Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais – o relato de uma experiênc Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SCHULZ, Carolina Viviana Alayo Hidalgo; GIESEL, Diego Roberto; COSTA, Heloisa Graciane; SOUZA, Rosana Costa de

A educação tem firmado parcerias de sucesso cada vez mais duradouras com o mundo on-line. O número de blogs e sites de relacionamento cresce a cada dia e não é diferente em relação aos espaços virtuais destinados à educação. Embora não seja regra, hoje, ter acesso à Internet em alta velocidade e um pouco de dedicação pode proporcionar ouvir músicas, ler notícias em tempo real, conhecer pessoas, aprender outros idiomas – quase que num clique. A escola e o ensino competem por um espaço no leque de fontes de informação que os alunos têm. Por esse público não estar preparado para administrar suas possibilidades de conhecimento e, sequer saber o que buscar, o papel do educador não saiu de moda, aliás, torna-se imprescindível para dar-lhe limites e condições de processar tudo isso. Diante das evidências, a pergunta deveria realizar-se ao contrário do que se faz hoje, podemos perguntar por que não usar a Internet como um aliado no ensino de língua estrangeira. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente os weblogs, têm favorecido muito o trabalho dos professores de língua estrangeira. Este artigo pretende mostrar com exemplos práticos e eficazes que usar os recursos cibernéticos, a princípio tidos apenas como objeto de diversão, é um recurso benéfico aos estudantes do ensino médio, possibilitando melhor capacidade de aprendizagem e dando continuidade à aquisição da língua estrangeira fora da sala de aula. Desta maneira, o professor conseguirá ensinar a (re)construir, em parceria com o aluno, conhecimentos autônomos, transformando assim sua interação na língua estrangeira uma excelente ferramenta de motivação.

Palavras-chave: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. Redes Socias. Língua Espanhola.

Downloads 412  412  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade Interativa COC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Didáctica de las lenguas y la interculturalidad: propuestas de formación Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
Muñoz, Carmelo Moreno; Caravaca, Rebeca Valverde

La controversia generada a la hora de llegar a un acuerdo unánime desde la comunidad científica en la definición conceptual de los términos “interculturalidad” y “diversidad” no es algo novedoso. En estas letras, lejos de adentrarnos en un variado y sin duda complejo universo de definiciones, retomamos las ya prácticamente clásicas cuestiones de qué es interculturalidad y qué es diversidad sin el exclusivo ánimo de llegar a una definición puramente académica. Nuestro interés radica en la percepción que cada docente posee respecto a ambos términos que está muy relacionado con lo que acontece en las aulas.

Downloads 412  412  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Bases curriculares y referentes históricos para la enseñanza del discurso oral Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
Quiles, María del Carmen

El marco educativo que regula nuestras enseñanzas medias establece ya unos fundamentos curriculares para la didáctica de la lengua de acuerdo con los modernos parámetros psicopedagógicos y los actuales enfoques en la concepción de las lenguas. Sin embargo, para entender la importancia del profundo cambio de perspectiva que supone para nuestra área de conocimiento la aparición de los diseños curriculares de la L.O.G.S.E. hemos de retroceder en el tiempo y analizar el tratamiento había venido recibiendo en el devenir histórico del sistema educativo español.Sólo poniendo de relieve los pilares fundamentales sobre los que se sustentó durante mucho tiempo la enseñanza de la lengua en los documentos oficiales quedará al descubierto la tan arraigada tradición silente (Núñez Ruiz: 9, 83-92) de nuestras aulas.

Downloads 413  413  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Evolução do uso do computador no ensino de línguas Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Francisca Helga Savir

Uma série de teorias de ensino e aprendizagem vêm sucessivamente delineando e informando o ensino de segunda língua e língua estrangeira, refletindo diferentes concepções sobre o que significa aprender e propondo respostas às necessidades de diferentes contextos de aprendizagem. Ao longo dos últimos anos, o computador vem sendo incorporado a esse cenário, firmando-se enquanto instrumento pedagógico potencialmente facilitador do aprendizado. O presente trabalho visa explorar o entrelaçamento entre as teorias acima citadas e o assim chamado ensino de línguas assistido por computador (área conhecida internacionalmente como CALL Computer-Assisted Language Learning). A fim de demarcarmos mais claramente a relação entre teorias de ensino de línguas, métodos e abordagens de ensino e o uso do computador enquanto recurso didático, usaremos a divisão do desenvolvimento da CALL em três fases, segundo Warschauer (1996): behaviorista, comunicativa e integrativa.

Palavras-chave: Ensino de segunda língua/língua estrangeira. Ensino de línguas assistido por computador. Teorias de ensino e aprendizagem de línguas.

Downloads 413  413  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 59, p. 281-290, jan./  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Los textos orales al alcance de los niños en educación infantil Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
GARCÍA, Carlos Aller

Cada día se valora más el contacto o acercamiento del niño a la literatura. Al tratarse de niños de Educación Infantil, en fase de preparación para la lectura, al hablar de «literatura al alcance de los niños», hay que aceptar la visión integradora que actualmente está en boga. Esta visión no se refiere solamente al libro, sino que intenta agrupar todas las creaciones que tengan como medio conductor a la palabra, sea cual sea su modo de transmisión, y que tenga como fin o destinatario al niño. Así el estudio de la literatura al alcance de los niños ve ensancharse su campo de actuación tanto cuantitativa como cualitativamente. A los aspectos literarios y lingüísticos habrá que añadir o sumar los pedagógicos y psicológicos, imprescindibles para el educador infantil.

Palavras-chave: Textos orais. Literatura. Educação Infantil.

Downloads 420  420  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Aldo Pellegrini y el surrealismo Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
CASTIGLIONI, Ruben Daniel Méndez

Aldo Pellegrini fue un poeta surrealista, un hombre que se rehusaba a limitar su horizonte, que combatía los estereotipos, los géneros, las convenciones, que reflexionaba profundamente sobre su época y las posibilidades de cambio en una significativa producción literaria. Pero había (y quizá haya todavía) un desajuste entre la curiosidad que el autor tenía por el mundo y el desconocimiento o el desdén del mundo hacia él.

Palavras-chave: Literatura argentina. Pellegrini. Aldo. 1903-1973. Surrealismo.

Downloads 420  420  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Congr. Bras. Hispanistas Out. 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Elizabeth Bishop e Pablo Neruda: náusica, Ulisses e os caminhos da poesia Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
PRZYBYCIEN, Regina

Este ensaio revela as circunstâncias do encontro e da amizade subsequente de dois grandes poetas do século XX: Pablo Neruda e Elizabeth Bishop. Reflete sobre as diferenças fundamentais de suas poéticas e analisa dois poemas famosos: a elegia de Neruda Alberto Rojas Jiménez viene volando e o poema de Bishop Invitation to Miss Marianne Moore, que é uma recriação do poema nerudiano.

Palavras-chave: Pablo Neruda. Elizabeth Bishop. Gênero e poesia. Literatura comparada.

Downloads 431  431  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 65, p. 105-120, jan./  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Questões de tradução em Jorge Luis Borges e Ítalo Calvino Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
MOREIRA, Maria Elisa Rodrigues

O presente ensaio procura apontar as reflexões sobre a tradução presentes na obras de Jorge Luis Borges e Ítalo Calvino, identificando como para estes autores a tradução, assim como suas possibilidades e limites, é pensada em íntima relação com outras concepções de literatura que permeiam suas obras. Ainda que seus escritos sobre o tema sejam assistemáticos e não se possa falar de uma “teoria da tradução” relativamente à obra desses autores, suas reflexões sobre os processos tradutórios e os desdobramentos das mesmas em suas obras ficcionais certamente produzem ecos na crítica e na teoria literárias.

Palavras-chave: Tradução. Literatura. Crítica. Ítalo Calvino. Jorge Luis Borges.

Downloads 436  436  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEA Volume 11 Número 2 Julho-dezembro 2009  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e interdisciplinaridade Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FIORIN, José Luiz

Depois de mostrar que a interdisciplinaridade é da natureza dos estudos linguísticos, porque a linguagem é multiforme e heterogênea, este trabalho expõe os dois modos básicos de fazer ciência, um regido pelo princípio da exclusão e outro governado pelo princípio da participação, que produzem, respectivamente, a especialização e a sua ultrapassagem. A partir daí, discute as vantagens e os problemas da disciplinaridade, apresenta as razões pelas quais hoje a interdisciplinaridade é um universal positivo do discurso e conceitua, com base na etimologia, os termos interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. Examina os vínculos da linguística com outras ciências, para terminar traçando um histórico das relações entre linguística e literatura no Brasil.

Palavras-chave : Linguística. Estudos literários. Interdisciplinaridade. Multidisciplinaridade. Transdisciplinaridade.

Downloads 440  440  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 29-53  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La enseñanza de los marcadores del discurso en los manuales de ELE: el enfoque de algunos problemas  Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
NOGUEIRA DA SILVA, Antonio Messias

En este artículo analizamos la introducción de los marcadores del discurso en los manuales de ELE destinados al nivel B2, según el MCERL. En particular, describiremos y analizaremos algunos problemas lingüístico-discusivos relacionados con los marcadores del discurso en estos manuales. Tales problemas tienen que ver con el tratamiento dado por los manuales a los marcadores del discurso y su relación con el registro de lengua, con los géneros y tipologías textuales, así como con la polifuncionalidad de estas unidades, con los rasgos suprasegmentales que los caracterizan y con los marcadores no verbales que los acompañan o los sustituyen en el discurso. Los resultados de nuestra investigación apuntan no sólo a la carencia del tratamiento de algunos de estos aspectos en los manuales analizados sino también a su completa ausencia, puesto que muchos manuales de ELE todavía siguen sin prestarles la debida atención.

Palabras clave: Marcadores del discurso. Manuales del ELE. Registro de lengua. Géneros y tipologías textuales. Polifuncionalidad. Rasgos suprasegmentales. Marcadores no verbales.

Downloads 446  446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REvista Redele, 19  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »