Categoria: Espanhol Artigos |
Borges e as categorias lógico-fenomenológicas de Peirce |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
MERRELL, Floyd; QUEIROZ, João
Fragmentos de J. L. Borges servem, aqui, a uma "descrição semioticamente orientada", baseada na teoria das categorias de C.S.Peirce. Não se pretende fazer, portanto, o desenvolvimento de uma "semiótica da literatura" com foco no texto Borgeano. Ele serve-nos como exemplares para um tratamento das categorias fenomenológicas de Peirce.
Palavras-chave : Borges. Peirce. Categorias lógico-fenomenológicas.
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550 0 bytes Alea [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 288-303 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
As representações do sujeito professor no manual didático de língua espanhola: uma leitura enunciati |
Versão: Atualização: 24/6/2008 |
Descrição:
GRANZOTTO WERNER, Kelly Cristini
Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre a representação da subjetividade do professor no livro didático de língua espanhola. O referencial teórico utilizado é a teoria da enunciação de Benveniste, especificamente a noção de subjetividade na linguagem. Fizemos a análise da enunciação escrita do manual e da enunciação oral do professor mediante observação, gravação e transcrição de quatro horas/aula. Analisamos a categoria de pessoa, dentre outros aspectos. Partimos da relação interativa eu-tu, na sala de aula, o que permitiu a constituição desses sujeitos na linguagem. Trabalhamos com duas hipóteses: se o professor profere fielmente o discurso do manual, representa-se como um repetidor do discurso alheio; se não o repete, mostra-se como sujeito da sua enunciação. Concluímos que o professor se apresenta como um mediador entre o livro e os alunos, adotando um discurso próprio, mas observamos que professor e alunos são dependentes do discurso do livro.
Palavras-chave: Enunciação. Discurso didático. Subjetividade. Livro didático.
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1677 0 bytes Linguagem em (Dis)Curso, volume 7, número 1 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Argumentos x núcleos focais: o status de clíticos que duplicam SNs em espanhol |
Versão: Atualização: 24/4/2012 |
Descrição:
CORREA, Paulo
Este trabalho apresenta uma análise gerativa de clíticos de Caso Acusativo envolvidos em construções de reduplicação em espanhol. Demonstrará que este tipo de clítico não constitui um elemento único, mas que pode ser dividido em dois grupos, o dos anafóricos e o dos dêiticos. Enquanto os primeiros foram analisados em trabalhos anteriores, como o de Jaeggli (1982, 1986b), a ocorrência dos últimos pode estar vinculada à expressão de um foco in situ. Esta análise encontra um paralelo em Suñer (1995), que trata a concordância negativa como um fenômeno de polaridade, já que este trabalho revela uma correlação entre a realização sintática de palavras negativas em polaridade negativa e o licenciamento de um clítico que duplica um SN focalizado.
Palavras-chave: Sintaxe. Espanhol. Clítico. Foco.
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625 0 bytes DELTA [online]. 2006, vol.22, n.2, pp. 227-247 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Aprender a conversar: ¿cómo un nativo…? |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
ESCUDERO, Maria Pilar Guitart
Conocer una lengua, aún en los niveles más avanzados, no asegura una comunicación exitosa, especialmente en la interrelación con el hablante nativo. Esto es debido principalmente a que la adecuación comunicativa de un enunciado no está garantizada por su gramaticalidad. En este sentido, trabajar con muestras de conversación real es una apuesta que no solo permite abordar los niveles puramente lingüísticos (fonético-fonológico, morfosintáctico y léxico-semántico) sino también aquellos elementos paralingüísticos y no lingüísticos o contextuales (gestuales, socioculturales e interaccionales) que, en definitiva, son los que van a asegurar la plena adecuación comunicativa y, consecuentemente, el éxito en la comunicación.
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2126 0 bytes University of Virginia http:// |
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