Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Estudo da gramática da língua espanhola utilizando a educação a distância (EAD) Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
AMENDOLARA, Marcelo Mario

Objetiva-se neste artigo uma abordagem teórica/prática que permita referenciar à EAD, e as possibilidades, limitações e características no ensino via internet para a língua espanhola. Em geral, na sala presencial o que se observa é a fala do professor referente ao tema e logo exercícios pouco discutidos ou dialogados, pois o ensino da gramática está influenciado em grande parte pela metodologia tradicional, centrada no professor, e não na relação dialogada e construtivista entre aluno-professor. Para reverter a situação em questão, propõe-se oferecer um ambiente de estudo diferenciado e esteticamente atrativo na relação comunicativa aluno-professor, utilizando a internet.

Palavras-chave: Língua espanhola. Educação a distância e gramática. Ensino da língua espanhola.

Downloads 1111  1111  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04 n.08 - 1o Semestre de 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Estrategias comunicativas y lingüísticas en listas y foros de debate en internet Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
PANO, Ana

En este artículo, exploramos desde un enfoque dialógico y teniendo en cuenta la actitud modal de los interlocutores, el conjunto de estrategias comunicativas y de producciones lingüísticas que se dan en listas y foros de debate en Internet. Las estrategias de quienes escriben cambian en función del tema, del código o del conocimiento compartido entre participantes, de las reglas de comportamiento del espacio en el que intervienen, y de la manera en que se plantea la cuestión a debatir. La coherencia dialógica de la interacción se consigue a través de la función alocutiva, de las repeticiones, de la alternancia de enunciados, que atenúan o intensifican la propia posición en función del auditorio y de la orientación, hacia el consenso o el conflicto, del discurso.

Palabras clave: Lista y foro de debate. Diálogo. Colaboración. Competición.

Downloads 1504  1504  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Università di Bologna  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Español antiguo frente a castellano antiguo. Reflexiones dialectológicas Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
RODRÍGUEZ, Adelino Álvarez

El criterio para decidir sobre la unidad o pluralidad de lenguas en el centro peninsular durante la Edad Media ha de ser lingüístico, y no literario o político. La lengua en que se comunican hoy la mayor parte de los españoles no se originó solamente al norte de Burgos, sino también en la Rioja. León y Aragón. Esta lengua ha de llamarse española desde sus orígenes, porque ya entonces se hablaba en la mayor parte de España.

Palabras clave: Español. Aragonés. Riojano. Leonés. Castellano.

Downloads 1380  1380  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Castilla-La Mancha  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Ensino de espanhol auxiliado por emails: depoimentos de alunos que vivenciaram esta experiência no N Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
CARVALHO, Tatiana Lourenço de

O trabalho destaca colocações de alunos através de uma apreciação integrada, que vivenciaram a experiência da troca de emails em espanhol no Núcleo de Línguas Estrangeiras (NLE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os dados revelaram ganhos tanto na escrita, como na interação com a professora por meio
das trocas de mensagens utilizando o gênero digital em questão.

Palavras clave: Ensino. Espanhol. Email.

Downloads 390  390  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Enseñanza y aprendizaje de la competencia conversacional en español: planteamientos del problema y p Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
AMBJOERN, Lone

El presente artículo pretende arrojar luz sobre las problemáticas fundamentales relacionadas con el desarrollo de la capacidad del aprendiente de idiomas de llevar a cabo una conversación coloquial y natural 1 , y, a la vez, hacer uso del lenguaje característico del discurso oral. Adoptamos una postura crítica ante las características monológicas de las actividades tradicionales de entrenamiento oral, sosteniendo que dichas actividades tienen un efecto negativo en la capacidad del aprendiente de asumir de forma activa su debida parte de responsabilidad de construir y mantener la conversación. A fin de afrontar las problemáticas de aprendizaje presentadas, abogamos por la aplicación de actividades interactivas centradas en el participante y por la concienciación metacomunicativa y metacognitiva del aprendiente.

Palabras-chave: Competencia conversacional. Conversación coloquial. Lengua hablada. Actividades centradas en el participante. Concienciación metacomunicativa y metacognitiva.

Downloads 1203  1203  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma University of Aarhus  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Elementos contextuales en el discurso publicitario Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
PEÑA, Gloria

Según las teorías de las gramáticas del texto, el discurso publicitario se caracteriza como una unidad de comunicación en la que se incluyen estructuras verbales y no verbales, puestas en uso y con una finalidad persuasiva. A partir del análisis de factores contextuales, se explican en este artículo las posibles influencias entre publicidad institucional y publicidad comercial, observadas en dos anuncios publicados en la prensa.

Palabras-chave: Discurso. Contexto. Mensaje. Persuasión. Eficacia.

Downloads 1545  1545  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Complutense de Madrid  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El tratamiento de los marcadores del discurso en los manuales de español con fines específicos Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
NOGUEIRA DA SILVA, Antonio Messias

En este artículo se presentan los resultados de un análisis de los MD introducidos en manuales de EFE que, actualmente, se utilizan en los ámbitos profesional y académico. La aspiración de este análisis es comprobar, en términos generales, cómo dichos manuales introducen los MD en sus unidades didácticas.

Palabras-clave: Marcadores del discurso. Manuales de ELE. Pragmática. Didáctica de Lenguas.

Downloads 657  657  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABEH - XIX Anuario Brasileño de Estudios Hispánico  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El tratamiento de los géneros discursivos en el aula de E/LE Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
MARINS, Elzimar Goettenauer de

En los últimos años, los estudios relacionados con los géneros discursivos han fomentado cambios significativos en la práctica de la lectura y la xpresión escrita en el ámbito de la enseñanza-aprendizaje de lengua materna y de lengua extranjera. Sin embargo, hay todavía muchas dudas en cuanto a lo que cambia cuando el profesor se propone planificar actividades de lectura y de escritura tomando como referencia géneros y no simplemente textos.

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 56 bytes  Plataforma UFMG  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El lugar común en la construcción e interpretación del texto publicitario Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
CRESPO, Pedro R. Corrales

En la publicidad el tópico o lugar común no solo sirve para argumentar sino para crear el texto, es decir, funciona como un instrumento de construcción que guía la interpretación del texto, como se comprueba mediante el análisis de la interpretación de un anuncio de whisky en prensa, en un marco teórico de relevancia modificada en el sentido de que el emisor obliga al receptor a llevar a cabo una determinada interpretación.

Palabras clave: Publicidad. Persuasión. Interpretación. Relevancia.

Downloads 1499  1499  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Europea CEES  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Discurso e prática na formação docente: as concepções sobre ensinar uma língua e o mito de Hermes  Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Larissa Adorno Marciotto

O foco principal deste trabalho foi analisar o discurso e a práxis de três professoras de inglês de escolas públicas, da grande Belo Horizonte (MG), participantes de uma pesquisa-ação colaborativa, ocorrida nos anos de 2004 e 2006. No início da pesquisa, as professoras também faziam parte de um Projeto de Formação Continuada de Professores (Projeto EDUCONLE- FALE-UFMG). Por meio de sessões colaborativas, realizadas entre pesquisadora e professoras, e da observação participante de aulas, o estudo objetivou identificar as concepções das professoras sobre ensinar uma língua, bem como seu processo de reconstrução ocorrido ao longo do estudo. Os resultados assinalaram que a rede de colaboração entre pesquisadores e escola básica conduziu a mudanças discursivas, incidentes na ação docente e observáveis mesmo após as professoras terem perdido o contato direto com a rede de colaboração. Ademais, ressalta-se que as ações colaborativas conduziram à intensificação do desenvolvimento da autonomia crítica das professoras pesquisadas, num processo discursivamente demarcado, aqui representado pela imagem do deus grego Hermes.

Palavras-chave: Pesquisa-ação colaborativa. Discurso. Ensino de línguas. Concepções sobre ensinar.

Downloads 375  375  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.1, p.139-156  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »