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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Jorge Riechmann: la poesía, entre la desmesura y la fragilidad Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FERRARI, Marta B.

Jorge Riechmann nació en Madrid, en 1962. Es Doctor en Ciencias Políticas y profesor titular de Filosofía Moral en la Universidad Autónoma de Barcelona desde 1995; es autor de una extensa obra ensayística sobre temas ecológicos y traductor de poesía francesa y alemana. Está considerado por la crítica como uno de los mejores exponentes de la poesía española de las últimas décadas. Ha obtenido los premios Hiperión de Poesía en 1987, Jaen de Poesía en 1997, Gabriel Celaya en el 2000, y en el mismo año recibió el Premio Stendhal de traducción por su versión de Indagación de la base y de la cima de René Char, una de sus pasiones poéticas más constantes.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Ler e escrever: muito mais que unir palavras Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
VARGENS, Dayala Paiva de Medeiros; FREITAS, Luciana Maria Almeida de

O objetivo deste artigo é propor algumas reflexões acerca de questões relativas ao ensino da leitura e da produção textual em Espanhol Língua Estrangeira (ELE), com foco na Escola Básica. Como suporte teórico da discussão, recorre-se fundamentalmente à concepção dialógica de linguagem, em especial ao conceito bakhtinianode gênero do discurso (BAKHTIN, 2003). As discussões aqui expostas são fruto tanto de investigações quanto de experiências na formação de professores de espanhol, na disciplina Prática de Ensino, e de articulações intensas realizadas com as escolas públicas e com os docentes que acolhem os licenciandos na qualidade de estagiários. Dessa forma, busca-se estabelecer aquilo que, na perspectiva ergológica da atividade 1 (SCHWARTZ,1997), entende-se como um movimento de dupla antecipação entre os saberes formais e o trabalho. Se o saber acadêmico antecipa a experiência no trabalho, o saber da experiência antecipa a atividade dos formadores, em um diálogo que deve ser permanente.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Preguntarse sobre el ‘Sentido’: Trazos de una indefinición necesaria Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
MARTÍNEZ, Luz Maria

En este artículo intento, en ejercicio libre y sin ataduras disciplinares, abordar, explorar y desplegar una concepción de ‘sentido’ que no lo reduzca a mera enunciación lingüística o a significación semántica. Por ello, argumentaré que la pregunta por el sentido cobra su poder precisamente al hacerse presente también desde la confusión, la desorientación o la ambigüedad. Además de tratar someramente su función orientativa, su carácter dialógico y su relación con el ser, sostendré que el sentido es a la vez acto de apertura y situación ante lo “real”, ante el mundo, por lo cual no debe querer limitar, sino más bien al contrario, debe gestarse y ponerse en marcha para avanzar sobre límites. De este modo, el sentido quedará expuesto como una búsqueda de inteligibilidad en acción, como pensamiento crítico.

Palavras-chave: Pregunta de sentido. Ambiguedad. Intensión. Juegos de posibilidad.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Iniciativas para a implantação do espanhol: a distância entre o discurso e a prática  Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
GONZÁLEZ, Neide Maia

A sanção da Lei 11.161 em 05/05/2005 trouxe consigo a necessidade de que decisões a respeito da implantação da oferta da disciplina de Língua Espanhola nas escolas tivessem de ser tomadas pelas várias instâncias que regulam as atividades educativas de nosso país, nos níveis municipal, estadual e federal. Desde aquela data até o momento em que este texto estava sendo escrito, temos procurado companhar, tanto quanto possível, as diversas ações – ou a falta delas, em alguns casos – e fomos testemunha de alguns gestos positivos, mas também de uma sucessão de iniciativas desencontradas e incoerentes, que envolvem, por um lado, a falta de entendimento entre essas diversas instâncias (lembremos que a lei é federal, mas sua implementação depende dos municípios e principalmente dos estados); por outro, envolvem também um jogo permanente com a informação (relativo a números, necessidades, possibilidades, disponibilidades etc.) veiculada por organismos interessados na questão e pela imprensa, jogo esse que não tem feito outra coisa senão levar a uma conveniente desinformação.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Tutoría vía e-mail: dispositivo de un programa de enseñanza de escritura académica en lengua materna Popular Versão: 
Atualização:  26/1/2012
Descrição:
STAGNARO, Daniela
NATALE, Lucía
MOYANO, Estela

Un programa de escritura académica en L1, desarrollado al interior de las materias de las diversas carreras universitarias, ofrece diversos problemas en relación con el tiempo disponible para la enseñanza y, por lo tanto, representa un desafío pedagógico. Como parte de una adaptación al contexto universitario de estrategias didácticas desarrolladas en el marco de la LSF, se propuso contar con instancias de tutoría de escritura vía correo electrónico. En esta presentación se describirá el dispositivo y su papel en el Programa PRODEAC de la Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina) y algunos avances en cuanto a la evaluación de los resultados obtenidos.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La conversación en clase: una propuesta de enseñanza del discurso conversacional para el aula de E/L Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
García, Marta

La didáctica de la expresión oral tiene uno de sus mayores retos en preparar a los alumnos para la comunicación espontánea, aquella que se produce cuando los participantes no han planificado previamente ni el contenido ni el desarrollo de la interacción y tiene lugar con el fin de establecer o mantener relaciones sociales, es decir, para el tipo de discurso que denominamos conversación. La importancia del dominio de la habilidad conversacional para el estudiante de una segunda lengua resulta evidente si consideramos que los seres humanos nos pasamos una gran parte de nuestra vida conversando y que la conversación es el medio por excelencia que usamos para relacionarnos con los demás. Un extranjero que no sepa participar en una conversación no podrá tampoco establecer una relación de confianza con los hablantes de la lengua meta y perderá toda posibilidad de participar e integrarse plenamente en la vida cultural de esa comunidad. Como respuesta a este reto, las clases de conversación o de expresión oral se han convertido en clásicos dentro de la oferta de cursos de casi todas las instituciones de enseñanza, aunque con materiales y metodologías muy diversos, que pasamos a revisar a continuación.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O tratamento corretivo da forma no ensino e na aprendizagem de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
MENTI, Magali de Moraes; LIMA, Marília dos Santos

Neste artigo tratamos de algumas questões cruciais de ensino e aprendizagem de segunda língua (L2) e língua estrangeira (LE) relativas ao tratamento corretivo da forma na sala de aula. Primeiramente, revisamos a relação entre a instrução com foco na forma e o ensino comunicativo de línguas e apresentamos alguns conceitos essenciais. Em segundo lugar, discutimos alguns estudos encontrados na literatura especializada (Lyster e Ranta, 1997; Panova e Lyster, 2002; Ohta, 2000 e Ellis, Basturkmen e Loewen, 2001), destacando dois estudos no contexto brasileiro (Lima, 2002; Menti, 2003). Finalmente, apresentamos nossas conclusões e implicações sobre as principais questões levantadas.

Palavras-chave: Tratamento corretivo. Negociação da forma. Língua estrangeira.

Downloads 437  437  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 119-136. jan./  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La representación periodística de los inmigrantes y la enseñanza del análisis crítico del discurso Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
Hernández, Antonio M. Bañón

El análisis crítico del discurso es una perspectiva que permite abordar de manera interdisciplinar las manifestaciones textuales generadas a partir del tratamiento de temas socialmente relevantes1. Uno de esos temas es la inmigración y los contactos que a lo largo de los últimos años se vienen produciendo entre, por ejemplo, los lingüistas y filólogos, por un lado, y los teóricos de la comunicación periodística y audiovisual, por otro. De nuestras aulas pueden salir magníficos escribientes y, en el mejor de los casos, muy buenos describientes. Mucho más difícil es encontrar interpretantes de la realidad social a través del discurso. En efecto, durante su periplo formativo, los alumnos se sorprenden cuando se les pide algo que vaya más allá de la descripción de textos; es decir, cuando se solicita la interpretación de esos textos. No nos referimos, obviamente, sólo a los textos literarios. Ningún ciclo educativo se salva, en mi modesta opinión, de este tipo de reacción.

Downloads 440  440  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Didáctica de las lenguas y la interculturalidad: propuestas de formación Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
Muñoz, Carmelo Moreno; Caravaca, Rebeca Valverde

La controversia generada a la hora de llegar a un acuerdo unánime desde la comunidad científica en la definición conceptual de los términos “interculturalidad” y “diversidad” no es algo novedoso. En estas letras, lejos de adentrarnos en un variado y sin duda complejo universo de definiciones, retomamos las ya prácticamente clásicas cuestiones de qué es interculturalidad y qué es diversidad sin el exclusivo ánimo de llegar a una definición puramente académica. Nuestro interés radica en la percepción que cada docente posee respecto a ambos términos que está muy relacionado con lo que acontece en las aulas.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais – o relato de uma experiênc Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SCHULZ, Carolina Viviana Alayo Hidalgo; GIESEL, Diego Roberto; COSTA, Heloisa Graciane; SOUZA, Rosana Costa de

A educação tem firmado parcerias de sucesso cada vez mais duradouras com o mundo on-line. O número de blogs e sites de relacionamento cresce a cada dia e não é diferente em relação aos espaços virtuais destinados à educação. Embora não seja regra, hoje, ter acesso à Internet em alta velocidade e um pouco de dedicação pode proporcionar ouvir músicas, ler notícias em tempo real, conhecer pessoas, aprender outros idiomas – quase que num clique. A escola e o ensino competem por um espaço no leque de fontes de informação que os alunos têm. Por esse público não estar preparado para administrar suas possibilidades de conhecimento e, sequer saber o que buscar, o papel do educador não saiu de moda, aliás, torna-se imprescindível para dar-lhe limites e condições de processar tudo isso. Diante das evidências, a pergunta deveria realizar-se ao contrário do que se faz hoje, podemos perguntar por que não usar a Internet como um aliado no ensino de língua estrangeira. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente os weblogs, têm favorecido muito o trabalho dos professores de língua estrangeira. Este artigo pretende mostrar com exemplos práticos e eficazes que usar os recursos cibernéticos, a princípio tidos apenas como objeto de diversão, é um recurso benéfico aos estudantes do ensino médio, possibilitando melhor capacidade de aprendizagem e dando continuidade à aquisição da língua estrangeira fora da sala de aula. Desta maneira, o professor conseguirá ensinar a (re)construir, em parceria com o aluno, conhecimentos autônomos, transformando assim sua interação na língua estrangeira uma excelente ferramenta de motivação.

Palavras-chave: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. Redes Socias. Língua Espanhola.

Downloads 443  443  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade Interativa COC  Site http://
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