Categoria: Espanhol Artigos |
Formação de professores de E/LE: um enfoque na preparação e escolha de materiais de compreensão de l  |
Versão: Atualização: 20/3/2012 |
Descrição:
CASTELA, Greice da Silva
Esta comunicação, a partir da análise de questões de compreensão leitora e da apresentação de uma proposta de atividades voltadas para a leitura interativa, objetiva auxiliar na formação de docentes de E/LE com relação à avaliação de perguntas propostas por manuais de ensino da língua estrangeira e à produção de seu próprio material para avaliar e/ ou desenvolver esta destreza. Consideramos que o ensino de uma língua estrangeira necessita estar calcado no papel social que seu conhecimento exerce na sociedade. No Brasil, relaciona-se, principalmente, “ao uso que se faz da língua estrangeira através de sua leitura” (PCNs, 1998:5). Se, por um lado, a prática docente é imprescindível na formação de leitores autônomos e críticos, por outro, há uma notória escassez de propostas práticas que considerem aspectos relacionados ao discurso de modo a contribuir para esta tarefa.
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883 0 bytes UNIOESTE / PG - UFRJ http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Preenchimento de questionário off-line em textos e julgamento imediato de gramaticalidade com SPs no  |
Versão: Atualização: 25/4/2012 |
Descrição:
POMBO, Anna Terra Rocha
Este documento apresenta os resultados de um experimento-piloto de preenchimento de questionário off-line em textos com SPs em Espanhol americano, à luz da Teoria Linguística, rodado no ano de 2010, cujo objetivo foi verificar se ainda é possível considerar a marcação canônica dos parâmetros Sujeito (pro-drop) e Objetos (altamente cliticizante) no Espanhol. Replicou-se a marcação canônica da primeira categoria, porém, da plenitude da segunda (68%), 65% deveram-se aos pelo menos bilíngues. O baixo índice de cliticização contraria os parâmetros canonizados quanto aos Objetos. Possivelmente, o apagamento de Objetos constitui já uma mudança em curso na estrutura argumental no Espanhol e a camada funcional deve ser a licenciadora deste fenômeno. Os resultados de um julgamento imediato de gramaticalidade refinarão o experimento anterior e, junto a ele, serão apresentados no VII Congresso Internacional da Abralin.
Palavras-chave: Clítico. Objeto nulo. Psicolinguística. Sujeito. Teoria linguística.
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1238 0 bytes Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Las relaciones lógico-semánticas entre enunciados a lo largo de la carrera universitaria  |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
OLIVA, María Belén TREBUCQ, María Dolores TOMASINI, Stefania
El presente estudio se deriva de dos trabajos de investigación realizados en la Facultad de Lenguas, con aval de la Secretaría de Ciencia y Tecnología de la Universidad Nacional de Córdoba. En uno de trabajos se analizaron las problemas más frecuentes que presentaban los alumnos de cuarto y quinto año de las carreras de Traductorado, Profesorado y Licenciatura en inglés al producir textos en inglés; mientras que en el otro, se identificaron los problemas recurrentes en redacciones en inglés y español que evidenciaban los alumnos de tercer año de las carreras anteriormente mencionadas. En ambos casos, se tomaron como modelo de análisis el desarrollado por la gramática sistémico-funcional (EGGINS, 1994; HALLIDAY, 1985; MARTIN, 1992). Los resultados que arrojaron sendos trabajos de investigación indican que la cohesión léxica, las relaciones lógico-semánticas y la co-referencia son las variables en las cuales los alumnos cometen más errores al escribir en inglés tanto en tercer año como al final de su carrera. Oportunamente se ha dado cuenta de los problemas de cohesión léxica (OLIVA y TREBUCQ, 2006) y de relaciones lógico-semánticas entre enunciados (ANGLADA y BOMBELLI, 2006). El objetivo de este estudio es comparar y ejemplificar los problemas que exhiben los alumnos en el empleo de las relaciones lógicas en textos escritos en inglés en las etapas media y final de su carrera.
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