Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O olhar fotográfico e textual em Prosa do Observatório de Julio Cortázar Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
SCHNEIDER, Vitor Jochims

O presente estudo apresenta as possíveis relações entre texto literário e imagem fotográfica na obra Prosa do Observatório (1972), de Julio Cortázar. Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa Iluminações recíprocas entre as artes – texto e imagem (2008-2012). Primeiramente, são expostas questões referentes à fotografia, em especial seu desenvolvimento histórico em paralelo com as demais artes e, num segundo momento, traz como as relações entre literatura e fotografia podem ser estabelecidas dentro de Prosa do Observatório.

Palavras-chave: Cortázar. Júlio. 1914-1984. Crítica e interpretação. Fotografia. Literatura e Arte.

Downloads 580  580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma I Fórum das Literaturas Estrangeiras Modernas - UF  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A problemática dos americanismos: teorias de divisão dialetal, análise de dados e uma proposta para  Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FORNARI, Michelle Kühn

Neste trabalho estamos propondo uma metodologia para proceder à marcação diatópica do dicionário de falsos amigos Espanhol/Português de forma o mais confiável possível. Como ponto de partida, apresentamos uma visão panorâmica a respeito das propostas de divisão dialetal do Espanhol da América e analisamos seu reflexo em três dicionários de americanismos. Com este estudo, detectamos muitas discrepâncias, tanto no que diz respeito às teorias dialetológicas quanto às imputações diatópicas fornecidas pelos dicionários de americanismos. Através da nossa proposta, alcançamos uma maior certeza quanto às informações diatópicas, gerando uma confiabilidade sustentada por exemplos empíricos do uso da língua.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 223-246, SET./  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Neruda e o méxico: encontros e desencantos Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BIONDO, Delson

A primeira parte deste trabalho foi concebida como um estudo biográfico que pretende revelar curiosidades e acontecimentos importantes sobre a vida de Pablo Neruda, analisar as principais características de seu estilo e tecer comentários sobre a evolução de sua obra através dos anos. Num segundo momento, o estudo se detém sobre os fatos e as ações de Neruda durante sua permanência no México e de como essa convivência com os mexicanos influenciou sua conduta e, principalmente, sua poesia. A última parte contém uma extensa análise literária do poema "Serenata de México". Por meio dessa análise, o leitor poderá constatar a forma como vida e obra se entrelaçam e se alimentam na poética de Neruda.

Palavras-chave: Biografia de Neruda. Análise literária. Cultura mexicana.

Downloads 617  617  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 65, p. 43-69, jan./ab  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El tratamiento de los géneros discursivos en el aula de E/LE Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
MARINS, Elzimar Goettenauer de

En los últimos años, los estudios relacionados con los géneros discursivos han fomentado cambios significativos en la práctica de la lectura y la xpresión escrita en el ámbito de la enseñanza-aprendizaje de lengua materna y de lengua extranjera. Sin embargo, hay todavía muchas dudas en cuanto a lo que cambia cuando el profesor se propone planificar actividades de lectura y de escritura tomando como referencia géneros y no simplemente textos.

Downloads 635  635  Tamanho do arquivo 56 bytes  Plataforma UFMG  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Disciplina positiva. Una herramienta imprescindible en la metodología comunicativa Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FERNÁNDEZ, Rosa

Al destacar la competencia oral como objetivo prioritario en el aprendizaje de un idioma, consideramos que el enfoque comunicativo es el más apropiado para las clases de ELE, sean cuales sean las condiciones de aprendizaje. Para posibilitar esta metodología en cursos de enseñanza obligatoria, donde no pocas veces hay un número mayor de 30 alumnos por aula, partimos de la base de que el trabajo en equipos que se autogestionan se hace imprescindible. Aquí, la Disciplina Positiva dota al docente de recursos que guían su actuación como mediador en la convivencia y en la revención/solución de conflictos en las distintas situaciones de aprendizaje activo que coordina.

Downloads 641  641  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma E/LE Brasil, n. 5, febrero de 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Nicarágua e gioconda belli: um diálogo possível Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
ZINANI, Cecil Jeanine Albert

Este estudo discute a formação da identidade pessoal e de gênero do sujeito representado na obra de Gioconda Belli, "A mulher habitada", partindo dos pressupostos que orientam a constituição do sujeito feminino, na medida em que este sujeito promove a ruptura com o modelo tradicional e integra os aspectos fundamentais da personalidade. Além disso, são abordados fatos relacionados à história da época da colonização, em que os indígenas foram massacrados pelos conquistadores espanhóis, e da época contemporânea, em que a ditadura de Somoza oprimia o povo nicaraguense. Essa dupla visão, veiculada pela voz de dois narradores, possibilita o delineamento de uma consciência histórica capaz de revisar a realidade latino-americana.

Palavras-chave: Gênero. História latino-americana. Identidade sujeito feminino.

Downloads 646  646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UCS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Uso de noticias en formato electrónico para la enseñanza - aprendizaje de Español como Lengua Extran Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARANDELA, Ana Margarita; ABIO, Gonzalo

Gonzalo Abio y Ana Margarita Barandela, profesores de la Universidad Estadual de Londrina (Brasil), presentan un estudio sobre el uso de las noticias en soporte electrónico como complemento y ayuda para la enseñanza del español. Los profesores destacan, mediante ejemplos, algunas de las posibilidades que ofrecen este tipo de noticias, presentes en Internet, para las clases de español como lengua extranjera. El estudio se basa en diversas experiencias realizadas con estudiantes de español de la Universidad Estadual de Londrina durante el primer semestre de 2001.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Tecnologia. Ensino.

Downloads 655  655  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espasa Nov. 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Actividad oral e intervención didáctica en las aulas Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
Santasusana, Montserrat Vilà i

Los enfoques y las estrategias didácticas en la enseñanza de las lenguas en las aulas de educación primaria y secundaria ha evolucionado considerablemente estos últimos años. Desde la didáctica de primeras y de segundas lenguas han surgido reflexiones y experiencias innovadoras que han aportado criterios didácticos en el campo de la enseñanza de la oralidad. Sin embargo, la actividad oral que se propone en las aulas y las formas de intervención didáctica sigue siendo muy diversa ya que depende de múltiples factores (epistemológicos, didácticos, contextuales, etc.) que inciden en mayor o menor medida en la labor del profesorado.

Downloads 662  662  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El concepto de inautenticidad en Heidegger y Cortázar  Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MACHADO, Roberto Pinheiro

Este ensaio analisa a relação entre os conceitos de inautenticidade presente nas obras de Martin Heidegger e Julio Cortázar. Apontado para o fracasso da crítica cortazariana que reconhece na obra do escritor argentino a presença do conceito heideggeriano de inautenticidade, este ensaio afirma que ambos autores demostran concepções distintas a respeito da questão do comportamento autêntico. No entanto, outros conceitos heideggerianos como a angústia, a solidão e ser-nomundo aparecem com clareza em diversas instâncias da obra narrativa de Cortázar. Desta forma, o ensaio procede a uma leitura de tais instâncias sob a luz de O ser e o tempo, de Heidegger.

Downloads 663  663  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El lenguaje oral en la escuela infantil Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
SALVADOR, Montserrat Bigas

En este artículo se reflexiona sobre la función del habla -de los niños y las niñas, pero también de los enseñantes- en las aulas de educación infantil. Se asume que aprender a hablar es aprender a usar el lenguaje para funciones distintas: relatar, discutir, argumentar, convencer, etc. y que estas funciones están estrechamente vinculadas a las actividades de aprendizaje que se proponen. Ello requiere una organización del aula flexible, dinámica, menos centrada en el papel y el lápiz; un aula donde se pueda observar, experimentar, hacer teatro o preparar excursiones, y donde el intercambio verbal sea un instrumento de aprendizaje y de reflexión, y el docente, la persona que guía y estimula el aprendizaje, favoreciendo el intercambio verbal entre todos.

Palabras clave: Lenguaje oral. Educación infantil. Desarrollo del lenguaje. Didáctica.

Downloads 674  674  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas - ISSN:1576-7809 No 17, PRIMAVER  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »