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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Cápsulas culturales: el uso de refranes en la clase E/LE (nivel A2) Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
SALKJELSVIK, Kari S.

Este artículo realiza un estudio del valor sociocultural de los refranes en español y los presenta como herramienta idónea para introducir en la clase de E/LE actividades que fomenten el pluriculturalismo y la interculturalidad de manera efectiva.

Downloads 1996  1996  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA redELE n. 11, out. 2007   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Borges e as categorias lógico-fenomenológicas de Peirce Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
MERRELL, Floyd; QUEIROZ, João

Fragmentos de J. L. Borges servem, aqui, a uma "descrição semioticamente orientada", baseada na teoria das categorias de C.S.Peirce. Não se pretende fazer, portanto, o desenvolvimento de uma "semiótica da literatura" com foco no texto Borgeano. Ele serve-nos como exemplares para um tratamento das categorias fenomenológicas de Peirce.

Palavras-chave : Borges. Peirce. Categorias lógico-fenomenológicas.

Downloads 506  506  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 288-303  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Bases curriculares y referentes históricos para la enseñanza del discurso oral Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
Quiles, María del Carmen

El marco educativo que regula nuestras enseñanzas medias establece ya unos fundamentos curriculares para la didáctica de la lengua de acuerdo con los modernos parámetros psicopedagógicos y los actuales enfoques en la concepción de las lenguas. Sin embargo, para entender la importancia del profundo cambio de perspectiva que supone para nuestra área de conocimiento la aparición de los diseños curriculares de la L.O.G.S.E. hemos de retroceder en el tiempo y analizar el tratamiento había venido recibiendo en el devenir histórico del sistema educativo español.Sólo poniendo de relieve los pilares fundamentales sobre los que se sustentó durante mucho tiempo la enseñanza de la lengua en los documentos oficiales quedará al descubierto la tan arraigada tradición silente (Núñez Ruiz: 9, 83-92) de nuestras aulas.

Downloads 562  562  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!As representações do sujeito professor no manual didático de língua espanhola: uma leitura enunciati Popular Versão: 
Atualização:  24/6/2008
Descrição:
GRANZOTTO WERNER, Kelly Cristini

Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre a representação da subjetividade do professor no livro didático de língua espanhola. O referencial teórico utilizado é a teoria da enunciação de Benveniste, especificamente a noção de subjetividade na linguagem. Fizemos a análise da enunciação escrita do manual e da enunciação oral do professor mediante observação, gravação e transcrição de quatro horas/aula. Analisamos a categoria de pessoa, dentre outros aspectos. Partimos da relação interativa eu-tu, na sala de aula, o que permitiu a constituição desses sujeitos na linguagem. Trabalhamos com duas hipóteses: se o professor profere fielmente o discurso do manual, representa-se como um repetidor do discurso alheio; se não o repete, mostra-se como sujeito da sua enunciação. Concluímos que o professor se apresenta como um mediador entre o livro e os alunos, adotando um discurso próprio, mas observamos que professor e alunos são dependentes do discurso do livro.

Palavras-chave: Enunciação. Discurso didático. Subjetividade. Livro didático.

Downloads 1627  1627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem em (Dis)Curso, volume 7, número 1  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!As representações do sujeito professor no manual didático de Língua Espanhola: uma leitura enunciat Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
WERNER, Kelly Cristini Granzotto

Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre a representação da subjetividade do professor no livro didático de língua espanhola. O referencial teórico utilizado é a teoria da enunciação de Benveniste, especificamente a noção de subjetividade na linguagem.

Downloads 2498  2498  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguam em Discurso  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!As possibilidades da multimídia como um recurso informático de comunicação digital interativa no ens Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
LEON, Italo Oscar Riccardi

Discussão sobre mídia e Língua Espanhola.

Downloads 1842  1842  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!As metamorfoses do texto: as tecnologias de comunicação na construção de gêneros literários e proces Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
ARANHA, Gláucio

A sinergia produzida pela interação entre o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e a produção literária suscita uma série de questões técnicas e pragmáticas, as quais são enfocadas neste trabalho a partir da observação do processo de construção de novos gêneros e de novos procedimentos cognitivos do leitor. Neste sentido, o presente artigo explora objetos e temas com o intuito de estabelecer um mapeamento teórico das principais questões envolvidas nas transformações do uso e da produção do texto, partindo da tecnologia do impresso até às discussões acerca da importância do cibertexto como nova forma de expressão.

Downloads 1507  1507  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciências & Cognição 2004; Vol. 01: 02-09.  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!As lendas de Bécquer: uma proposta para a introdução da literatura espanhola nas aulas de espanhol c Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
REATTO, Diogo; BISSACO, Cristiane Magalhães

Este estudo tem como objetivo apresentar a vida e a obra do poeta romântico espanhol Gustavo Adolfo Bécquer por meio da leitura e da análise de suas lendas. A pesquisa apresenta a personalidade do autor caracterizada em sua obra e, para ilustrar o trabalho, mostram-se os métodos e os resultados da leitura dessas lendas em sala de aula visando trabalhar o conteúdo literário e cultural nas aulas de Espanhol como língua estrangeira.

Palavras-chave: Literatura Espanhola. Romantismo. Prosa.

Downloads 3116  3116  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04- n.09 - 1º Semestre de   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Argumentos x núcleos focais: o status de clíticos que duplicam SNs em espanhol Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
CORREA, Paulo

Este trabalho apresenta uma análise gerativa de clíticos de Caso Acusativo envolvidos em construções de reduplicação em espanhol. Demonstrará que este tipo de clítico não constitui um elemento único, mas que pode ser dividido em dois grupos, o dos anafóricos e o dos dêiticos. Enquanto os primeiros foram analisados em trabalhos anteriores, como o de Jaeggli (1982, 1986b), a ocorrência dos últimos pode estar vinculada à expressão de um foco in situ. Esta análise encontra um paralelo em Suñer (1995), que trata a concordância negativa como um fenômeno de polaridade, já que este trabalho revela uma correlação entre a realização sintática de palavras negativas em polaridade negativa e o licenciamento de um clítico que duplica um SN focalizado.

Palavras-chave: Sintaxe. Espanhol. Clítico. Foco.

Downloads 587  587  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma DELTA [online]. 2006, vol.22, n.2, pp. 227-247  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Aprender a conversar: ¿cómo un nativo…? Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
ESCUDERO, Maria Pilar Guitart

Conocer una lengua, aún en los niveles más avanzados, no asegura una comunicación exitosa, especialmente en la interrelación con el hablante nativo. Esto es debido principalmente a que la adecuación comunicativa de un enunciado no está garantizada por su gramaticalidad. En este sentido, trabajar con muestras de conversación real es una apuesta que no solo permite abordar los niveles puramente lingüísticos (fonético-fonológico, morfosintáctico y léxico-semántico) sino también aquellos elementos paralingüísticos y no lingüísticos o contextuales (gestuales, socioculturales e interaccionales) que, en definitiva, son los que van a asegurar la plena adecuación comunicativa y, consecuentemente, el éxito en la comunicación.

Downloads 2081  2081  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma University of Virginia  Site http://
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