Categoria: Espanhol Artigos |
El concepto de inautenticidad en Heidegger y Cortázar |
Versão: Atualização: 20/3/2012 |
Descrição:
MACHADO, Roberto Pinheiro
Este ensaio analisa a relação entre os conceitos de inautenticidade presente nas obras de Martin Heidegger e Julio Cortázar. Apontado para o fracasso da crítica cortazariana que reconhece na obra do escritor argentino a presença do conceito heideggeriano de inautenticidade, este ensaio afirma que ambos autores demostran concepções distintas a respeito da questão do comportamento autêntico. No entanto, outros conceitos heideggerianos como a angústia, a solidão e ser-nomundo aparecem com clareza em diversas instâncias da obra narrativa de Cortázar. Desta forma, o ensaio procede a uma leitura de tais instâncias sob a luz de O ser e o tempo, de Heidegger.
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781 0 bytes REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Efeito stroop e rastreamento ocular no processamento de palavras |
Versão: Atualização: 8/5/2008 |
Descrição:
LEMLE, Miriam; FRANÇA, Aniela Improta; MAIA, Marcus
Como é a organização cerebral do léxico? As palavras são guardadas por inteiro ou existe derivação que forma uma estrutura interna a elas? Usando dois paradigmas experimentais, investigamos se a de-composição morfológica é uma propriedade fundamental do processamento lexical na leitura de pala-vras isoladas no português do Brasil. O primeiro experimento propõe uma tarefa baseada no chamado Efeito Stroop, no qual processos atencionais concorrentes demonstram a natureza automática das fases iniciais do processamento da leitura. O segundo experimento, usando protocolo de rastreamento ocular durante a leitura, investiga as mesmas palavras, pretendendo identificar, preliminarmente, os pontos de fixação e sacadas na primeira passagem do olhar, bem como nos movimentos regressivos. Os resultados obtidos nos dois experimentos permitem reunir evidências de que, no processo de leitura, as palavras são derivadas morfema a morfema, embora haja também heurísticas globais da visão que atuam simultaneamente no processamento da leitura.
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1976 0 bytes Ciências & Cognição 2007; Vol 12: 02-17 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Discurso e prática na formação docente: as concepções sobre ensinar uma língua e o mito de Hermes |
Versão: Atualização: 1/10/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Larissa Adorno Marciotto
O foco principal deste trabalho foi analisar o discurso e a práxis de três professoras de inglês de escolas públicas, da grande Belo Horizonte (MG), participantes de uma pesquisa-ação colaborativa, ocorrida nos anos de 2004 e 2006. No início da pesquisa, as professoras também faziam parte de um Projeto de Formação Continuada de Professores (Projeto EDUCONLE- FALE-UFMG). Por meio de sessões colaborativas, realizadas entre pesquisadora e professoras, e da observação participante de aulas, o estudo objetivou identificar as concepções das professoras sobre ensinar uma língua, bem como seu processo de reconstrução ocorrido ao longo do estudo. Os resultados assinalaram que a rede de colaboração entre pesquisadores e escola básica conduziu a mudanças discursivas, incidentes na ação docente e observáveis mesmo após as professoras terem perdido o contato direto com a rede de colaboração. Ademais, ressalta-se que as ações colaborativas conduziram à intensificação do desenvolvimento da autonomia crítica das professoras pesquisadas, num processo discursivamente demarcado, aqui representado pela imagem do deus grego Hermes.
Palavras-chave: Pesquisa-ação colaborativa. Discurso. Ensino de línguas. Concepções sobre ensinar.
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497 0 bytes Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.1, p.139-156 |
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