Categoria: Espanhol Artigos |
A opção da variedade de Espanhol por professores em serviço e pré-serviço |
Versão: Atualização: 20/3/2012 |
Descrição:
IRALA, Valesca Brasil
Este estudo investiga o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) através da visão de professores e futuros professores a respeito da variante a ser adotada para o ensino de E/LE (Qual variante é preferida para ministrar as aulas? Qual é considerada mais apropriada para a região pesquisada - interior do Rio Grande do Sul, quase fronteira com o Uruguai? Que percepções podem ser inferidas a partir das respostas?). Os resultados mostram que muitas justificativas são construídas sem base em estudos linguísticos, já que estão baseadas mais no senso comum do que em conceitos científicos, como seria o esperado. É possível depreender, com este estudo, que melhorias no ensino de Espanhol como língua estrangeira são necessárias, principalmente considerando alguns pontos de vista de professores em serviço.
Palavras-chave: Espanhol como língua estrangeira. Variação. Prática do professor.
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584 0 bytes Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 2, p. 99-120 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
O branco, a duplicidade e a representação como signos de morte |
Versão: Atualização: 26/4/2012 |
Descrição:
VENTURELLI, Paulo
O conto "Los buenos servicios", de Julio Cortázar, é narrado do ponto de vista da senhora Francinet, que é também a personagem principal. Ela costuma trabalhar como empregada doméstica e está no fim de carreira, uma vez que suas mãos trêmulas já não lhe permitem desempenhar bem suas funções. Certa feita, é contratada pela família dos Rosay para servir numa festa. Sua tarefa será cuidar dos cães dentro de um quarto fechado. Mais tarde, os Rosay lhe pedem para representar a mãe de Bébé no velório deste. Bébé é costureiro da alta moda e fizera amizade com Francinet durante aquela festa. Nossa preocupação, neste artigo, é analisar os elementos composicionais do conto em que a duplicidade, a representação de papéis e a cor branca, além de indiciarem a morte, são recursos sutis para Cortázar introduzir a homossexualidade na narrativa. Em nenhum momento os fatos são explicitados. Apenas o grupo de Bébé, composto por rapazes, usa nomes femininos. Então, queremos buscar o sentido real dos "bons serviços" e de como estes ocorrem num clima de ambiguidade, quando as cenas narradas não são o que parecem ser.
Palavras-chave: Cortázar. Literatura homoerótica. Representação e morte.
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597 0 bytes REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
El marcador discursivo "hombre" y su tratamiento en el aula de ELE |
Versão: Atualização: 22/12/2008 |
Descrição:
GOZALO GÓMEZ, Paula, MARTÍN RODRÍGUEZ, María
El objetivo de este artículo es llevar a cabo un análisis del marcador discursivo hombre en español actual, así como proponer un posible tratamiento didáctico en la enseñanza-aprendizaje de español lengua extranjera. Los marcadores discursivos ayudan a los hablantes en su tarea de construir e interpretar adecuadamente los mensajes con el menor esfuerzo posible y la habilidad en su manejo constituye un indicador evidente del dominio de una segunda lengua. A pesar de ello, este tipo de elementos ha recibido escasa atención en la enseñanza-aprendizaje de ELE. Actualmente parece haberse superado la falsa creencia de que la adquisición de estas formas se produce de manera natural mediante la simple exposición a la lengua, sin embargo, aún no disponemos de materiales suficientes para realizar un aprendizaje explícito dentro del aula. Nuestro trabajo consistirá en ofrecer una definición y clasificación del marcador hombre, dentro de los estructuradores conversacionales, como enfocador de la alteridad. Por último, realizaremos una propuesta de actividades didácticas basadas en conversaciones que muestren los matices comunicativos aportados por este marcador.
Palabras clave: Marcadores Conversacionales. Competencia Discursiva. Variedad Oral. Instrucción Formal.
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610 0 bytes Revista RedEle N. 14 Octubre 2008 ISSN: 1571-4667 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Investigação dos dados sobre estilos de aprendizagem dos alunos freqüentadores da base de apoio ao a |
Versão: Atualização: 2/10/2013 |
Descrição:
Silva, Élen Cristina Lopes da; Silva, Walkyria Magno e
Estilos de aprendizagem são características particulares de aprender uma língua estrangeira (LE) e o estudo acerca desse assunto pode explicar e servir de base para a proposta de soluções a alguns problemas encontrados no aprendizado de LE. No projeto de pesquisa e ensino Caminhos da Autonomia na Aprendizagem de LE, são utilizados testes de estilos de aprendizagem, aplicados na Base de Apoio ao Aprendizado Autônomo (BA3), para conscientizar os alunos de seus canais preferenciais para aprender. O teste utilizado para o levantamento inicial de dados para este estudo foi elaborado por Nunan (1996 apud GARDNER & MILLER, 1999) e consiste em detectar três estilos de aprendizagem relacionados a três sistemas sensoriais preferenciais: visual, auditivo e sinestésico. Após a análise dos dados de 75 frequentadores da BA3, constatou-se a impossibilidade de estabelecer parâmetros precisos de ocorrência dos estilos de aprendizagem, pois o resultado varia nos semestres em que foi levantado, provando, no contexto local, o caráter individual do canal preferencial de aprendizado. Em seguida foram selecionados dez sujeitos para estudos mais detalhados, sendo que nessa etapa os instrumentos utilizados foram uma narrativa de aprendizagem e uma entrevista. A pesquisa respondeu a uma das indagações de nosso interesse: saber se os estilos de aprendizagem, uma vez identificados, efetivamente ajudavam o aluno a aprender mais e melhor. Os resultados expostos neste artigo respondem positivamente a essa pergunta no âmbito local. A identificação dos estilos preferenciais de aprendizagem tem um papel preponderante no aprender a aprender, uma vez que de posse desse conhecimento cada indivíduo pode desenvolver estratégias de aprendizagem para se tornar competente na LE alvo.
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638 0 bytes UFPA http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira |
Versão: Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Sara
Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.
Palavras-chave: Texto visual. Livro didático. Estereótipos de gênero.
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641 0 bytes Trab. linguist. apl. [online]. 2008, vol.47, n.1, http:// |
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