Categoria: Espanhol Artigos |
Linguagem e interdisciplinaridade |
Versão: Atualização: 20/3/2012 |
Descrição:
FIORIN, José Luiz
Depois de mostrar que a interdisciplinaridade é da natureza dos estudos linguísticos, porque a linguagem é multiforme e heterogênea, este trabalho expõe os dois modos básicos de fazer ciência, um regido pelo princípio da exclusão e outro governado pelo princípio da participação, que produzem, respectivamente, a especialização e a sua ultrapassagem. A partir daí, discute as vantagens e os problemas da disciplinaridade, apresenta as razões pelas quais hoje a interdisciplinaridade é um universal positivo do discurso e conceitua, com base na etimologia, os termos interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. Examina os vínculos da linguística com outras ciências, para terminar traçando um histórico das relações entre linguística e literatura no Brasil.
Palavras-chave : Linguística. Estudos literários. Interdisciplinaridade. Multidisciplinaridade. Transdisciplinaridade.
|
613 0 bytes Alea [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 29-53 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Borges e as categorias lógico-fenomenológicas de Peirce |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
MERRELL, Floyd; QUEIROZ, João
Fragmentos de J. L. Borges servem, aqui, a uma "descrição semioticamente orientada", baseada na teoria das categorias de C.S.Peirce. Não se pretende fazer, portanto, o desenvolvimento de uma "semiótica da literatura" com foco no texto Borgeano. Ele serve-nos como exemplares para um tratamento das categorias fenomenológicas de Peirce.
Palavras-chave : Borges. Peirce. Categorias lógico-fenomenológicas.
|
526 0 bytes Alea [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 288-303 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira |
Versão: Atualização: 26/4/2012 |
Descrição:
MENTI, Magali de Moraes; LIMA, Marília dos Santos
Neste artigo tratamos de algumas questões cruciais de ensino e aprendizagem de segunda língua (L2) e língua estrangeira (LE) relativas ao tratamento corretivo da forma na sala de aula. Primeiramente, revisamos a relação entre a instrução com foco na forma e o ensino comunicativo de línguas e apresentamos alguns conceitos essenciais. Em segundo lugar, discutimos alguns estudos encontrados na literatura especializada (Lyster e Ranta, 1997; Panova e Lyster, 2002; Ohta, 2000 e Ellis, Basturkmen e Loewen, 2001), destacando dois estudos no contexto brasileiro (Lima, 2002; Menti, 2003). Finalmente, apresentamos nossas conclusões e implicações sobre as principais questões levantadas.
Palavras-chave: Tratamento corretivo. Negociação da forma. Língua estrangeira.
|
636 0 bytes Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 119-136. jan./ http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
O ensino do espanhol com atividades lúdicas para aprendizes brasileiros |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CHAGURI, Jonathas de Paula
O presente estudo visa uma reflexão sobre o ensino da Língua Espanhola por meio dos jogos. Para a realização deste trabalho centramos a nossa atenção na busca de saberes que pudessem oferecer respostas para a seguinte indagação inicial: Quais contribuições práticas podem ser apresentadas com o emprego de atividades lúdicas nas aulas de espanhol? O objetivo maior deste estudo é encontrar caminhos que possam ser trilhados pelos professores, subsidiados por metodologias práticas de forma a poderem inovar o seu trabalho em sala, utilizando-se dos jogos apresentados, desenvolvendo sentimentos de prazer e crescimento nos educandos. Primeiramente, o trabalho procura evidenciar a importância da atividade lúdica movendo o resgate sócio-histórico sobre a importância do ato de brincar e jogar. No segundo momento, estudamos as contribuições práticas do lúdico no ensino da Língua Espanhola, cujo objetivo é apresentar a importância da ludicidade. Posteriormente, segue-se uma apresentação de algumas possibilidades de atividades lúdicas que podem contribuir para ampliação da Língua Espanhola.
Palavras-chave: Professores. Língua espanhola. Atividades lúdicas.
|
1668 0 bytes Revista X, volume 2, 2009 http:// |
|