Um estudo sobre a compreensão em leitura baseado em uma abordagem contrastiva de cunho argumentativo-discursivo. Examinamos a relação materialidade lingüística – processo discursivo, observando a conexão entre a leitura em língua estrangeira próxima (espanhol) e a produção escrita e a memória textual em língua materna (português).
Palavras-chave: Leitura. Análise contrastiva. Ensino de língua estrangeira: análise do discurso. Polidez.
Este es el relato de una experiencia de lectura en curso con alumnos brasileños de nivel inicial de E/LE con miras a "desnaturalizar" la relación con la lengua española por medio de un contacto explicito entre lector-texto-materialidad sonora producida.
A Valorização Docente na Perspectiva Histórica e Atual é uma pesquisa que tem por base a contextualização da profissão docente, fazendo um levantamento na literatura e em outros documentos complementares, sobre essa profissão. Construindo uma base histórica e um quadro atual da docência no país e particularmente no Estado do Pará.
2373 0 bytes UFPA - Revista Virtual de Iniciação Acadêmica http://
ALEXANDRE, Micael Fillipe Pontes; SILVA, Silvio Profirio da
Este trabalho tem por objetivo abordar as mudanças metodológicas no Ensino de Língua Estrangeira, em particular, no Ensino de Língua Espanhola, como reflexo da publicação e da difusão das Orientações Curriculares Nacionais - OCNs.
Palavras-chave: Letramento. OCNs. Língua estrangeira. Ensino Médio.
Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre a representação da subjetividade do professor no livro didático de língua espanhola. O referencial teórico utilizado é a teoria da enunciação de Benveniste, especificamente a noção de subjetividade na linguagem.
En este artículo propongo hacer una reflexión sobre la importancia del conocimiento, tanto por profesores como por alumnos o personas interesadas en el tema, de las diferencias culturales y de la conciencia intercultural en la enseñanza/ aprendizaje de la lengua española para fines específicos, con el fin de llegar a una comunicación eficiente y a la culminación de los negocios pretendidos.
2532 0 bytes E/LE Brasil, n. 4, junio de 2006 http://
LABRADOR, María José Piquer; MAGÁN, Pascuala Morote
Con este artículo nos proponemos aproximarnos al papel del juego en la enseñanza de la lengua, valorarlo como recurso didáctico puesto que pone en marcha los principios de actividad, creatividad y personalización, reflexionar sobre la aplicación de las actividades lúdicas en los manuales de ELE y extraer unas conclusiones que sirvan de pauta para trabajar el juego en las aulas.
Um estudo bibliográfico que aborda o Espanhol como língua estrangeira. Discute o cenário sócio-político e educacional brasileiro no que concerne aos costumes e à cultura, às ações governamentais e aos conflitos educacionais que interferem na realidade do ensino desse idioma desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
COUTO, Fernanda Cristina; WATHIER, Luciane; FENNER, Any Lamb
O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência com o ensino de Língua Estrangeira, especificamente, de Língua Espanhola, com um grupo de crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública.
Palavras-chave: Língua estrangeira. Séries iniciais. Leitura. Oralidade.