Categoria: Espanhol Artigos |
Múltiplas leituras de "El Sur", de Jorge Luis Borges |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CALLES, Diva Cleide
Levando em conta que o nome do escritor argentino Jorge Luis Borges volta à cena por ocasião da edição de suas obras completas pela Companhia das Letras, parece-nos oportuno examinar sua obra. "El Sur", considerado pelo próprio autor como seu melhor conto, reflete elementos recorrentes na obra do autor, como a multiplicidade espaço-temporal e o questionamento, a dúvida e a compreensão das realidades interior (psicológica) e exterior. O enredo e o tema se constroem sobre a coexistência espaço-temporal, o que confere à obra uma atmosfera vaga, misteriosa, quase onírica. Notações espaço-temporais pormenorizadas fundem-se inexplicavelmente ao imaginário, ao abstrato, ou mesmo, ao alucinatório. Paulatinamente, a trama de aparência realista se impregna do fantástico e do ambíguo sem, contudo, perder os contornos de verossimilhança estética.
Palavras-chave: Teoria da Literatura. Procedimentos e técnicas de análise literária. Foco narrativo. Tempo cronológico e psíquico. Multiplicidade espaço-temporal.
|
973 0 bytes Revista Letra Magna Ano 04- n.09 - 2º Semestre de http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
O ensino do espanhol com atividades lúdicas para aprendizes brasileiros |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CHAGURI, Jonathas de Paula
O presente estudo visa uma reflexão sobre o ensino da Língua Espanhola por meio dos jogos. Para a realização deste trabalho centramos a nossa atenção na busca de saberes que pudessem oferecer respostas para a seguinte indagação inicial: Quais contribuições práticas podem ser apresentadas com o emprego de atividades lúdicas nas aulas de espanhol? O objetivo maior deste estudo é encontrar caminhos que possam ser trilhados pelos professores, subsidiados por metodologias práticas de forma a poderem inovar o seu trabalho em sala, utilizando-se dos jogos apresentados, desenvolvendo sentimentos de prazer e crescimento nos educandos. Primeiramente, o trabalho procura evidenciar a importância da atividade lúdica movendo o resgate sócio-histórico sobre a importância do ato de brincar e jogar. No segundo momento, estudamos as contribuições práticas do lúdico no ensino da Língua Espanhola, cujo objetivo é apresentar a importância da ludicidade. Posteriormente, segue-se uma apresentação de algumas possibilidades de atividades lúdicas que podem contribuir para ampliação da Língua Espanhola.
Palavras-chave: Professores. Língua espanhola. Atividades lúdicas.
|
1745 0 bytes Revista X, volume 2, 2009 http:// |
|