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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Neruda e o méxico: encontros e desencantos Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BIONDO, Delson

A primeira parte deste trabalho foi concebida como um estudo biográfico que pretende revelar curiosidades e acontecimentos importantes sobre a vida de Pablo Neruda, analisar as principais características de seu estilo e tecer comentários sobre a evolução de sua obra através dos anos. Num segundo momento, o estudo se detém sobre os fatos e as ações de Neruda durante sua permanência no México e de como essa convivência com os mexicanos influenciou sua conduta e, principalmente, sua poesia. A última parte contém uma extensa análise literária do poema "Serenata de México". Por meio dessa análise, o leitor poderá constatar a forma como vida e obra se entrelaçam e se alimentam na poética de Neruda.

Palavras-chave: Biografia de Neruda. Análise literária. Cultura mexicana.

Downloads 1289  1289  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 65, p. 43-69, jan./ab  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Preenchimento de questionário off-line em textos e julgamento imediato de gramaticalidade com SPs no Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
POMBO, Anna Terra Rocha

Este documento apresenta os resultados de um experimento-piloto de preenchimento de questionário off-line em textos com SPs em Espanhol americano, à luz da Teoria Linguística, rodado no ano de 2010, cujo objetivo foi verificar se ainda é possível considerar a marcação canônica dos parâmetros Sujeito (pro-drop) e Objetos (altamente cliticizante) no Espanhol. Replicou-se a marcação canônica da primeira categoria, porém, da plenitude da segunda (68%), 65% deveram-se aos pelo menos bilíngues. O baixo índice de cliticização contraria os parâmetros canonizados quanto aos Objetos. Possivelmente, o apagamento de Objetos constitui já uma mudança em curso na estrutura argumental no Espanhol e a camada funcional deve ser a licenciadora deste fenômeno. Os resultados de um julgamento imediato de gramaticalidade refinarão o experimento anterior e, junto a ele, serão apresentados no VII Congresso Internacional da Abralin.

Palavras-chave: Clítico. Objeto nulo. Psicolinguística. Sujeito. Teoria linguística.

Downloads 1271  1271  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Superação das dificuldades em espanhol língua estrangeira mediada pelas múltiplas inteligências e es Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Cláudia Cristina

Ao investigarmos o perfil dos estudantes brasileiros de espanhol língua estrangeira, constatamos dificuldades recorrentes comuns a todos os aprendizes desse idioma. Portanto, com o intuito de minimizarmos ou erradicarmos tais dificuldades, optamos por adotar os preceitos teóricos referentes às múltiplas inteligências e às estratégias de aprendizagem, visto que ao empregarmos esse recurso de apoio o aprendiz aprimora e expande suas potencialidades e se beneficia junto ao processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira objeto de estudo. Entendemos que as múltiplas inteligências e as estratégias de aprendizagem contribuem de forma concreta e significativa para a autonomia tanto na aprendizagem de línguas como para outras áreas do saber. Ao sugerirmos atividades que contemplem uma variedade de estratégias de aprendizagem e que envolvam diversos tipos de inteligências, simultaneamente, o professor motiva, torna exequível e otimiza a aprendizagem. Por isso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão do contexto teórico e propor atividades que integrem essas duas vertentes teóricas.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Inteligências. Estratégias de aprendizagem.

Downloads 1232  1232  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  VIII Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas -   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Disciplina positiva. Una herramienta imprescindible en la metodología comunicativa Popular Versão: 
Atualização:  24/6/2008
Descrição:
FERNÁNDEZ, Rosa

Al destacar la competencia oral como objetivo prioritario en el aprendizaje de un idioma, consideramos que el enfoque comunicativo es el más apropiado para las clases de ELE, sean cuales sean las condiciones de aprendizaje. Para posibilitar esta metodología en cursos de enseñanza obligatoria, donde no pocas veces hay un número mayor de 30 alumnos por aula, partimos de la base de que el trabajo en equipos que se autogestionan se hace imprescindible. Aquí, la Disciplina Positiva dota al docente de recursos que guían su actuación como mediador en la convivencia y en la prevención/solución de conflictos en las distintas situaciones de aprendizaje activo que coordina.

Palabras clave: Enfoque Comunicativo. Aprendizaje Activo. Disciplina Positiva.

Downloads 1214  1214  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista electrónica E/LE Brasil, n. 5, febrero de   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Novas tecnologias e ensino de LE: o gênero digital email favorecendo a interação e a escrita em lí Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
CARVALHO, Tatiana Lourenço de

O estudo de caso de caráter exploratório, em questão, apresenta resultados de uma investigação que tratou da contribuição de trocas de emails em uma experiência de ensino de espanhol com uma turma de 3º semestre do Núcleo de Línguas Estrangeiras – NLE da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O trabalho se baseou teoricamente em autores como Crystal (2002), Marcuschi (2005) e Paiva (2005). Os resultados revelaram que a frequência da interação escrita em espanhol via email ajudou a desenvolver a escrita na língua em questão e a fortalecer o relacionamento professor-aluno. Esta pesquisa tem implicações pedagógicas mostrando que a interação sistemática extraclasse entre professor-aluno através de emails é proveitosa por oportunizar, entre outras coisas, a prática constante da língua espanhola escrita.

Palavras-chave: Novas tecnologias. Email. Escrita e interação em espanhol.

Downloads 1211  1211  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Elaboração de materiais didáticos para o ensino de espanhol Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2011
Descrição:
BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins

Neste texto buscamos sugerir caminhos e critérios para a elaboração de materiais didáticos de ELE. A questão com a qual nos defrontamos, portanto, é: quais podem ser os fundamentos teóricos e as pautas para preparar materiais que facilitem o desenvolvimento linguístico do aluno e ao mesmo tempo estimulem o pensamento crítico e contribuam para a formação do senso de cidadania e da autonomia intelectual? Espera-se motivar a reflexão do professor quanto a essa questão, focalizando os seguintes aspectos, dentre outros: a língua como prática social culturalmente relevante; a abordagem de temas que facultem não só o ensino/aprendizagem do idioma para a comunicação, mas também o posicionamento crítico perante assuntos da atualidade; o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas de maneira integrada e contextualizada; o ensino da leitura e da escrita na perspectiva do letramento e dos gêneros discursivos; o uso de textos autênticos; o respeito à diversidade linguística e cultural.

Downloads 1211  1211  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Mec  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A sobredeterminação nos discursos sobre o ensino de espanhol no Brasil em corpus jornalístico Popular Versão: 
Atualização:  26/1/2012
Descrição:
NOVODVORSKI, Ariel
MAGALHÃES, Célia

O presente trabalho, em continuidade a essa tradição, mas usando a produção multilíngüe de textos e aspectos de suas representações culturais e ideológicas, aborda a representação do aumento da demanda pelo ensino de espanhol no Brasil em corpus jornalístico. Este artigo consiste, assim, numa análise interpretativa de uma prática social recontextualizada: o modo como os atores sociais que participam dos discursos sobre a importância do ensino de espanhol no Brasil foram representados por determinados jornais on-line e, mais especificamente, o modo como estes jornais sobredeterminam alguns participantes.

Downloads 1199  1199  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site 
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La conversación en clase: una propuesta de enseñanza del discurso conversacional para el aula de ELE Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
GARCÍA, Marta

La didáctica de la expresión oral tiene uno de sus mayores retos en preparar a los alumnos para la comunicación espontánea, aquella que se produce cuando los participantes no han planificado previamente ni el contenido ni el desarrollo de la interacción y tiene lugar con el fin de establecer o mantener relaciones sociales, es decir, para el tipo de discurso que denominamos conversación. La importancia del dominio de la habilidad conversacional para el estudiante de una segunda lengua resulta evidente si consideramos que los seres humanos nos pasamos una gran parte de nuestra vida conversando y que la conversación es el medio por excelencia que usamos para relacionarnos con los demás. Un extranjero que no sepa participar en una conversación no podrá tampoco establecer una relación de confianza con los hablantes de la lengua meta y perderá toda posibilidad de participar e integrarse plenamente en la vida cultural de esa comunidad.

Downloads 1191  1191  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas ISSN: 1576-7809 No 12, otoño 2  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Categorizar a través del habla: la construcción interactiva de la extranjeridad Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
UNAMUNO,Virginia; CODÓ, Eva

Partimos del supuesto teórico y metodológico de que el estudio del lenguaje aporta una mirada fundamental a la comprensión de los fenómenos sociales. Este supuesto implica, por un lado, trabajar de forma precisa con datos lingüísticos, y por otro, evitar la reducción o simplificación de los procesos discursivos que materializan los procesos sociales (Heller,2001a).
En el presente trabajo, estudiamos la construcción de la extranjeridad (Mondada, 1999) en interacciones entre personas nacidas en Barcelona y personas provenientes de fuera del territorio español, en el marco de dos contextos a priori diversos: la escuela y el servicio de documentación de extranjeros. Para llevar a cabo este análisis, partimos del estudio de la orientación y el tratamiento interaccional por parte de los locutores de las formas de habla propias y ajenas. Al focalizar la construcción local de la experticia lingüística, nos adentramos en diferentes procedimientos que los interlocutores ponen en práctica para hacer relevante o para rechazar la categoría “extranjero”, como por ejemplo, el extrañamiento del habla, y la asignación o la negación de competencias en lengua, sean autóctonas o en lengua franca. Según nuestro análisis, la viabilidad de estos procedimientos no sólo depende de cuestiones intrínsecamente conversacionales, sino también de relaciones de poder que se materializan discursivamente y que exhiben relaciones complejas entre lengua, categorías y exclusión social.

Palabras clave: Procesos de categorización. Migraciones. Inclusión/exclusión social. Análisis conversacional.

Downloads 1184  1184  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universitat Autònoma de Barcelona  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El español de los negocios: algunas perspectivas en la enseñanza/aprendizaje Popular Versão: 
Atualização:  24/6/2008
Descrição:
KOZOW, Lúcia

En este artículo propongo hacer una reflexión sobre la importancia del conocimiento, tanto por profesores como por alumnos o personas interesadas en el tema, de las diferencias culturales y de la conciencia intercultural en la enseñanza/ aprendizaje de la lengua española para fines específicos, con el fin de llegar a una comunicación eficiente y a la culminación de los negocios pretendidos.

Palabras clave: Diferencias culturales. Conciencia enseñanza/aprendizaje de E/LE con fines específicos.

Downloads 1177  1177  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma E/LE Brasil, n. 4, junio de 2006  Site http://
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