OLIVEIRA, Aline Fonseca de; SERENA, Francisco José Cantero
Neste artigo apresentamos a descrição de algumas características típicas da entonação do espanhol falado por brasileiros em fala espontânea. Estas descrições são os primeiros achados obtidos através de pesquisa fundamentada na metodologia “Análisis Melódico del Habla” (AMH), aplicada a um corpus de enunciados extraídos de conversações espontâneas. Após a análise acústica, procedeu-se a interpretação dos gráficos representativos dos enunciados constituintes do referido corpus e identificação de algumas das características entonativas do espanhol falado por brasileiros.
Palavras-chave: Entonação. Análise melódica. Fala espontânea. Interlíngua1.
2616 0 bytes Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu http://
Trabalhamos os falsos amigos de um ponto de vista léxico/semântico, contudo, com uma perspectiva distinta da que costuma ser tratada nas obras didáticas sobre esse tema. Para tanto, se utilizará a etimologia e a história das palavras: do latim e/ou outras línguas latinas: como o francês e o italiano, por exemplo, ao espanhol/português para explicar a evolução/mudança dos traços linguísticos. Para essa análise serão utilizados: um texto tirado de um soneto, uma ficha cadastral de um banco e algumas notas de dicionários para falantes de português e falantes de espanhol, ou seja, todos os textos são autênticos.
GONZÁLEZ-PIENDAL, Júlio A.; NÚÑEZ, José Carlos; SOLANO, Paula; SILVA DA, Elza Helena; ROSÁRIO, Pedro; MOURÃO, Rosa; VALLE, António.
O presente trabalho aporta mais alguns dados sobre as diferenças nas atitudes face à matemática em função do gênero e do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol.
Este trabalho exibe um estudo sobre o comportamento do átono “le” na variante mexicana. Orientando-nos pelo viés funcionalista e valendo-nos de realizações provenientes do corpus El Habla de Monterrey (ALFANO, 2000) e da página da Organização Editorial Mexicana (2009), ambicionamos: i) apresentar o desenvolvimento do átono “le”, sob a luz dos estudos de gramaticalização; ii) sublinhar especificidades de seu uso em contextos de perda de designação referencial; iii) evidenciar a relevância do conceito de subjetivização neste processo. Em nossa concepção, o referido item gramatical foi reanalisado sintática e semanticamente, estendeu-se a novos contextos de uso e, depois de gramaticalizado, passou a atuar também como partícula intersubjetiva.
Palavras-chave: Funcionalismo. Gramaticalização. Variante mexicana. Casos de despronominalização do átono „le‟.
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La enseñanza del español como lengua extranjera (ELE) en Brasil viene creciendo día tras día y las concepciones de lengua, abordajes, papel del profesor, motivación de alumnos, discursos de profesores y alumnos respecto a la enseñanza y aprendizaje de ELE deben ser revisados. En este artículo verifico la importancia del aprendizaje del español y la motivación generada por ello, según el discurso de los alumnos. El estudio fue realizado en una escuela particular de Pelotas, sur de Brasil, con dos grupos de adolescentes con edades entre 15 y 17 años.
Palabras clave: Enseñanza. Español. Brasil. Motivación. Importancia.
3027 0 bytes Glosas Didácticas n. 16, invierno de 2007 http://
Neste artigo propõe-se a criação de um chatbot para auxiliar o ensino de língua estrangeira. São citadas algumas das tecnologias disponíveis para fazê-lo e opta-se por usar a linguagem AIML e um módulo escrito na linguagem Python (PyAIML), capaz de interpretar etiquetas AIML, para criar um chatbot simples.
Este estudo tem como objetivo apresentar a vida e a obra do poeta romântico espanhol Gustavo Adolfo Bécquer por meio da leitura e da análise de suas lendas. A pesquisa apresenta a personalidade do autor caracterizada em sua obra e, para ilustrar o trabalho, mostram-se os métodos e os resultados da leitura dessas lendas em sala de aula visando trabalhar o conteúdo literário e cultural nas aulas de Espanhol como língua estrangeira.
Palavras-chave: Literatura Espanhola. Romantismo. Prosa.
3139 0 bytes Revista Letra Magna Ano 04- n.09 - 1º Semestre de http://