Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Santa Evita, o romance histórico de Tomás Eloy Martínez Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BIONDO, Delson

Neste trabalho, o leitor encontrará informações sobre a gênese de Santa Evita, o livro mais conhecido do escritor argentino Tomás Eloy Martínez. Declarações do próprio escritor, considerações sobre história e ficção, esclarecimentos sobre o mito Eva Perón e sobre a presença da necrofilia na história argentina, além de uma análise do retrato literário da cidade de Buenos Aires, contribuirão para uma visão mais lúcida e mais abrangente da obra e da arte de escrever deste importante romancista hispano-americano.

Palavras-chave: História e ficção. Mito e verossimilhança. Necrofilia e literatura.

Downloads 565  565  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 66, p. 11-30, maio /   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A literatura e o ensino de línguas não-maternas: um conflito assumido como harmonia Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
PEDROSO, Sergio Flores

Através da história do ensino de línguas não-maternas, a relação entre essa especialidade e a literatura tem sido favorecida por uma aprovação consensual cuja pertinência é questionada aqui. Tal aprovação se apresenta mais fincada no imaginário e na tradição do que em contribuições que a literatura realmente possa trazer para essa especialidade. Isso, considerando as prioridades a partir das quais as diversas teorias hoje atuantes no ensino de línguas não-maternas organizam o trabalho didático. Este trabalho discute a legitimação do funcionamento do literário nesse tipo de ensino porque considera que os próprios conceitos genéricos tradicionais de literatura com que ainda se opera não são consistentes com o que exige a prática pedagógica.

Palavras-chave: Linguística aplicada. Análise do discurso. Ensino de línguas estrangeiras. Literatura.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma DELTA [online]. 2006, vol.22, n.1, pp. 1-28.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Investigação dos dados sobre estilos de aprendizagem dos alunos freqüentadores da base de apoio ao a Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
Silva, Élen Cristina Lopes da; Silva, Walkyria Magno e

Estilos de aprendizagem são características particulares de aprender uma língua estrangeira (LE) e o estudo acerca desse assunto pode explicar e servir de base para a proposta de soluções a alguns problemas encontrados no aprendizado de LE. No projeto de pesquisa e ensino Caminhos da Autonomia na Aprendizagem de LE, são utilizados testes de estilos de aprendizagem, aplicados na Base de Apoio ao Aprendizado Autônomo (BA3), para conscientizar os alunos de seus canais preferenciais para aprender. O teste utilizado para o levantamento inicial de dados para este estudo foi elaborado por Nunan (1996 apud GARDNER & MILLER, 1999) e consiste em detectar três estilos de aprendizagem relacionados a três sistemas sensoriais preferenciais: visual, auditivo e sinestésico. Após a análise dos dados de 75 frequentadores da BA3, constatou-se a impossibilidade de estabelecer parâmetros precisos de ocorrência dos estilos de aprendizagem, pois o resultado varia nos semestres em que foi levantado, provando, no contexto local, o caráter individual do canal preferencial de aprendizado. Em seguida foram selecionados dez sujeitos para estudos mais detalhados, sendo que nessa etapa os instrumentos utilizados foram uma narrativa de aprendizagem e uma entrevista. A pesquisa respondeu a uma das indagações de nosso interesse: saber se os estilos de aprendizagem, uma vez identificados, efetivamente ajudavam o aluno a aprender mais e melhor. Os resultados expostos neste artigo respondem positivamente a essa pergunta no âmbito local. A identificação dos estilos preferenciais de aprendizagem tem um papel preponderante no aprender a aprender, uma vez que de posse desse conhecimento cada indivíduo pode desenvolver estratégias de aprendizagem para se tornar competente na LE alvo.

Downloads 576  576  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPA  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O uso da leitura em aulas de Espanhol como Língua Estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
ROLA, Ana Paula Carneiro

Este trabalho focaliza o modelo de letramento construído nas atividades de uso da leitura em aulas de Espanhol como Língua Estrangeira, baseando-se na compreensão de que em toda sala de aula, professores e alunos estão construindo modelos particulares de letramento e compreensões particulares do que está envolvido na aprendizagem sobre como ser letrado. Este estudo analisa a interação em eventos de leitura de uma sala de aula da 6ª série do Ensino Fundamental e discute o que conta como ações letradas neste grupo específico. Os resultados revelam que nesta sala de aula a leitura não é vista como um evento social e os alunos estão engajados em ações letradas que não envolvem a negociação na construção do significado.

Palavras-chave: Letramento. Interação. Leitura. Ensino-aprendizagem de E/LE.

Downloads 577  577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino,v.9,n.2,p.57-77,jul./dez. 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Los textos orales en clase de ELE Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAGIGAL, Isabel Torremocha

El presente artículo presenta una reflexión teórica sobre la aplicación práctica de nuestra experiencia en la enseñanza-aprendizaje de las destrezas orales, centrándonos en los textos orales dialógicos y conversacionales, con el único fin de compartir nuestra opinión sobre determinados aspectos que creemos podrían suponer una dificultad en este campo.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Língua estrangeira. Textos orais.

Downloads 583  583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El análisis del discurso implica analizar: crítica de seis atajos analíticos Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
ANTAKI, Charles de; BILLIG, Michael; EDWARDS, Derek; POTTER, Jonathan

Este trabajo identifica 6 estrategias comúnmente empleadas de análisis conversacionales o de datos textuales, que resultan insuficientes para calificar como análisis del discurso. Estas son: (1) pseudo-análisis a través de los resúmenes; (2) pseudo-análisis basado en la toma de posiciones; (3) pseudo-análisis por exceso o aislamiento de citas; (4) pseudo-análisis circular de discursos y constructos mentales; (5) pseudo-análisis por falsa generalización; (6) pseudo-análisis por localización de elementos. Con caracterizar estos atajos analíticos esperamos contribuir con futuros desarrollos más rigurosos de análisis del discurso en la psicología social.

Palabras clave: Análisis del discurso. Cualitativos. Metodología de investigación.

Downloads 585  585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Athenea Digital, núm. 3: 14-35 (primavera 2003)  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Sara

Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.

Palavras-chave: Texto visual. Livro didático. Estereótipos de gênero.

Downloads 592  592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Trab. linguist. apl. [online]. 2008, vol.47, n.1,   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O papel dos estudos de tradução na busca pela identidade cultural latino-americana Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
INDRUSIAK, Elaine Barros

O presente ensaio propõe-se a reunir reflexões quanto ao papel dos Estudos de Tradução na busca pela identidade cultural brasileira e latino-americana, bem como a analisar em que medida essa colaboração já se configura em nosso meio acadêmico. Partindo de leituras variadas e (aparentemente) discrepantes, procuramos demonstrar que, embora debatam sobre muitos temas comuns, os Estudos Literários e os Estudos de Tradução brasileiros têm mantido, quando muito, um diálogo pouco promissor no que tange às questões de nossa identidade cultural, pois não se percebe um intercâmbio entre tais campos com a profundidade e intensidade que se poderia esperar. Sendo assim, traçamos um panorama desses estudos, que, ainda que superficial, salienta os pontos de contato e as possibilidades reais de pesquisa ainda não exploradas, redimensionando o papel dos Estudos de Tradução como ferramenta básica na busca por uma pretensa identidade cultural latino-americana, que certamente não será totalizante ou definitiva, mas provisória e parcial como toda tradução.

Palavras-chave: América Latina. Identidade. Literatura comparada. Tradução.

Downloads 607  607  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Letras, São Paulo, 45 (2): 121 - 134, 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O olhar fotográfico e textual em Prosa do Observatório de Julio Cortázar Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
SCHNEIDER, Vitor Jochims

O presente estudo apresenta as possíveis relações entre texto literário e imagem fotográfica na obra Prosa do Observatório (1972), de Julio Cortázar. Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa Iluminações recíprocas entre as artes – texto e imagem (2008-2012). Primeiramente, são expostas questões referentes à fotografia, em especial seu desenvolvimento histórico em paralelo com as demais artes e, num segundo momento, traz como as relações entre literatura e fotografia podem ser estabelecidas dentro de Prosa do Observatório.

Palavras-chave: Cortázar. Júlio. 1914-1984. Crítica e interpretação. Fotografia. Literatura e Arte.

Downloads 608  608  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma I Fórum das Literaturas Estrangeiras Modernas - UF  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A vueltas con el resumen escolar. Esta vez, en la pizarra, con tiza y borrador Popular Versão: 
Atualização:  27/9/2011
Descrição:
ANGULO, Teodoro Álvarez


El resumen es una estrategia de comprensión y producción de textos muy usual en los ámbitos sociales, económicos y profesionales, y también en los contextos académicos.

Resumir es una habilidad compleja que se aprende explicitando el proceso de condensación de información. De este modo, se favorece la reflexión y la apropiación de esta destreza.

Palabras clave: Estrategia de comprensión y producción textual. Condensación de información.

Explicitar el proceso de reducción textual. Práctica del resumen.



Downloads 627  627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Didáctica (Lengua y Literatura) 2007, vol. 19 13-3  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »