Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ser sem religião: o afloramento de uma nova concepção de religiosidade |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Denise dos Santos
Este trabalho tem como objetivo apresentar variações da categoria censitária dos sem religião, que vem se destacando nos recenseamentos, pelo ritmo acelerado de crescimento, desde a década dos 60. Trata-se da apresentação dos resultados de entrevistas recentes com habitantes do Estado do Rio de Janeiro que se declaravam sem religião. Seus discursos indicavam que, embora estivessem todos agregados em um só grupo residual, não integravam, de fato, uma categoria homogênea formada exclusivamente por ateus ou agnósticos, mas um grupo variado. Se, de um lado, alguns indivíduos não se identificavam com religiões e igrejas institucionalizadas, de outro nem sempre se afastavam do transcendente que muitas vezes. ressignificam, expressando uma religiosidade muito particular. Diante dessa constatação, a evolução dos sem religião, indivíduos com características e cosmovisões distintas, pode ser interpretada a partir de duas chaves: a da secularização das mentalidades individuais e a do afloramento de uma nova concepção de religiosidade, o que nos leva a repensar a relação desse indivíduo com o sagrado como reflexo das transformações da contemporaneidade.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Sinhô Mariano e o “Fé e Amor”, em Santa Maria, Sacramento: O Primeiro Centro Espírita do Interior Mi |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRETTAS, Anderson Claytom Ferreira
A presente comunicação tem como objetivo apresentar o resgate histórico da gênese do espiritismo kardecista no estado de Minas Gerais, em especial no Triângulo Mineiro, enfocando a constituição do Centro Espírita Fé e Amor, na Fazenda Santa Maria, lugarejo rural de Sacramento, bem como o ativismo de seu fundador, o “Sinhô” Mariano. Como fontes de pesquisa foram utilizadas, sobretudo, documentos primários diversos, como cartas, atas de reunião, iconografia e depoimentos orais. Participando de sessões espíritas domiciliares em Uberaba, o empresário espanhol Fernando Peiró converteu-se à doutrina. Seu contador na firma de cal, na atual Peirópolis, era Mariano da Silva, conhecido como “Sinhô”. Tal como em Hydesville, nos Estados Unidos e o caso emblemático das irmãs Fox, haviam acontecimentos sobrenaturais na Fazenda Santa Maria, como pancadas na parede, sons de pedra no telhado e sumiço de objetos. Assustado, Mariano convidou o espanhol para analisar a situação, e Peiró entendeu que ali ocorriam manifestações mediúnicas. “Sinhô” Mariano aderiu ao movimento e desse engajamento surgiu, em 28 de agosto de 1900, o primeiro centro espírita do interior mineiro. Foi nesta instituição que um dos ícones da doutrina no Brasil, Eurípedes Barsanulfo (1880/1918), sobrinho de Sinhô Mariano, descobriu o espiritismo através de reuniões mediúnicas, com manifestações atribuídas a Bezerra de Menezes e São Vicente de Paulo.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Socialização e religiosidade dos adolescentes: será possível a construção de um novo sujeito social? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
QUINTILIANO, Angela Maria Lucas
Partindo do pressuposto que é dentro do processo de socialização que se inicia a assimilação de valores culturais e referências identitárias que darão o suporte para a necessidade humana de significar o mundo e a vida, espaço do mundo simbólico onde atua a religiosidade é impossível, nessa construção, ignorar o papel das instâncias socializadoras tradicionais, como no caso a família. Nesse sentido, a indagação que se coloca tenta compreender como a família está se articulando com as novas instâncias socializadoras, próprias do contexto contemporâneo, como por exemplo, a mídia, e em que medida essa articulação colabora para que se estabeleça um diálogo aberto capaz de auxiliar na construção histórica de uma nova identidade social, que parece estar surgindo através de uma percepção ética, inserida na dimensão religiosa em formação de um grupo específico de adolescentes.
Palavras-chave: Socialização. Adolescentes. Religiosidade. Família.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Resistência e transgressão na Colônia: agressões a imagens de santos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Marco Antônio Nunes da
É difícil determinar com exatidão se as profanações de imagens podem ser vistas como uma forma de resistência, mesmo porque a dificuldade em se atribuir verossimilhança a este tipo de denúncia é grande. Talvez o fato de que poucas denúncias se transformavam em processo mostre que mesmo na época tais histórias eram pouco levadas a sério. Mas, deixando de lado a veracidade ou não destes inúmeros casos, é interessante ver ao menos que a sociedade acreditava que isto pudesse acontecer, e muitos chegavam a afirmar que era uma prática comum do judaísmo, como o era, por exemplo, a guarda do sábado. Para as pessoas que faziam as denúncias, os cristãos-novos profanavam hóstias, crucifixos e imagens de Cristo ou de Nossa Senhora por não acreditarem neles, e também como forma de atacar o catolicismo. Era, na verdade, uma forma estereotipada de resistência atribuída aos cristãos-novos.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ressignificações no festejar: aspectos sócio-culturais da festa de São Bartolomeu em Maragogipe-Bahi |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Fernanda Reis dos
A festa de São Bartolomeu é a manifestação religiosa mais celebrada da cidade de Maragogipe, localizada na região do recôncavo da Bahia. Sendo um momento em que os sujeitos constroem alianças, negociam conflitos, identidades e estratégias, bem como um domínio privilegiado para a sociedade se manifestar enquanto uma coletividade diferenciada, transmite e reproduz valores, atualiza estruturas de autoridade, num jogo de múltiplas legitimações. Este trabalho pretende estudar esse festejo para melhor entender a dinâmica deste município, pois, por meio da festa problematizaremos a estrutura social. Discutindo, a partir da documentação, especificamente nos jornais a construção da “maragojipanidade”, que inclusive obscurece a existência de outras práticas religiosas, ou seja, objetivamos buscar essa pluralidade de sentidos que os sujeitos atribuem à mesma festa, considerando as diferentes apropriações. Nessa perspectiva, nos interessa investigar como a crença na “Terra dos Memeus” acontece, visto que a entendemos na prática, no vivido religioso, que transcende a experiência institucional, considerando a complexidade das práticas religiosas, que não se reduzem, por exemplo, à vontade de controle do sagrado pela instituição. Nessa perspectiva, compreendemos, que a devoção se resignifica, sendo um elemento dinâmico.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ritos e rituais - vida, morte e marcas corporais: a importância desses símbolos para a sociedade |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DIAS, Patrícia Regina Corrêa
Embora existam provas de que a prática dos ritos/rituais acontece desde os primórdios, ainda hoje é uma área de pouca exploração científica, cercada de tabus, preconceitos e deduções. Por esses motivos, este artigo retoma leituras de cientistas da antropologia, tais como Cazeneuve (s/d), Gennep (1978) e Malinowski (1978) para demonstrar que as crenças, ritos, rituais e cultos são efetivados e sentidos de diferentes formas e contribuem essencialmente para a formação e educação das pessoas. Por meio deles, elaboram-se conhecimentos, ampliam-se representações.
Palavras-chave: Ritos/rituais. Antropologia. Símbolos sociais. Sociedade.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Restauração Católica, Educação e Cultura Escolar: Notas provisórias de uma pesquisa |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NERIS, Wheriston Silva
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre o movimento reformador católico e a educação no Maranhão da segunda metade do século XIX, apoiando a perspectiva adotada no estudo das afinidades entre formação cultural e história do pensamento católico, entre história da educação e história cultural (FALCON, 2006). Consistindo em uma tentativa de avanço analítico com relação às conclusões do trabalho monográfico que apresentamos recentemente, concentramo-nos no papel da educação recebida pelos clérigos nas instituições educacionais onde eram formados (Seminário das Mercês e de Santo Antônio) com a finalidade de não apenas situá-las em uma configuração social de conjunto, donde se poderia observar a transversalidade em relação às diversas instituições e âmbitos formativos naquele período, como também entender de que maneira elas geravam efeitos imprevisíveis engendrados pelo seu próprio funcionamento e não diretamente explicáveis através das normas e programas rígidos adotados. Assim sendo, apoiamos o referido estudo nas contribuições dos trabalhos que tomam a cultura escolar como categoria de interpretação: Dominique Julia (2001), Antonio Vinao Frago (1995), André Chervel (1990), Vincent; Lahire & Thin (2001), Faria Filho (2000; 2004).
Palavras-chave: Maranhão. Restauração Católica. Educação. Cultura Escolar.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Retiradas nordestinas: condição humana e valor transcendente (Os calvários em Morte e vida Severina, |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRAGA, Hermide Menquini
As manifestações em Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto e em Vidas secas , de Graciliano Ramos a despeito de serem textos literários de gêneros diferentes (auto e romance) expressam-se por enfoques díspares (um trazer a marca da denúncia declarada, intensificada pelo valor imanente do nascimento e o outro uma ironia sagaz ,pela fina argúcia da expressão psicológica) valorizam a vocação do homem que é perceber. Isso é possibilidade ornada de esperança. Detalhamos as duas situações no sentido de reconhecer na mediação da fabulação cara ao mito, no referencial de Mircea Eliade, e no atestado da antropologia filosófica, no tratado de Henrique Claudio de Lima Vaz, a resistência ao poder despropositado, gênese dos extremos sociais que convivem nos personagens nas duas obras. A condição humana sobrevive à seca e à desproporção material constituindo assim o discurso transcendental.
Palavras-chave: Morte e vida Severina. Vidas Secas. Nascimento. Expressão psicológica. Condição humana.
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