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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A opção da variedade de Espanhol por professores em serviço e pré-serviço Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
IRALA, Valesca Brasil

Este estudo investiga o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) através da visão de professores e futuros professores a respeito da variante a ser adotada para o ensino de E/LE (Qual variante é preferida para ministrar as aulas? Qual é considerada mais apropriada para a região pesquisada - interior do Rio Grande do Sul, quase fronteira com o Uruguai? Que percepções podem ser inferidas a partir das respostas?). Os resultados mostram que muitas justificativas são construídas sem base em estudos linguísticos, já que estão baseadas mais no senso comum do que em conceitos científicos, como seria o esperado. É possível depreender, com este estudo, que melhorias no ensino de Espanhol como língua estrangeira são necessárias, principalmente considerando alguns pontos de vista de professores em serviço.

Palavras-chave: Espanhol como língua estrangeira. Variação. Prática do professor.

Downloads 560  560  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 2, p. 99-120  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Argumentos x núcleos focais: o status de clíticos que duplicam SNs em espanhol Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
CORREA, Paulo

Este trabalho apresenta uma análise gerativa de clíticos de Caso Acusativo envolvidos em construções de reduplicação em espanhol. Demonstrará que este tipo de clítico não constitui um elemento único, mas que pode ser dividido em dois grupos, o dos anafóricos e o dos dêiticos. Enquanto os primeiros foram analisados em trabalhos anteriores, como o de Jaeggli (1982, 1986b), a ocorrência dos últimos pode estar vinculada à expressão de um foco in situ. Esta análise encontra um paralelo em Suñer (1995), que trata a concordância negativa como um fenômeno de polaridade, já que este trabalho revela uma correlação entre a realização sintática de palavras negativas em polaridade negativa e o licenciamento de um clítico que duplica um SN focalizado.

Palavras-chave: Sintaxe. Espanhol. Clítico. Foco.

Downloads 562  562  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma DELTA [online]. 2006, vol.22, n.2, pp. 227-247  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O branco, a duplicidade e a representação como signos de morte  Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
VENTURELLI, Paulo

O conto "Los buenos servicios", de Julio Cortázar, é narrado do ponto de vista da senhora Francinet, que é também a personagem principal. Ela costuma trabalhar como empregada doméstica e está no fim de carreira, uma vez que suas mãos trêmulas já não lhe permitem desempenhar bem suas funções. Certa feita, é contratada pela família dos Rosay para servir numa festa. Sua tarefa será cuidar dos cães dentro de um quarto fechado. Mais tarde, os Rosay lhe pedem para representar a mãe de Bébé no velório deste. Bébé é costureiro da alta moda e fizera amizade com Francinet durante aquela festa. Nossa preocupação, neste artigo, é analisar os elementos composicionais do conto em que a duplicidade, a representação de papéis e a cor branca, além de indiciarem a morte, são recursos sutis para Cortázar introduzir a homossexualidade na narrativa. Em nenhum momento os fatos são explicitados. Apenas o grupo de Bébé, composto por rapazes, usa nomes femininos. Então, queremos buscar o sentido real dos "bons serviços" e de como estes ocorrem num clima de ambiguidade, quando as cenas narradas não são o que parecem ser.

Palavras-chave: Cortázar. Literatura homoerótica. Representação e morte.

Downloads 571  571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Ensino de espanhol auxiliado por emails: depoimentos de alunos que vivenciaram esta experiência no N Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
CARVALHO, Tatiana Lourenço de

O trabalho destaca colocações de alunos através de uma apreciação integrada, que vivenciaram a experiência da troca de emails em espanhol no Núcleo de Línguas Estrangeiras (NLE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os dados revelaram ganhos tanto na escrita, como na interação com a professora por meio
das trocas de mensagens utilizando o gênero digital em questão.

Palavras clave: Ensino. Espanhol. Email.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El marcador discursivo "hombre" y su tratamiento en el aula de ELE Popular Versão: 
Atualização:  22/12/2008
Descrição:
GOZALO GÓMEZ, Paula, MARTÍN RODRÍGUEZ, María

El objetivo de este artículo es llevar a cabo un análisis del marcador discursivo hombre en español actual, así como proponer un posible tratamiento didáctico en la enseñanza-aprendizaje de español lengua extranjera. Los marcadores discursivos ayudan a los hablantes en su tarea de construir e interpretar adecuadamente los mensajes con el menor esfuerzo posible y la habilidad en su manejo constituye un indicador evidente del dominio de una segunda lengua. A pesar de ello, este tipo de elementos ha recibido escasa atención en la enseñanza-aprendizaje de ELE. Actualmente parece haberse superado la falsa creencia de que la adquisición de estas formas se produce de manera natural mediante la simple exposición a la lengua, sin embargo, aún no disponemos de materiales suficientes para realizar un aprendizaje explícito dentro del aula. Nuestro trabajo consistirá en ofrecer una definición y clasificación del marcador hombre, dentro de los estructuradores conversacionales, como enfocador de la alteridad. Por último, realizaremos una propuesta de actividades didácticas basadas en conversaciones que muestren los matices comunicativos aportados por este marcador.

Palabras clave: Marcadores Conversacionales. Competencia Discursiva. Variedad Oral. Instrucción Formal.

Downloads 585  585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RedEle N. 14 Octubre 2008 ISSN: 1571-4667  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Passeando pelos parques de Cortázar  Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
MOURA, Susan Blum Pessôa de

Neste artigo procuro resumir as ideias principais de espaço em Cortázar, ideias que foram apresentadas durante o evento de extensão "Abrindo a porta para ir jogar" na Universidade Federal do Paraná. O espaço analisado envolve não somente o texto literário em si, como também a etimologia de angústia (um sentimento comum na obra de Cortázar) e, em um prenúncio de estética da recepção, um envolvimento do leitor em seu espaço empírico e na sua relação com o objeto livro. Cortázar, em seus escritos, mostra a relevância de um leitor ativo e cúmplice. Para essa apresentação buscou-se ilustrar esse envolvimento espacial com uma litografia do desenhista Escher que trabalha com um elemento comum aos dois autores: o surrealismo e a subversão do espaço.

Palavras-chave: Leitura. Cortázar. Conto “Continuidad de los parques”. Escher. Quadro "Exposição de gravuras".

Downloads 593  593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Reformulación parafrástica y no parafrástica y ethos discursivo en la escritura académica en español Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
NEGRONI, María Marta García

O artigo tem como tema a reformulação parafrástica, não parafrástica e ethos discursivo e suas marcas na escrita acadêmica em espanhol. Analisa o uso de marcadores discursivos em textos escritos por especialistas (linguistas do discurso) e textos de estudantes universitários de Pós-Graduação dessa área.

Palavras-chave: Reformulação. Ethos. Textos de especialistas. Textos de estudantes universitários. Marcadores discursivos.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 1, p. 46-5  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A literatura e o ensino de línguas não-maternas: um conflito assumido como harmonia Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
PEDROSO, Sergio Flores

Através da história do ensino de línguas não-maternas, a relação entre essa especialidade e a literatura tem sido favorecida por uma aprovação consensual cuja pertinência é questionada aqui. Tal aprovação se apresenta mais fincada no imaginário e na tradição do que em contribuições que a literatura realmente possa trazer para essa especialidade. Isso, considerando as prioridades a partir das quais as diversas teorias hoje atuantes no ensino de línguas não-maternas organizam o trabalho didático. Este trabalho discute a legitimação do funcionamento do literário nesse tipo de ensino porque considera que os próprios conceitos genéricos tradicionais de literatura com que ainda se opera não são consistentes com o que exige a prática pedagógica.

Palavras-chave: Linguística aplicada. Análise do discurso. Ensino de línguas estrangeiras. Literatura.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma DELTA [online]. 2006, vol.22, n.1, pp. 1-28.   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Elizabeth Bishop e Pablo Neruda: náusica, Ulisses e os caminhos da poesia Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
PRZYBYCIEN, Regina

Este ensaio revela as circunstâncias do encontro e da amizade subsequente de dois grandes poetas do século XX: Pablo Neruda e Elizabeth Bishop. Reflete sobre as diferenças fundamentais de suas poéticas e analisa dois poemas famosos: a elegia de Neruda Alberto Rojas Jiménez viene volando e o poema de Bishop Invitation to Miss Marianne Moore, que é uma recriação do poema nerudiano.

Palavras-chave: Pablo Neruda. Elizabeth Bishop. Gênero e poesia. Literatura comparada.

Downloads 611  611  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 65, p. 105-120, jan./  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Investigação dos dados sobre estilos de aprendizagem dos alunos freqüentadores da base de apoio ao a Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
Silva, Élen Cristina Lopes da; Silva, Walkyria Magno e

Estilos de aprendizagem são características particulares de aprender uma língua estrangeira (LE) e o estudo acerca desse assunto pode explicar e servir de base para a proposta de soluções a alguns problemas encontrados no aprendizado de LE. No projeto de pesquisa e ensino Caminhos da Autonomia na Aprendizagem de LE, são utilizados testes de estilos de aprendizagem, aplicados na Base de Apoio ao Aprendizado Autônomo (BA3), para conscientizar os alunos de seus canais preferenciais para aprender. O teste utilizado para o levantamento inicial de dados para este estudo foi elaborado por Nunan (1996 apud GARDNER & MILLER, 1999) e consiste em detectar três estilos de aprendizagem relacionados a três sistemas sensoriais preferenciais: visual, auditivo e sinestésico. Após a análise dos dados de 75 frequentadores da BA3, constatou-se a impossibilidade de estabelecer parâmetros precisos de ocorrência dos estilos de aprendizagem, pois o resultado varia nos semestres em que foi levantado, provando, no contexto local, o caráter individual do canal preferencial de aprendizado. Em seguida foram selecionados dez sujeitos para estudos mais detalhados, sendo que nessa etapa os instrumentos utilizados foram uma narrativa de aprendizagem e uma entrevista. A pesquisa respondeu a uma das indagações de nosso interesse: saber se os estilos de aprendizagem, uma vez identificados, efetivamente ajudavam o aluno a aprender mais e melhor. Os resultados expostos neste artigo respondem positivamente a essa pergunta no âmbito local. A identificação dos estilos preferenciais de aprendizagem tem um papel preponderante no aprender a aprender, uma vez que de posse desse conhecimento cada indivíduo pode desenvolver estratégias de aprendizagem para se tornar competente na LE alvo.

Downloads 613  613  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPA  Site http://
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