Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O discurso da afetividade e a linguagem dos emoticons Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BRITO, Audrey Danielle Beserra de

Os emoticons são signos em circulação utilizados com frequência em Chats, principalmente pelos adolescentes, para expressar sentimentos e características universais pertencentes à sociedade globalizada e tecnológica. É justamente sobre as características universais dos emoticons que se realizou o estudo. Procurou-se observar se os valores apreendidos nos emoticons remetem a uma axiologia com traços de sentidos específicos dos adolescentes brasileiros, ou se expressam elementos de uma afetividade universal. Analisou-se o sentido gerado pelos emoticons no processo discursivo da Internet e suas relações interdiscursivas com outros universos de discurso, no caso o discurso publicitário. O resultado esperado é identificar os valores e identidade expressa pelos emoticons no discurso eletrônico-digital ciberespacial e no discurso publicitário.

Palavras-chave: Semiótica. Emoticons. Afetividade.

Downloads 873  873  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04 n.09 - 2o Semestre de 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Trabajar con cortometrajes en el aula de LE/L2: una secuencia didáctica para Éramos pocos (de Borja  Popular Versão: 
Atualização:  22/12/2008
Descrição:
GIMENO UGALDE, Esther; MARTÍNEZ TORTAJADA, Sonia

El objetivo de este artículo es presentar una parte teórica acerca de las múltiples ventajas del uso de cortometrajes en el aula y ofrecer criterios de selección que faciliten la tarea del docente a la hora de optar por un cortometraje, atendiendo a diversas cuestiones (criterios pedagógicos, didácticos, temáticos, lingüísticos). La segunda parte del artículo está dedicada a la presentación de una secuencia didáctica, que integra todas las destrezas, para el cortometraje Éramos pocos de Borja Cobeaga destinada a estudiantes del nivel A2-B1.

Palabras clave: Cortometraje. Cine. Teoría. Explotación didáctica.

Downloads 888  888  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RedEle N. 14 Octubre 2008 ISSN: 1571-4667  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Elaboração de materiais didáticos para o ensino de espanhol Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2011
Descrição:
BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins

Neste texto buscamos sugerir caminhos e critérios para a elaboração de materiais didáticos de ELE. A questão com a qual nos defrontamos, portanto, é: quais podem ser os fundamentos teóricos e as pautas para preparar materiais que facilitem o desenvolvimento linguístico do aluno e ao mesmo tempo estimulem o pensamento crítico e contribuam para a formação do senso de cidadania e da autonomia intelectual? Espera-se motivar a reflexão do professor quanto a essa questão, focalizando os seguintes aspectos, dentre outros: a língua como prática social culturalmente relevante; a abordagem de temas que facultem não só o ensino/aprendizagem do idioma para a comunicação, mas também o posicionamento crítico perante assuntos da atualidade; o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas de maneira integrada e contextualizada; o ensino da leitura e da escrita na perspectiva do letramento e dos gêneros discursivos; o uso de textos autênticos; o respeito à diversidade linguística e cultural.

Downloads 896  896  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Mec  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Língua, discurso e política Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FIORIN, José Luiz

Este trabalho, depois de discutir o sentido da palavra política, mostra que há quatro possíveis abordagens para a questão das relações entre língua, discurso e política: a) a natureza intrinsecamente política da linguagem e das línguas; b) as relações de poder entre os discursos e sua dimensão política; c) as relações de poder entre as línguas e a dimensão política de seu uso; d) as políticas linguísticas. Este texto desenvolve apenas os dois primeiros itens. A linguagem e as línguas têm uma natureza intrinsecamente política, porque sujeitam os falantes a sua ordem. Os silenciamentos operados pelo discurso manifestam uma relação de poder. A circulação dos discursos no espaço social está também submetida à ordem do poder. Os usos linguísticos podem ser o espaço da pertença, mas também da exclusão, da separação e até da eliminação do outro. Por isso, a língua não é um instrumento neutro de comunicação, mas é atravessada pela política, pelo poder, pelos poderes. A literatura, pelos deslocamentos que produz, é uma forma de trapacear a língua, desvelando os poderes nela inscritos.

Palabras-chave: Poderes. Silenciamentos. Circulação dos discursos. Preconceito linguístico. Deslocamentos linguísticos.

Downloads 903  903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea. 2009, vol.11, n.1, pp. 148-165  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Estudar e aprender deve ser fácil? Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
GODOI, Elena

Os seres humanos costumam aprender aquilo que, para eles, vale a pena aprender e isso varia de pessoa para pessoa. Um bom professor assume, entre suas premissas básicas, que cada aluno é diferente e por isso encara o estudo através de seu próprio conjunto de características pessoais y de preferências e estratégias de aprendizagem, conferindo ao estudo e à aprendizagem sua forma pessoal e singular. Mais do que um acessório, um bom professor – seja ele sisudo e contido ou sorridente e gesticulante – é uma figura vital para uma aprendizagem bem-sucedida, fundamentada no respeito às individualidades dos alunos, visando seu desenvolvimento pessoal pleno.

Downloads 960  960  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPr  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Reflexões acerca da (re/des)metaforização do texto traduzido a partir de um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SILVA, Igor Antônio Lourenço da
PAGANO, Adriana Silvina
OLIVEIRA, Maria Luisa de
LIMA, Kelen Cristina Sant’Anna de

Pautado no conceito de metáfora gramatical da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), Steiner (2001a) afirma que a compreensão do tradutor leva à codificação de eventos presentes no texto de partida (TP) por meio de diferentes categorias gramaticais que são retextualizadas no texto de chegada (TC). Esse processo de compreensão envolve, segundo o autor, a desmetaforização do TP; contudo, ao produzir o TC, o tradutor não é capaz de remetaforizar nos moldes do TP. Partindo do pressuposto da tradução como uma “produção guiada de significado” (HALLIDAY, 1992, p. 15), este trabalho toma o conceito de metáfora gramatical desenvolvido pela GSF (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 1999, 2004) e a hipótese de (re/des)metaforização (STEINER, 2001a; HANSEN, 2003) para abordar a produção textual durante a realização de tarefas tradutórias.

Downloads 960  960  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Discurso didáctico electrónico: los modos de interacción discursiva en el aula virtual en contraste Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
CONSTANTINO, Gustavo Daniel

Al discurso electrónico, en contextos de enseñanza on-line, se le entiende frecuentemente como análogo al discurso de la clase presencial. Tal analogía, sin embargo, no supone transparencia ni equivalencia, por lo que, en este ensayo, tratamos de señalar y discutir las características del discurso didáctico electrônico en las modalidades más frecüentes de los programas de enseñanza on-line: foros y chats. Para ese estudio, se hace en abordaje desde un enfoque metodológico del análisis del discurso de matriz funcional-pragmática: los foros muestran distintas estructuras didácticas, las cuales varían significativamente entre sí y respecto a sus posibles analogados presenciales, cumpliendo diferentes funciones didácticas, de acuerdo a rasgos discursivos diferenciales, que se describen y ejemplifican en el presente trabajo; respecto a chats, los análisis linguístico-discursivos efectuados muestran la dificultad para mantener diálogos ordenados y en los que se realicen auténticos y profundos intercambios comunicativo-comprensivos. A diferencia de los diálogos de clase presencial, las chats requieren una cuidadosa planificación en la que el tutor debe ser capaz de anticipar los textos escritos por los participantes.

Palabras clave: Interacción. Clase. Enseñanza. Internet. Foro. Charla.

Downloads 968  968  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem em (Dis)Curso, volume 6, número 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Sara

Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.

Palavras-chave: Texto visual. Livro didático. Estereótipos de gênero.

Downloads 983  983  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Trab. Ling. Aplic., Campinas, 47(1): 91-117, Jan./  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Un sencillo acercamiento a la pragmática  Popular Versão: 
Atualização:  22/12/2008
Descrição:
PÉREZ-CORDÓN, Cristina

Este artículo pretende ofrecer al profesor de español como lengua extranjera una explicación de a) qué es la pragmática, b) sus principales teorías, c) la diferencia entre aprender a hablar español y aprender a comunicarse en español, d) la importancia de ser consciente de la dimensión socio-cultural en el aula. Todo ello aparece contado de una forma sencilla y fácil de comprender para aquel profesor que no es experto en esta materia pero que necesita tener una visión global de la pragmática para poder comprender los diferentes conceptos que la forman y poder así aplicarlos con mayor criterio y seguridad en el aula. Por último, se ofrece una selección bibliográfica a través de la cual el lector tiene la posibilidad de ampliar su conocimiento si así lo desea.

Palabras clave: Pragmática. Español. Teoría. Comunicación. Cultura.

Downloads 1000  1000  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RedEle N. 14 Octubre 2008 ISSN: 1571-4667  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Superação das dificuldades em espanhol língua estrangeira mediada pelas múltiplas inteligências e es Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Cláudia Cristina

Ao investigarmos o perfil dos estudantes brasileiros de espanhol língua estrangeira, constatamos dificuldades recorrentes comuns a todos os aprendizes desse idioma. Portanto, com o intuito de minimizarmos ou erradicarmos tais dificuldades, optamos por adotar os preceitos teóricos referentes às múltiplas inteligências e às estratégias de aprendizagem, visto que ao empregarmos esse recurso de apoio o aprendiz aprimora e expande suas potencialidades e se beneficia junto ao processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira objeto de estudo. Entendemos que as múltiplas inteligências e as estratégias de aprendizagem contribuem de forma concreta e significativa para a autonomia tanto na aprendizagem de línguas como para outras áreas do saber. Ao sugerirmos atividades que contemplem uma variedade de estratégias de aprendizagem e que envolvam diversos tipos de inteligências, simultaneamente, o professor motiva, torna exequível e otimiza a aprendizagem. Por isso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão do contexto teórico e propor atividades que integrem essas duas vertentes teóricas.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Inteligências. Estratégias de aprendizagem.

Downloads 1004  1004  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  VIII Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas -   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 (9) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »