Categoria: Espanhol Artigos |
Passeando pelos parques de Cortázar |
Versão: Atualização: 25/4/2012 |
Descrição:
MOURA, Susan Blum Pessôa de
Neste artigo procuro resumir as ideias principais de espaço em Cortázar, ideias que foram apresentadas durante o evento de extensão "Abrindo a porta para ir jogar" na Universidade Federal do Paraná. O espaço analisado envolve não somente o texto literário em si, como também a etimologia de angústia (um sentimento comum na obra de Cortázar) e, em um prenúncio de estética da recepção, um envolvimento do leitor em seu espaço empírico e na sua relação com o objeto livro. Cortázar, em seus escritos, mostra a relevância de um leitor ativo e cúmplice. Para essa apresentação buscou-se ilustrar esse envolvimento espacial com uma litografia do desenhista Escher que trabalha com um elemento comum aos dois autores: o surrealismo e a subversão do espaço.
Palavras-chave: Leitura. Cortázar. Conto “Continuidad de los parques”. Escher. Quadro "Exposição de gravuras".
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741 0 bytes REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Planejamento sequenciado da aprendizagem: modelos e sequências didáticas |
Versão: Atualização: 2/10/2013 |
Descrição:
GONÇALVES, Adair Vieira; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de
Ao tomar os gêneros como objeto de ensino, torna-se imprescindível uma descrição a priori de tais objetos, bem como um trabalho de transformação dos conhecimentos teóricos que os subjazem em instrumentos didáticos cujo foco seja o aprendizado. É nessa perspectiva que este artigo objetiva abordar as noções de modelos didáticos de gêneros, capacidades de linguagem e sequências didáticas (SD), exploradas pelos pesquisadores de Didática das Línguas da Universidade de Genebra, a fim de evidenciar a importância destas como ferramentas potencializadores do ensino da língua materna. A fim de manter um diálogo com as propostas oficiais de ensino, o trabalho apresenta uma breve investigação nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos três níveis de ensino – Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio – tendo como foco a abordagem do planejamento das atividades didáticas para o ensino da língua direcionada ao gêneros textuais. Posteriormente, apresentamos teórico-metodologicamente os princípios norteadores do modelo e da sequência didática e, empiricamente, a análise de três SD e seus respectivos modelos didáticos. As análises possibilitam concluir que tais ferramentas constituem-se instrumentos didáticos da mestria de práticas de linguagem (re)configuradas em gêneros textuais.
Palavras-chave: Sequência didática. Modelos didáticos. Gêneros textuais.
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1092 0 bytes Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-414 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Preenchimento de questionário off-line em textos e julgamento imediato de gramaticalidade com SPs no |
Versão: Atualização: 25/4/2012 |
Descrição:
POMBO, Anna Terra Rocha
Este documento apresenta os resultados de um experimento-piloto de preenchimento de questionário off-line em textos com SPs em Espanhol americano, à luz da Teoria Linguística, rodado no ano de 2010, cujo objetivo foi verificar se ainda é possível considerar a marcação canônica dos parâmetros Sujeito (pro-drop) e Objetos (altamente cliticizante) no Espanhol. Replicou-se a marcação canônica da primeira categoria, porém, da plenitude da segunda (68%), 65% deveram-se aos pelo menos bilíngues. O baixo índice de cliticização contraria os parâmetros canonizados quanto aos Objetos. Possivelmente, o apagamento de Objetos constitui já uma mudança em curso na estrutura argumental no Espanhol e a camada funcional deve ser a licenciadora deste fenômeno. Os resultados de um julgamento imediato de gramaticalidade refinarão o experimento anterior e, junto a ele, serão apresentados no VII Congresso Internacional da Abralin.
Palavras-chave: Clítico. Objeto nulo. Psicolinguística. Sujeito. Teoria linguística.
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1327 0 bytes Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Preguntarse sobre el ‘Sentido’: Trazos de una indefinición necesaria |
Versão: Atualização: 25/4/2012 |
Descrição:
MARTÍNEZ, Luz Maria
En este artículo intento, en ejercicio libre y sin ataduras disciplinares, abordar, explorar y desplegar una concepción de ‘sentido’ que no lo reduzca a mera enunciación lingüística o a significación semántica. Por ello, argumentaré que la pregunta por el sentido cobra su poder precisamente al hacerse presente también desde la confusión, la desorientación o la ambigüedad. Además de tratar someramente su función orientativa, su carácter dialógico y su relación con el ser, sostendré que el sentido es a la vez acto de apertura y situación ante lo “real”, ante el mundo, por lo cual no debe querer limitar, sino más bien al contrario, debe gestarse y ponerse en marcha para avanzar sobre límites. De este modo, el sentido quedará expuesto como una búsqueda de inteligibilidad en acción, como pensamiento crítico.
Palavras-chave: Pregunta de sentido. Ambiguedad. Intensión. Juegos de posibilidad.
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532 0 bytes Universitat de Barcelona http:// |
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