Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La música en la clase de E/LE Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
BARANDELA, Ana Margarita; ABIO, Gonzalo

El uso de canciones se recomienda en las clases de ELE para las prácticas de comprensión auditiva, por su valor linguístico y poético y como fuente importante de información cultural (Inst. Cervantes, 1994) y es difícil que un profesor no las haya empleado de alguna manera en sus clases. Pero su uso se ha limitado frecuentemente a actividades de rellenado de huecos o de comprensión auditiva propiamente dicha. Sin embargo, una canción ofrece muchas más posibilidades debido a sus características concretas.

Downloads 3523  3523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Actas del VIII Seminario "La enseñanza del españo  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A educação formal e as metáforas do conhecimento: a busca de transformações nas concepções e prática Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
ALMEIDA, Ricardo Luiz Teixeira de

Este artigo parte do pressuposto de que nossas práticas sociais e institucionais são informadas por nossas crenças e que estas, por sua vez, devem uma boa parte de sua composição às metáforas que nos ajudam a compreender diversos conceitos. Portanto, supõe-se que a metáfora utilizada pelo professor para dar conta da natureza do conhecimento seja de fundamental importância para o aparecimento e a valorização desta ou daquela prática educativa. Partindo dessa hipótese, reconhecemos a existência de três metáforas de conhecimento que hoje disputam espaço nas concepções de professores e outros profissionais da educação. São elas: (1) o conhecimento transmitido, (2) o conhecimento construído e (3) o conhecimento tecido em rede(s). Assim, o objetivo deste trabalho é discutir que implicações resultariam da adoção de cada uma dessas metáforas nas práticas de sala de aula, bem como traçar um panorama histórico das crenças e valores de professores e educadores.

Downloads 3640  3640  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site 
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s) Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BORGES, Elaine Ferreira do Vale

Este artigo objetiva discutir os significados de conceitos recorrentes na subárea Ensino-Aprendizagem de LE/L2, na Linguística Aplicada, tais como metodologia, planejamento e pedagogia de ensino de línguas e suas relações com outros, como abordagem e paradigma. A discussão se insere na divisão que se faz neste campo de estudos entre as “eras” dos métodos, das abordagens e do pós-método e traz considerações, sobre o tema em questão, de renomados expoentes na área (Richards; Rodgers, 1982, 2001; Prabhu, 1987, 1990; Kumaravadivelu, 1994, 2001; Almeida Filho, 1997, 2005). A visão sobre as similaridades conceituais entre os termos paradigma (Kuhn, 1962) e abordagem (Anthony, 1963), desenvolvida em Borges (2009), acrescenta a esta discussão uma dimensão importante no que se refere à distinção entre os termos abordagem e metodologia.

Palavras-chave: Metodologia. Planejamento. Pedagogia de ensino de línguas. Abordagem. Paradigma.

Downloads 3667  3667  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-41  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Novas formas de comércio e consumo: estudo sobre as lojas de conveniência Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
SILVA, Carlos Henrique Costa da

O presente artigo versa sobre as transformações que o comércio brasileiro passou desde 1950 destacando o papel das novas formas comerciais na reprodução do espaço urbano e a criação de novos padrões de consumo. Dentre as novas formas, distinguimos os Supermercados, os Hipermercados, os Shopping Centers, o Sistema de Franquias e as Lojas de Conveniência como estabelecimentos comercias presentes no espaço urbano, criados em tempos distintos com intencionalidades diferentes. As Lojas de Conveniência, objeto de nossa análise, foram introduzidas no Brasil em 1987, e a primeira loja iniciou suas atividades na cidade de São Paulo. De 1987 a 1993, as Lojas de Conveniência eram em número reduzido e se concentravam principalmente nas capitais de Estado. A partir de 1994, as grandes empresas distribuidoras de combustível introduziram suas lojas no sistema de franquias, o que impulsionou a expansão destas por novos mercados. Entre 1994 a 1996, houve a consolidação da ideia de conveniência e comodidade para o consumo. O ano marco de difusão e interiorização das lojas de conveniência é 1997, quando passou a ocorrer a grande expansão para inúmeras regiões do país e principalmente para as cidades com menos de 500 mil habitantes e fora das áreas metropolitanas.

Palavras-chave: Comércio. Consumo. Cidade. Lojas de Conveniência. Estado de São Paulo. Urbanização.

Downloads 3691  3691  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 8.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A expressão da subjetividade em língua espanhola: uma análise funcionalista em artigos de opinião Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
PESSOA, Nadja Paulino

O presente trabalho objetiva a descrição e a análise das expressões linguísticas da subjetividade em espanhol peninsular relacionadas à construção de artigos de opinião, publicados em jornais on-line, tendo em vista a categoria modalidade, a partir da perspectiva da funcionalista. Segundo Coracini (1991), a categoria modalidade constitui um dos modos de expressão da subjetividade de um enunciador, de modo a (des)comprometer-se com relação à informação que veicula, seguindo normas determinadas pela comunidade em que se insere. Assim, parece-nos possível estabelecer uma relação entre os meios de expressão e a construção da argumentação.

Palavras-chave: Funcionalismo. Subjetividade. Modalidade em língua espanhola. Artigos de opinião.

Downloads 3724  3724  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A formação de professores do curso de Letras – Aspectos para uma prática reflexiva Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BENEVIDES, Araceli Sobreira

Este artigo analisa memoriais de leitura escritos por estudantes da disciplina “Leitura”, do curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. As reflexões baseiam-se teoricamente na importância de uma leitura reflexiva e nos estudos das histórias de vida, como dados para uma prática pedagógica reflexiva. Os dados analisam a trajetória de estudantes do curso de Letras que relatam suas experiências de leitura durante a formação docente.

Palavras-chave: Formação docente. Letramento. Dialogismo.

Downloads 3812  3812  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 03- n.05 -2o Semestre de 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Modelo fractal de aquisição de línguas Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
PAIVA, Vera Lúcia Menezes

Este artigo faz uma breve revisão de alguns modelos de aquisição de segunda língua para, em seguida, propor um modelo de aquisição baseado na teoria dos sistemas complexos ou teoria do caos. Defende que os modelos existentes são compatíveis com uma teoria fractal de aquisição de línguas, pois cada um deles estaria descrevendo um dos aspectos do sistema complexo chamado aquisição de línguas.

Palavras-chave: Aquisição de LE. Modelo Fractal. Ensino.

Downloads 4333  4333  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Reflexão e Prática em ensino/aprendizagem de LE  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La enseñanza-aprendizaje de prácticas del lenguaje: una propuesta Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
CORTÉS, Adriana Mabel
MENÉNDEZ, Salvio Martín

En la Provincia de Buenos Aires, Argentina, desde 2006, se está instrumentando de manera gradual un nuevo diseño curricular para la escuela secundaria, organizada en seis años y dirigida a una población estudiantil de entre 13 y 18 años. A la fecha, se ha podido poner en práctica el diseño curricular para los dos primeros años y está en proceso de evaluación la ex-periencia piloto correspondiente al tercero. Cabe aclarar, además, que la Provincia de Buenos Aires es la unidad geográfica con mayor densidad poblacional y que, por ende, sus políticas han sido y suelen ser modélicas para el resto del país, a pesar de que la incumbencia sobre políticas educativas en ese nivel es de orden provincial. La enseñanza-aprendizaje de la lengua materna y de la literatura se postula en una asignatura denominada Prácticas del lenguaje, siendo la Literatura uno de sus ámbitos; los otros dos son Formación ciudadana y Estudio. Aquí trabajaremos con el material oficial provisto para el primer año, en virtud de que todavía está en proceso de instrumentación el segundo y de evaluación el tercero.

Downloads 5144  5144  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! A influência da intertextualidade e da sequência didática na retextualização da resenha acadêmica Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
PORTUGAL,Rosany Aparecida

Neste artigo, busca-se verificar as categorias de intertextualidade presentes nas retextualizações do artigo acadêmico para a resenha, produzidas pelos alunos da tutoria em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), considerando o pressuposto bakhtiniano de que nosso discurso está impregnado de representações do outro, o que o torna polifônico, dialógico, regido pelo fenômeno social da interação verbal. Consideraremos também o procedimento Sequência Didática (SD), desenvolvido por Schneuwly e Dolz (2004), como metodologia para o ensino da resenha, porque, além de acreditarmos que ele favorece o aprendizado dos gêneros textuais, pretendemos verificar se e como a SD pode influenciar na retextualização de um gênero acadêmico, especificamente. Entendemos, assim, que compreender como o aluno interpreta e posteriormente reescreve um gênero em outro é de suma importância para o ensino da escrita. Além disso, essa investigação pode auxiliar na busca de soluções para a melhoria do ensino de leitura e escrita, especificamente, neste estudo, na Educação Superior. O trabalho ainda está em andamento e, em função disso, aqui, abordaremos apenas as categorias analisadas, indicando a importância de estudá-las nas produções de alunos da graduação.

Palavras-chave: Gêneros escritos. Sequência didática. Intertextualidade. Retextualização.

Downloads 5474  5474  Tamanho do arquivo 74 bytes  Plataforma PG-UFV  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A intertextualidade em atividades de compreensão leitora no ensino de E/LE Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Fabiana da Cunha; GIORGI, Maria Cristina

Este trabalho, baseado na Análise do Discurso de Cunho Enunciativo, tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre a intertextualidade, assim como verificar a importância que é atribuída a esse conceito no ensino de E/LE.

Downloads 7644  7644  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 (20) 21 »