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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Evolução do uso do computador no ensino de línguas Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Francisca Helga Savir

Uma série de teorias de ensino e aprendizagem vêm sucessivamente delineando e informando o ensino de segunda língua e língua estrangeira, refletindo diferentes concepções sobre o que significa aprender e propondo respostas às necessidades de diferentes contextos de aprendizagem. Ao longo dos últimos anos, o computador vem sendo incorporado a esse cenário, firmando-se enquanto instrumento pedagógico potencialmente facilitador do aprendizado. O presente trabalho visa explorar o entrelaçamento entre as teorias acima citadas e o assim chamado ensino de línguas assistido por computador (área conhecida internacionalmente como CALL Computer-Assisted Language Learning). A fim de demarcarmos mais claramente a relação entre teorias de ensino de línguas, métodos e abordagens de ensino e o uso do computador enquanto recurso didático, usaremos a divisão do desenvolvimento da CALL em três fases, segundo Warschauer (1996): behaviorista, comunicativa e integrativa.

Palavras-chave: Ensino de segunda língua/língua estrangeira. Ensino de línguas assistido por computador. Teorias de ensino e aprendizagem de línguas.

Downloads 575  575  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 59, p. 281-290, jan./  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Questões de tradução em Jorge Luis Borges e Ítalo Calvino Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
MOREIRA, Maria Elisa Rodrigues

O presente ensaio procura apontar as reflexões sobre a tradução presentes na obras de Jorge Luis Borges e Ítalo Calvino, identificando como para estes autores a tradução, assim como suas possibilidades e limites, é pensada em íntima relação com outras concepções de literatura que permeiam suas obras. Ainda que seus escritos sobre o tema sejam assistemáticos e não se possa falar de uma “teoria da tradução” relativamente à obra desses autores, suas reflexões sobre os processos tradutórios e os desdobramentos das mesmas em suas obras ficcionais certamente produzem ecos na crítica e na teoria literárias.

Palavras-chave: Tradução. Literatura. Crítica. Ítalo Calvino. Jorge Luis Borges.

Downloads 577  577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEA Volume 11 Número 2 Julho-dezembro 2009  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Naturaleza y cultura: una lectura elemental de arráncame la vida de Ángeles Mastretta Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BODEVIN, Leon

Durante un período revolucionario la gente parece ignorar el guión que rige su conducta social. El individuo retorna a sí mismo. La cultura suspende el acoso que ha impuesto en la naturaleza de la mujer. Esta puede ser leal a su naturaleza humana. Para liberarse de su circunstancia represiva Catalina Guzmán necesita llevar a cabo su propia revolución con el objeto de ser honesta a la individualidad de su naturaleza. En este su esfuerzo, la misma naturaleza, la tierra, personificada en la mujer de Atincingo asiste a Catalina en su esfuerzo. Catalina recobra su individualidad.

Palabras-clave: Período revolucionario. Conducta social. Mandato de la cultura. Tribulaciones diarias. Elevarse a la existencia.

Downloads 589  589  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 60, p. 29-41, jul./de  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Argumentos x núcleos focais: o status de clíticos que duplicam SNs em espanhol Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
CORREA, Paulo

Este trabalho apresenta uma análise gerativa de clíticos de Caso Acusativo envolvidos em construções de reduplicação em espanhol. Demonstrará que este tipo de clítico não constitui um elemento único, mas que pode ser dividido em dois grupos, o dos anafóricos e o dos dêiticos. Enquanto os primeiros foram analisados em trabalhos anteriores, como o de Jaeggli (1982, 1986b), a ocorrência dos últimos pode estar vinculada à expressão de um foco in situ. Esta análise encontra um paralelo em Suñer (1995), que trata a concordância negativa como um fenômeno de polaridade, já que este trabalho revela uma correlação entre a realização sintática de palavras negativas em polaridade negativa e o licenciamento de um clítico que duplica um SN focalizado.

Palavras-chave: Sintaxe. Espanhol. Clítico. Foco.

Downloads 593  593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma DELTA [online]. 2006, vol.22, n.2, pp. 227-247  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e interdisciplinaridade Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FIORIN, José Luiz

Depois de mostrar que a interdisciplinaridade é da natureza dos estudos linguísticos, porque a linguagem é multiforme e heterogênea, este trabalho expõe os dois modos básicos de fazer ciência, um regido pelo princípio da exclusão e outro governado pelo princípio da participação, que produzem, respectivamente, a especialização e a sua ultrapassagem. A partir daí, discute as vantagens e os problemas da disciplinaridade, apresenta as razões pelas quais hoje a interdisciplinaridade é um universal positivo do discurso e conceitua, com base na etimologia, os termos interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. Examina os vínculos da linguística com outras ciências, para terminar traçando um histórico das relações entre linguística e literatura no Brasil.

Palavras-chave : Linguística. Estudos literários. Interdisciplinaridade. Multidisciplinaridade. Transdisciplinaridade.

Downloads 593  593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 29-53  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Lexicografia pedagógica: atores e interfaces Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
DURAN, Magali Sanches; XATARA, Claudia Maria

Os dicionários para aprendizes de línguas estrangeiras são obras relativamente recentes no mercado editorial e atendem a uma demanda por obras pedagógicas que foi ignorada pelos lexicógrafos durante muito tempo. Esse segmento do mercado lexicográfico vem se revelando promissor, com diversas possibilidades de inovações. A fim de delinear o campo de desenvolvimento da Lexicografia Pedagógica, este artigo analisa-a sob duas perspectivas: a de suas interfaces com outras áreas da Linguística e a de seus atores, pessoas cuja atuação influencia a produção de suas obras. Esta exposição tem o objetivo de despertar o interesse de pesquisadores brasileiros pela Lexicografia Pedagógica e, indiretamente, promover a produção nacional de dicionários pedagógicos.

Palavras-chave: Lexicografia pedagógica. Lexicografia bilíngue. Dicionário bilíngue pedagógico.

Downloads 595  595  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma DELTA [online]. 2007, vol.23, n.2, pp. 203-222  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Los textos orales al alcance de los niños en educación infantil Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
GARCÍA, Carlos Aller

Cada día se valora más el contacto o acercamiento del niño a la literatura. Al tratarse de niños de Educación Infantil, en fase de preparación para la lectura, al hablar de «literatura al alcance de los niños», hay que aceptar la visión integradora que actualmente está en boga. Esta visión no se refiere solamente al libro, sino que intenta agrupar todas las creaciones que tengan como medio conductor a la palabra, sea cual sea su modo de transmisión, y que tenga como fin o destinatario al niño. Así el estudio de la literatura al alcance de los niños ve ensancharse su campo de actuación tanto cuantitativa como cualitativamente. A los aspectos literarios y lingüísticos habrá que añadir o sumar los pedagógicos y psicológicos, imprescindibles para el educador infantil.

Palavras-chave: Textos orais. Literatura. Educação Infantil.

Downloads 599  599  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais – o relato de uma experiênc Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SCHULZ, Carolina Viviana Alayo Hidalgo; GIESEL, Diego Roberto; COSTA, Heloisa Graciane; SOUZA, Rosana Costa de

A educação tem firmado parcerias de sucesso cada vez mais duradouras com o mundo on-line. O número de blogs e sites de relacionamento cresce a cada dia e não é diferente em relação aos espaços virtuais destinados à educação. Embora não seja regra, hoje, ter acesso à Internet em alta velocidade e um pouco de dedicação pode proporcionar ouvir músicas, ler notícias em tempo real, conhecer pessoas, aprender outros idiomas – quase que num clique. A escola e o ensino competem por um espaço no leque de fontes de informação que os alunos têm. Por esse público não estar preparado para administrar suas possibilidades de conhecimento e, sequer saber o que buscar, o papel do educador não saiu de moda, aliás, torna-se imprescindível para dar-lhe limites e condições de processar tudo isso. Diante das evidências, a pergunta deveria realizar-se ao contrário do que se faz hoje, podemos perguntar por que não usar a Internet como um aliado no ensino de língua estrangeira. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente os weblogs, têm favorecido muito o trabalho dos professores de língua estrangeira. Este artigo pretende mostrar com exemplos práticos e eficazes que usar os recursos cibernéticos, a princípio tidos apenas como objeto de diversão, é um recurso benéfico aos estudantes do ensino médio, possibilitando melhor capacidade de aprendizagem e dando continuidade à aquisição da língua estrangeira fora da sala de aula. Desta maneira, o professor conseguirá ensinar a (re)construir, em parceria com o aluno, conhecimentos autônomos, transformando assim sua interação na língua estrangeira uma excelente ferramenta de motivação.

Palavras-chave: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. Redes Socias. Língua Espanhola.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade Interativa COC  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Cine y novela. puntes sobre la construcción del exilio argentino en la narrativa de la transición d Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MARINO, Paula Rodríguez

São diversos os formatos, as narrativas e os suportes midiáticos que constroem a figura do exilado e do processo de exílio, porém o cinema e a novela apresentam formas de figuração específicas nos procedimentos narrativos e no tratamento das coordenadas espaço-temporais. Neste artigo, por meio de uma análise comparativa dos filmes "Sentimientos: Mirta de Liniers a Estambul" (1987), de Jorge Coscia e Guillermo Saura, e "Tangos: el exilio de Gardel" (1985), de Fernando Solanas, e das obras literárias "La casa y el viento" (1984), de Héctor Tizón, e "Composición de lugar" (1984), de Juan Martini, estabelecem-se as marcas das estratégias usadas na construção do exílio argentino.

Palavras-chave: Exílio argentino. Cinema. Romance.

Downloads 602  602  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 60, p. 65-77, jul./de  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A opção da variedade de Espanhol por professores em serviço e pré-serviço Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
IRALA, Valesca Brasil

Este estudo investiga o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) através da visão de professores e futuros professores a respeito da variante a ser adotada para o ensino de E/LE (Qual variante é preferida para ministrar as aulas? Qual é considerada mais apropriada para a região pesquisada - interior do Rio Grande do Sul, quase fronteira com o Uruguai? Que percepções podem ser inferidas a partir das respostas?). Os resultados mostram que muitas justificativas são construídas sem base em estudos linguísticos, já que estão baseadas mais no senso comum do que em conceitos científicos, como seria o esperado. É possível depreender, com este estudo, que melhorias no ensino de Espanhol como língua estrangeira são necessárias, principalmente considerando alguns pontos de vista de professores em serviço.

Palavras-chave: Espanhol como língua estrangeira. Variação. Prática do professor.

Downloads 606  606  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 2, p. 99-120  Site http://
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