Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e interdisciplinaridade Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FIORIN, José Luiz

Depois de mostrar que a interdisciplinaridade é da natureza dos estudos linguísticos, porque a linguagem é multiforme e heterogênea, este trabalho expõe os dois modos básicos de fazer ciência, um regido pelo princípio da exclusão e outro governado pelo princípio da participação, que produzem, respectivamente, a especialização e a sua ultrapassagem. A partir daí, discute as vantagens e os problemas da disciplinaridade, apresenta as razões pelas quais hoje a interdisciplinaridade é um universal positivo do discurso e conceitua, com base na etimologia, os termos interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. Examina os vínculos da linguística com outras ciências, para terminar traçando um histórico das relações entre linguística e literatura no Brasil.

Palavras-chave : Linguística. Estudos literários. Interdisciplinaridade. Multidisciplinaridade. Transdisciplinaridade.

Downloads 613  613  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 29-53  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Borges e as categorias lógico-fenomenológicas de Peirce Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
MERRELL, Floyd; QUEIROZ, João

Fragmentos de J. L. Borges servem, aqui, a uma "descrição semioticamente orientada", baseada na teoria das categorias de C.S.Peirce. Não se pretende fazer, portanto, o desenvolvimento de uma "semiótica da literatura" com foco no texto Borgeano. Ele serve-nos como exemplares para um tratamento das categorias fenomenológicas de Peirce.

Palavras-chave : Borges. Peirce. Categorias lógico-fenomenológicas.

Downloads 526  526  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 288-303  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
MENTI, Magali de Moraes; LIMA, Marília dos Santos

Neste artigo tratamos de algumas questões cruciais de ensino e aprendizagem de segunda língua (L2) e língua estrangeira (LE) relativas ao tratamento corretivo da forma na sala de aula. Primeiramente, revisamos a relação entre a instrução com foco na forma e o ensino comunicativo de línguas e apresentamos alguns conceitos essenciais. Em segundo lugar, discutimos alguns estudos encontrados na literatura especializada (Lyster e Ranta, 1997; Panova e Lyster, 2002; Ohta, 2000 e Ellis, Basturkmen e Loewen, 2001), destacando dois estudos no contexto brasileiro (Lima, 2002; Menti, 2003). Finalmente, apresentamos nossas conclusões e implicações sobre as principais questões levantadas.

Palavras-chave: Tratamento corretivo. Negociação da forma. Língua estrangeira.

Downloads 636  636  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 119-136. jan./  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El español de los negocios: algunas perspectivas en la enseñanza/aprendizaje Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
KOZOW, Lúcia

En este artículo propongo hacer una reflexión sobre la importancia del conocimiento, tanto por profesores como por alumnos o personas interesadas en el tema, de las diferencias culturales y de la conciencia intercultural en la enseñanza/ aprendizaje de la lengua española para fines específicos, con el fin de llegar a una comunicación eficiente y a la culminación de los negocios pretendidos.

Downloads 2568  2568  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma E/LE Brasil, n. 4, junio de 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Disciplina positiva. Una herramienta imprescindible en la metodología comunicativa Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FERNÁNDEZ, Rosa

Al destacar la competencia oral como objetivo prioritario en el aprendizaje de un idioma, consideramos que el enfoque comunicativo es el más apropiado para las clases de ELE, sean cuales sean las condiciones de aprendizaje. Para posibilitar esta metodología en cursos de enseñanza obligatoria, donde no pocas veces hay un número mayor de 30 alumnos por aula, partimos de la base de que el trabajo en equipos que se autogestionan se hace imprescindible. Aquí, la Disciplina Positiva dota al docente de recursos que guían su actuación como mediador en la convivencia y en la revención/solución de conflictos en las distintas situaciones de aprendizaje activo que coordina.

Downloads 761  761  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma E/LE Brasil, n. 5, febrero de 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino do espanhol com atividades lúdicas para aprendizes brasileiros Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CHAGURI, Jonathas de Paula

O presente estudo visa uma reflexão sobre o ensino da Língua Espanhola por meio dos jogos. Para a realização deste trabalho centramos a nossa atenção na busca de saberes que pudessem oferecer respostas para a seguinte indagação inicial: Quais contribuições práticas podem ser apresentadas com o emprego de atividades lúdicas nas aulas de espanhol? O objetivo maior deste estudo é encontrar caminhos que possam ser trilhados pelos professores, subsidiados por metodologias práticas de forma a poderem inovar o seu trabalho em sala, utilizando-se dos jogos apresentados, desenvolvendo sentimentos de prazer e crescimento nos educandos. Primeiramente, o trabalho procura evidenciar a importância da atividade lúdica movendo o resgate sócio-histórico sobre a importância do ato de brincar e jogar. No segundo momento, estudamos as contribuições práticas do lúdico no ensino da Língua Espanhola, cujo objetivo é apresentar a importância da ludicidade. Posteriormente, segue-se uma apresentação de algumas possibilidades de atividades lúdicas que podem contribuir para ampliação da Língua Espanhola.

Palavras-chave: Professores. Língua espanhola. Atividades lúdicas.

Downloads 1668  1668  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista X, volume 2, 2009  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Aldo Pellegrini y el surrealismo Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
CASTIGLIONI, Ruben Daniel Méndez

Aldo Pellegrini fue un poeta surrealista, un hombre que se rehusaba a limitar su horizonte, que combatía los estereotipos, los géneros, las convenciones, que reflexionaba profundamente sobre su época y las posibilidades de cambio en una significativa producción literaria. Pero había (y quizá haya todavía) un desajuste entre la curiosidad que el autor tenía por el mundo y el desconocimiento o el desdén del mundo hacia él.

Palavras-chave: Literatura argentina. Pellegrini. Aldo. 1903-1973. Surrealismo.

Downloads 558  558  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Congr. Bras. Hispanistas Out. 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Me llamo Pedro y me duele la cabeza no es lo mismo ni da igual Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
ABIO, Gonzalo

Presentación de los verbos con pronombre en los libros de E/LE para brasileños. Ésta es una investigación inicial que buscaba conocer la forma de presentación de las dos estructuras gramaticales de nuestro interés (las construcciones más comunes con el verbo “gustar” y las que emplean los verbos reflexivos”. Fueron usados datos y descripciones básicamente cualitativas, pero las mismas pueden ser mejor complementadas en el futuro con el apoyo de criterios cuantitativos.

Palavras-chave: Verbos. Pronomes. Sintaxe. Semântica.

Downloads 2086  2086  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do I Congresso Nordestino de Espanhol  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Formación de profesores de E/LE en Nuevas Tecnologías: relato de una experiencia en Brasil Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
ABIO, Gonzalo

En este trabajo se describen los contenidos y actividades propuestas en un curso inicial sobre NTICs impartido a docentes de español brasileños. Son también presentados los resultados obtenidos en dos cuestionarios aplicados, uno al inicio para recoger datos sobre el conocimiento previo y afinidades con las NTICs, y otro al final del curso, para conocer las opiniones y percepciones sobre los diversos elementos trabajados. Fueron detectadas diferencias en la percepción del interés, aprovechamiento y utilidad del curso, de acuerdo al grado de afinidad y dominio de las NTICs, pero hubo una elevada satisfacción general con el curso.

Palabras Clave: Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación. Formación de profesores. Blogs.

Downloads 556  556  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas, n. 16, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La música en la clase de E/LE Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
BARANDELA, Ana Margarita; ABIO, Gonzalo

El uso de canciones se recomienda en las clases de ELE para las prácticas de comprensión auditiva, por su valor linguístico y poético y como fuente importante de información cultural (Inst. Cervantes, 1994) y es difícil que un profesor no las haya empleado de alguna manera en sus clases. Pero su uso se ha limitado frecuentemente a actividades de rellenado de huecos o de comprensión auditiva propiamente dicha. Sin embargo, una canción ofrece muchas más posibilidades debido a sus características concretas.

Downloads 3621  3621  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Actas del VIII Seminario "La enseñanza del españo  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (15) 16 17 18 19 20 21 »