Categoria: Espanhol Artigos |
A problemática dos americanismos: teorias de divisão dialetal, análise de dados e uma proposta para  |
Versão: Atualização: 20/3/2012 |
Descrição:
FORNARI, Michelle Kühn
Neste trabalho estamos propondo uma metodologia para proceder à marcação diatópica do dicionário de falsos amigos Espanhol/Português de forma o mais confiável possível. Como ponto de partida, apresentamos uma visão panorâmica a respeito das propostas de divisão dialetal do Espanhol da América e analisamos seu reflexo em três dicionários de americanismos. Com este estudo, detectamos muitas discrepâncias, tanto no que diz respeito às teorias dialetológicas quanto às imputações diatópicas fornecidas pelos dicionários de americanismos. Através da nossa proposta, alcançamos uma maior certeza quanto às informações diatópicas, gerando uma confiabilidade sustentada por exemplos empíricos do uso da língua.
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721 0 bytes REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 223-246, SET./ http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Nicarágua e gioconda belli: um diálogo possível  |
Versão: Atualização: 20/3/2012 |
Descrição:
ZINANI, Cecil Jeanine Albert
Este estudo discute a formação da identidade pessoal e de gênero do sujeito representado na obra de Gioconda Belli, "A mulher habitada", partindo dos pressupostos que orientam a constituição do sujeito feminino, na medida em que este sujeito promove a ruptura com o modelo tradicional e integra os aspectos fundamentais da personalidade. Além disso, são abordados fatos relacionados à história da época da colonização, em que os indígenas foram massacrados pelos conquistadores espanhóis, e da época contemporânea, em que a ditadura de Somoza oprimia o povo nicaraguense. Essa dupla visão, veiculada pela voz de dois narradores, possibilita o delineamento de uma consciência histórica capaz de revisar a realidade latino-americana.
Palavras-chave: Gênero. História latino-americana. Identidade sujeito feminino.
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727 0 bytes UCS http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
El lenguaje oral en la escuela infantil  |
Versão: Atualização: 20/3/2012 |
Descrição:
SALVADOR, Montserrat Bigas
En este artículo se reflexiona sobre la función del habla -de los niños y las niñas, pero también de los enseñantes- en las aulas de educación infantil. Se asume que aprender a hablar es aprender a usar el lenguaje para funciones distintas: relatar, discutir, argumentar, convencer, etc. y que estas funciones están estrechamente vinculadas a las actividades de aprendizaje que se proponen. Ello requiere una organización del aula flexible, dinámica, menos centrada en el papel y el lápiz; un aula donde se pueda observar, experimentar, hacer teatro o preparar excursiones, y donde el intercambio verbal sea un instrumento de aprendizaje y de reflexión, y el docente, la persona que guía y estimula el aprendizaje, favoreciendo el intercambio verbal entre todos.
Palabras clave: Lenguaje oral. Educación infantil. Desarrollo del lenguaje. Didáctica.
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732 0 bytes Glosas didácticas - ISSN:1576-7809 No 17, PRIMAVER http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
El concepto de inautenticidad en Heidegger y Cortázar  |
Versão: Atualização: 20/3/2012 |
Descrição:
MACHADO, Roberto Pinheiro
Este ensaio analisa a relação entre os conceitos de inautenticidade presente nas obras de Martin Heidegger e Julio Cortázar. Apontado para o fracasso da crítica cortazariana que reconhece na obra do escritor argentino a presença do conceito heideggeriano de inautenticidade, este ensaio afirma que ambos autores demostran concepções distintas a respeito da questão do comportamento autêntico. No entanto, outros conceitos heideggerianos como a angústia, a solidão e ser-nomundo aparecem com clareza em diversas instâncias da obra narrativa de Cortázar. Desta forma, o ensaio procede a uma leitura de tais instâncias sob a luz de O ser e o tempo, de Heidegger.
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752 0 bytes REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
O fantasma de Luís Buñuel, de Maria José Silveira: da repressão política aos dramas existenciais de  |
Versão: Atualização: 2/10/2013 |
Descrição:
TURCHI, Maria Zaira; SILVA, Vera Maria Tietzmann
A análise de O fantasma, de Luis Buñuel, pretende mostrar como essa obra se insere na ficção histórica contemporânea, revelando a identidade autoral dessa romancista e lançando luzes ao conjunto de sua obra ficcional. Pretende mostrar, também, como a escritora se vale da mistura de discursos e de linguagens, desde a utilização de múltiplos narradores até a inclusão de cenas de filmes, de fragmentos de notícias de jornal, de trechos de poemas e de cartas no espaço da narrativa literária, traços evidentes do romance contemporâneo.
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757 0 bytes Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 49-7 http:// |
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