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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Leitura em língua estrangeira: as dificuldades do leitor sob o ponto de vista da teoria da eficiênci Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
PROCAILO, Leonilda

O presente artigo tem como tópico a capacidade de leitura de textos de divulgação científica em língua estrangeira, por parte de leitores universitários, de nível de graduação e pós-graduação. A hipótese do estudo, baseada na teoria da eficiência verbal de Perfetti (1985, 1988, 2001) é que o vocabulário da língua-alvo poderia ser um dos principais obstáculos na leitura. O estudo foi realizado com dez alunos-participantes de nível intermediário de língua inglesa em um instituto de línguas. O instrumento utilizado foi o protocolo verbal em que os participantes eram solicitados a relatar oralmente o que haviam entendido após cada parágrafo lido em silêncio. À medida que liam, deveriam sublinhar as palavras ou expressões que não conheciam ou cuja tradução não sabiam. Os resultados sugerem que grande parte da dificuldade de processamento da informação é gerada pelo desconhecimento do léxico, que, juntamente com outros fatores como o não-conhecimento do tópico, da organização formal de um determinado gênero de texto e do esquema geral de pesquisa contribuem para uma leitura menos profunda. A dificuldade com o léxico pode ser visto como um elemento detonador da dificuldade em se acionar esquemas, pois demanda muito dos recursos do sistema da memória.

Palavras-chave: Leitura em LE. Vocabulário. Memória. Esquemas.

Downloads 1147  1147  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA X – VOL.2 (2007)  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! O lugar da literatura no ensino de espanhol como língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
MUNIZ, Camila Dantas; CAVALCANTE, Ilane Ferreira


Este trabalho deriva de um projeto de pesquisa de iniciação científica apoiado pelo CNPq que se dispõe a examinar o uso de textos literários no ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente de língua espanhola, para posteriormente construir um material adequado de conteúdo literário voltado ao ensino do espanhol como língua estrangeira. Em um primeiro momento, se discute a presença do próprio ensino do espanhol no Brasil e o seu desenvolvimento à luz das orientações curriculares nacionais. Em seguida, introduz-se a relação existente entre a literatura e o ensino para a formação completa do aluno, refletindo acerca da utilização da literatura no ensino de línguas estrangeiras e, por fim, apresentam-se algumas considerações sobre a inserção de elementos literários nas aulas de espanhol.

Palavras-chave: Literatura. Língua estrangeira. Ensino de espanhol como língua estrangeira. Textos literários no ensino de E/LE.

Downloads 1160  1160  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Holos, Ano 25, Vol. 4  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Possíveis interdiscursos entre a Linguística Sistêmico-Funcional e a Teoria Dialógica da Linguagem b Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
NIEDZIELUK, Luzinete Carpin

Esta pesquisa objetiva mostrar pontos de encontro entre a Lingüística Sistêmico-Funcional (LSF) e a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL) ou Teoria Enunciativo-Discursiva como também é chamada, via Bakhtin e Volochinov (1999).
A metodologia utilizada é qualitativa baseada em revisão bibliográfica e em análise de enunciados. Trabalhamos com teóricos destas duas abordagens, entre eles, destacamos Meurer (2000; 2006), que busca integrar os estudos sobre gêneros textuais ao contexto da cultura e Bakhtin e Volochinov (1999; 2002) que consideram a linguagem sócio-histórica, pois para estes autores a comunicação verbal só é possível por algum gênero textual/discursivo.

Downloads 1166  1166  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Enseñanza y aprendizaje de la competencia conversacional en español: planteamientos del problema y p Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
AMBJOERN, Lone

El presente artículo pretende arrojar luz sobre las problemáticas fundamentales relacionadas con el desarrollo de la capacidad del aprendiente de idiomas de llevar a cabo una conversación coloquial y natural 1 , y, a la vez, hacer uso del lenguaje característico del discurso oral. Adoptamos una postura crítica ante las características monológicas de las actividades tradicionales de entrenamiento oral, sosteniendo que dichas actividades tienen un efecto negativo en la capacidad del aprendiente de asumir de forma activa su debida parte de responsabilidad de construir y mantener la conversación. A fin de afrontar las problemáticas de aprendizaje presentadas, abogamos por la aplicación de actividades interactivas centradas en el participante y por la concienciación metacomunicativa y metacognitiva del aprendiente.

Palabras-chave: Competencia conversacional. Conversación coloquial. Lengua hablada. Actividades centradas en el participante. Concienciación metacomunicativa y metacognitiva.

Downloads 1203  1203  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma University of Aarhus  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino do espanhol com atividades lúdicas para aprendizes brasileiros Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CHAGURI, Jonathas de Paula

O presente estudo visa uma reflexão sobre o ensino da Língua Espanhola por meio dos jogos. Para a realização deste trabalho centramos a nossa atenção na busca de saberes que pudessem oferecer respostas para a seguinte indagação inicial: Quais contribuições práticas podem ser apresentadas com o emprego de atividades lúdicas nas aulas de espanhol? O objetivo maior deste estudo é encontrar caminhos que possam ser trilhados pelos professores, subsidiados por metodologias práticas de forma a poderem inovar o seu trabalho em sala, utilizando-se dos jogos apresentados, desenvolvendo sentimentos de prazer e crescimento nos educandos. Primeiramente, o trabalho procura evidenciar a importância da atividade lúdica movendo o resgate sócio-histórico sobre a importância do ato de brincar e jogar. No segundo momento, estudamos as contribuições práticas do lúdico no ensino da Língua Espanhola, cujo objetivo é apresentar a importância da ludicidade. Posteriormente, segue-se uma apresentação de algumas possibilidades de atividades lúdicas que podem contribuir para ampliação da Língua Espanhola.

Palavras-chave: Professores. Língua espanhola. Atividades lúdicas.

Downloads 1222  1222  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista X, volume 2, 2009  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de Língua Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
VENTURI, Maria Alice

Este artigo procura enfatizar a comunicação como um conjunto de competências que o estudante adquire progressivamente durante sua formação. Mostra também que o mais importante não é saber sobre o sistema linguístico, mas o que se pode fazer com a linguagem do mundo real. Nessa perspectiva, parte-se da interação como fator primordial para que a aprendizagem aconteça, partindo-se também da consideração de que o aluno é visto como ser social, representante de um ambiente socialmente específico, e que, por sua vez, vai se firmando como verdadeiro sujeito da linguagem.

Palavras-chave: Abordagem comunicativa. Competência linguística. Interação em L2.

Downloads 1230  1230  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínios de lingu@gem. Ano 1, no1 – 1o Semestre de  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Para aprender a hablar hay que querer decir algo  Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
ESCOBAR, Cristina

El intercambio real de mensajes y contenidos es el motor que impulsa el aprendizaje de una lengua. La eficiencia y el grado de profundización en el aprendizaje se ven favorecidos por la reflexión metalingüística y metacomunicativa. Es tarea importante, aunque nada sencilla, la de seleccionar actividades que promuevan la reflexión sin, por ello, dejar de invitar a los aprendices, de manera convincentemente, a la conversación. En este artículo hemos propuesto una guía de análisis del grado de significatividad y autenticidad de las tareas. Para acabar, resumimos dicha guía en cinco preguntas que el profesor puede utilizar como pauta de valoración. Invitamos al lector interesado a completar el cuestionario con otras tantas preguntas destinadas a evaluar la calidad de la reflexión metalingüística y comunicativa que la tarea promueve.

Downloads 1245  1245  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas ISSN: 1576-7809 No 12, otoño 2  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Imágenes veladas: presencia y omisión del pronombre personal sujeto y su significación en el texto“ Popular Versão: 
Atualização:  24/6/2008
Descrição:
FIORI, Alexandre

A partir de rasgos concretos de la lengua, este trabajo trata los efectos de sentido que surgen de la presencia y ausencia del pronombre personal sujeto de la primera persona del singular en un texto del escritor argentino Jorge Luis Borges, “Borges y yo”. La omisión y la presencia del yo en el texto traducen efectos específicos propios de la lengua española con relación al uso de los pronombres personales sujeto y al establecimiento de una relación de comparación/contraste entre las personas que forman parte del discurso. La identidad discursiva del hombre y su “relación textual” con el otro permiten cuestionar el concepto del sujeto como ser único y central en el discurso y apuntan que la noción de subjetividad no está simplemente centrada en el yo, sino que, además, agrega el otro como parte constitutiva del sujeto.

Palabras clave: Pronombre. Subjetividad. Autorreferencialidad. Heterogeneidad. Sujeto.

Downloads 1270  1270  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem em (Dis)Curso, volume 4, número 1  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Valor económico del español Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SASTRE, Juan Fernández

Este artículo presenta una estimación de los ingresos generados en España por las actividades económicas de la explotación del español como lengua extranjera. Se incluyen entre éstas: las academias de idiomas, los másteres en español, el gasto de los estudiantes erasmus y los libros de texto. El estudio muestra cómo y por qué la expansión del español afecta a las economías de los países hispanohablantesy analiza la realidad económico-política internacional del auge del español y la globalización.

Palabras clave: Español como lengua extranjera. Costes de transacción. Academias. Libros de texto.

Downloads 1272  1272  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Autónoma de Madrid  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La dramatización como recurso clave en el proceso de enseñanza y adquisición de las lenguas Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
GUTIÉRREZ, Manuel Pérez

En este artículo queremos presentar las ventajas del uso de la dramatización como recurso didáctico no sólo en educación general sino también y, en especial, en el aula de lengua segunda o extranjera. Es cierto que casi todos los libros de texto recogen, entre el elenco de actividades comunicativas que presentan, juegos de personajes (role-plays) y simulaciones (dos de las actividades dramáticas más valoradas por el alumnado para la adquisición y aprendizaje de segundas lenguas). Pero también es cierto (y una gran paradoja) que el uso de este tipo de actividades no es frecuente en el aula de lenguas, carencia que puede ser debida a la falta de preparación y entrenamiento del profesorado. Para realizar cualquier actividad humana hay que estar convencido de su valía. Desde nuestra experiencia y desde los estudios empíricos realizados queda patente el enorme potencial de la dramatización en la adquisición de lenguas por ello haremos un recorrido histórico que arrojará luz sobre la importancia de esta técnica en relación con la educación y cómo se vincula a los avances en la metodología para la enseñanza de la lengua materna, de las segundas lenguas y de la lengua extranjera.

Downloads 1314  1314  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas ISSN: 1576-7809 No 12, otoño 2  Site http://
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