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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La conversación en clase: una propuesta de enseñanza del discurso conversacional para el aula de E/L Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
García, Marta

La didáctica de la expresión oral tiene uno de sus mayores retos en preparar a los alumnos para la comunicación espontánea, aquella que se produce cuando los participantes no han planificado previamente ni el contenido ni el desarrollo de la interacción y tiene lugar con el fin de establecer o mantener relaciones sociales, es decir, para el tipo de discurso que denominamos conversación. La importancia del dominio de la habilidad conversacional para el estudiante de una segunda lengua resulta evidente si consideramos que los seres humanos nos pasamos una gran parte de nuestra vida conversando y que la conversación es el medio por excelencia que usamos para relacionarnos con los demás. Un extranjero que no sepa participar en una conversación no podrá tampoco establecer una relación de confianza con los hablantes de la lengua meta y perderá toda posibilidad de participar e integrarse plenamente en la vida cultural de esa comunidad. Como respuesta a este reto, las clases de conversación o de expresión oral se han convertido en clásicos dentro de la oferta de cursos de casi todas las instituciones de enseñanza, aunque con materiales y metodologías muy diversos, que pasamos a revisar a continuación.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Bases curriculares y referentes históricos para la enseñanza del discurso oral Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
Quiles, María del Carmen

El marco educativo que regula nuestras enseñanzas medias establece ya unos fundamentos curriculares para la didáctica de la lengua de acuerdo con los modernos parámetros psicopedagógicos y los actuales enfoques en la concepción de las lenguas. Sin embargo, para entender la importancia del profundo cambio de perspectiva que supone para nuestra área de conocimiento la aparición de los diseños curriculares de la L.O.G.S.E. hemos de retroceder en el tiempo y analizar el tratamiento había venido recibiendo en el devenir histórico del sistema educativo español.Sólo poniendo de relieve los pilares fundamentales sobre los que se sustentó durante mucho tiempo la enseñanza de la lengua en los documentos oficiales quedará al descubierto la tan arraigada tradición silente (Núñez Ruiz: 9, 83-92) de nuestras aulas.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais – o relato de uma experiênc Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SCHULZ, Carolina Viviana Alayo Hidalgo; GIESEL, Diego Roberto; COSTA, Heloisa Graciane; SOUZA, Rosana Costa de

A educação tem firmado parcerias de sucesso cada vez mais duradouras com o mundo on-line. O número de blogs e sites de relacionamento cresce a cada dia e não é diferente em relação aos espaços virtuais destinados à educação. Embora não seja regra, hoje, ter acesso à Internet em alta velocidade e um pouco de dedicação pode proporcionar ouvir músicas, ler notícias em tempo real, conhecer pessoas, aprender outros idiomas – quase que num clique. A escola e o ensino competem por um espaço no leque de fontes de informação que os alunos têm. Por esse público não estar preparado para administrar suas possibilidades de conhecimento e, sequer saber o que buscar, o papel do educador não saiu de moda, aliás, torna-se imprescindível para dar-lhe limites e condições de processar tudo isso. Diante das evidências, a pergunta deveria realizar-se ao contrário do que se faz hoje, podemos perguntar por que não usar a Internet como um aliado no ensino de língua estrangeira. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente os weblogs, têm favorecido muito o trabalho dos professores de língua estrangeira. Este artigo pretende mostrar com exemplos práticos e eficazes que usar os recursos cibernéticos, a princípio tidos apenas como objeto de diversão, é um recurso benéfico aos estudantes do ensino médio, possibilitando melhor capacidade de aprendizagem e dando continuidade à aquisição da língua estrangeira fora da sala de aula. Desta maneira, o professor conseguirá ensinar a (re)construir, em parceria com o aluno, conhecimentos autônomos, transformando assim sua interação na língua estrangeira uma excelente ferramenta de motivação.

Palavras-chave: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. Redes Socias. Língua Espanhola.

Downloads 641  641  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade Interativa COC  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A opção da variedade de Espanhol por professores em serviço e pré-serviço Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
IRALA, Valesca Brasil

Este estudo investiga o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) através da visão de professores e futuros professores a respeito da variante a ser adotada para o ensino de E/LE (Qual variante é preferida para ministrar as aulas? Qual é considerada mais apropriada para a região pesquisada - interior do Rio Grande do Sul, quase fronteira com o Uruguai? Que percepções podem ser inferidas a partir das respostas?). Os resultados mostram que muitas justificativas são construídas sem base em estudos linguísticos, já que estão baseadas mais no senso comum do que em conceitos científicos, como seria o esperado. É possível depreender, com este estudo, que melhorias no ensino de Espanhol como língua estrangeira são necessárias, principalmente considerando alguns pontos de vista de professores em serviço.

Palavras-chave: Espanhol como língua estrangeira. Variação. Prática do professor.

Downloads 642  642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 2, p. 99-120  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Evolução do uso do computador no ensino de línguas Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Francisca Helga Savir

Uma série de teorias de ensino e aprendizagem vêm sucessivamente delineando e informando o ensino de segunda língua e língua estrangeira, refletindo diferentes concepções sobre o que significa aprender e propondo respostas às necessidades de diferentes contextos de aprendizagem. Ao longo dos últimos anos, o computador vem sendo incorporado a esse cenário, firmando-se enquanto instrumento pedagógico potencialmente facilitador do aprendizado. O presente trabalho visa explorar o entrelaçamento entre as teorias acima citadas e o assim chamado ensino de línguas assistido por computador (área conhecida internacionalmente como CALL Computer-Assisted Language Learning). A fim de demarcarmos mais claramente a relação entre teorias de ensino de línguas, métodos e abordagens de ensino e o uso do computador enquanto recurso didático, usaremos a divisão do desenvolvimento da CALL em três fases, segundo Warschauer (1996): behaviorista, comunicativa e integrativa.

Palavras-chave: Ensino de segunda língua/língua estrangeira. Ensino de línguas assistido por computador. Teorias de ensino e aprendizagem de línguas.

Downloads 642  642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 59, p. 281-290, jan./  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Lexicografia pedagógica: atores e interfaces Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
DURAN, Magali Sanches; XATARA, Claudia Maria

Os dicionários para aprendizes de línguas estrangeiras são obras relativamente recentes no mercado editorial e atendem a uma demanda por obras pedagógicas que foi ignorada pelos lexicógrafos durante muito tempo. Esse segmento do mercado lexicográfico vem se revelando promissor, com diversas possibilidades de inovações. A fim de delinear o campo de desenvolvimento da Lexicografia Pedagógica, este artigo analisa-a sob duas perspectivas: a de suas interfaces com outras áreas da Linguística e a de seus atores, pessoas cuja atuação influencia a produção de suas obras. Esta exposição tem o objetivo de despertar o interesse de pesquisadores brasileiros pela Lexicografia Pedagógica e, indiretamente, promover a produção nacional de dicionários pedagógicos.

Palavras-chave: Lexicografia pedagógica. Lexicografia bilíngue. Dicionário bilíngue pedagógico.

Downloads 646  646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma DELTA [online]. 2007, vol.23, n.2, pp. 203-222  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e interdisciplinaridade Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FIORIN, José Luiz

Depois de mostrar que a interdisciplinaridade é da natureza dos estudos linguísticos, porque a linguagem é multiforme e heterogênea, este trabalho expõe os dois modos básicos de fazer ciência, um regido pelo princípio da exclusão e outro governado pelo princípio da participação, que produzem, respectivamente, a especialização e a sua ultrapassagem. A partir daí, discute as vantagens e os problemas da disciplinaridade, apresenta as razões pelas quais hoje a interdisciplinaridade é um universal positivo do discurso e conceitua, com base na etimologia, os termos interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. Examina os vínculos da linguística com outras ciências, para terminar traçando um histórico das relações entre linguística e literatura no Brasil.

Palavras-chave : Linguística. Estudos literários. Interdisciplinaridade. Multidisciplinaridade. Transdisciplinaridade.

Downloads 650  650  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 29-53  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Naturaleza y cultura: una lectura elemental de arráncame la vida de Ángeles Mastretta Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BODEVIN, Leon

Durante un período revolucionario la gente parece ignorar el guión que rige su conducta social. El individuo retorna a sí mismo. La cultura suspende el acoso que ha impuesto en la naturaleza de la mujer. Esta puede ser leal a su naturaleza humana. Para liberarse de su circunstancia represiva Catalina Guzmán necesita llevar a cabo su propia revolución con el objeto de ser honesta a la individualidad de su naturaleza. En este su esfuerzo, la misma naturaleza, la tierra, personificada en la mujer de Atincingo asiste a Catalina en su esfuerzo. Catalina recobra su individualidad.

Palabras-clave: Período revolucionario. Conducta social. Mandato de la cultura. Tribulaciones diarias. Elevarse a la existencia.

Downloads 655  655  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 60, p. 29-41, jul./de  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Los textos orales al alcance de los niños en educación infantil Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
GARCÍA, Carlos Aller

Cada día se valora más el contacto o acercamiento del niño a la literatura. Al tratarse de niños de Educación Infantil, en fase de preparación para la lectura, al hablar de «literatura al alcance de los niños», hay que aceptar la visión integradora que actualmente está en boga. Esta visión no se refiere solamente al libro, sino que intenta agrupar todas las creaciones que tengan como medio conductor a la palabra, sea cual sea su modo de transmisión, y que tenga como fin o destinatario al niño. Así el estudio de la literatura al alcance de los niños ve ensancharse su campo de actuación tanto cuantitativa como cualitativamente. A los aspectos literarios y lingüísticos habrá que añadir o sumar los pedagógicos y psicológicos, imprescindibles para el educador infantil.

Palavras-chave: Textos orais. Literatura. Educação Infantil.

Downloads 660  660  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Cine y novela. puntes sobre la construcción del exilio argentino en la narrativa de la transición d Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MARINO, Paula Rodríguez

São diversos os formatos, as narrativas e os suportes midiáticos que constroem a figura do exilado e do processo de exílio, porém o cinema e a novela apresentam formas de figuração específicas nos procedimentos narrativos e no tratamento das coordenadas espaço-temporais. Neste artigo, por meio de uma análise comparativa dos filmes "Sentimientos: Mirta de Liniers a Estambul" (1987), de Jorge Coscia e Guillermo Saura, e "Tangos: el exilio de Gardel" (1985), de Fernando Solanas, e das obras literárias "La casa y el viento" (1984), de Héctor Tizón, e "Composición de lugar" (1984), de Juan Martini, estabelecem-se as marcas das estratégias usadas na construção do exílio argentino.

Palavras-chave: Exílio argentino. Cinema. Romance.

Downloads 661  661  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 60, p. 65-77, jul./de  Site http://
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