Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El español de los negocios: algunas perspectivas en la enseñanza/aprendizaje Popular Versão: 
Atualização:  24/6/2008
Descrição:
KOZOW, Lúcia

En este artículo propongo hacer una reflexión sobre la importancia del conocimiento, tanto por profesores como por alumnos o personas interesadas en el tema, de las diferencias culturales y de la conciencia intercultural en la enseñanza/ aprendizaje de la lengua española para fines específicos, con el fin de llegar a una comunicación eficiente y a la culminación de los negocios pretendidos.

Palabras clave: Diferencias culturales. Conciencia enseñanza/aprendizaje de E/LE con fines específicos.

Downloads 1119  1119  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma E/LE Brasil, n. 4, junio de 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A sobredeterminação nos discursos sobre o ensino de espanhol no Brasil em corpus jornalístico Popular Versão: 
Atualização:  26/1/2012
Descrição:
NOVODVORSKI, Ariel
MAGALHÃES, Célia

O presente trabalho, em continuidade a essa tradição, mas usando a produção multilíngüe de textos e aspectos de suas representações culturais e ideológicas, aborda a representação do aumento da demanda pelo ensino de espanhol no Brasil em corpus jornalístico. Este artigo consiste, assim, numa análise interpretativa de uma prática social recontextualizada: o modo como os atores sociais que participam dos discursos sobre a importância do ensino de espanhol no Brasil foram representados por determinados jornais on-line e, mais especificamente, o modo como estes jornais sobredeterminam alguns participantes.

Downloads 1120  1120  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Superação das dificuldades em espanhol língua estrangeira mediada pelas múltiplas inteligências e es Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Cláudia Cristina

Ao investigarmos o perfil dos estudantes brasileiros de espanhol língua estrangeira, constatamos dificuldades recorrentes comuns a todos os aprendizes desse idioma. Portanto, com o intuito de minimizarmos ou erradicarmos tais dificuldades, optamos por adotar os preceitos teóricos referentes às múltiplas inteligências e às estratégias de aprendizagem, visto que ao empregarmos esse recurso de apoio o aprendiz aprimora e expande suas potencialidades e se beneficia junto ao processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira objeto de estudo. Entendemos que as múltiplas inteligências e as estratégias de aprendizagem contribuem de forma concreta e significativa para a autonomia tanto na aprendizagem de línguas como para outras áreas do saber. Ao sugerirmos atividades que contemplem uma variedade de estratégias de aprendizagem e que envolvam diversos tipos de inteligências, simultaneamente, o professor motiva, torna exequível e otimiza a aprendizagem. Por isso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão do contexto teórico e propor atividades que integrem essas duas vertentes teóricas.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Inteligências. Estratégias de aprendizagem.

Downloads 1138  1138  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  VIII Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas -   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La conversación en clase: una propuesta de enseñanza del discurso conversacional para el aula de ELE Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
GARCÍA, Marta

La didáctica de la expresión oral tiene uno de sus mayores retos en preparar a los alumnos para la comunicación espontánea, aquella que se produce cuando los participantes no han planificado previamente ni el contenido ni el desarrollo de la interacción y tiene lugar con el fin de establecer o mantener relaciones sociales, es decir, para el tipo de discurso que denominamos conversación. La importancia del dominio de la habilidad conversacional para el estudiante de una segunda lengua resulta evidente si consideramos que los seres humanos nos pasamos una gran parte de nuestra vida conversando y que la conversación es el medio por excelencia que usamos para relacionarnos con los demás. Un extranjero que no sepa participar en una conversación no podrá tampoco establecer una relación de confianza con los hablantes de la lengua meta y perderá toda posibilidad de participar e integrarse plenamente en la vida cultural de esa comunidad.

Downloads 1139  1139  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas ISSN: 1576-7809 No 12, otoño 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Novas tecnologias e ensino de LE: o gênero digital email favorecendo a interação e a escrita em lí Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
CARVALHO, Tatiana Lourenço de

O estudo de caso de caráter exploratório, em questão, apresenta resultados de uma investigação que tratou da contribuição de trocas de emails em uma experiência de ensino de espanhol com uma turma de 3º semestre do Núcleo de Línguas Estrangeiras – NLE da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O trabalho se baseou teoricamente em autores como Crystal (2002), Marcuschi (2005) e Paiva (2005). Os resultados revelaram que a frequência da interação escrita em espanhol via email ajudou a desenvolver a escrita na língua em questão e a fortalecer o relacionamento professor-aluno. Esta pesquisa tem implicações pedagógicas mostrando que a interação sistemática extraclasse entre professor-aluno através de emails é proveitosa por oportunizar, entre outras coisas, a prática constante da língua espanhola escrita.

Palavras-chave: Novas tecnologias. Email. Escrita e interação em espanhol.

Downloads 1142  1142  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Disciplina positiva. Una herramienta imprescindible en la metodología comunicativa Popular Versão: 
Atualização:  24/6/2008
Descrição:
FERNÁNDEZ, Rosa

Al destacar la competencia oral como objetivo prioritario en el aprendizaje de un idioma, consideramos que el enfoque comunicativo es el más apropiado para las clases de ELE, sean cuales sean las condiciones de aprendizaje. Para posibilitar esta metodología en cursos de enseñanza obligatoria, donde no pocas veces hay un número mayor de 30 alumnos por aula, partimos de la base de que el trabajo en equipos que se autogestionan se hace imprescindible. Aquí, la Disciplina Positiva dota al docente de recursos que guían su actuación como mediador en la convivencia y en la prevención/solución de conflictos en las distintas situaciones de aprendizaje activo que coordina.

Palabras clave: Enfoque Comunicativo. Aprendizaje Activo. Disciplina Positiva.

Downloads 1148  1148  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista electrónica E/LE Brasil, n. 5, febrero de   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Preenchimento de questionário off-line em textos e julgamento imediato de gramaticalidade com SPs no Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
POMBO, Anna Terra Rocha

Este documento apresenta os resultados de um experimento-piloto de preenchimento de questionário off-line em textos com SPs em Espanhol americano, à luz da Teoria Linguística, rodado no ano de 2010, cujo objetivo foi verificar se ainda é possível considerar a marcação canônica dos parâmetros Sujeito (pro-drop) e Objetos (altamente cliticizante) no Espanhol. Replicou-se a marcação canônica da primeira categoria, porém, da plenitude da segunda (68%), 65% deveram-se aos pelo menos bilíngues. O baixo índice de cliticização contraria os parâmetros canonizados quanto aos Objetos. Possivelmente, o apagamento de Objetos constitui já uma mudança em curso na estrutura argumental no Espanhol e a camada funcional deve ser a licenciadora deste fenômeno. Os resultados de um julgamento imediato de gramaticalidade refinarão o experimento anterior e, junto a ele, serão apresentados no VII Congresso Internacional da Abralin.

Palavras-chave: Clítico. Objeto nulo. Psicolinguística. Sujeito. Teoria linguística.

Downloads 1204  1204  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A problemática dos americanismos: teorias de divisão dialetal, análise de dados e uma proposta para  Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
FORNARI, Michelle Kühn

Este trabalho está inserido em um projeto de pesquisa que almeja a elaboração de um dicionário de "falsos amigos" Espanhol - Português. A questão abordada diz respeito à marcação diatópica proposta no nosso dicionário e será tratada a partir do estudo da fragmentação do Espanhol da América e das imputações diatópicas oferecidas pelos dicionários de americanismos.

Downloads 1243  1243  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Leitura em língua estrangeira: as dificuldades do leitor sob o ponto de vista da teoria da eficiênci Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
PROCAILO, Leonilda

O presente artigo tem como tópico a capacidade de leitura de textos de divulgação científica em língua estrangeira, por parte de leitores universitários, de nível de graduação e pós-graduação. A hipótese do estudo, baseada na teoria da eficiência verbal de Perfetti (1985, 1988, 2001) é que o vocabulário da língua-alvo poderia ser um dos principais obstáculos na leitura. O estudo foi realizado com dez alunos-participantes de nível intermediário de língua inglesa em um instituto de línguas. O instrumento utilizado foi o protocolo verbal em que os participantes eram solicitados a relatar oralmente o que haviam entendido após cada parágrafo lido em silêncio. À medida que liam, deveriam sublinhar as palavras ou expressões que não conheciam ou cuja tradução não sabiam. Os resultados sugerem que grande parte da dificuldade de processamento da informação é gerada pelo desconhecimento do léxico, que, juntamente com outros fatores como o não-conhecimento do tópico, da organização formal de um determinado gênero de texto e do esquema geral de pesquisa contribuem para uma leitura menos profunda. A dificuldade com o léxico pode ser visto como um elemento detonador da dificuldade em se acionar esquemas, pois demanda muito dos recursos do sistema da memória.

Palavras-chave: Leitura em LE. Vocabulário. Memória. Esquemas.

Downloads 1261  1261  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA X – VOL.2 (2007)  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Enseñanza y aprendizaje de la competencia conversacional en español: planteamientos del problema y p Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
AMBJOERN, Lone

El presente artículo pretende arrojar luz sobre las problemáticas fundamentales relacionadas con el desarrollo de la capacidad del aprendiente de idiomas de llevar a cabo una conversación coloquial y natural 1 , y, a la vez, hacer uso del lenguaje característico del discurso oral. Adoptamos una postura crítica ante las características monológicas de las actividades tradicionales de entrenamiento oral, sosteniendo que dichas actividades tienen un efecto negativo en la capacidad del aprendiente de asumir de forma activa su debida parte de responsabilidad de construir y mantener la conversación. A fin de afrontar las problemáticas de aprendizaje presentadas, abogamos por la aplicación de actividades interactivas centradas en el participante y por la concienciación metacomunicativa y metacognitiva del aprendiente.

Palabras-chave: Competencia conversacional. Conversación coloquial. Lengua hablada. Actividades centradas en el participante. Concienciación metacomunicativa y metacognitiva.

Downloads 1266  1266  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma University of Aarhus  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »