Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Leitura em língua estrangeira: as dificuldades do leitor sob o ponto de vista da teoria da eficiênci Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
PROCAILO, Leonilda

O presente artigo tem como tópico a capacidade de leitura de textos de divulgação científica em língua estrangeira, por parte de leitores universitários, de nível de graduação e pós-graduação. A hipótese do estudo, baseada na teoria da eficiência verbal de Perfetti (1985, 1988, 2001) é que o vocabulário da língua alvo poderia ser um dos principais obstáculos na leitura. O estudo foi realizado com dez alunos-participantes de nível intermediário de língua inglesa em um instituto de línguas. O instrumento utilizado foi o protocolo verbal em que os participantes eram solicitados a relatar oralmente o que haviam entendido após cada parágrafo lido em silêncio. À medida que liam, deveriam sublinhar as palavras ou expressões que não conheciam ou cuja tradução não sabiam. Os resultados sugerem que grande parte da dificuldade de processamento da informação é gerada pelo desconhecimento do léxico, que, juntamente com outros fatores como o não conhecimento do tópico, da organização formal de um determinado gênero de texto e do esquema geral de pesquisa contribuem para uma leitura menos profunda. A dificuldade com o léxico pode ser visto como um elemento detonador da dificuldade em se acionar esquemas, pois demanda muito dos recursos do sistema da memória.

Palavras-chave: Leitura em LE. Vocabulário. Memória. Esquemas.

Downloads 772  772  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA X – VOL.2 (2007)  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Leitura em língua estrangeira: entre o Ensino Médio e o vestibular Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
FERNÁNDEZ, Gretel Eres; KANASHIRO, Daniela S. Kawamoto

O presente estudo parte de uma breve discussão sobre o papel da compreensão da leitura em língua estrangeira - espanhol.

Downloads 2601  2601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Ler e escrever: muito mais que unir palavras Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
VARGENS, Dayala Paiva de Medeiros; FREITAS, Luciana Maria Almeida de

O objetivo deste artigo é propor algumas reflexões acerca de questões relativas ao ensino da leitura e da produção textual em Espanhol Língua Estrangeira (ELE), com foco na Escola Básica. Como suporte teórico da discussão, recorre-se fundamentalmente à concepção dialógica de linguagem, em especial ao conceito bakhtinianode gênero do discurso (BAKHTIN, 2003). As discussões aqui expostas são fruto tanto de investigações quanto de experiências na formação de professores de espanhol, na disciplina Prática de Ensino, e de articulações intensas realizadas com as escolas públicas e com os docentes que acolhem os licenciandos na qualidade de estagiários. Dessa forma, busca-se estabelecer aquilo que, na perspectiva ergológica da atividade 1 (SCHWARTZ,1997), entende-se como um movimento de dupla antecipação entre os saberes formais e o trabalho. Se o saber acadêmico antecipa a experiência no trabalho, o saber da experiência antecipa a atividade dos formadores, em um diálogo que deve ser permanente.

Downloads 384  384  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Mec  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Letramento e orientações curriculares nacionais: uma visão sobre o ensino de língua estrangeira par Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
ALEXANDRE, Micael Fillipe Pontes; SILVA, Silvio Profirio da

Este trabalho tem por objetivo abordar as mudanças metodológicas no Ensino de Língua Estrangeira, em particular, no Ensino de Língua Espanhola, como reflexo da publicação e da difusão das Orientações Curriculares Nacionais - OCNs.

Palavras-chave: Letramento. OCNs. Língua estrangeira. Ensino Médio.

Downloads 2283  2283  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma JEPEX 2010  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Léxico, dicionários e tradução no período colonial hispânico Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
LAGORIO, Consuelo Alfaro

As decisões políticas da administração colonial na América hispânica em relação às línguas têm a ver diretamente com a catequese. Após a escolha das línguas a serem usadas para este fim, no caso as línguas gerais assim chamadas pelas funções de comunicação interétnicas, começa um debate dentro das ordens missioneiras sobre a capacidade de essas línguas comportarem a doutrina cristã. Para levar adiante a ação evangelizadora, investe-se na produção de Gramáticas, Dicionários bilíngues e propostas ortográficas para essas línguas que viabilizam a produção de catecismos. A questão debatida neste artigo está centrada nas políticas de tradução explicitadas pelos Concílios, que implicam, entre outros, a ressemantização dos termos étnicos que designam as entidades e as práticas das religiões andinas, num processo de satanização que pode ser observado nos Dicionários, na tradução à língua espanhola das entradas léxicas e, ao mesmo tempo, na incorporação de empréstimos do castelhano às línguas indígenas.

Palavras-chave: Tradução. Historiografia linguística. Lexicografia. Línguas indígenas. Política linguística.

Downloads 363  363  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEA volume 11 número 2 julho-dezembro 2009  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Lexicografia pedagógica: atores e interfaces Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
DURAN, Magali Sanches; XATARA, Claudia Maria

Os dicionários para aprendizes de línguas estrangeiras são obras relativamente recentes no mercado editorial e atendem a uma demanda por obras pedagógicas que foi ignorada pelos lexicógrafos durante muito tempo. Esse segmento do mercado lexicográfico vem se revelando promissor, com diversas possibilidades de inovações. A fim de delinear o campo de desenvolvimento da Lexicografia Pedagógica, este artigo analisa-a sob duas perspectivas: a de suas interfaces com outras áreas da Linguística e a de seus atores, pessoas cuja atuação influencia a produção de suas obras. Esta exposição tem o objetivo de despertar o interesse de pesquisadores brasileiros pela Lexicografia Pedagógica e, indiretamente, promover a produção nacional de dicionários pedagógicos.

Palavras-chave: Lexicografia pedagógica. Lexicografia bilíngue. Dicionário bilíngue pedagógico.

Downloads 450  450  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma DELTA [online]. 2007, vol.23, n.2, pp. 203-222  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americanas Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
GONZÁLEZ, Mario M.

Histórico do ensino da Língua e Literaturas Espanhola e hispano-americanas.

Downloads 3201  3201  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e interdisciplinaridade Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FIORIN, José Luiz

Depois de mostrar que a interdisciplinaridade é da natureza dos estudos linguísticos, porque a linguagem é multiforme e heterogênea, este trabalho expõe os dois modos básicos de fazer ciência, um regido pelo princípio da exclusão e outro governado pelo princípio da participação, que produzem, respectivamente, a especialização e a sua ultrapassagem. A partir daí, discute as vantagens e os problemas da disciplinaridade, apresenta as razões pelas quais hoje a interdisciplinaridade é um universal positivo do discurso e conceitua, com base na etimologia, os termos interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. Examina os vínculos da linguística com outras ciências, para terminar traçando um histórico das relações entre linguística e literatura no Brasil.

Palavras-chave : Linguística. Estudos literários. Interdisciplinaridade. Multidisciplinaridade. Transdisciplinaridade.

Downloads 430  430  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 29-53  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e Pensamento: Visão (Supra) Comunicativa Acerca da Linguagem. Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
SILVEIRA, Ronie Alexsandro Teles da; PERGHER, Giovani Kuckartz;
GRASSI-OLIVEIRA, Rodrigo

O presente artigo tem como objetivo discutir as diferentes perspectivas adotadas na literatura acerca das relações entre pensamento e linguagem. Essa discussão traz, como pano de fundo, a noção de primazia: o pensamento é anterior à linguagem ou a linguagem é anterior ao pensamento? Duas abordagens alternativas são propostas para responder a esta pergunta.
A primeira delas, denominada “visão comunicativa acerca da linguagem” (VCAL), propõe a primazia do pensamento em relação à linguagem. A segunda, chamada “visão supracomunicativa acerca da linguagem” (VSAL), postula que o desenvolvimento do pensamento é posterior à linguagem. As evidências empíricas disponíveis até o momento não permitem que qualquer uma das hipóteses seja refutada em definitivo. Adicionalmente , a resposta para a questão da primazia parece depender da dimensão da análise, impossibilitando a sustentação absoluta de uma hipótese em detrimento da outra.

Downloads 1716  1716  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCRS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Línguas pra que te quero Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KROEHN, Márcio

Aprender uma nova língua é uma das necessidades dos tempos modernos. Mas a sedução é o ponto-chave para manter o estímulo do aluno.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Ensino. Tecnologia.

Downloads 2946  2946  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USJT  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 20 21 »