Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La etimología en el diccionario de la lengua Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
Miranda, Félix Bugueño Miranda

A informação etimológica parece ser uma questão secundária em muitos dicionários da língua. O presente trabalho almeja demonstrar que o comentário etimológico não está relacionado unicamente com o signo-lema como significante, mas como significado também.

Palabras-chave: Dicionário da língua, etimologia, microestrutura

Downloads 719  719  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 64, p. 173-188. set./  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A vueltas con el resumen escolar. Esta vez, en la pizarra, con tiza y borrador Popular Versão: 
Atualização:  27/9/2011
Descrição:
ANGULO, Teodoro Álvarez


El resumen es una estrategia de comprensión y producción de textos muy usual en los ámbitos sociales, económicos y profesionales, y también en los contextos académicos.

Resumir es una habilidad compleja que se aprende explicitando el proceso de condensación de información. De este modo, se favorece la reflexión y la apropiación de esta destreza.

Palabras clave: Estrategia de comprensión y producción textual. Condensación de información.

Explicitar el proceso de reducción textual. Práctica del resumen.



Downloads 722  722  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Didáctica (Lengua y Literatura) 2007, vol. 19 13-3  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Santa Evita, o romance histórico de Tomás Eloy Martínez Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BIONDO, Delson

Neste trabalho, o leitor encontrará informações sobre a gênese de Santa Evita, o livro mais conhecido do escritor argentino Tomás Eloy Martínez. Declarações do próprio escritor, considerações sobre história e ficção, esclarecimentos sobre o mito Eva Perón e sobre a presença da necrofilia na história argentina, além de uma análise do retrato literário da cidade de Buenos Aires, contribuirão para uma visão mais lúcida e mais abrangente da obra e da arte de escrever deste importante romancista hispano-americano.

Palavras-chave: História e ficção. Mito e verossimilhança. Necrofilia e literatura.

Downloads 726  726  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 66, p. 11-30, maio /   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A problemática dos americanismos: teorias de divisão dialetal, análise de dados e uma proposta para  Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FORNARI, Michelle Kühn

Neste trabalho estamos propondo uma metodologia para proceder à marcação diatópica do dicionário de falsos amigos Espanhol/Português de forma o mais confiável possível. Como ponto de partida, apresentamos uma visão panorâmica a respeito das propostas de divisão dialetal do Espanhol da América e analisamos seu reflexo em três dicionários de americanismos. Com este estudo, detectamos muitas discrepâncias, tanto no que diz respeito às teorias dialetológicas quanto às imputações diatópicas fornecidas pelos dicionários de americanismos. Através da nossa proposta, alcançamos uma maior certeza quanto às informações diatópicas, gerando uma confiabilidade sustentada por exemplos empíricos do uso da língua.

Downloads 741  741  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 223-246, SET./  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El lenguaje oral en la escuela infantil Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
SALVADOR, Montserrat Bigas

En este artículo se reflexiona sobre la función del habla -de los niños y las niñas, pero también de los enseñantes- en las aulas de educación infantil. Se asume que aprender a hablar es aprender a usar el lenguaje para funciones distintas: relatar, discutir, argumentar, convencer, etc. y que estas funciones están estrechamente vinculadas a las actividades de aprendizaje que se proponen. Ello requiere una organización del aula flexible, dinámica, menos centrada en el papel y el lápiz; un aula donde se pueda observar, experimentar, hacer teatro o preparar excursiones, y donde el intercambio verbal sea un instrumento de aprendizaje y de reflexión, y el docente, la persona que guía y estimula el aprendizaje, favoreciendo el intercambio verbal entre todos.

Palabras clave: Lenguaje oral. Educación infantil. Desarrollo del lenguaje. Didáctica.

Downloads 743  743  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas - ISSN:1576-7809 No 17, PRIMAVER  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Nicarágua e gioconda belli: um diálogo possível Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
ZINANI, Cecil Jeanine Albert

Este estudo discute a formação da identidade pessoal e de gênero do sujeito representado na obra de Gioconda Belli, "A mulher habitada", partindo dos pressupostos que orientam a constituição do sujeito feminino, na medida em que este sujeito promove a ruptura com o modelo tradicional e integra os aspectos fundamentais da personalidade. Além disso, são abordados fatos relacionados à história da época da colonização, em que os indígenas foram massacrados pelos conquistadores espanhóis, e da época contemporânea, em que a ditadura de Somoza oprimia o povo nicaraguense. Essa dupla visão, veiculada pela voz de dois narradores, possibilita o delineamento de uma consciência histórica capaz de revisar a realidade latino-americana.

Palavras-chave: Gênero. História latino-americana. Identidade sujeito feminino.

Downloads 748  748  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UCS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El concepto de inautenticidad en Heidegger y Cortázar  Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MACHADO, Roberto Pinheiro

Este ensaio analisa a relação entre os conceitos de inautenticidade presente nas obras de Martin Heidegger e Julio Cortázar. Apontado para o fracasso da crítica cortazariana que reconhece na obra do escritor argentino a presença do conceito heideggeriano de inautenticidade, este ensaio afirma que ambos autores demostran concepções distintas a respeito da questão do comportamento autêntico. No entanto, outros conceitos heideggerianos como a angústia, a solidão e ser-nomundo aparecem com clareza em diversas instâncias da obra narrativa de Cortázar. Desta forma, o ensaio procede a uma leitura de tais instâncias sob a luz de O ser e o tempo, de Heidegger.

Downloads 775  775  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O fantasma de Luís Buñuel, de Maria José Silveira: da repressão política aos dramas existenciais de  Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
TURCHI, Maria Zaira; SILVA, Vera Maria Tietzmann

A análise de O fantasma, de Luis Buñuel, pretende mostrar como essa obra se insere na ficção histórica contemporânea, revelando a identidade autoral dessa romancista e lançando luzes ao conjunto de sua obra ficcional. Pretende mostrar, também, como a escritora se vale da mistura de discursos e de linguagens, desde a utilização de múltiplos narradores até a inclusão de cenas de filmes, de fragmentos de notícias de jornal, de trechos de poemas e de cartas no espaço da narrativa literária, traços evidentes do romance contemporâneo.

Downloads 778  778  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 49-7  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Actividad oral e intervención didáctica en las aulas Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
Santasusana, Montserrat Vilà i

Los enfoques y las estrategias didácticas en la enseñanza de las lenguas en las aulas de educación primaria y secundaria ha evolucionado considerablemente estos últimos años. Desde la didáctica de primeras y de segundas lenguas han surgido reflexiones y experiencias innovadoras que han aportado criterios didácticos en el campo de la enseñanza de la oralidad. Sin embargo, la actividad oral que se propone en las aulas y las formas de intervención didáctica sigue siendo muy diversa ya que depende de múltiples factores (epistemológicos, didácticos, contextuales, etc.) que inciden en mayor o menor medida en la labor del profesorado.

Downloads 785  785  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!De las expectativas, representaciones y realidades de alumnos y profesores en las aulas de lengua ex Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
Pinheiro, Jocely de Deus

El presente artículo es fruto de una madura reflexión personal/profesional acerca de la importancia que tiene la integración de las cuatro habilidades (hablar, escuchar, leer y escribir) en el proceso de enseñanza/aprendizaje (E/A) de las lenguas extranjeras (LEs) para una comunicación real e intercultural. Consta de dos partes que tratan de los siguientes tópicos: en la primera parte presento fragmentos de mi diario personal como estudiante de francés como lengua extranjera (LE) y describo algunas de las sensaciones que he experimentado al no percibir la integración de las actividades que realizamos en clase; en la segunda parte, presento una reflexión acerca del proceso de E/A de LEs bajo la mirada del enfoque comunicativo.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Ensino/aprendizagem. Língua Francesa.

Downloads 791  791  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »