Categoria: Espanhol Artigos |
Formas de funcionalismo em sintaxe  |
Versão: Atualização: 1/10/2013 |
Descrição:
KATO, Mary Aizawa
Este trabalho procura mostrar que o termo "funcionalismo", frequentemente suposto como uma abordagem única ou uniforme na lingüística, precisa ser compreendido em suas diversas perspectivas. Início o trabalho apresentando o contraste conceitual semelhante às de Língua-I e Língua-E, em Chomsky (1986). Tal como na primeira concepção, a língua, na visão funcionalista, pode ser tomada como um modelo abstrato do mecanismo interno da mente responsável pela produção e percepção da língua ou , como na segunda, pode ser entendida como a descrição dos usos externos da língua. Também paralelamente aos formalistas, há funcionalistas que procuram a variação translinguística possível (os universais do uso da língua) e funcionalistas que procuram determinar as causas da variação intra-linguística. Também procura mostrar que os funcionalistas podem diferir na extensão do uso de variáveis sociais na explicação da forma linguística.
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1740 0 bytes D.E.L.T.A., v. 14, volume especial, p. 145-168. http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Linguagem e Pensamento: Visão (Supra) Comunicativa Acerca da Linguagem.  |
Versão: Atualização: 8/5/2008 |
Descrição:
SILVEIRA, Ronie Alexsandro Teles da; PERGHER, Giovani Kuckartz; GRASSI-OLIVEIRA, Rodrigo
O presente artigo tem como objetivo discutir as diferentes perspectivas adotadas na literatura acerca das relações entre pensamento e linguagem. Essa discussão traz, como pano de fundo, a noção de primazia: o pensamento é anterior à linguagem ou a linguagem é anterior ao pensamento? Duas abordagens alternativas são propostas para responder a esta pergunta. A primeira delas, denominada “visão comunicativa acerca da linguagem” (VCAL), propõe a primazia do pensamento em relação à linguagem. A segunda, chamada “visão supracomunicativa acerca da linguagem” (VSAL), postula que o desenvolvimento do pensamento é posterior à linguagem. As evidências empíricas disponíveis até o momento não permitem que qualquer uma das hipóteses seja refutada em definitivo. Adicionalmente , a resposta para a questão da primazia parece depender da dimensão da análise, impossibilitando a sustentação absoluta de uma hipótese em detrimento da outra.
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1751 0 bytes PUCRS http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s)  |
Versão: Atualização: 20/3/2012 |
Descrição:
BORGES, Elaine Ferreira do Vale
Este artigo objetiva discutir os significados de conceitos recorrentes na subárea Ensino-Aprendizagem de LE/L2, na Linguística Aplicada, tais como metodologia, planejamento e pedagogia de ensino de línguas e suas relações com outros, como abordagem e paradigma. A discussão se insere na divisão que se faz neste campo de estudos entre as “eras” dos métodos, das abordagens e do pós-método e traz considerações, sobre o tema em questão, de renomados expoentes na área (Richards; Rodgers, 1982, 2001; Prabhu, 1987, 1990; Kumaravadivelu, 1994, 2001; Almeida Filho, 1997, 2005). A visão sobre as similaridades conceituais entre os termos paradigma (Kuhn, 1962) e abordagem (Anthony, 1963), desenvolvida em Borges (2009), acrescenta a esta discussão uma dimensão importante no que se refere à distinção entre os termos abordagem e metodologia.
Palavras-chave: Metodologia. Planejamento. Pedagogia de ensino de línguas. Abordagem. Paradigma.
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1758 0 bytes Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-41 http:// |
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