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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Ensino de espanhol auxiliado por emails: depoimentos de alunos que vivenciaram esta experiência no N Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
CARVALHO, Tatiana Lourenço de

O trabalho destaca colocações de alunos através de uma apreciação integrada, que vivenciaram a experiência da troca de emails em espanhol no Núcleo de Línguas Estrangeiras (NLE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os dados revelaram ganhos tanto na escrita, como na interação com a professora por meio
das trocas de mensagens utilizando o gênero digital em questão.

Palavras clave: Ensino. Espanhol. Email.

Downloads 655  655  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Español antiguo frente a castellano antiguo. Reflexiones dialectológicas Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
RODRÍGUEZ, Adelino Álvarez

El criterio para decidir sobre la unidad o pluralidad de lenguas en el centro peninsular durante la Edad Media ha de ser lingüístico, y no literario o político. La lengua en que se comunican hoy la mayor parte de los españoles no se originó solamente al norte de Burgos, sino también en la Rioja. León y Aragón. Esta lengua ha de llamarse española desde sus orígenes, porque ya entonces se hablaba en la mayor parte de España.

Palabras clave: Español. Aragonés. Riojano. Leonés. Castellano.

Downloads 1590  1590  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Castilla-La Mancha  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Estrategias comunicativas y lingüísticas en listas y foros de debate en internet Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
PANO, Ana

En este artículo, exploramos desde un enfoque dialógico y teniendo en cuenta la actitud modal de los interlocutores, el conjunto de estrategias comunicativas y de producciones lingüísticas que se dan en listas y foros de debate en Internet. Las estrategias de quienes escriben cambian en función del tema, del código o del conocimiento compartido entre participantes, de las reglas de comportamiento del espacio en el que intervienen, y de la manera en que se plantea la cuestión a debatir. La coherencia dialógica de la interacción se consigue a través de la función alocutiva, de las repeticiones, de la alternancia de enunciados, que atenúan o intensifican la propia posición en función del auditorio y de la orientación, hacia el consenso o el conflicto, del discurso.

Palabras clave: Lista y foro de debate. Diálogo. Colaboración. Competición.

Downloads 1698  1698  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Università di Bologna  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Estudar e aprender deve ser fácil? Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
GODOI, Elena

Os seres humanos costumam aprender aquilo que, para eles, vale a pena aprender e isso varia de pessoa para pessoa. Um bom professor assume, entre suas premissas básicas, que cada aluno é diferente e por isso encara o estudo através de seu próprio conjunto de características pessoais y de preferências e estratégias de aprendizagem, conferindo ao estudo e à aprendizagem sua forma pessoal e singular. Mais do que um acessório, um bom professor – seja ele sisudo e contido ou sorridente e gesticulante – é uma figura vital para uma aprendizagem bem-sucedida, fundamentada no respeito às individualidades dos alunos, visando seu desenvolvimento pessoal pleno.

Downloads 1109  1109  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPr  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Estudio sobre la interacción entre las estructuras textuales y oracionales Popular Versão: 
Atualização:  27/5/2008
Descrição:
LU, Hui-Chuan; LU, Hsueh Lo

Comprender una lengua extranjera es un proceso muy complicado en el que intervienen varios factores. En el presente trabajo, nos centraremos sólo en el estudio de uno de ellos: la influencia de la competencia lingüística en la comprensión en español. Canale & Swain (1980) constatan que la competencia lingüística incluye cuatro aspectos, siendo éstos: la competencia de la gramática, de la sociolingüística, del discurso y de la estrategia.

Downloads 2117  2117  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas n.15, otoño de 2005  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Estudo da gramática da língua espanhola utilizando a educação a distância (EAD) Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
AMENDOLARA, Marcelo Mario

Objetiva-se neste artigo uma abordagem teórica/prática que permita referenciar à EAD, e as possibilidades, limitações e características no ensino via internet para a língua espanhola. Em geral, na sala presencial o que se observa é a fala do professor referente ao tema e logo exercícios pouco discutidos ou dialogados, pois o ensino da gramática está influenciado em grande parte pela metodologia tradicional, centrada no professor, e não na relação dialogada e construtivista entre aluno-professor. Para reverter a situação em questão, propõe-se oferecer um ambiente de estudo diferenciado e esteticamente atrativo na relação comunicativa aluno-professor, utilizando a internet.

Palavras-chave: Língua espanhola. Educação a distância e gramática. Ensino da língua espanhola.

Downloads 2172  2172  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04 n.08 - 1o Semestre de 2  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Evolução do uso do computador no ensino de línguas Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Francisca Helga Savir

Uma série de teorias de ensino e aprendizagem vêm sucessivamente delineando e informando o ensino de segunda língua e língua estrangeira, refletindo diferentes concepções sobre o que significa aprender e propondo respostas às necessidades de diferentes contextos de aprendizagem. Ao longo dos últimos anos, o computador vem sendo incorporado a esse cenário, firmando-se enquanto instrumento pedagógico potencialmente facilitador do aprendizado. O presente trabalho visa explorar o entrelaçamento entre as teorias acima citadas e o assim chamado ensino de línguas assistido por computador (área conhecida internacionalmente como CALL Computer-Assisted Language Learning). A fim de demarcarmos mais claramente a relação entre teorias de ensino de línguas, métodos e abordagens de ensino e o uso do computador enquanto recurso didático, usaremos a divisão do desenvolvimento da CALL em três fases, segundo Warschauer (1996): behaviorista, comunicativa e integrativa.

Palavras-chave: Ensino de segunda língua/língua estrangeira. Ensino de línguas assistido por computador. Teorias de ensino e aprendizagem de línguas.

Downloads 591  591  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 59, p. 281-290, jan./  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores de E/LE: um enfoque na preparação e escolha de materiais de compreensão de l Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
CASTELA, Greice da Silva

Esta comunicação, a partir da análise de questões de compreensão leitora e da apresentação de uma proposta de atividades voltadas para a leitura interativa, objetiva auxiliar na formação de docentes de E/LE com relação à avaliação de perguntas propostas por manuais de ensino da língua estrangeira e à produção de seu próprio material para avaliar e/ ou desenvolver esta destreza. Consideramos que o ensino de uma língua estrangeira necessita estar calcado no papel social que seu conhecimento exerce na sociedade. No Brasil, relaciona-se, principalmente, “ao uso que se faz da língua estrangeira através de sua leitura” (PCNs, 1998:5). Se, por um lado, a prática docente é imprescindível na formação de leitores autônomos e críticos, por outro, há uma notória escassez de propostas práticas que considerem aspectos relacionados ao discurso de modo a contribuir para esta tarefa.

Downloads 957  957  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIOESTE / PG - UFRJ  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Formación de profesores de E/LE en Nuevas Tecnologías: relato de una experiencia en Brasil Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
ABIO, Gonzalo

En este trabajo se describen los contenidos y actividades propuestas en un curso inicial sobre NTICs impartido a docentes de español brasileños. Son también presentados los resultados obtenidos en dos cuestionarios aplicados, uno al inicio para recoger datos sobre el conocimiento previo y afinidades con las NTICs, y otro al final del curso, para conocer las opiniones y percepciones sobre los diversos elementos trabajados. Fueron detectadas diferencias en la percepción del interés, aprovechamiento y utilidad del curso, de acuerdo al grado de afinidad y dominio de las NTICs, pero hubo una elevada satisfacción general con el curso.

Palabras Clave: Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación. Formación de profesores. Blogs.

Downloads 556  556  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas, n. 16, 2007  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Formas de funcionalismo em sintaxe Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
KATO, Mary Aizawa

Este trabalho procura mostrar que o termo "funcionalismo", frequentemente suposto como uma abordagem única ou uniforme na lingüística, precisa ser compreendido em suas diversas perspectivas. Início o trabalho apresentando o contraste conceitual semelhante às de Língua-I e Língua-E, em Chomsky (1986). Tal como na primeira concepção, a língua, na visão funcionalista, pode ser tomada como um modelo abstrato do mecanismo interno da mente responsável pela produção e percepção da língua ou , como na segunda, pode ser entendida como a descrição dos usos externos da língua. Também paralelamente aos formalistas, há funcionalistas que procuram a variação translinguística possível (os universais do uso da língua) e funcionalistas que procuram determinar as causas da variação intra-linguística. Também procura mostrar que os funcionalistas podem diferir na extensão do uso de variáveis sociais na explicação da forma linguística.

Downloads 1929  1929  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma D.E.L.T.A., v. 14, volume especial, p. 145-168.  Site http://
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