Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O primeiro Knockout de Cortázar: "Casa Tomada" Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
FERRARI, Ana Josefina

A obra de Cortázar foi e é estudada amplamente desde diferentes perspectivas. Teóricos importantes se detêm sobre ela porque, entre outras coisas, representa o ápice do movimento denominado Realismo mágico ou Realismo fantástico. Dito movimento ou modo de escrita caracteriza-se por um modo diferente de aprender ou de se relacionar com a realidade e como ela nos interpela. O presente artigo pretende realizar uma análise do conto "Casa tomada", de Julio Cortázar observando a relação com a realidade. O ponto importante aqui é a estratégia discursiva utilizada na elaboração do conto e que será o início de um trabalho sobre a prosa que lhe ocupará durante toda sua carreira de escritor. Interessa-me ver como se produz o efeito do fantástico na materialidade desse conto de Cortázar.

Palavras-chave: Cortázar. Conto "Casa tomada". Realismo mágico ou fantástico.

Downloads 1030  1030  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O papel dos estudos de tradução na busca pela identidade cultural latino-americana Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
INDRUSIAK, Elaine Barros

O presente ensaio propõe-se a reunir reflexões quanto ao papel dos Estudos de Tradução na busca pela identidade cultural brasileira e latino-americana, bem como a analisar em que medida essa colaboração já se configura em nosso meio acadêmico. Partindo de leituras variadas e (aparentemente) discrepantes, procuramos demonstrar que, embora debatam sobre muitos temas comuns, os Estudos Literários e os Estudos de Tradução brasileiros têm mantido, quando muito, um diálogo pouco promissor no que tange às questões de nossa identidade cultural, pois não se percebe um intercâmbio entre tais campos com a profundidade e intensidade que se poderia esperar. Sendo assim, traçamos um panorama desses estudos, que, ainda que superficial, salienta os pontos de contato e as possibilidades reais de pesquisa ainda não exploradas, redimensionando o papel dos Estudos de Tradução como ferramenta básica na busca por uma pretensa identidade cultural latino-americana, que certamente não será totalizante ou definitiva, mas provisória e parcial como toda tradução.

Palavras-chave: América Latina. Identidade. Literatura comparada. Tradução.

Downloads 682  682  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Letras, São Paulo, 45 (2): 121 - 134, 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O olhar fotográfico e textual em Prosa do Observatório de Julio Cortázar Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
SCHNEIDER, Vitor Jochims

O presente estudo apresenta as possíveis relações entre texto literário e imagem fotográfica na obra Prosa do Observatório (1972), de Julio Cortázar. Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa Iluminações recíprocas entre as artes – texto e imagem (2008-2012). Primeiramente, são expostas questões referentes à fotografia, em especial seu desenvolvimento histórico em paralelo com as demais artes e, num segundo momento, traz como as relações entre literatura e fotografia podem ser estabelecidas dentro de Prosa do Observatório.

Palavras-chave: Cortázar. Júlio. 1914-1984. Crítica e interpretação. Fotografia. Literatura e Arte.

Downloads 717  717  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma I Fórum das Literaturas Estrangeiras Modernas - UF  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O fantasma de Luís Buñuel, de Maria José Silveira: da repressão política aos dramas existenciais de  Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
TURCHI, Maria Zaira; SILVA, Vera Maria Tietzmann

A análise de O fantasma, de Luis Buñuel, pretende mostrar como essa obra se insere na ficção histórica contemporânea, revelando a identidade autoral dessa romancista e lançando luzes ao conjunto de sua obra ficcional. Pretende mostrar, também, como a escritora se vale da mistura de discursos e de linguagens, desde a utilização de múltiplos narradores até a inclusão de cenas de filmes, de fragmentos de notícias de jornal, de trechos de poemas e de cartas no espaço da narrativa literária, traços evidentes do romance contemporâneo.

Downloads 802  802  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 49-7  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais – o relato de uma experiênci Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SCHULZ, Carolina Viviana Alayo Hidalgo; GIESEL, Diego Roberto; COSTA, Heloisa Graciane; SOUZA, Rosana Costa de

A educação tem firmado parcerias de sucesso cada vez mais duradouras com o mundo online. O número de blogs e sites de relacionamento cresce a cada dia e não é diferente em relação aos espaços virtuais destinados à educação. Embora não seja regra, hoje, ter acesso à Internet em alta velocidade e um pouco de dedicação pode proporcionar ouvir músicas, ler notícias em tempo real, conhecer pessoas, aprender outros idiomas – quase que num clique. A escola e o ensino competem por um espaço no leque de fontes de informação que os alunos têm. Por esse público não estar preparado para administrar suas possibilidades de conhecimento e, sequer saber o que buscar, o papel do educador não saiu de moda, aliás, torna-se imprescindível para dar-lhe limites e condições de processar tudo isso. Diante das evidências, a pergunta deveria realizar-se ao contrário do que se faz hoje, podemos perguntar por que não usar a Internet como um aliado no ensino de língua estrangeira. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente os weblogs, têm favorecido muito o trabalho dos professores de língua estrangeira. Este artigo pretende mostrar com exemplos práticos e eficazes que usar os recursos cibernéticos, a princípio tidos apenas como objeto de diversão, é um recurso benéfico aos estudantes do ensino médio, possibilitando melhor capacidade de aprendizagem e dando continuidade à aquisição da língua estrangeira fora da sala de aula. Desta maneira, o professor conseguirá ensinar a (re)construir, em parceria com o aluno, conhecimentos autônomos, transformando assim sua interação na língua estrangeira uma excelente ferramenta de motivação.

Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e comunicação. Ensino-aprendizagem. Redes sociais. Língua Espanhola.

Downloads 1615  1615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Interativa COC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais – o relato de uma experiênc Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SCHULZ, Carolina Viviana Alayo Hidalgo; GIESEL, Diego Roberto; COSTA, Heloisa Graciane; SOUZA, Rosana Costa de

A educação tem firmado parcerias de sucesso cada vez mais duradouras com o mundo on-line. O número de blogs e sites de relacionamento cresce a cada dia e não é diferente em relação aos espaços virtuais destinados à educação. Embora não seja regra, hoje, ter acesso à Internet em alta velocidade e um pouco de dedicação pode proporcionar ouvir músicas, ler notícias em tempo real, conhecer pessoas, aprender outros idiomas – quase que num clique. A escola e o ensino competem por um espaço no leque de fontes de informação que os alunos têm. Por esse público não estar preparado para administrar suas possibilidades de conhecimento e, sequer saber o que buscar, o papel do educador não saiu de moda, aliás, torna-se imprescindível para dar-lhe limites e condições de processar tudo isso. Diante das evidências, a pergunta deveria realizar-se ao contrário do que se faz hoje, podemos perguntar por que não usar a Internet como um aliado no ensino de língua estrangeira. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente os weblogs, têm favorecido muito o trabalho dos professores de língua estrangeira. Este artigo pretende mostrar com exemplos práticos e eficazes que usar os recursos cibernéticos, a princípio tidos apenas como objeto de diversão, é um recurso benéfico aos estudantes do ensino médio, possibilitando melhor capacidade de aprendizagem e dando continuidade à aquisição da língua estrangeira fora da sala de aula. Desta maneira, o professor conseguirá ensinar a (re)construir, em parceria com o aluno, conhecimentos autônomos, transformando assim sua interação na língua estrangeira uma excelente ferramenta de motivação.

Palavras-chave: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. Redes Socias. Língua Espanhola.

Downloads 592  592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade Interativa COC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino do espanhol com atividades lúdicas para aprendizes brasileiros Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CHAGURI, Jonathas de Paula

O presente estudo visa uma reflexão sobre o ensino da Língua Espanhola por meio dos jogos. Para a realização deste trabalho centramos a nossa atenção na busca de saberes que pudessem oferecer respostas para a seguinte indagação inicial: Quais contribuições práticas podem ser apresentadas com o emprego de atividades lúdicas nas aulas de espanhol? O objetivo maior deste estudo é encontrar caminhos que possam ser trilhados pelos professores, subsidiados por metodologias práticas de forma a poderem inovar o seu trabalho em sala, utilizando-se dos jogos apresentados, desenvolvendo sentimentos de prazer e crescimento nos educandos. Primeiramente, o trabalho procura evidenciar a importância da atividade lúdica movendo o resgate sócio-histórico sobre a importância do ato de brincar e jogar. No segundo momento, estudamos as contribuições práticas do lúdico no ensino da Língua Espanhola, cujo objetivo é apresentar a importância da ludicidade. Posteriormente, segue-se uma apresentação de algumas possibilidades de atividades lúdicas que podem contribuir para ampliação da Língua Espanhola.

Palavras-chave: Professores. Língua espanhola. Atividades lúdicas.

Downloads 1582  1582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista X, volume 2, 2009  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino de espanhol como língua estrangeira: uma discussão sócio-política e educacional Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
REATTO, Diogo; BISSACO, Cristiane Magalhães

Um estudo bibliográfico que aborda o Espanhol como língua estrangeira. Discute o cenário sócio-político e educacional brasileiro no que concerne aos costumes e à cultura, às ações governamentais e aos conflitos educacionais que interferem na realidade do ensino desse idioma desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Downloads 2556  2556  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRA MAGMA  Site http://
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O discurso da afetividade e a linguagem dos emoticons Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BRITO, Audrey Danielle Beserra de

Os emoticons são signos em circulação utilizados com frequência em Chats, principalmente pelos adolescentes, para expressar sentimentos e características universais pertencentes à sociedade globalizada e tecnológica. É justamente sobre as características universais dos emoticons que se realizou o estudo. Procurou-se observar se os valores apreendidos nos emoticons remetem a uma axiologia com traços de sentidos específicos dos adolescentes brasileiros, ou se expressam elementos de uma afetividade universal. Analisou-se o sentido gerado pelos emoticons no processo discursivo da Internet e suas relações interdiscursivas com outros universos de discurso, no caso o discurso publicitário. O resultado esperado é identificar os valores e identidade expressa pelos emoticons no discurso eletrônico-digital ciberespacial e no discurso publicitário.

Palavras-chave: Semiótica. Emoticons. Afetividade.

Downloads 1037  1037  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04 n.09 - 2o Semestre de 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O conhecimento do outro através da Língua Estrangeira: redefinição de identidades Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
TRICHES, Cinara Fontana; PAVIANI, Dra. Neires Maria Soldatelli

Através da alteridade, que é vista como condição de identidade, o aprendiz de Língua Estrangeira pode compreender outra cultura ao redefinir sua própria identidade. A partir da leitura do conto Rodríguez, de Francisco Espínola, estudantes de língua espanhola entraram em contato com uma figura que faz parte de sua cultura, o gaúcho, mas que na Argentina e no Uruguai suscita outros significados. Através da análise dos dados de instrumentos de leitura, percebemos que a maioria dos aprendizes não conseguiu diferenciar o gaúcho do Rio Grande do Sul do gaucho, devido à dificuldade de compreender o texto e/ou por terem transferido características cristalizadas do primeiro para o segundo, mesmo o texto não dando embasamento para isso. Sendo assim, fica evidente a importância do professor como mediador nessa tarefa enriquecedora no nsino/aprendizagem de outro idioma, que é o conhecimento do outro.

Downloads 2102  2102  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »