Categoria: Espanhol Artigos |
Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira |
Versão: Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Sara
Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.
Palavras-chave: Texto visual. Livro didático. Estereótipos de gênero.
|
668 0 bytes Trab. linguist. apl. [online]. 2008, vol.47, n.1, http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Tareas significativas y recursos en internet. Webquest |
Versão: Atualização: 2/10/2013 |
Descrição:
MERCEDES, Maria del Pilar Hernández
Una breve reflexión sobre las TIC y las modalidades de su integración en el aula, nos lleva al estudio y análisis de las WebQuest, actividades con las que se promueve el uso racionalizado de Internet, a la vez que se ponen en marcha procesos cognitivos de orden superior. Qué son, cómo son, cómo se diseñan, qué principios las alimentan... son las preguntas que irán encontrando respuesta en estas páginas. Después de haber analizado la situación en otros ámbitos educativos, nos centraremos en el impacto, desarrollo, implicaciones y posibilidades de esta estrategia didáctica en el campo de la enseñanza del español.
Palabras-clave: WebQuest. TIC. INternet. Integración. Enseñanza del español.
|
1767 0 bytes MarcoEle http:// |
|