Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La enseñanza de los marcadores del discurso en los manuales de ELE: el enfoque de algunos problemas  Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
NOGUEIRA DA SILVA, Antonio Messias

En este artículo analizamos la introducción de los marcadores del discurso en los manuales de ELE destinados al nivel B2, según el MCERL. En particular, describiremos y analizaremos algunos problemas lingüístico-discusivos relacionados con los marcadores del discurso en estos manuales. Tales problemas tienen que ver con el tratamiento dado por los manuales a los marcadores del discurso y su relación con el registro de lengua, con los géneros y tipologías textuales, así como con la polifuncionalidad de estas unidades, con los rasgos suprasegmentales que los caracterizan y con los marcadores no verbales que los acompañan o los sustituyen en el discurso. Los resultados de nuestra investigación apuntan no sólo a la carencia del tratamiento de algunos de estos aspectos en los manuales analizados sino también a su completa ausencia, puesto que muchos manuales de ELE todavía siguen sin prestarles la debida atención.

Palabras clave: Marcadores del discurso. Manuales del ELE. Registro de lengua. Géneros y tipologías textuales. Polifuncionalidad. Rasgos suprasegmentales. Marcadores no verbales.

Downloads 670  670  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REvista Redele, 19  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Sara

Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.

Palavras-chave: Texto visual. Livro didático. Estereótipos de gênero.

Downloads 1138  1138  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Trab. Ling. Aplic., Campinas, 47(1): 91-117, Jan./  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El tratamiento de los marcadores del discurso en los manuales de español con fines específicos Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
NOGUEIRA DA SILVA, Antonio Messias

En este artículo se presentan los resultados de un análisis de los MD introducidos en manuales de EFE que, actualmente, se utilizan en los ámbitos profesional y académico. La aspiración de este análisis es comprobar, en términos generales, cómo dichos manuales introducen los MD en sus unidades didácticas.

Palabras-clave: Marcadores del discurso. Manuales de ELE. Pragmática. Didáctica de Lenguas.

Downloads 826  826  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABEH - XIX Anuario Brasileño de Estudios Hispánico  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La formación de professores en España Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
ASTUDILLO, Maria Teresa González

En España, la formación de los profesores ha seguido distintos modelos a lo largo de la historia, condicionados por la situación política y social de cada momento. Desde la creación de la primera Escuela Normal hasta la revisión actual de los planes de estudio para adaptarlos al contexto europeo, en este escrito se revisa el devenir de esta formación.

Palabras clave: Formación de profesores. Legislación. Planes de estudio.

Downloads 901  901  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Diálogo Educacional  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Leitura em língua estrangeira: as dificuldades do leitor sob o ponto de vista da teoria da eficiênci Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
PROCAILO, Leonilda

O presente artigo tem como tópico a capacidade de leitura de textos de divulgação científica em língua estrangeira, por parte de leitores universitários, de nível de graduação e pós-graduação. A hipótese do estudo, baseada na teoria da eficiência verbal de Perfetti (1985, 1988, 2001) é que o vocabulário da língua-alvo poderia ser um dos principais obstáculos na leitura. O estudo foi realizado com dez alunos-participantes de nível intermediário de língua inglesa em um instituto de línguas. O instrumento utilizado foi o protocolo verbal em que os participantes eram solicitados a relatar oralmente o que haviam entendido após cada parágrafo lido em silêncio. À medida que liam, deveriam sublinhar as palavras ou expressões que não conheciam ou cuja tradução não sabiam. Os resultados sugerem que grande parte da dificuldade de processamento da informação é gerada pelo desconhecimento do léxico, que, juntamente com outros fatores como o não-conhecimento do tópico, da organização formal de um determinado gênero de texto e do esquema geral de pesquisa contribuem para uma leitura menos profunda. A dificuldade com o léxico pode ser visto como um elemento detonador da dificuldade em se acionar esquemas, pois demanda muito dos recursos do sistema da memória.

Palavras-chave: Leitura em LE. Vocabulário. Memória. Esquemas.

Downloads 1319  1319  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA X – VOL.2 (2007)  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Múltiplas leituras de "El Sur", de Jorge Luis Borges Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CALLES, Diva Cleide

Levando em conta que o nome do escritor argentino Jorge Luis Borges volta à cena por ocasião da edição de suas obras completas pela Companhia das Letras, parece-nos oportuno examinar sua obra. "El Sur", considerado pelo próprio autor como seu melhor conto, reflete elementos recorrentes na obra do autor, como a multiplicidade espaço-temporal e o questionamento, a dúvida e a compreensão das realidades interior (psicológica) e exterior. O enredo e o tema se constroem sobre a coexistência espaço-temporal, o que confere à obra uma atmosfera vaga, misteriosa, quase onírica. Notações espaço-temporais pormenorizadas fundem-se inexplicavelmente ao imaginário, ao abstrato, ou mesmo, ao alucinatório. Paulatinamente, a trama de aparência realista se impregna do fantástico e do ambíguo sem, contudo, perder os contornos de verossimilhança estética.

Palavras-chave: Teoria da Literatura. Procedimentos e técnicas de análise literária. Foco narrativo. Tempo cronológico e psíquico. Multiplicidade espaço-temporal.

Downloads 879  879  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04- n.09 - 2º Semestre de   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Estudo da gramática da língua espanhola utilizando a educação a distância (EAD) Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
AMENDOLARA, Marcelo Mario

Objetiva-se neste artigo uma abordagem teórica/prática que permita referenciar à EAD, e as possibilidades, limitações e características no ensino via internet para a língua espanhola. Em geral, na sala presencial o que se observa é a fala do professor referente ao tema e logo exercícios pouco discutidos ou dialogados, pois o ensino da gramática está influenciado em grande parte pela metodologia tradicional, centrada no professor, e não na relação dialogada e construtivista entre aluno-professor. Para reverter a situação em questão, propõe-se oferecer um ambiente de estudo diferenciado e esteticamente atrativo na relação comunicativa aluno-professor, utilizando a internet.

Palavras-chave: Língua espanhola. Educação a distância e gramática. Ensino da língua espanhola.

Downloads 2101  2101  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04 n.08 - 1o Semestre de 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!As lendas de Bécquer: uma proposta para a introdução da literatura espanhola nas aulas de espanhol c Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
REATTO, Diogo; BISSACO, Cristiane Magalhães

Este estudo tem como objetivo apresentar a vida e a obra do poeta romântico espanhol Gustavo Adolfo Bécquer por meio da leitura e da análise de suas lendas. A pesquisa apresenta a personalidade do autor caracterizada em sua obra e, para ilustrar o trabalho, mostram-se os métodos e os resultados da leitura dessas lendas em sala de aula visando trabalhar o conteúdo literário e cultural nas aulas de Espanhol como língua estrangeira.

Palavras-chave: Literatura Espanhola. Romantismo. Prosa.

Downloads 3087  3087  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04- n.09 - 1º Semestre de   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A formação de professores do curso de Letras – Aspectos para uma prática reflexiva Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BENEVIDES, Araceli Sobreira

Este artigo analisa memoriais de leitura escritos por estudantes da disciplina “Leitura”, do curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. As reflexões baseiam-se teoricamente na importância de uma leitura reflexiva e nos estudos das histórias de vida, como dados para uma prática pedagógica reflexiva. Os dados analisam a trajetória de estudantes do curso de Letras que relatam suas experiências de leitura durante a formação docente.

Palavras-chave: Formação docente. Letramento. Dialogismo.

Downloads 3821  3821  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 03- n.05 -2o Semestre de 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O discurso da afetividade e a linguagem dos emoticons Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BRITO, Audrey Danielle Beserra de

Os emoticons são signos em circulação utilizados com frequência em Chats, principalmente pelos adolescentes, para expressar sentimentos e características universais pertencentes à sociedade globalizada e tecnológica. É justamente sobre as características universais dos emoticons que se realizou o estudo. Procurou-se observar se os valores apreendidos nos emoticons remetem a uma axiologia com traços de sentidos específicos dos adolescentes brasileiros, ou se expressam elementos de uma afetividade universal. Analisou-se o sentido gerado pelos emoticons no processo discursivo da Internet e suas relações interdiscursivas com outros universos de discurso, no caso o discurso publicitário. O resultado esperado é identificar os valores e identidade expressa pelos emoticons no discurso eletrônico-digital ciberespacial e no discurso publicitário.

Palavras-chave: Semiótica. Emoticons. Afetividade.

Downloads 1025  1025  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04 n.09 - 2o Semestre de 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »