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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa etnográfica e sua importância para os estudos de aquisição de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
PINTO, Denise de Souza Silva

Este artigo pretende dar uma visão geral das discussões em torno de um método científico de pesquisa em sala de aula chamado etnografia. Este método de pesquisa veio das ciências sociais com uma clara preocupação para fornecer uma explicação cultural dos grupos sociais. Mas, dentro do campo da lingüística aplicada, a tradição de uma visão quantitativa de pesquisa trouxe algumas outras preocupações a este método de pesquisa, tais como validade e confiabilidade. No entanto, em relação à definição e para os elementos essenciais da etnografia existe um acordo entre todos os autores.

Palavras-chave: Etnografia. Linguística aplicada. Pesquisa em sala de aula.


Downloads 923  923  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v.7, n.1, p.125-  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A inclusão da Língua Espanhola na educação brasileira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
SOUZA, Tassiana Quintanilha de

Este artigo visa discorrer sobre a formatação de um projeto de pesquisa elaborado na disciplina de Iniciação Científica e tem como temática central o ensino da Língua Espanhola no Sistema Educativo Brasileiro, ou seja, o ensino do espanhol que concretiza no direito a educação. O objetivo deste artigo é relatar um breve histórico do ensino do espanhol no Brasil e sua inclusão no sistema educativo brasileiro. A justificativa se apóia no Ensino do Espanhol, a metodologia é baseada em pesquisas bibliográficas, e-mails eletrônicos e pesquisa de campo. A abordagem é qualitativa, tendo um número pequeno de dados e método utilizado é o dialético. O ensino da Língua Espanhola é de suma importância, pois estamos cercados de países que falam está língua. Assim, concluímos que o ensino da Língua Espanhola é de suma importância, tanto para nos comunicarmos com os países vizinhos, quanto para o desenvolvimento educacional, visto que agora esta língua se encontra cada vez mais presente no cotidiano escolar e possibilita aos que optaram por esta língua, adquirir além de mais conhecimentos uma melhor visão de mundo.

Palavras-chaves: Língua espanhola. Sistema educativo. Educação.

Downloads 63449  63449  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual do Norte do Paraná - Jacarez  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A expressão da subjetividade em língua espanhola: uma análise funcionalista em artigos de opinião Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
PESSOA, Nadja Paulino

O presente trabalho objetiva a descrição e a análise das expressões linguísticas da subjetividade em espanhol peninsular relacionadas à construção de artigos de opinião, publicados em jornais on-line, tendo em vista a categoria modalidade, a partir da perspectiva da funcionalista. Segundo Coracini (1991), a categoria modalidade constitui um dos modos de expressão da subjetividade de um enunciador, de modo a (des)comprometer-se com relação à informação que veicula, seguindo normas determinadas pela comunidade em que se insere. Assim, parece-nos possível estabelecer uma relação entre os meios de expressão e a construção da argumentação.

Palavras-chave: Funcionalismo. Subjetividade. Modalidade em língua espanhola. Artigos de opinião.

Downloads 3727  3727  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Sara

Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.

Palavras-chave: Texto visual. Livro didático. Estereótipos de gênero.

Downloads 1133  1133  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Trab. Ling. Aplic., Campinas, 47(1): 91-117, Jan./  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Pensar a partir da literatura: da importância dos estudos ibero-americanos Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
RIBEIRO, Margarida Calafate

Este artigo procura demonstrar a relevância do pensamento latino-americano e dos estudos ibero-americanos para o pensamento contemporâneo português e, em particular, para pensar o pós-colonialismo português.

Palavras-chave: Literatura. Pensando a partir da literatura. Estudos ibero-americanos. Pensamento português. Pós-colonialismo.

Downloads 924  924  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea 2009, vol.11, n.1, pp. 62-72. ISSN 1517-106X  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! O lugar da literatura no ensino de espanhol como língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
MUNIZ, Camila Dantas; CAVALCANTE, Ilane Ferreira


Este trabalho deriva de um projeto de pesquisa de iniciação científica apoiado pelo CNPq que se dispõe a examinar o uso de textos literários no ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente de língua espanhola, para posteriormente construir um material adequado de conteúdo literário voltado ao ensino do espanhol como língua estrangeira. Em um primeiro momento, se discute a presença do próprio ensino do espanhol no Brasil e o seu desenvolvimento à luz das orientações curriculares nacionais. Em seguida, introduz-se a relação existente entre a literatura e o ensino para a formação completa do aluno, refletindo acerca da utilização da literatura no ensino de línguas estrangeiras e, por fim, apresentam-se algumas considerações sobre a inserção de elementos literários nas aulas de espanhol.

Palavras-chave: Literatura. Língua estrangeira. Ensino de espanhol como língua estrangeira. Textos literários no ensino de E/LE.

Downloads 1355  1355  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Holos, Ano 25, Vol. 4  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Las relaciones lógico-semánticas entre enunciados a lo largo de la carrera universitaria Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVA, María Belén
TREBUCQ, María Dolores
TOMASINI, Stefania

El presente estudio se deriva de dos trabajos de investigación realizados en la Facultad de Lenguas, con aval de la Secretaría de Ciencia y Tecnología de la Universidad Nacional de Córdoba. En uno de trabajos se analizaron las problemas más frecuentes que presentaban los alumnos de cuarto y quinto año de las carreras de Traductorado, Profesorado y Licenciatura en inglés al producir textos en inglés; mientras que en el otro, se identificaron los problemas recurrentes en redacciones en inglés y español que evidenciaban los alumnos de tercer año de las carreras anteriormente mencionadas. En ambos casos, se tomaron como modelo de análisis el desarrollado por la gramática sistémico-funcional (EGGINS, 1994; HALLIDAY, 1985; MARTIN, 1992). Los resultados que arrojaron sendos trabajos de investigación indican que la cohesión léxica, las relaciones lógico-semánticas y la co-referencia son las variables en las cuales los alumnos cometen más errores al escribir en inglés tanto en tercer año como al final de su carrera. Oportunamente se ha dado cuenta de los problemas de cohesión léxica (OLIVA y TREBUCQ, 2006) y de relaciones lógico-semánticas entre enunciados (ANGLADA y BOMBELLI, 2006). El objetivo de este estudio es comparar y ejemplificar los problemas que exhiben los alumnos en el empleo de las relaciones lógicas en textos escritos en inglés en las etapas media y final de su carrera.

Downloads 11441  11441  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! A influência da intertextualidade e da sequência didática na retextualização da resenha acadêmica Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
PORTUGAL,Rosany Aparecida

Neste artigo, busca-se verificar as categorias de intertextualidade presentes nas retextualizações do artigo acadêmico para a resenha, produzidas pelos alunos da tutoria em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), considerando o pressuposto bakhtiniano de que nosso discurso está impregnado de representações do outro, o que o torna polifônico, dialógico, regido pelo fenômeno social da interação verbal. Consideraremos também o procedimento Sequência Didática (SD), desenvolvido por Schneuwly e Dolz (2004), como metodologia para o ensino da resenha, porque, além de acreditarmos que ele favorece o aprendizado dos gêneros textuais, pretendemos verificar se e como a SD pode influenciar na retextualização de um gênero acadêmico, especificamente. Entendemos, assim, que compreender como o aluno interpreta e posteriormente reescreve um gênero em outro é de suma importância para o ensino da escrita. Além disso, essa investigação pode auxiliar na busca de soluções para a melhoria do ensino de leitura e escrita, especificamente, neste estudo, na Educação Superior. O trabalho ainda está em andamento e, em função disso, aqui, abordaremos apenas as categorias analisadas, indicando a importância de estudá-las nas produções de alunos da graduação.

Palavras-chave: Gêneros escritos. Sequência didática. Intertextualidade. Retextualização.

Downloads 5475  5475  Tamanho do arquivo 74 bytes  Plataforma PG-UFV  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A tradução como contato de línguas Popular Versão: 
Atualização:  3/4/2013
Descrição:
GOROVITZ, Sabine

O presente artigo apresenta uma reflexão acima da definição de tradução enquanto contato de línguas. Para tanto, aborda-se o próprio conceito de contato de línguas e sua construção teórica para entender em que medida a noção é permeada por outras relações, sejam elas institucionais, normativas, humanas, culturais, etc. A partir dessa delimitação conceitual, parte-se das noções de espaço e de fronteira para apreender o vínculo entre línguas em conato e o ato/processo/produto da tradução. Por fim, tenta-se evidenciar os desafios teóricos que esta relação faz emergir.

Palavras-chave: Contato de línguas. Tradução. Espaço. Fronteiras.

Downloads 656  656  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Brasília  Site http://seer.bce.unb.br/index.php/traduzires/article/view/8052/6122
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Leitura em língua estrangeira: as dificuldades do leitor sob o ponto de vista da teoria da eficiênci Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
PROCAILO, Leonilda

O presente artigo tem como tópico a capacidade de leitura de textos de divulgação científica em língua estrangeira, por parte de leitores universitários, de nível de graduação e pós-graduação. A hipótese do estudo, baseada na teoria da eficiência verbal de Perfetti (1985, 1988, 2001) é que o vocabulário da língua alvo poderia ser um dos principais obstáculos na leitura. O estudo foi realizado com dez alunos-participantes de nível intermediário de língua inglesa em um instituto de línguas. O instrumento utilizado foi o protocolo verbal em que os participantes eram solicitados a relatar oralmente o que haviam entendido após cada parágrafo lido em silêncio. À medida que liam, deveriam sublinhar as palavras ou expressões que não conheciam ou cuja tradução não sabiam. Os resultados sugerem que grande parte da dificuldade de processamento da informação é gerada pelo desconhecimento do léxico, que, juntamente com outros fatores como o não conhecimento do tópico, da organização formal de um determinado gênero de texto e do esquema geral de pesquisa contribuem para uma leitura menos profunda. A dificuldade com o léxico pode ser visto como um elemento detonador da dificuldade em se acionar esquemas, pois demanda muito dos recursos do sistema da memória.

Palavras-chave: Leitura em LE. Vocabulário. Memória. Esquemas.

Downloads 1126  1126  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA X – VOL.2 (2007)  Site http://
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