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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Investigação dos dados sobre estilos de aprendizagem dos alunos freqüentadores da base de apoio ao a Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
Silva, Élen Cristina Lopes da; Silva, Walkyria Magno e

Estilos de aprendizagem são características particulares de aprender uma língua estrangeira (LE) e o estudo acerca desse assunto pode explicar e servir de base para a proposta de soluções a alguns problemas encontrados no aprendizado de LE. No projeto de pesquisa e ensino Caminhos da Autonomia na Aprendizagem de LE, são utilizados testes de estilos de aprendizagem, aplicados na Base de Apoio ao Aprendizado Autônomo (BA3), para conscientizar os alunos de seus canais preferenciais para aprender. O teste utilizado para o levantamento inicial de dados para este estudo foi elaborado por Nunan (1996 apud GARDNER & MILLER, 1999) e consiste em detectar três estilos de aprendizagem relacionados a três sistemas sensoriais preferenciais: visual, auditivo e sinestésico. Após a análise dos dados de 75 frequentadores da BA3, constatou-se a impossibilidade de estabelecer parâmetros precisos de ocorrência dos estilos de aprendizagem, pois o resultado varia nos semestres em que foi levantado, provando, no contexto local, o caráter individual do canal preferencial de aprendizado. Em seguida foram selecionados dez sujeitos para estudos mais detalhados, sendo que nessa etapa os instrumentos utilizados foram uma narrativa de aprendizagem e uma entrevista. A pesquisa respondeu a uma das indagações de nosso interesse: saber se os estilos de aprendizagem, uma vez identificados, efetivamente ajudavam o aluno a aprender mais e melhor. Os resultados expostos neste artigo respondem positivamente a essa pergunta no âmbito local. A identificação dos estilos preferenciais de aprendizagem tem um papel preponderante no aprender a aprender, uma vez que de posse desse conhecimento cada indivíduo pode desenvolver estratégias de aprendizagem para se tornar competente na LE alvo.

Downloads 651  651  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPA  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Interlengua y Construcciones de Cambio de Estado Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
CORREA, Paulo Antonio

O aprendiz brasileiro de espanhol enfrenta dois problemas na hora de lidar com as construções de mudança de estado. Um deles é o emprego sistemático de uma mesma pseudo-cópula em todas as construções predicativas de mudança e o outro se refere à forma como as construções de mudança de estado se fazem representar em espanhol e na interlíngua, já que as construções de interlíngua refletem os padrões sintáticos do português e destoam das estruturas preponderantes do espanhol.

Downloads 2183  2183  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Hispanista  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Iniciativas para a implantação do espanhol: a distância entre o discurso e a prática  Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
GONZÁLEZ, Neide Maia

A sanção da Lei 11.161 em 05/05/2005 trouxe consigo a necessidade de que decisões a respeito da implantação da oferta da disciplina de Língua Espanhola nas escolas tivessem de ser tomadas pelas várias instâncias que regulam as atividades educativas de nosso país, nos níveis municipal, estadual e federal. Desde aquela data até o momento em que este texto estava sendo escrito, temos procurado companhar, tanto quanto possível, as diversas ações – ou a falta delas, em alguns casos – e fomos testemunha de alguns gestos positivos, mas também de uma sucessão de iniciativas desencontradas e incoerentes, que envolvem, por um lado, a falta de entendimento entre essas diversas instâncias (lembremos que a lei é federal, mas sua implementação depende dos municípios e principalmente dos estados); por outro, envolvem também um jogo permanente com a informação (relativo a números, necessidades, possibilidades, disponibilidades etc.) veiculada por organismos interessados na questão e pela imprensa, jogo esse que não tem feito outra coisa senão levar a uma conveniente desinformação.

Downloads 520  520  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MEC  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Imágenes veladas: presencia y omisión del pronombre personal sujeto y su significación en el texto“ Popular Versão: 
Atualização:  24/6/2008
Descrição:
FIORI, Alexandre

A partir de rasgos concretos de la lengua, este trabajo trata los efectos de sentido que surgen de la presencia y ausencia del pronombre personal sujeto de la primera persona del singular en un texto del escritor argentino Jorge Luis Borges, “Borges y yo”. La omisión y la presencia del yo en el texto traducen efectos específicos propios de la lengua española con relación al uso de los pronombres personales sujeto y al establecimiento de una relación de comparación/contraste entre las personas que forman parte del discurso. La identidad discursiva del hombre y su “relación textual” con el otro permiten cuestionar el concepto del sujeto como ser único y central en el discurso y apuntan que la noción de subjetividad no está simplemente centrada en el yo, sino que, además, agrega el otro como parte constitutiva del sujeto.

Palabras clave: Pronombre. Subjetividad. Autorreferencialidad. Heterogeneidad. Sujeto.

Downloads 1398  1398  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem em (Dis)Curso, volume 4, número 1  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Huellas quijotescas en la literatura brasileña Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MACHADO, Rodrigo Vasconcelos

Hubo, tras la primera edición de 1605, varios intentos de reescrituras del texto cervantino. El caso de Avellaneda, que después de la publicación de la primera parte en 1605, escribió una continuación apócrifa, atestigua este hecho. En la Historiografía Literaria Brasileña se constata un diálogo entre el Quijote y los principales textos de nuestra tradición. Hablo específicamente de la novela Fogo Morto, de José LINS DO REGO, pero antes voy a enhebrar algunas consideraciones, que nos van a permitir comprender mejor la presencia de marcas cervantinas en la novela brasileña.

Downloads 812  812  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPr  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Gêneros textuais no ensino fundamental: um desafio para professores em formação Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do

O presente trabalho se propõe a relatar e a analisar uma experiência de formação continuada, fundamentada em sequência didática com gêneros textuais, para professores de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, no Município de João Pessoa-PB. O projeto teve como embasamento a Teoria Enunciativo-Discursiva de Bakhtin (2000) e as orientações teóricas do grupo de Genebra (Bronckart (1999), Schneuwly (1994, 1997), Schneuwly e Dolz (2001, 2004). A experiência foi realizada durante todo o ano de 2008, atendendo a proximadamente 150 professores da rede municipal, assistidos por 10 professores da UFPB, UEPB e CEFET-PB. O trabalho foi operacionalizado por meio de formação teórica, elaboração e análise de recursos didáticos como planos de aula e sequências didáticas por cada professor e sua devida aplicação em sala de aula. Neste trabalho, relatamos uma análise da experiência realizada, sobretudo das principais dificuldades apresentadas pelos professores em formação no trabalho com os gêneros textuais, na perspectiva adotada, utilizando como corpus os relatórios de acompanhamento dos professores formadores.

Palavras-chave: Gênero textual/discursivo. Sequência didática. Ensino.

Downloads 993  993  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-414  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Gêneros discursivos e o ensino de linguagem Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
LINS, Neilton Farias

Com base na Análise da Conversação, este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a contribuição dos gêneros discursivos no ensino de língua materna e uma breve exposição sobre a teoria de gêneros discursivos. Essa pesquisa/estudo foi realizada dentro de uma perspectiva sociointeracionista. Nesse sentido, a análise esteve embasado nas teorias propostas por Bakhtin (1992), Halliday (1885), Koch (1993), Marcuschi (2003), Rojo (2004), Shneuwly (1997), Dozl (1997) , Castilho (1998), autores que compartilham do princípio segundo o qual o homem transforma o mundo através da utilização de instrumentos e atribuem à linguagem o papel de instrumento essencial para essa atuação transformadora. O interacionismo sócio-discursivo constitui a base teórica sobre a qual está calcada a presente indagação, e atribui à linguagem e à interação o papel de instrumentos essenciais na construção do conhecimento e na formação dos indivíduos. As ideias dos autores citados estão intimamente relacionadas e têm como vértice a linguagem enquanto agente construtor de conhecimento e, portanto, transformador
da atividade humana no mundo.

Palavras-chave: Gêneros discursivos. Linguagem. Texto.

Downloads 9792  9792  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04 n.06-1o Semestre de 200  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Formas de funcionalismo em sintaxe Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
KATO, Mary Aizawa

Este trabalho procura mostrar que o termo "funcionalismo", frequentemente suposto como uma abordagem única ou uniforme na lingüística, precisa ser compreendido em suas diversas perspectivas. Início o trabalho apresentando o contraste conceitual semelhante às de Língua-I e Língua-E, em Chomsky (1986). Tal como na primeira concepção, a língua, na visão funcionalista, pode ser tomada como um modelo abstrato do mecanismo interno da mente responsável pela produção e percepção da língua ou , como na segunda, pode ser entendida como a descrição dos usos externos da língua. Também paralelamente aos formalistas, há funcionalistas que procuram a variação translinguística possível (os universais do uso da língua) e funcionalistas que procuram determinar as causas da variação intra-linguística. Também procura mostrar que os funcionalistas podem diferir na extensão do uso de variáveis sociais na explicação da forma linguística.

Downloads 1894  1894  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma D.E.L.T.A., v. 14, volume especial, p. 145-168.  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Formación de profesores de E/LE en Nuevas Tecnologías: relato de una experiencia en Brasil Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
ABIO, Gonzalo

En este trabajo se describen los contenidos y actividades propuestas en un curso inicial sobre NTICs impartido a docentes de español brasileños. Son también presentados los resultados obtenidos en dos cuestionarios aplicados, uno al inicio para recoger datos sobre el conocimiento previo y afinidades con las NTICs, y otro al final del curso, para conocer las opiniones y percepciones sobre los diversos elementos trabajados. Fueron detectadas diferencias en la percepción del interés, aprovechamiento y utilidad del curso, de acuerdo al grado de afinidad y dominio de las NTICs, pero hubo una elevada satisfacción general con el curso.

Palabras Clave: Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación. Formación de profesores. Blogs.

Downloads 527  527  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas, n. 16, 2007  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores de E/LE: um enfoque na preparação e escolha de materiais de compreensão de l Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
CASTELA, Greice da Silva

Esta comunicação, a partir da análise de questões de compreensão leitora e da apresentação de uma proposta de atividades voltadas para a leitura interativa, objetiva auxiliar na formação de docentes de E/LE com relação à avaliação de perguntas propostas por manuais de ensino da língua estrangeira e à produção de seu próprio material para avaliar e/ ou desenvolver esta destreza. Consideramos que o ensino de uma língua estrangeira necessita estar calcado no papel social que seu conhecimento exerce na sociedade. No Brasil, relaciona-se, principalmente, “ao uso que se faz da língua estrangeira através de sua leitura” (PCNs, 1998:5). Se, por um lado, a prática docente é imprescindível na formação de leitores autônomos e críticos, por outro, há uma notória escassez de propostas práticas que considerem aspectos relacionados ao discurso de modo a contribuir para esta tarefa.

Downloads 923  923  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIOESTE / PG - UFRJ  Site http://
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