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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Un sencillo acercamiento a la pragmática  Popular Versão: 
Atualização:  22/12/2008
Descrição:
PÉREZ-CORDÓN, Cristina

Este artículo pretende ofrecer al profesor de español como lengua extranjera una explicación de a) qué es la pragmática, b) sus principales teorías, c) la diferencia entre aprender a hablar español y aprender a comunicarse en español, d) la importancia de ser consciente de la dimensión socio-cultural en el aula. Todo ello aparece contado de una forma sencilla y fácil de comprender para aquel profesor que no es experto en esta materia pero que necesita tener una visión global de la pragmática para poder comprender los diferentes conceptos que la forman y poder así aplicarlos con mayor criterio y seguridad en el aula. Por último, se ofrece una selección bibliográfica a través de la cual el lector tiene la posibilidad de ampliar su conocimiento si así lo desea.

Palabras clave: Pragmática. Español. Teoría. Comunicación. Cultura.

Downloads 1131  1131  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RedEle N. 14 Octubre 2008 ISSN: 1571-4667  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Continuidade de espaços: o espaço no conto "continuidad de los parques" de Julio Cortázar Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
MOURA, Susan Blum Pessôa de

Cortázar é um escritor que busca o envolvimento do leitor e isso pode ser percebido em vários momentos de sua obra. O livro "Jogo de Amarelinha" (Rayuela, 2003) é um dos exemplos clássicos desse envolvimento, mas se pode encontrar um germe disso em “Continuidade dos parques”, conto pertencente ao livro "Final del juego" (1974). Nesse conto Cortázar faz uma crítica sutil ao leitor passivo e procura, de forma inusitada, “acordar” o leitor empírico para o questionamento das realidades. Nesse artigo procuro evidenciar esse fato ilustrando com uma litografia de Escher que aborda o mesmo aspecto de envolvimento entre sujeito e objeto.

Palavras-chave: Leitura. Cortázar. Conto "Continuidad de los parques". Escher. Quadro "Exposição de Gravuras".

Downloads 2140  2140  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores de E/LE: um enfoque na preparação e escolha de materiais de compreensão de l Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
CASTELA, Greice da Silva

Esta comunicação, a partir da análise de questões de compreensão leitora e da apresentação de uma proposta de atividades voltadas para a leitura interativa, objetiva auxiliar na formação de docentes de E/LE com relação à avaliação de perguntas propostas por manuais de ensino da língua estrangeira e à produção de seu próprio material para avaliar e/ ou desenvolver esta destreza. Consideramos que o ensino de uma língua estrangeira necessita estar calcado no papel social que seu conhecimento exerce na sociedade. No Brasil, relaciona-se, principalmente, “ao uso que se faz da língua estrangeira através de sua leitura” (PCNs, 1998:5). Se, por um lado, a prática docente é imprescindível na formação de leitores autônomos e críticos, por outro, há uma notória escassez de propostas práticas que considerem aspectos relacionados ao discurso de modo a contribuir para esta tarefa.

Downloads 919  919  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIOESTE / PG - UFRJ  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Os falsos amigos: português e espanhol Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
ALVES, Jeferson da Silva

Um dos temas que diverge no ensino de espanhol como língua estrangeira – E/LE para brasileiros é o dos falsos amigos, os quais muitos autores fazem mistura com os falsos cognatos e os heterossemânticos. Em nossa pesquisa também trabalharemos com essa perspectiva, de que os falsos amigos, os falsos cognatos e os heterossemânticos são sinônimos.

Palavras-chave: Língua espanhola. Falsos cognatos (Falsos amigos ou heterossemânticos). Ensino.

Downloads 1017  1017  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista SOLETRAS  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Letramento e orientações curriculares nacionais: uma visão sobre o ensino de língua estrangeira par Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
ALEXANDRE, Micael Fillipe Pontes; SILVA, Silvio Profirio da

Este trabalho tem por objetivo abordar as mudanças metodológicas no Ensino de Língua Estrangeira, em particular, no Ensino de Língua Espanhola, como reflexo da publicação e da difusão das Orientações Curriculares Nacionais - OCNs.

Palavras-chave: Letramento. OCNs. Língua estrangeira. Ensino Médio.

Downloads 2486  2486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma JEPEX 2010  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Preenchimento de questionário off-line em textos e julgamento imediato de gramaticalidade com SPs no Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
POMBO, Anna Terra Rocha

Este documento apresenta os resultados de um experimento-piloto de preenchimento de questionário off-line em textos com SPs em Espanhol americano, à luz da Teoria Linguística, rodado no ano de 2010, cujo objetivo foi verificar se ainda é possível considerar a marcação canônica dos parâmetros Sujeito (pro-drop) e Objetos (altamente cliticizante) no Espanhol. Replicou-se a marcação canônica da primeira categoria, porém, da plenitude da segunda (68%), 65% deveram-se aos pelo menos bilíngues. O baixo índice de cliticização contraria os parâmetros canonizados quanto aos Objetos. Possivelmente, o apagamento de Objetos constitui já uma mudança em curso na estrutura argumental no Espanhol e a camada funcional deve ser a licenciadora deste fenômeno. Os resultados de um julgamento imediato de gramaticalidade refinarão o experimento anterior e, junto a ele, serão apresentados no VII Congresso Internacional da Abralin.

Palavras-chave: Clítico. Objeto nulo. Psicolinguística. Sujeito. Teoria linguística.

Downloads 1282  1282  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Las relaciones lógico-semánticas entre enunciados a lo largo de la carrera universitaria Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVA, María Belén
TREBUCQ, María Dolores
TOMASINI, Stefania

El presente estudio se deriva de dos trabajos de investigación realizados en la Facultad de Lenguas, con aval de la Secretaría de Ciencia y Tecnología de la Universidad Nacional de Córdoba. En uno de trabajos se analizaron las problemas más frecuentes que presentaban los alumnos de cuarto y quinto año de las carreras de Traductorado, Profesorado y Licenciatura en inglés al producir textos en inglés; mientras que en el otro, se identificaron los problemas recurrentes en redacciones en inglés y español que evidenciaban los alumnos de tercer año de las carreras anteriormente mencionadas. En ambos casos, se tomaron como modelo de análisis el desarrollado por la gramática sistémico-funcional (EGGINS, 1994; HALLIDAY, 1985; MARTIN, 1992). Los resultados que arrojaron sendos trabajos de investigación indican que la cohesión léxica, las relaciones lógico-semánticas y la co-referencia son las variables en las cuales los alumnos cometen más errores al escribir en inglés tanto en tercer año como al final de su carrera. Oportunamente se ha dado cuenta de los problemas de cohesión léxica (OLIVA y TREBUCQ, 2006) y de relaciones lógico-semánticas entre enunciados (ANGLADA y BOMBELLI, 2006). El objetivo de este estudio es comparar y ejemplificar los problemas que exhiben los alumnos en el empleo de las relaciones lógicas en textos escritos en inglés en las etapas media y final de su carrera.

Downloads 11465  11465  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site http://
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