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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! A influência da intertextualidade e da sequência didática na retextualização da resenha acadêmica Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
PORTUGAL,Rosany Aparecida

Neste artigo, busca-se verificar as categorias de intertextualidade presentes nas retextualizações do artigo acadêmico para a resenha, produzidas pelos alunos da tutoria em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), considerando o pressuposto bakhtiniano de que nosso discurso está impregnado de representações do outro, o que o torna polifônico, dialógico, regido pelo fenômeno social da interação verbal. Consideraremos também o procedimento Sequência Didática (SD), desenvolvido por Schneuwly e Dolz (2004), como metodologia para o ensino da resenha, porque, além de acreditarmos que ele favorece o aprendizado dos gêneros textuais, pretendemos verificar se e como a SD pode influenciar na retextualização de um gênero acadêmico, especificamente. Entendemos, assim, que compreender como o aluno interpreta e posteriormente reescreve um gênero em outro é de suma importância para o ensino da escrita. Além disso, essa investigação pode auxiliar na busca de soluções para a melhoria do ensino de leitura e escrita, especificamente, neste estudo, na Educação Superior. O trabalho ainda está em andamento e, em função disso, aqui, abordaremos apenas as categorias analisadas, indicando a importância de estudá-las nas produções de alunos da graduação.

Palavras-chave: Gêneros escritos. Sequência didática. Intertextualidade. Retextualização.

Downloads 5466  5466  Tamanho do arquivo 74 bytes  Plataforma PG-UFV  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Las relaciones lógico-semánticas entre enunciados a lo largo de la carrera universitaria Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVA, María Belén
TREBUCQ, María Dolores
TOMASINI, Stefania

El presente estudio se deriva de dos trabajos de investigación realizados en la Facultad de Lenguas, con aval de la Secretaría de Ciencia y Tecnología de la Universidad Nacional de Córdoba. En uno de trabajos se analizaron las problemas más frecuentes que presentaban los alumnos de cuarto y quinto año de las carreras de Traductorado, Profesorado y Licenciatura en inglés al producir textos en inglés; mientras que en el otro, se identificaron los problemas recurrentes en redacciones en inglés y español que evidenciaban los alumnos de tercer año de las carreras anteriormente mencionadas. En ambos casos, se tomaron como modelo de análisis el desarrollado por la gramática sistémico-funcional (EGGINS, 1994; HALLIDAY, 1985; MARTIN, 1992). Los resultados que arrojaron sendos trabajos de investigación indican que la cohesión léxica, las relaciones lógico-semánticas y la co-referencia son las variables en las cuales los alumnos cometen más errores al escribir en inglés tanto en tercer año como al final de su carrera. Oportunamente se ha dado cuenta de los problemas de cohesión léxica (OLIVA y TREBUCQ, 2006) y de relaciones lógico-semánticas entre enunciados (ANGLADA y BOMBELLI, 2006). El objetivo de este estudio es comparar y ejemplificar los problemas que exhiben los alumnos en el empleo de las relaciones lógicas en textos escritos en inglés en las etapas media y final de su carrera.

Downloads 11429  11429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Língua, discurso e política Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FIORIN, José Luiz

Este trabalho, depois de discutir o sentido da palavra política, mostra que há quatro possíveis abordagens para a questão das relações entre língua, discurso e política: a) a natureza intrinsecamente política da linguagem e das línguas; b) as relações de poder entre os discursos e sua dimensão política; c) as relações de poder entre as línguas e a dimensão política de seu uso; d) as políticas linguísticas. Este texto desenvolve apenas os dois primeiros itens. A linguagem e as línguas têm uma natureza intrinsecamente política, porque sujeitam os falantes a sua ordem. Os silenciamentos operados pelo discurso manifestam uma relação de poder. A circulação dos discursos no espaço social está também submetida à ordem do poder. Os usos linguísticos podem ser o espaço da pertença, mas também da exclusão, da separação e até da eliminação do outro. Por isso, a língua não é um instrumento neutro de comunicação, mas é atravessada pela política, pelo poder, pelos poderes. A literatura, pelos deslocamentos que produz, é uma forma de trapacear a língua, desvelando os poderes nela inscritos.

Palabras-chave: Poderes. Silenciamentos. Circulação dos discursos. Preconceito linguístico. Deslocamentos linguísticos.

Downloads 1078  1078  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea. 2009, vol.11, n.1, pp. 148-165  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! O lugar da literatura no ensino de espanhol como língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
MUNIZ, Camila Dantas; CAVALCANTE, Ilane Ferreira


Este trabalho deriva de um projeto de pesquisa de iniciação científica apoiado pelo CNPq que se dispõe a examinar o uso de textos literários no ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente de língua espanhola, para posteriormente construir um material adequado de conteúdo literário voltado ao ensino do espanhol como língua estrangeira. Em um primeiro momento, se discute a presença do próprio ensino do espanhol no Brasil e o seu desenvolvimento à luz das orientações curriculares nacionais. Em seguida, introduz-se a relação existente entre a literatura e o ensino para a formação completa do aluno, refletindo acerca da utilização da literatura no ensino de línguas estrangeiras e, por fim, apresentam-se algumas considerações sobre a inserção de elementos literários nas aulas de espanhol.

Palavras-chave: Literatura. Língua estrangeira. Ensino de espanhol como língua estrangeira. Textos literários no ensino de E/LE.

Downloads 1345  1345  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Holos, Ano 25, Vol. 4  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Pensar a partir da literatura: da importância dos estudos ibero-americanos Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
RIBEIRO, Margarida Calafate

Este artigo procura demonstrar a relevância do pensamento latino-americano e dos estudos ibero-americanos para o pensamento contemporâneo português e, em particular, para pensar o pós-colonialismo português.

Palavras-chave: Literatura. Pensando a partir da literatura. Estudos ibero-americanos. Pensamento português. Pós-colonialismo.

Downloads 914  914  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea 2009, vol.11, n.1, pp. 62-72. ISSN 1517-106X  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Sara

Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.

Palavras-chave: Texto visual. Livro didático. Estereótipos de gênero.

Downloads 1120  1120  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Trab. Ling. Aplic., Campinas, 47(1): 91-117, Jan./  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A educação formal e as metáforas do conhecimento: a busca de transformações nas concepções e prática Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
ALMEIDA, Ricardo Luiz Teixeira de

Este artigo parte do pressuposto de que nossas práticas sociais e institucionais são informadas por nossas crenças e que estas, por sua vez, devem uma boa parte de sua composição às metáforas que nos ajudam a compreender diversos conceitos. Portanto, supõe-se que a metáfora utilizada pelo professor para dar conta da natureza do conhecimento seja de fundamental importância para o aparecimento e a valorização desta ou daquela prática educativa. Partindo dessa hipótese, reconhecemos a existência de três metáforas de conhecimento que hoje disputam espaço nas concepções de professores e outros profissionais da educação. São elas: (1) o conhecimento transmitido, (2) o conhecimento construído e (3) o conhecimento tecido em rede(s). Assim, o objetivo deste trabalho é discutir que implicações resultariam da adoção de cada uma dessas metáforas nas práticas de sala de aula, bem como traçar um panorama histórico das crenças e valores de professores e educadores.

Downloads 3631  3631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site 
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A evolução do iberismo de Juan Valera  Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
MACHADO, Rodrigo Vasconcelos

Este estudo tem por objetivo descortinar possíveis relações entre a cena de enunciação liberal aristocrática do escritor espanhol Juan Valera e o iberismo. Propomos, como hipótese, investigar a evolução da construção do iberismo nos seus escritos, a saber, cartas e alguns ensaios. Além de investigar a bibliografia do tema proposto, tem-se como meta contribuir com uma nova perspectiva para a Crítica Literária Brasileira a partir do desdobramento da questão das relações interculturais.

Palavras-chave: Iberismo. Juan Valera. Choque cultural.

Downloads 1674  1674  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A expressão da subjetividade em língua espanhola: uma análise funcionalista em artigos de opinião Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
PESSOA, Nadja Paulino

O presente trabalho objetiva a descrição e a análise das expressões linguísticas da subjetividade em espanhol peninsular relacionadas à construção de artigos de opinião, publicados em jornais on-line, tendo em vista a categoria modalidade, a partir da perspectiva da funcionalista. Segundo Coracini (1991), a categoria modalidade constitui um dos modos de expressão da subjetividade de um enunciador, de modo a (des)comprometer-se com relação à informação que veicula, seguindo normas determinadas pela comunidade em que se insere. Assim, parece-nos possível estabelecer uma relação entre os meios de expressão e a construção da argumentação.

Palavras-chave: Funcionalismo. Subjetividade. Modalidade em língua espanhola. Artigos de opinião.

Downloads 3707  3707  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A formação de professores do curso de Letras – Aspectos para uma prática reflexiva Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BENEVIDES, Araceli Sobreira

Este artigo analisa memoriais de leitura escritos por estudantes da disciplina “Leitura”, do curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. As reflexões baseiam-se teoricamente na importância de uma leitura reflexiva e nos estudos das histórias de vida, como dados para uma prática pedagógica reflexiva. Os dados analisam a trajetória de estudantes do curso de Letras que relatam suas experiências de leitura durante a formação docente.

Palavras-chave: Formação docente. Letramento. Dialogismo.

Downloads 3802  3802  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 03- n.05 -2o Semestre de 2  Site http://
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