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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Los textos orales en clase de ELE Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAGIGAL, Isabel Torremocha

El presente artículo presenta una reflexión teórica sobre la aplicación práctica de nuestra experiencia en la enseñanza-aprendizaje de las destrezas orales, centrándonos en los textos orales dialógicos y conversacionales, con el único fin de compartir nuestra opinión sobre determinados aspectos que creemos podrían suponer una dificultad en este campo.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Língua estrangeira. Textos orais.

Downloads 614  614  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Los significados de los falsos amigos: español/portugués Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALVES, Jeferson da Silva

Trabalhamos os falsos amigos de um ponto de vista léxico/semântico, contudo, com uma perspectiva distinta da que costuma ser tratada nas obras didáticas sobre esse tema. Para tanto, se utilizará a etimologia e a história das palavras: do latim e/ou outras línguas latinas: como o francês e o italiano, por exemplo, ao espanhol/português para explicar a evolução/mudança dos traços linguísticos. Para essa análise serão utilizados: um texto tirado de um soneto, uma ficha cadastral de um banco e algumas notas de dicionários para falantes de português e falantes de espanhol, ou seja, todos os textos são autênticos.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Cognatos (Falsos amigos). Etimologia.

Downloads 2531  2531  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04- n.09 - 2º Semestre de   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Línguas pra que te quero Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KROEHN, Márcio

Aprender uma nova língua é uma das necessidades dos tempos modernos. Mas a sedução é o ponto-chave para manter o estímulo do aluno.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Ensino. Tecnologia.

Downloads 3101  3101  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USJT  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Modelo fractal de aquisição de línguas Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
PAIVA, Vera Lúcia Menezes

Este artigo faz uma breve revisão de alguns modelos de aquisição de segunda língua para, em seguida, propor um modelo de aquisição baseado na teoria dos sistemas complexos ou teoria do caos. Defende que os modelos existentes são compatíveis com uma teoria fractal de aquisição de línguas, pois cada um deles estaria descrevendo um dos aspectos do sistema complexo chamado aquisição de línguas.

Palavras-chave: Aquisição de LE. Modelo Fractal. Ensino.

Downloads 4308  4308  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Reflexão e Prática em ensino/aprendizagem de LE  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Mitigações gramaticais e léxicofrasais na formulação de atos diretivos no português curitibano e no  Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
DIAS, Luzia Schalkoski; GODOI, Elena

Neste trabalho realiza-se um levantamento dos procedimentos gramaticais e léxico-frasais que funcionam como mitigadores ou atenuadores na formulação de pedidos e ordens em contextos específicos, no português curitibano e no espanhol montevideano. A partir desse levantamento inicial, analisa-se o uso de tais procedimentos, com o objetivo de estabelecer em que medida tal uso difere ou se assemelha nas duas variantes, tendo em vista as relações com a polidez verbal. Para tanto, são considerados fatores contextuais como o status e o grau de familiaridade entre o falante e o ouvinte.

Palavras-chave: Atos diretivos. Mitigações. Polidez. Pragmática.

Downloads 973  973  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Me llamo Pedro y me duele la cabeza no es lo mismo ni da igual Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
ABIO, Gonzalo

Presentación de los verbos con pronombre en los libros de E/LE para brasileños. Ésta es una investigación inicial que buscaba conocer la forma de presentación de las dos estructuras gramaticales de nuestro interés (las construcciones más comunes con el verbo “gustar” y las que emplean los verbos reflexivos”. Fueron usados datos y descripciones básicamente cualitativas, pero las mismas pueden ser mejor complementadas en el futuro con el apoyo de criterios cuantitativos.

Palavras-chave: Verbos. Pronomes. Sintaxe. Semântica.

Downloads 2032  2032  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do I Congresso Nordestino de Espanhol  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Los textos orales al alcance de los niños en educación infantil Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
GARCÍA, Carlos Aller

Cada día se valora más el contacto o acercamiento del niño a la literatura. Al tratarse de niños de Educación Infantil, en fase de preparación para la lectura, al hablar de «literatura al alcance de los niños», hay que aceptar la visión integradora que actualmente está en boga. Esta visión no se refiere solamente al libro, sino que intenta agrupar todas las creaciones que tengan como medio conductor a la palabra, sea cual sea su modo de transmisión, y que tenga como fin o destinatario al niño. Así el estudio de la literatura al alcance de los niños ve ensancharse su campo de actuación tanto cuantitativa como cualitativamente. A los aspectos literarios y lingüísticos habrá que añadir o sumar los pedagógicos y psicológicos, imprescindibles para el educador infantil.

Palavras-chave: Textos orais. Literatura. Educação Infantil.

Downloads 548  548  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Leitura em língua estrangeira: as dificuldades do leitor sob o ponto de vista da teoria da eficiênci Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
PROCAILO, Leonilda

O presente artigo tem como tópico a capacidade de leitura de textos de divulgação científica em língua estrangeira, por parte de leitores universitários, de nível de graduação e pós-graduação. A hipótese do estudo, baseada na teoria da eficiência verbal de Perfetti (1985, 1988, 2001) é que o vocabulário da língua alvo poderia ser um dos principais obstáculos na leitura. O estudo foi realizado com dez alunos-participantes de nível intermediário de língua inglesa em um instituto de línguas. O instrumento utilizado foi o protocolo verbal em que os participantes eram solicitados a relatar oralmente o que haviam entendido após cada parágrafo lido em silêncio. À medida que liam, deveriam sublinhar as palavras ou expressões que não conheciam ou cuja tradução não sabiam. Os resultados sugerem que grande parte da dificuldade de processamento da informação é gerada pelo desconhecimento do léxico, que, juntamente com outros fatores como o não conhecimento do tópico, da organização formal de um determinado gênero de texto e do esquema geral de pesquisa contribuem para uma leitura menos profunda. A dificuldade com o léxico pode ser visto como um elemento detonador da dificuldade em se acionar esquemas, pois demanda muito dos recursos do sistema da memória.

Palavras-chave: Leitura em LE. Vocabulário. Memória. Esquemas.

Downloads 1075  1075  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA X – VOL.2 (2007)  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A tradução como contato de línguas Popular Versão: 
Atualização:  3/4/2013
Descrição:
GOROVITZ, Sabine

O presente artigo apresenta uma reflexão acima da definição de tradução enquanto contato de línguas. Para tanto, aborda-se o próprio conceito de contato de línguas e sua construção teórica para entender em que medida a noção é permeada por outras relações, sejam elas institucionais, normativas, humanas, culturais, etc. A partir dessa delimitação conceitual, parte-se das noções de espaço e de fronteira para apreender o vínculo entre línguas em conato e o ato/processo/produto da tradução. Por fim, tenta-se evidenciar os desafios teóricos que esta relação faz emergir.

Palavras-chave: Contato de línguas. Tradução. Espaço. Fronteiras.

Downloads 627  627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Brasília  Site http://seer.bce.unb.br/index.php/traduzires/article/view/8052/6122
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! A influência da intertextualidade e da sequência didática na retextualização da resenha acadêmica Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
PORTUGAL,Rosany Aparecida

Neste artigo, busca-se verificar as categorias de intertextualidade presentes nas retextualizações do artigo acadêmico para a resenha, produzidas pelos alunos da tutoria em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), considerando o pressuposto bakhtiniano de que nosso discurso está impregnado de representações do outro, o que o torna polifônico, dialógico, regido pelo fenômeno social da interação verbal. Consideraremos também o procedimento Sequência Didática (SD), desenvolvido por Schneuwly e Dolz (2004), como metodologia para o ensino da resenha, porque, além de acreditarmos que ele favorece o aprendizado dos gêneros textuais, pretendemos verificar se e como a SD pode influenciar na retextualização de um gênero acadêmico, especificamente. Entendemos, assim, que compreender como o aluno interpreta e posteriormente reescreve um gênero em outro é de suma importância para o ensino da escrita. Além disso, essa investigação pode auxiliar na busca de soluções para a melhoria do ensino de leitura e escrita, especificamente, neste estudo, na Educação Superior. O trabalho ainda está em andamento e, em função disso, aqui, abordaremos apenas as categorias analisadas, indicando a importância de estudá-las nas produções de alunos da graduação.

Palavras-chave: Gêneros escritos. Sequência didática. Intertextualidade. Retextualização.

Downloads 5440  5440  Tamanho do arquivo 74 bytes  Plataforma PG-UFV  Site http://
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