Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A educação formal e as metáforas do conhecimento: a busca de transformações nas concepções e prática Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
ALMEIDA, Ricardo Luiz Teixeira de

Este artigo parte do pressuposto de que nossas práticas sociais e institucionais são informadas por nossas crenças e que estas, por sua vez, devem uma boa parte de sua composição às metáforas que nos ajudam a compreender diversos conceitos. Portanto, supõe-se que a metáfora utilizada pelo professor para dar conta da natureza do conhecimento seja de fundamental importância para o aparecimento e a valorização desta ou daquela prática educativa. Partindo dessa hipótese, reconhecemos a existência de três metáforas de conhecimento que hoje disputam espaço nas concepções de professores e outros profissionais da educação. São elas: (1) o conhecimento transmitido, (2) o conhecimento construído e (3) o conhecimento tecido em rede(s). Assim, o objetivo deste trabalho é discutir que implicações resultariam da adoção de cada uma dessas metáforas nas práticas de sala de aula, bem como traçar um panorama histórico das crenças e valores de professores e educadores.

Downloads 3693  3693  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site 
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A problemática dos americanismos: teorias de divisão dialetal, análise de dados e uma proposta para  Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
FORNARI, Michelle Kühn

Este trabalho está inserido em um projeto de pesquisa que almeja a elaboração de um dicionário de "falsos amigos" Espanhol - Português. A questão abordada diz respeito à marcação diatópica proposta no nosso dicionário e será tratada a partir do estudo da fragmentação do Espanhol da América e das imputações diatópicas oferecidas pelos dicionários de americanismos.

Downloads 1326  1326  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Los significados de los falsos amigos: español/portugués Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALVES, Jeferson da Silva

Trabalhamos os falsos amigos de um ponto de vista léxico/semântico, contudo, com uma perspectiva distinta da que costuma ser tratada nas obras didáticas sobre esse tema. Para tanto, se utilizará a etimologia e a história das palavras: do latim e/ou outras línguas latinas: como o francês e o italiano, por exemplo, ao espanhol/português para explicar a evolução/mudança dos traços linguísticos. Para essa análise serão utilizados: um texto tirado de um soneto, uma ficha cadastral de um banco e algumas notas de dicionários para falantes de português e falantes de espanhol, ou seja, todos os textos são autênticos.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Cognatos (Falsos amigos). Etimologia.

Downloads 2675  2675  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04- n.09 - 2º Semestre de   Site http://
Avaliação: 9.00 (10 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino de espanhol como língua estrangeira: uma discussão sócio-política e educacional Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
REATTO, Diogo; BISSACO, Cristiane Magalhães

Um estudo bibliográfico que aborda o Espanhol como língua estrangeira. Discute o cenário sócio-político e educacional brasileiro no que concerne aos costumes e à cultura, às ações governamentais e aos conflitos educacionais que interferem na realidade do ensino desse idioma desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Downloads 2581  2581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRA MAGMA  Site http://
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Distribuição de clíticos no Espanhol e no PB e a repercussão no ensino de Espanhol L2 Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
SEBOLD, Maria Mercedes R. Q.

O objetivo deste trabalho é investigar, segundo a ótica da teoria lingüística de base gerativista, a aquisição dos clíticos por aprendizes de Espanhol L2, falantes de Português do Brasil (PB), bem como a repercussão do fenômeno de apagamento de objeto no PB nas estruturas com clíticos do Espanhol. Vamos investigar dois fenômenos: a não-realização dos clíticos, objeto em espanhol, e a sensibilidade desses clíticos à posição, que ora é realizada na posição de origem, ora na posição derivada.

Downloads 1960  1960  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de espanhol como Língua Estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
CHAGURI, Jonathas de Paula

El estudio presente busca una reflexión en la enseñanza del Idioma español a través de los juegos. El objetivo más grande de este estudio es presentar posibilidades de actividades lúdicas que pueden contribuir al agrandamiento del Idioma español.

Palavras-chave: Jogos e brincadeiras. Atividades lúdicas. Ensino de espanhol. Aquisição de Língua estrangeira.

Downloads 14521  14521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Como Entender as principais teorias da Língua Estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Francisco de Assis do; CARVALHO, Jander Ramos; COSTA, Priscila Márcia de Andrade; BASTOS, Rafael Lira Gomes

O presente artigo tem o objetivo de mostrar algumas das principais teorias de aquisição de Língua Estrangeira (LE). Dessa forma, mostraremos como fatores relativos à afetividade e ao meio, encontrados nessas teorias, podem influenciar no processo de aquisição de uma língua estrangeira. Observaremos, também, que cada teoria observa pontos diferentes do processo de aquisição de L2, umas tendem ao cognitivismo, outras ao social, e outras aos aspectos linguísticos.

Downloads 1968  1968  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UVA  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Formas de funcionalismo em sintaxe Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
KATO, Mary Aizawa

Este trabalho procura mostrar que o termo "funcionalismo", frequentemente suposto como uma abordagem única ou uniforme na lingüística, precisa ser compreendido em suas diversas perspectivas. Início o trabalho apresentando o contraste conceitual semelhante às de Língua-I e Língua-E, em Chomsky (1986). Tal como na primeira concepção, a língua, na visão funcionalista, pode ser tomada como um modelo abstrato do mecanismo interno da mente responsável pela produção e percepção da língua ou , como na segunda, pode ser entendida como a descrição dos usos externos da língua. Também paralelamente aos formalistas, há funcionalistas que procuram a variação translinguística possível (os universais do uso da língua) e funcionalistas que procuram determinar as causas da variação intra-linguística. Também procura mostrar que os funcionalistas podem diferir na extensão do uso de variáveis sociais na explicação da forma linguística.

Downloads 1929  1929  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma D.E.L.T.A., v. 14, volume especial, p. 145-168.  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Um novo olhar sobre a escrita: a contribuição das Ciências Cognitivas e da Semiótica para o desenvo Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
PAULUK, Marcel

A despeito de sua vital importância cognitiva e social, a escrita nunca alcançou, por si mesma, um lugar de destaque dentro da Academia que não fosse através de estudos literários ou relacionados a técnicas de ensino e aprendizagem. Ainda que estes estudos tenham grande valor na compreensão dos gêneros de discurso e das metodologias de ensino da escrita, aspectos fundamentais de seu funcionamento semiótico e cognitivo acabaram por ser totalmente relegados pelas limitações próprias de cada uma destas abordagens. O arcabouço teórico da Semiótica e das Ciências Cognitivas tem proporcionado o entendimento de alguns destes aspectos, colaborando para o estabelecimento de uma verdadeira Ciência da Escrita . A abrangência e o aprofundamento destes estudos ainda é limitado, porém bastante promissor.

Downloads 1719  1719  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciências & Cognição; v. 02  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! O lugar da literatura no ensino de espanhol como língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
MUNIZ, Camila Dantas; CAVALCANTE, Ilane Ferreira


Este trabalho deriva de um projeto de pesquisa de iniciação científica apoiado pelo CNPq que se dispõe a examinar o uso de textos literários no ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente de língua espanhola, para posteriormente construir um material adequado de conteúdo literário voltado ao ensino do espanhol como língua estrangeira. Em um primeiro momento, se discute a presença do próprio ensino do espanhol no Brasil e o seu desenvolvimento à luz das orientações curriculares nacionais. Em seguida, introduz-se a relação existente entre a literatura e o ensino para a formação completa do aluno, refletindo acerca da utilização da literatura no ensino de línguas estrangeiras e, por fim, apresentam-se algumas considerações sobre a inserção de elementos literários nas aulas de espanhol.

Palavras-chave: Literatura. Língua estrangeira. Ensino de espanhol como língua estrangeira. Textos literários no ensino de E/LE.

Downloads 1391  1391  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Holos, Ano 25, Vol. 4  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 (20) 21 »