Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Uma proposta heterodoxa para o ensino de Língua Portuguesa falantes de espanhol Popular Versão: 
Atualização:  8/11/2010
Descrição:
GRANNIER, Daniele Marcelle

Trata-se da discussão sobre o papel da língua materna na aquisição/aprendizagem do português.

Downloads 2120  2120  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Uma experiência com a Língua Espanhola no Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
COUTO, Fernanda Cristina; WATHIER, Luciane; FENNER, Any Lamb

O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência com o ensino de Língua Estrangeira, especificamente, de Língua Espanhola, com um grupo de crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Séries iniciais. Leitura. Oralidade.


Downloads 2603  2603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Uma contribuição para a compreensão de leitura no ensino de línguas estrangeiras Popular Versão: 
Atualização:  20/7/2010
Descrição:
SEMINO, María Josefina Israel; GAC M., José Antonio

Reflexões linguísticas sobre a metodologia de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira: um caso do ensino do espanhol no Brasil.

Downloads 2231  2231  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Um novo olhar sobre a escrita: a contribuição das Ciências Cognitivas e da Semiótica para o desenvo Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
PAULUK, Marcel

A despeito de sua vital importância cognitiva e social, a escrita nunca alcançou, por si mesma, um lugar de destaque dentro da Academia que não fosse através de estudos literários ou relacionados a técnicas de ensino e aprendizagem. Ainda que estes estudos tenham grande valor na compreensão dos gêneros de discurso e das metodologias de ensino da escrita, aspectos fundamentais de seu funcionamento semiótico e cognitivo acabaram por ser totalmente relegados pelas limitações próprias de cada uma destas abordagens. O arcabouço teórico da Semiótica e das Ciências Cognitivas tem proporcionado o entendimento de alguns destes aspectos, colaborando para o estabelecimento de uma verdadeira Ciência da Escrita . A abrangência e o aprofundamento destes estudos ainda é limitado, porém bastante promissor.

Downloads 1693  1693  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciências & Cognição; v. 02  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Tutoría vía e-mail: dispositivo de un programa de enseñanza de escritura académica en lengua materna Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
STAGNARO, Daniela
NATALE, Lucía
MOYANO, Estela

RESUMEN: Un programa de escritura académica en L1, desarrollado al interior de las materias de las diversas carreras universitarias, ofrece diversos problemas en relación con el tiempo disponible para la enseñanza y, por lo tanto, representa un desafío pedagógico. Como parte de una adaptación al contexto universitario de estrategias didácticas desarrolladas en el marco de la LSF, se propuso contar con instancias de tutoría de escritura vía correo electrónico. En esta presentación se describirá el dispositivo y su papel en el Programa PRODEAC de la Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina) y algunos avances en cuanto a la evaluación de los resultados obtenidos.

Palabras claves: Escritura académica a lo largo del curriculum. Tutoría vía e-mail. Estrategias pedagógicas. Linguística sistémico-funcional.

Downloads 446  446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  4º ALSFAL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Tutoría vía e-mail: dispositivo de un programa de enseñanza de escritura académica en lengua materna Popular Versão: 
Atualização:  26/1/2012
Descrição:
STAGNARO, Daniela
NATALE, Lucía
MOYANO, Estela

Un programa de escritura académica en L1, desarrollado al interior de las materias de las diversas carreras universitarias, ofrece diversos problemas en relación con el tiempo disponible para la enseñanza y, por lo tanto, representa un desafío pedagógico. Como parte de una adaptación al contexto universitario de estrategias didácticas desarrolladas en el marco de la LSF, se propuso contar con instancias de tutoría de escritura vía correo electrónico. En esta presentación se describirá el dispositivo y su papel en el Programa PRODEAC de la Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina) y algunos avances en cuanto a la evaluación de los resultados obtenidos.

Downloads 513  513  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Tradição letrada e cinema mudo: em torno de algumas crônicas mexicanas de começos do século XX Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GÁRATE, Miriam V.

Durante o período em que o cinema surge e se desenvolve como espetáculo mudo, a reflexão acerca de suas relações com a escrita e, em um sentido mais amplo, com a linguagem verbal, organiza-se basicamente em torno de três eixos: graus de afinidade ou discrepância existentes entre os gêneros literários utilizados como fonte e os atributos da imagem cinematográfica; função dos letreiros nesse contexto; potencialidades e limitações “inerentes” às linguagens cinético-visual e verbal. O tratamento dado a essas questões em algumas crônicas mexicanas das primeiras décadas do século XX revela as tensões internas, resistências e mudanças de ótica dos setores letrados perante a nova arte.

Palavras-chave: Tradição letrada. Cinema mudo. Crônicas cinematográficas mexicanas.

Downloads 490  490  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  ALEA Volume 10 Número 2 Julho-dezembro 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Trabajar con cortometrajes en el aula de LE/L2: una secuencia didáctica para Éramos pocos (de Borja  Popular Versão: 
Atualização:  22/12/2008
Descrição:
GIMENO UGALDE, Esther; MARTÍNEZ TORTAJADA, Sonia

El objetivo de este artículo es presentar una parte teórica acerca de las múltiples ventajas del uso de cortometrajes en el aula y ofrecer criterios de selección que faciliten la tarea del docente a la hora de optar por un cortometraje, atendiendo a diversas cuestiones (criterios pedagógicos, didácticos, temáticos, lingüísticos). La segunda parte del artículo está dedicada a la presentación de una secuencia didáctica, que integra todas las destrezas, para el cortometraje Éramos pocos de Borja Cobeaga destinada a estudiantes del nivel A2-B1.

Palabras clave: Cortometraje. Cine. Teoría. Explotación didáctica.

Downloads 1023  1023  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RedEle N. 14 Octubre 2008 ISSN: 1571-4667  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Sara

Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.

Palavras-chave: Texto visual. Livro didático. Estereótipos de gênero.

Downloads 655  655  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Trab. linguist. apl. [online]. 2008, vol.47, n.1,   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Tareas significativas y recursos en internet. Webquest Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
MERCEDES, Maria del Pilar Hernández

Una breve reflexión sobre las TIC y las modalidades de su integración en el aula, nos lleva al estudio y análisis de las WebQuest, actividades con las que se promueve el uso racionalizado de Internet, a la vez que se ponen en marcha procesos cognitivos de orden superior. Qué son, cómo son, cómo se diseñan, qué principios las alimentan... son las preguntas que irán encontrando respuesta en estas páginas. Después de haber analizado la situación en otros ámbitos educativos, nos centraremos en el impacto, desarrollo, implicaciones y posibilidades de esta estrategia didáctica en el campo de la enseñanza del español.

Palabras-clave: WebQuest. TIC. INternet. Integración. Enseñanza del español.

Downloads 1739  1739  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MarcoEle  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »