Categoria: Espanhol Artigos |
A problemática dos americanismos: teorias de divisão dialetal, análise de dados e uma proposta para |
Versão: Atualização: 20/3/2012 |
Descrição:
FORNARI, Michelle Kühn
Neste trabalho estamos propondo uma metodologia para proceder à marcação diatópica do dicionário de falsos amigos Espanhol/Português de forma o mais confiável possível. Como ponto de partida, apresentamos uma visão panorâmica a respeito das propostas de divisão dialetal do Espanhol da América e analisamos seu reflexo em três dicionários de americanismos. Com este estudo, detectamos muitas discrepâncias, tanto no que diz respeito às teorias dialetológicas quanto às imputações diatópicas fornecidas pelos dicionários de americanismos. Através da nossa proposta, alcançamos uma maior certeza quanto às informações diatópicas, gerando uma confiabilidade sustentada por exemplos empíricos do uso da língua.
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797 0 bytes REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 223-246, SET./ http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
A opção da variedade de Espanhol por professores em serviço e pré-serviço |
Versão: Atualização: 20/3/2012 |
Descrição:
IRALA, Valesca Brasil
Este estudo investiga o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) através da visão de professores e futuros professores a respeito da variante a ser adotada para o ensino de E/LE (Qual variante é preferida para ministrar as aulas? Qual é considerada mais apropriada para a região pesquisada - interior do Rio Grande do Sul, quase fronteira com o Uruguai? Que percepções podem ser inferidas a partir das respostas?). Os resultados mostram que muitas justificativas são construídas sem base em estudos linguísticos, já que estão baseadas mais no senso comum do que em conceitos científicos, como seria o esperado. É possível depreender, com este estudo, que melhorias no ensino de Espanhol como língua estrangeira são necessárias, principalmente considerando alguns pontos de vista de professores em serviço.
Palavras-chave: Espanhol como língua estrangeira. Variação. Prática do professor.
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621 0 bytes Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 2, p. 99-120 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
A inclusão da Língua Espanhola na educação brasileira |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
SOUZA, Tassiana Quintanilha de
Este artigo visa discorrer sobre a formatação de um projeto de pesquisa elaborado na disciplina de Iniciação Científica e tem como temática central o ensino da Língua Espanhola no Sistema Educativo Brasileiro, ou seja, o ensino do espanhol que concretiza no direito a educação. O objetivo deste artigo é relatar um breve histórico do ensino do espanhol no Brasil e sua inclusão no sistema educativo brasileiro. A justificativa se apóia no Ensino do Espanhol, a metodologia é baseada em pesquisas bibliográficas, e-mails eletrônicos e pesquisa de campo. A abordagem é qualitativa, tendo um número pequeno de dados e método utilizado é o dialético. O ensino da Língua Espanhola é de suma importância, pois estamos cercados de países que falam está língua. Assim, concluímos que o ensino da Língua Espanhola é de suma importância, tanto para nos comunicarmos com os países vizinhos, quanto para o desenvolvimento educacional, visto que agora esta língua se encontra cada vez mais presente no cotidiano escolar e possibilita aos que optaram por esta língua, adquirir além de mais conhecimentos uma melhor visão de mundo.
Palavras-chaves: Língua espanhola. Sistema educativo. Educação.
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64375 0 bytes Universidade Estadual do Norte do Paraná - Jacarez http:// |
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