Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Mitigações gramaticais e léxicofrasais na formulação de atos diretivos no português curitibano e no  Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
DIAS, Luzia Schalkoski; GODOI, Elena

Neste trabalho realiza-se um levantamento dos procedimentos gramaticais e léxico-frasais que funcionam como mitigadores ou atenuadores na formulação de pedidos e ordens em contextos específicos, no português curitibano e no espanhol montevideano. A partir desse levantamento inicial, analisa-se o uso de tais procedimentos, com o objetivo de estabelecer em que medida tal uso difere ou se assemelha nas duas variantes, tendo em vista as relações com a polidez verbal. Para tanto, são considerados fatores contextuais como o status e o grau de familiaridade entre o falante e o ouvinte.

Palavras-chave: Atos diretivos. Mitigações. Polidez. Pragmática.

Downloads 752  752  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores de E/LE: um enfoque na preparação e escolha de materiais de compreensão de l Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
CASTELA, Greice da Silva

Esta comunicação, a partir da análise de questões de compreensão leitora e da apresentação de uma proposta de atividades voltadas para a leitura interativa, objetiva auxiliar na formação de docentes de E/LE com relação à avaliação de perguntas propostas por manuais de ensino da língua estrangeira e à produção de seu próprio material para avaliar e/ ou desenvolver esta destreza. Consideramos que o ensino de uma língua estrangeira necessita estar calcado no papel social que seu conhecimento exerce na sociedade. No Brasil, relaciona-se, principalmente, “ao uso que se faz da língua estrangeira através de sua leitura” (PCNs, 1998:5). Se, por um lado, a prática docente é imprescindível na formação de leitores autônomos e críticos, por outro, há uma notória escassez de propostas práticas que considerem aspectos relacionados ao discurso de modo a contribuir para esta tarefa.

Downloads 777  777  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIOESTE / PG - UFRJ  Site http://
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Pensar a partir da literatura: da importância dos estudos ibero-americanos Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
RIBEIRO, Margarida Calafate

Este artigo procura demonstrar a relevância do pensamento latino-americano e dos estudos ibero-americanos para o pensamento contemporâneo português e, em particular, para pensar o pós-colonialismo português.

Palavras-chave: Literatura. Pensando a partir da literatura. Estudos ibero-americanos. Pensamento português. Pós-colonialismo.

Downloads 779  779  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea 2009, vol.11, n.1, pp. 62-72. ISSN 1517-106X  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Os falsos amigos: português e espanhol Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
ALVES, Jeferson da Silva

Um dos temas que diverge no ensino de espanhol como língua estrangeira – E/LE para brasileiros é o dos falsos amigos, os quais muitos autores fazem mistura com os falsos cognatos e os heterossemânticos. Em nossa pesquisa também trabalharemos com essa perspectiva, de que os falsos amigos, os falsos cognatos e os heterossemânticos são sinônimos.

Palavras-chave: Língua espanhola. Falsos cognatos (Falsos amigos ou heterossemânticos). Ensino.

Downloads 783  783  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista SOLETRAS  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Leitura em língua estrangeira: as dificuldades do leitor sob o ponto de vista da teoria da eficiênci Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
PROCAILO, Leonilda

O presente artigo tem como tópico a capacidade de leitura de textos de divulgação científica em língua estrangeira, por parte de leitores universitários, de nível de graduação e pós-graduação. A hipótese do estudo, baseada na teoria da eficiência verbal de Perfetti (1985, 1988, 2001) é que o vocabulário da língua alvo poderia ser um dos principais obstáculos na leitura. O estudo foi realizado com dez alunos-participantes de nível intermediário de língua inglesa em um instituto de línguas. O instrumento utilizado foi o protocolo verbal em que os participantes eram solicitados a relatar oralmente o que haviam entendido após cada parágrafo lido em silêncio. À medida que liam, deveriam sublinhar as palavras ou expressões que não conheciam ou cuja tradução não sabiam. Os resultados sugerem que grande parte da dificuldade de processamento da informação é gerada pelo desconhecimento do léxico, que, juntamente com outros fatores como o não conhecimento do tópico, da organização formal de um determinado gênero de texto e do esquema geral de pesquisa contribuem para uma leitura menos profunda. A dificuldade com o léxico pode ser visto como um elemento detonador da dificuldade em se acionar esquemas, pois demanda muito dos recursos do sistema da memória.

Palavras-chave: Leitura em LE. Vocabulário. Memória. Esquemas.

Downloads 796  796  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA X – VOL.2 (2007)  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El cine de Almodóvar Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
GAVIRA, José Font

Estudio del cine de Almodóvar aplicado a la teoría de Delueze sobre el cine. Las reflexiones sobre el pensamiento, la memoria y la narración se pueden trasladar a otras obras. Pero como hemos comprobado se ajustan al director-pensador Almodóvar como un hijo de su tiempo que trata narrativamente lo que ocurre en su tiempo.





Downloads 799  799  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Aula de Letras - ISSN: 1579-6884  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Gêneros textuais no ensino fundamental: um desafio para professores em formação Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do

O presente trabalho se propõe a relatar e a analisar uma experiência de formação continuada, fundamentada em sequência didática com gêneros textuais, para professores de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, no Município de João Pessoa-PB. O projeto teve como embasamento a Teoria Enunciativo-Discursiva de Bakhtin (2000) e as orientações teóricas do grupo de Genebra (Bronckart (1999), Schneuwly (1994, 1997), Schneuwly e Dolz (2001, 2004). A experiência foi realizada durante todo o ano de 2008, atendendo a proximadamente 150 professores da rede municipal, assistidos por 10 professores da UFPB, UEPB e CEFET-PB. O trabalho foi operacionalizado por meio de formação teórica, elaboração e análise de recursos didáticos como planos de aula e sequências didáticas por cada professor e sua devida aplicação em sala de aula. Neste trabalho, relatamos uma análise da experiência realizada, sobretudo das principais dificuldades apresentadas pelos professores em formação no trabalho com os gêneros textuais, na perspectiva adotada, utilizando como corpus os relatórios de acompanhamento dos professores formadores.

Palavras-chave: Gênero textual/discursivo. Sequência didática. Ensino.

Downloads 822  822  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-414  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A valorização docente na perspectiva histórica e atual Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
Castro, Maria Rosana de Oliveira

A Valorização Docente na Perspectiva Histórica e Atual é uma pesquisa que tem por base a contextualização da profissão docente, fazendo um levantamento na literatura e em outros documentos complementares, sobre essa profissão. Construindo uma base histórica e um quadro atual da docência no país e particularmente no Estado do Pará.

Downloads 825  825  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPA - Revista Virtual de Iniciação Acadêmica  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Planejamento sequenciado da aprendizagem: modelos e sequências didáticas Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
GONÇALVES, Adair Vieira; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de

Ao tomar os gêneros como objeto de ensino, torna-se imprescindível uma descrição a priori de tais objetos, bem como um trabalho de transformação dos conhecimentos teóricos que os subjazem em instrumentos didáticos cujo foco seja o aprendizado. É nessa perspectiva que este artigo objetiva abordar as noções de modelos didáticos de gêneros, capacidades de linguagem e sequências didáticas (SD), exploradas pelos pesquisadores de Didática das Línguas da Universidade de Genebra, a fim de evidenciar a importância destas como ferramentas potencializadores do ensino da língua materna. A fim de manter um diálogo com as propostas oficiais de ensino, o trabalho apresenta uma breve investigação nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos três níveis de ensino – Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio – tendo como foco a abordagem do planejamento das atividades didáticas para o ensino da língua direcionada ao gêneros textuais. Posteriormente, apresentamos teórico-metodologicamente os princípios norteadores do modelo e da sequência didática e, empiricamente, a análise de três SD e seus respectivos modelos didáticos. As análises possibilitam concluir que tais ferramentas constituem-se instrumentos didáticos da mestria de práticas de linguagem (re)configuradas em gêneros textuais.

Palavras-chave: Sequência didática. Modelos didáticos. Gêneros textuais.

Downloads 861  861  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-414  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Resultados de una encuesta sobre la metodología aplicada en el aula Popular Versão: 
Atualização:  29/1/2009
Descrição:
GARCÍA, Mª Lourdes de Miguel


Este artículo evalúa la metodología aplicada en el aula relacionada con la enseñanza del léxico español como lengua extranjera. El estudio se llevó a cabo mediante encuestas realizadas a personal docente de varias universidades y centros privados españoles. El análisis de los resultados nos indica que solo un tercio del profesorado aplica principios metodológicos sólidos y experimentados. Finalmente, se propone que la tarea de la enseñanza y el aprendizaje del léxico sea afrontada de un modo sistemático y planificado.

Palabras clave: Metodología. Léxico del español como lengua extranjera.

Downloads 867  867  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MarcoELE. nº1 ISSN 1885-2211   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »