Categoria: Espanhol Artigos |
Planejamento sequenciado da aprendizagem: modelos e sequências didáticas |
Versão: Atualização: 2/10/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Adair Vieira; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de
Ao tomar os gêneros como objeto de ensino, torna-se imprescindível uma descrição a priori de tais objetos, bem como um trabalho de transformação dos conhecimentos teóricos que os subjazem em instrumentos didáticos cujo foco seja o aprendizado. É nessa perspectiva que este artigo objetiva abordar as noções de modelos didáticos de gêneros, capacidades de linguagem e sequências didáticas (SD), exploradas pelos pesquisadores de Didática das Línguas da Universidade de Genebra, a fim de evidenciar a importância destas como ferramentas potencializadores do ensino da língua materna. A fim de manter um diálogo com as propostas oficiais de ensino, o trabalho apresenta uma breve investigação nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos três níveis de ensino – Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio – tendo como foco a abordagem do planejamento das atividades didáticas para o ensino da língua direcionada ao gêneros textuais. Posteriormente, apresentamos teórico-metodologicamente os princípios norteadores do modelo e da sequência didática e, empiricamente, a análise de três SD e seus respectivos modelos didáticos. As análises possibilitam concluir que tais ferramentas constituem-se instrumentos didáticos da mestria de práticas de linguagem (re)configuradas em gêneros textuais.
Palavras-chave: Sequência didática. Modelos didáticos. Gêneros textuais.
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1104 0 bytes Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-414 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Passeando pelos parques de Cortázar |
Versão: Atualização: 25/4/2012 |
Descrição:
MOURA, Susan Blum Pessôa de
Neste artigo procuro resumir as ideias principais de espaço em Cortázar, ideias que foram apresentadas durante o evento de extensão "Abrindo a porta para ir jogar" na Universidade Federal do Paraná. O espaço analisado envolve não somente o texto literário em si, como também a etimologia de angústia (um sentimento comum na obra de Cortázar) e, em um prenúncio de estética da recepção, um envolvimento do leitor em seu espaço empírico e na sua relação com o objeto livro. Cortázar, em seus escritos, mostra a relevância de um leitor ativo e cúmplice. Para essa apresentação buscou-se ilustrar esse envolvimento espacial com uma litografia do desenhista Escher que trabalha com um elemento comum aos dois autores: o surrealismo e a subversão do espaço.
Palavras-chave: Leitura. Cortázar. Conto “Continuidad de los parques”. Escher. Quadro "Exposição de gravuras".
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754 0 bytes REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira |
Versão: Atualização: 26/4/2012 |
Descrição:
MENTI, Magali de Moraes; LIMA, Marília dos Santos
Neste artigo tratamos de algumas questões cruciais de ensino e aprendizagem de segunda língua (L2) e língua estrangeira (LE) relativas ao tratamento corretivo da forma na sala de aula. Primeiramente, revisamos a relação entre a instrução com foco na forma e o ensino comunicativo de línguas e apresentamos alguns conceitos essenciais. Em segundo lugar, discutimos alguns estudos encontrados na literatura especializada (Lyster e Ranta, 1997; Panova e Lyster, 2002; Ohta, 2000 e Ellis, Basturkmen e Loewen, 2001), destacando dois estudos no contexto brasileiro (Lima, 2002; Menti, 2003). Finalmente, apresentamos nossas conclusões e implicações sobre as principais questões levantadas.
Palavras-chave: Tratamento corretivo. Negociação da forma. Língua estrangeira.
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658 0 bytes Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 119-136. jan./ http:// |
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