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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Uma experiência com a Língua Espanhola no Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
COUTO, Fernanda Cristina; WATHIER, Luciane; FENNER, Any Lamb

O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência com o ensino de Língua Estrangeira, especificamente, de Língua Espanhola, com um grupo de crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Séries iniciais. Leitura. Oralidade.


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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Características da entonação do espanhol falado por brasileiros Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Aline Fonseca de; SERENA, Francisco José Cantero

Neste artigo apresentamos a descrição de algumas características típicas da entonação do espanhol falado por brasileiros em fala espontânea. Estas descrições são os primeiros achados obtidos através de pesquisa fundamentada na metodologia “Análisis Melódico del Habla” (AMH), aplicada a um corpus de enunciados extraídos de conversações espontâneas. Após a análise acústica, procedeu-se a interpretação dos gráficos representativos dos enunciados constituintes do referido corpus e identificação de algumas das características entonativas do espanhol falado por brasileiros.

Palavras-chave: Entonação. Análise melódica. Fala espontânea. Interlíngua1.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Olhares de gênero face à matemática: uma investigação no ensino obrigatório de espanhol Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
GONZÁLEZ-PIENDAL, Júlio A.; NÚÑEZ, José Carlos; SOLANO, Paula; SILVA DA, Elza Helena; ROSÁRIO, Pedro; MOURÃO, Rosa; VALLE, António.

O presente trabalho aporta mais alguns dados sobre as diferenças nas atitudes face à matemática em função do gênero e do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Leitura em língua estrangeira: entre o Ensino Médio e o vestibular Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
FERNÁNDEZ, Gretel Eres; KANASHIRO, Daniela S. Kawamoto

O presente estudo parte de uma breve discussão sobre o papel da compreensão da leitura em língua estrangeira - espanhol.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Casos de gramaticalização na variante mexicana do espanhol: perda de designação referencial Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
LIMA, Viviane Conceição Antunes

Este trabalho exibe um estudo sobre o comportamento do átono “le” na variante mexicana. Orientando-nos pelo viés funcionalista e valendo-nos de realizações provenientes do corpus El Habla de Monterrey (ALFANO, 2000) e da página da Organização Editorial Mexicana (2009), ambicionamos: i) apresentar o desenvolvimento do átono “le”, sob a luz dos estudos de gramaticalização; ii) sublinhar especificidades de seu uso em contextos de perda de designação referencial; iii) evidenciar a relevância do conceito de subjetivização neste processo. Em nossa concepção, o referido item gramatical foi reanalisado sintática e semanticamente, estendeu-se a novos contextos de uso e, depois de gramaticalizado, passou a atuar também como partícula intersubjetiva.

Palavras-chave: Funcionalismo. Gramaticalização. Variante mexicana. Casos de despronominalização do átono „le‟.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!As lendas de Bécquer: uma proposta para a introdução da literatura espanhola nas aulas de espanhol c Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
REATTO, Diogo; BISSACO, Cristiane Magalhães

Este estudo tem como objetivo apresentar a vida e a obra do poeta romântico espanhol Gustavo Adolfo Bécquer por meio da leitura e da análise de suas lendas. A pesquisa apresenta a personalidade do autor caracterizada em sua obra e, para ilustrar o trabalho, mostram-se os métodos e os resultados da leitura dessas lendas em sala de aula visando trabalhar o conteúdo literário e cultural nas aulas de Espanhol como língua estrangeira.

Palavras-chave: Literatura Espanhola. Romantismo. Prosa.

Downloads 2921  2921  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04- n.09 - 1º Semestre de   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La enseñanza de español en Brasil: discursos y reflexiones Popular Versão: 
Atualização:  27/5/2008
Descrição:
BOÉSSIO, Cristina Pureza Duarte

La enseñanza del español como lengua extranjera (ELE) en Brasil viene creciendo día tras día y las concepciones de lengua, abordajes, papel del profesor, motivación de alumnos, discursos de profesores y alumnos respecto a la enseñanza y aprendizaje de ELE deben ser revisados. En este artículo verifico la importancia del aprendizaje del español y la motivación generada por ello, según el discurso de los alumnos. El estudio fue realizado en una escuela particular de Pelotas, sur de Brasil, con dos grupos de adolescentes con edades entre 15 y 17 años.

Palabras clave: Enseñanza. Español. Brasil. Motivación. Importancia.

Downloads 2970  2970  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas n. 16, invierno de 2007  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento de um chatbot para auxiliar o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Leandro Padilha; QUINTEIRO, Joaquim

Neste artigo propõe-se a criação de um chatbot para auxiliar o ensino de língua estrangeira. São citadas algumas das tecnologias disponíveis para fazê-lo e opta-se por usar a linguagem AIML e um módulo escrito na linguagem Python (PyAIML), capaz de interpretar etiquetas AIML, para criar um chatbot simples.

Palavras-chave: Espanhol. Software livre. Ensino. Inteligência artificial. Chatbot. Processamento da linguagem natural.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Línguas pra que te quero Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KROEHN, Márcio

Aprender uma nova língua é uma das necessidades dos tempos modernos. Mas a sedução é o ponto-chave para manter o estímulo do aluno.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Ensino. Tecnologia.

Downloads 3101  3101  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USJT  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s) Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BORGES, Elaine Ferreira do Vale

Este artigo objetiva discutir os significados de conceitos recorrentes na subárea Ensino-Aprendizagem de LE/L2, na Linguística Aplicada, tais como metodologia, planejamento e pedagogia de ensino de línguas e suas relações com outros, como abordagem e paradigma. A discussão se insere na divisão que se faz neste campo de estudos entre as “eras” dos métodos, das abordagens e do pós-método e traz considerações, sobre o tema em questão, de renomados expoentes na área (Richards; Rodgers, 1982, 2001; Prabhu, 1987, 1990; Kumaravadivelu, 1994, 2001; Almeida Filho, 1997, 2005). A visão sobre as similaridades conceituais entre os termos paradigma (Kuhn, 1962) e abordagem (Anthony, 1963), desenvolvida em Borges (2009), acrescenta a esta discussão uma dimensão importante no que se refere à distinção entre os termos abordagem e metodologia.

Palavras-chave: Metodologia. Planejamento. Pedagogia de ensino de línguas. Abordagem. Paradigma.

Downloads 3304  3304  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-41  Site http://
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