discurso manifesta e produz poder. O discurso é instrumento de poder quando possibilita seu exercício e é seu efeito quando é produzido por ele. Enfim, para o pensador francês o discurso é o espaço aonde vão se alojar o saber e o poder.
Palavras-chave: Discurso. Saber. Poder. Verdade.
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Categoria: Filosofia Artigos |
Notas sobre a historicidade da essência em Lukács |
Versão: Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
LESSA, Sergio
Em que pese o fato de séculos terem se passado desde a derrocada do mundo antigo e a crítica do teocentrismo medieval pelo pensamento moderno, a completa superação de algumas das categorias centrais da ontologia tradicional, apesar de já efetivada no plano da teoria, ainda não foi absorvida e conscientemente integrada ao processo de reprodução da sociabilidade contemporânea. Pensamos, em especial, na relação entre historicidade e as categorias de essência e fenômeno. Eventos desse tipo -- a incapacidade de a humanidade assimilar genericamente avanços já efetivados por indivíduos -- são frequentes na história. Neste caso específico, as processualidades alienantes da vida cotidiana sob a regência do capital jogam papel decisivo. Ao fim e ao cabo, tais alienações são as mediações que articulam, por um lado, a produção incessante do novo (em escala e intensidade crescentes) que caracteriza a reprodução da sociabilidade contemporânea com, por outro lado, a necessidade desta mesma sociabilidade restringir aos parâmetros do capital as novas potencialidades, que ela mesmo faz surgir, para o desenvolvimento do para-si do gênero humano.
Palavras-chave: Lukacs. Historicidade da essência. Sergio Lessa.
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Categoria: Filosofia Artigos |
Dialética nas instituições sobre a estrutura histórica e sistemática da filosofia do direito de Hege |
Versão: Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
HIEDEL, Manfred Tradução de Selvino José Assmann
A filosofia do direito segundo a concepção de Hegel não é nem a teoria da ciência positiva do direito, nem a doutrina dos princípios de um direito natural que deva desenvolver um catálogo de direitos individuais da liberdade. O seu objeto não e, de modo algum, um sistema histórico ou supra-histórico de direitos, mas o direito (no singular), e mais precisamente: o seu "conceito" e o seu "ser-aí" (Dasein) ou "realização"(§ 1). Assim, neste trabalho Hegel fala da "ideia do direito", pois a filosofia, como se lê no início da obra, tem a ver apenas com ideias e, portanto, não com o que se costuma denominar "puros conceitos" - "ela demonstra antes a unilateralidade e falsidade destes, assim como mostra que o conceito... apenas é o que tem realidade (Wirklichkeit), ou seja, de maneira a dar-se ele mesmo tal realidade".
Palavras-chave: Hegel. Direito. Dialética.
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Categoria: Filosofia Artigos |
David Hume e a Questão Básica da Crítica da Razão Prática |
Versão: Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
CHAVES, Eduardo O. C.
Tem sido dito, não inteiramente sem justificação, que a filosofia de David Hume - o seu assim chamado "ceticismo naturalista"- ameaçou (ou mesmo chegou a destruir) as bases, supostamente racionais, da ciência Newtoniana, da moralidade, e da religião. A filosofia de Hume, é bom observar, focalizou-se, quase que tão somente, em três conjuntos de problemas: epistemológicos, filosófico-morais, e filosófico-religiosos.
Palavras-chave: David Hume. Crítica da razão prática. Ética.
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Categoria: Filosofia Artigos |
Da Essencialização da Realidade |
Versão: PDF Atualização: 26/8/2013 |
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da
Ação que intencionaliza a construcionalidade humana de acordo com um arcabouço paradigmático institucionalizado pela sociedade [ou melhor, através de uma de suas classes ou segmentos, em nome dela], o processo formativo-educacional tende a atribuir caráter preeminente à constitutividade do ser social ou a absolutizar a estruturalização individual, cujas vertentes o texto em questão aborda, ilustrando a primeira através do pensamento de Durkheim e recorrendo a Rousseau para exemplificar a segunda, embora até mesmo nesta haja um rastro de prerrogativas que esboçam a silhueta do cidadão, arquétipo não circunscrito àquela, mas que pode emergir, e emerge, guardando relacionalidade com a contextualidade sociocultural [e consequencialmente política, econômica, histórica], como o demonstra Bourdieu.
Palavras-chave: Social. Consciência. Individual. Educação. Cultura.
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