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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Sobre las diferencias entre ser y estar: el tipo de predicado y el tipo de sujeto Popular Versão: 
Atualização:  6/10/2008
Descrição:
GUMIEL, Silvia Molina

Este artículo supone una reflexión desde la lingüística teórica que dé cuenta de todas las posibilidades de combinación de los verbos ser / estar con los distintos predicados. Propondremos que los predicados se dividen en dos tipos - predicados de estadio y predicados de individuo. De este modo, los predicados de estadio se combinarán siempre con estar mientras que los predicados de individuo se combinan habitualmente con ser aunque bajo ciertas circunstancias que reciben el nombre de coacción pueden hacerlo con estar; dentro de estos últimos, propondremos que existen dos grupos: predicados de individuo fácilmente coaccionables, que pueden combinarse con ser y estar, y predicados de individuo difícilmente coaccionables, que generalmente se combinan con ser pero que pueden aparecer con estar cuando hay algún otro elemento que propicia la reinterpretación del evento como anclado temporalmente (¡Qué inteligentes están hoy mis alumnos!).

Palabras clave: Ser. Estar. Verbo copulativo. Gramática. Predicado de estadio. Predicado de individuo. Adjetivo. Coacción. Cláusula absoluta. Construcción con con. Complemento predicativo. Sujeto.

Downloads 1171  1171  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Alcalá  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Sara

Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.

Palavras-chave: Texto visual. Livro didático. Estereótipos de gênero.

Downloads 1133  1133  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Trab. Ling. Aplic., Campinas, 47(1): 91-117, Jan./  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Leitura em língua estrangeira: as dificuldades do leitor sob o ponto de vista da teoria da eficiênci Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
PROCAILO, Leonilda

O presente artigo tem como tópico a capacidade de leitura de textos de divulgação científica em língua estrangeira, por parte de leitores universitários, de nível de graduação e pós-graduação. A hipótese do estudo, baseada na teoria da eficiência verbal de Perfetti (1985, 1988, 2001) é que o vocabulário da língua alvo poderia ser um dos principais obstáculos na leitura. O estudo foi realizado com dez alunos-participantes de nível intermediário de língua inglesa em um instituto de línguas. O instrumento utilizado foi o protocolo verbal em que os participantes eram solicitados a relatar oralmente o que haviam entendido após cada parágrafo lido em silêncio. À medida que liam, deveriam sublinhar as palavras ou expressões que não conheciam ou cuja tradução não sabiam. Os resultados sugerem que grande parte da dificuldade de processamento da informação é gerada pelo desconhecimento do léxico, que, juntamente com outros fatores como o não conhecimento do tópico, da organização formal de um determinado gênero de texto e do esquema geral de pesquisa contribuem para uma leitura menos profunda. A dificuldade com o léxico pode ser visto como um elemento detonador da dificuldade em se acionar esquemas, pois demanda muito dos recursos do sistema da memória.

Palavras-chave: Leitura em LE. Vocabulário. Memória. Esquemas.

Downloads 1126  1126  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA X – VOL.2 (2007)  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Un sencillo acercamiento a la pragmática  Popular Versão: 
Atualização:  22/12/2008
Descrição:
PÉREZ-CORDÓN, Cristina

Este artículo pretende ofrecer al profesor de español como lengua extranjera una explicación de a) qué es la pragmática, b) sus principales teorías, c) la diferencia entre aprender a hablar español y aprender a comunicarse en español, d) la importancia de ser consciente de la dimensión socio-cultural en el aula. Todo ello aparece contado de una forma sencilla y fácil de comprender para aquel profesor que no es experto en esta materia pero que necesita tener una visión global de la pragmática para poder comprender los diferentes conceptos que la forman y poder así aplicarlos con mayor criterio y seguridad en el aula. Por último, se ofrece una selección bibliográfica a través de la cual el lector tiene la posibilidad de ampliar su conocimiento si así lo desea.

Palabras clave: Pragmática. Español. Teoría. Comunicación. Cultura.

Downloads 1123  1123  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RedEle N. 14 Octubre 2008 ISSN: 1571-4667  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Discurso didáctico electrónico: los modos de interacción discursiva en el aula virtual en contraste Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
CONSTANTINO, Gustavo Daniel

Al discurso electrónico, en contextos de enseñanza on-line, se le entiende frecuentemente como análogo al discurso de la clase presencial. Tal analogía, sin embargo, no supone transparencia ni equivalencia, por lo que, en este ensayo, tratamos de señalar y discutir las características del discurso didáctico electrônico en las modalidades más frecüentes de los programas de enseñanza on-line: foros y chats. Para ese estudio, se hace en abordaje desde un enfoque metodológico del análisis del discurso de matriz funcional-pragmática: los foros muestran distintas estructuras didácticas, las cuales varían significativamente entre sí y respecto a sus posibles analogados presenciales, cumpliendo diferentes funciones didácticas, de acuerdo a rasgos discursivos diferenciales, que se describen y ejemplifican en el presente trabajo; respecto a chats, los análisis linguístico-discursivos efectuados muestran la dificultad para mantener diálogos ordenados y en los que se realicen auténticos y profundos intercambios comunicativo-comprensivos. A diferencia de los diálogos de clase presencial, las chats requieren una cuidadosa planificación en la que el tutor debe ser capaz de anticipar los textos escritos por los participantes.

Palabras clave: Interacción. Clase. Enseñanza. Internet. Foro. Charla.

Downloads 1098  1098  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem em (Dis)Curso, volume 6, número 2  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Língua, discurso e política Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FIORIN, José Luiz

Este trabalho, depois de discutir o sentido da palavra política, mostra que há quatro possíveis abordagens para a questão das relações entre língua, discurso e política: a) a natureza intrinsecamente política da linguagem e das línguas; b) as relações de poder entre os discursos e sua dimensão política; c) as relações de poder entre as línguas e a dimensão política de seu uso; d) as políticas linguísticas. Este texto desenvolve apenas os dois primeiros itens. A linguagem e as línguas têm uma natureza intrinsecamente política, porque sujeitam os falantes a sua ordem. Os silenciamentos operados pelo discurso manifestam uma relação de poder. A circulação dos discursos no espaço social está também submetida à ordem do poder. Os usos linguísticos podem ser o espaço da pertença, mas também da exclusão, da separação e até da eliminação do outro. Por isso, a língua não é um instrumento neutro de comunicação, mas é atravessada pela política, pelo poder, pelos poderes. A literatura, pelos deslocamentos que produz, é uma forma de trapacear a língua, desvelando os poderes nela inscritos.

Palabras-chave: Poderes. Silenciamentos. Circulação dos discursos. Preconceito linguístico. Deslocamentos linguísticos.

Downloads 1087  1087  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea. 2009, vol.11, n.1, pp. 148-165  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Estudar e aprender deve ser fácil? Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
GODOI, Elena

Os seres humanos costumam aprender aquilo que, para eles, vale a pena aprender e isso varia de pessoa para pessoa. Um bom professor assume, entre suas premissas básicas, que cada aluno é diferente e por isso encara o estudo através de seu próprio conjunto de características pessoais y de preferências e estratégias de aprendizagem, conferindo ao estudo e à aprendizagem sua forma pessoal e singular. Mais do que um acessório, um bom professor – seja ele sisudo e contido ou sorridente e gesticulante – é uma figura vital para uma aprendizagem bem-sucedida, fundamentada no respeito às individualidades dos alunos, visando seu desenvolvimento pessoal pleno.

Downloads 1075  1075  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPr  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Reflexões acerca da (re/des)metaforização do texto traduzido a partir de um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SILVA, Igor Antônio Lourenço da
PAGANO, Adriana Silvina
OLIVEIRA, Maria Luisa de
LIMA, Kelen Cristina Sant’Anna de

Pautado no conceito de metáfora gramatical da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), Steiner (2001a) afirma que a compreensão do tradutor leva à codificação de eventos presentes no texto de partida (TP) por meio de diferentes categorias gramaticais que são retextualizadas no texto de chegada (TC). Esse processo de compreensão envolve, segundo o autor, a desmetaforização do TP; contudo, ao produzir o TC, o tradutor não é capaz de remetaforizar nos moldes do TP. Partindo do pressuposto da tradução como uma “produção guiada de significado” (HALLIDAY, 1992, p. 15), este trabalho toma o conceito de metáfora gramatical desenvolvido pela GSF (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 1999, 2004) e a hipótese de (re/des)metaforização (STEINER, 2001a; HANSEN, 2003) para abordar a produção textual durante a realização de tarefas tradutórias.

Downloads 1065  1065  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Planejamento sequenciado da aprendizagem: modelos e sequências didáticas Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
GONÇALVES, Adair Vieira; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de

Ao tomar os gêneros como objeto de ensino, torna-se imprescindível uma descrição a priori de tais objetos, bem como um trabalho de transformação dos conhecimentos teóricos que os subjazem em instrumentos didáticos cujo foco seja o aprendizado. É nessa perspectiva que este artigo objetiva abordar as noções de modelos didáticos de gêneros, capacidades de linguagem e sequências didáticas (SD), exploradas pelos pesquisadores de Didática das Línguas da Universidade de Genebra, a fim de evidenciar a importância destas como ferramentas potencializadores do ensino da língua materna. A fim de manter um diálogo com as propostas oficiais de ensino, o trabalho apresenta uma breve investigação nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos três níveis de ensino – Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio – tendo como foco a abordagem do planejamento das atividades didáticas para o ensino da língua direcionada ao gêneros textuais. Posteriormente, apresentamos teórico-metodologicamente os princípios norteadores do modelo e da sequência didática e, empiricamente, a análise de três SD e seus respectivos modelos didáticos. As análises possibilitam concluir que tais ferramentas constituem-se instrumentos didáticos da mestria de práticas de linguagem (re)configuradas em gêneros textuais.

Palavras-chave: Sequência didática. Modelos didáticos. Gêneros textuais.

Downloads 1043  1043  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-414  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O discurso da afetividade e a linguagem dos emoticons Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BRITO, Audrey Danielle Beserra de

Os emoticons são signos em circulação utilizados com frequência em Chats, principalmente pelos adolescentes, para expressar sentimentos e características universais pertencentes à sociedade globalizada e tecnológica. É justamente sobre as características universais dos emoticons que se realizou o estudo. Procurou-se observar se os valores apreendidos nos emoticons remetem a uma axiologia com traços de sentidos específicos dos adolescentes brasileiros, ou se expressam elementos de uma afetividade universal. Analisou-se o sentido gerado pelos emoticons no processo discursivo da Internet e suas relações interdiscursivas com outros universos de discurso, no caso o discurso publicitário. O resultado esperado é identificar os valores e identidade expressa pelos emoticons no discurso eletrônico-digital ciberespacial e no discurso publicitário.

Palavras-chave: Semiótica. Emoticons. Afetividade.

Downloads 1015  1015  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04 n.09 - 2o Semestre de 2  Site http://
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