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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Modelo fractal de aquisição de línguas Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
PAIVA, Vera Lúcia Menezes

Este artigo faz uma breve revisão de alguns modelos de aquisição de segunda língua para, em seguida, propor um modelo de aquisição baseado na teoria dos sistemas complexos ou teoria do caos. Defende que os modelos existentes são compatíveis com uma teoria fractal de aquisição de línguas, pois cada um deles estaria descrevendo um dos aspectos do sistema complexo chamado aquisição de línguas.

Palavras-chave: Aquisição de LE. Modelo Fractal. Ensino.

Downloads 4334  4334  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Reflexão e Prática em ensino/aprendizagem de LE  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Proximidade entre línguas: algumas considerações sobre a aquisição do espanhol por falantes nativos  Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
FIALHO, Vanessa Ribas

O estudo objetiva apresentar uma breve revisão da literatura sobre os estudos da Análise Contrastiva, alguns pontos sobre a proximidade entre o português e o espanhol, ressaltando a questão dos heterossemânticos.

Palavras-chave: Língua espanhola. Heterossemânticos. Ensino de Língua. Linguística contrastiva.

Downloads 19674  19674  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Metodista de Santa Maria e Universidade   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Cápsulas culturales: el uso de refranes en la clase E/LE (nivel A2) Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
SALKJELSVIK, Kari S.

Este artículo realiza un estudio del valor sociocultural de los refranes en español y los presenta como herramienta idónea para introducir en la clase de E/LE actividades que fomenten el pluriculturalismo y la interculturalidad de manera efectiva.

Downloads 1982  1982  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA redELE n. 11, out. 2007   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!¿Cómo enseñar para que los estudiantes comprendan? Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
POGRÉ, Paula

Este artículo presenta los desarrollos del Marco de Trabajo de Enseñanza para la Comprensión. Esta propuesta didáctica que comienza sus desarrollos a partir de la investigación realizada por el Proyecto cero de la Universidad de Harvard se ha difundido y ha sido recreada en diversos países en el América del Sur. Compartimos acá algunas reflexiones surgidas en su implementación y las preguntas que quedan abiertas en este intento por achicar la brecha entre las teorías cognitivas y la realidad en las salas de aula.

Palavras-chave: Ensino para a compreensão. Aprendizagem. Salas de aula.

Downloads 1696  1696  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Conexões do processo de aprendizagem e conheciment  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e Pensamento: Visão (Supra) Comunicativa Acerca da Linguagem. Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
SILVEIRA, Ronie Alexsandro Teles da; PERGHER, Giovani Kuckartz;
GRASSI-OLIVEIRA, Rodrigo

O presente artigo tem como objetivo discutir as diferentes perspectivas adotadas na literatura acerca das relações entre pensamento e linguagem. Essa discussão traz, como pano de fundo, a noção de primazia: o pensamento é anterior à linguagem ou a linguagem é anterior ao pensamento? Duas abordagens alternativas são propostas para responder a esta pergunta.
A primeira delas, denominada “visão comunicativa acerca da linguagem” (VCAL), propõe a primazia do pensamento em relação à linguagem. A segunda, chamada “visão supracomunicativa acerca da linguagem” (VSAL), postula que o desenvolvimento do pensamento é posterior à linguagem. As evidências empíricas disponíveis até o momento não permitem que qualquer uma das hipóteses seja refutada em definitivo. Adicionalmente , a resposta para a questão da primazia parece depender da dimensão da análise, impossibilitando a sustentação absoluta de uma hipótese em detrimento da outra.

Downloads 1840  1840  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCRS  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Interlengua y Construcciones de Cambio de Estado Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
CORREA, Paulo Antonio

O aprendiz brasileiro de espanhol enfrenta dois problemas na hora de lidar com as construções de mudança de estado. Um deles é o emprego sistemático de uma mesma pseudo-cópula em todas as construções predicativas de mudança e o outro se refere à forma como as construções de mudança de estado se fazem representar em espanhol e na interlíngua, já que as construções de interlíngua refletem os padrões sintáticos do português e destoam das estruturas preponderantes do espanhol.

Downloads 2165  2165  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Hispanista  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Superação das dificuldades em espanhol língua estrangeira mediada pelas múltiplas inteligências e es Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Cláudia Cristina

Ao investigarmos o perfil dos estudantes brasileiros de espanhol língua estrangeira, constatamos dificuldades recorrentes comuns a todos os aprendizes desse idioma. Portanto, com o intuito de minimizarmos ou erradicarmos tais dificuldades, optamos por adotar os preceitos teóricos referentes às múltiplas inteligências e às estratégias de aprendizagem, visto que ao empregarmos esse recurso de apoio o aprendiz aprimora e expande suas potencialidades e se beneficia junto ao processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira objeto de estudo. Entendemos que as múltiplas inteligências e as estratégias de aprendizagem contribuem de forma concreta e significativa para a autonomia tanto na aprendizagem de línguas como para outras áreas do saber. Ao sugerirmos atividades que contemplem uma variedade de estratégias de aprendizagem e que envolvam diversos tipos de inteligências, simultaneamente, o professor motiva, torna exequível e otimiza a aprendizagem. Por isso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão do contexto teórico e propor atividades que integrem essas duas vertentes teóricas.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Inteligências. Estratégias de aprendizagem.

Downloads 1230  1230  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  VIII Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas -   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Cómo trabajar un texto en una clase de Español Lengua Extranjera Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
KOZOW, Lúcia

Este trabajo es una aproximación a los métodos y procedimientos de la lingüística textual, para lo cual será tomado como ejemplo un texto real aparecido en el periódico EL País. Este proceso de análisis puede ser de utilidad en una clase de español como lengua extranjera y puede ser adoptado, también, con otros tipos de textos de mayor complejidad.

Downloads 1593  1593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma E/LE Brasil número 2, noviembre de 2003  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais – o relato de uma experiênc Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SCHULZ, Carolina Viviana Alayo Hidalgo; GIESEL, Diego Roberto; COSTA, Heloisa Graciane; SOUZA, Rosana Costa de

A educação tem firmado parcerias de sucesso cada vez mais duradouras com o mundo on-line. O número de blogs e sites de relacionamento cresce a cada dia e não é diferente em relação aos espaços virtuais destinados à educação. Embora não seja regra, hoje, ter acesso à Internet em alta velocidade e um pouco de dedicação pode proporcionar ouvir músicas, ler notícias em tempo real, conhecer pessoas, aprender outros idiomas – quase que num clique. A escola e o ensino competem por um espaço no leque de fontes de informação que os alunos têm. Por esse público não estar preparado para administrar suas possibilidades de conhecimento e, sequer saber o que buscar, o papel do educador não saiu de moda, aliás, torna-se imprescindível para dar-lhe limites e condições de processar tudo isso. Diante das evidências, a pergunta deveria realizar-se ao contrário do que se faz hoje, podemos perguntar por que não usar a Internet como um aliado no ensino de língua estrangeira. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente os weblogs, têm favorecido muito o trabalho dos professores de língua estrangeira. Este artigo pretende mostrar com exemplos práticos e eficazes que usar os recursos cibernéticos, a princípio tidos apenas como objeto de diversão, é um recurso benéfico aos estudantes do ensino médio, possibilitando melhor capacidade de aprendizagem e dando continuidade à aquisição da língua estrangeira fora da sala de aula. Desta maneira, o professor conseguirá ensinar a (re)construir, em parceria com o aluno, conhecimentos autônomos, transformando assim sua interação na língua estrangeira uma excelente ferramenta de motivação.

Palavras-chave: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. Redes Socias. Língua Espanhola.

Downloads 581  581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade Interativa COC  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Cuestiones pragmáticas sobre la negación  Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
GARACHANA Camarero, Mar

Este artículo constituye una reflexión acerca de la importancia de la pragmática para la explicación gramatical en ELE. Para demostrar cómo la gramática no puede ser sin la pragmática, cómo las estructuras sintácticas no pueden desligarse del contexto en el que se producen, vamos a centrar nuestra exposición en una reflexión sobre los valores pragmáticos del adverbio de negación no. El objetivo perseguido es analizar aquellos usos de no que trascienden la explicación estrictamente gramatical y exigen, para su completa descripción, tomar en consideración factores pragmáticos relacionados con el énfasis, la cortesía o la atenuación.

Downloads 1733  1733  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Barcelona  Site http://
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