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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em Trilhas Encantadas: Sociedade, Cultura e Religiosidade no Maranhão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARROS, Antonio Evaldo Almeida

Trabalho destinado ao GP Religiões Afro-Brasileiras e Kardecismo do X Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões. Para uma versão mais aprofundada das questões levantadas neste texto, ver o capítulo 4 (Numa terra de voduns, encantados e orixás) da seguinte dissertação: BARROS, A. Evaldo A. O Pantheon Encantado: culturas e heranças étnicas na formação de identidade maranhense. 2007. 317 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO), Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Salvador, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2007.

Downloads 2290  2290  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!El uso del piropo como ejemplo de motivación para el estudio de aspectos culturales en la clase de E Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARANDELA, Ana Margarita; ABIO, Gonzalo

Proponemos introducir a los estudiantes de español en uno de los aspectos culturales, el piropo, mediante la lectura inicial del cuento Lingüistas del uruguayo Mario Benedetti, y realizando, con la motivación inicial alcanzada, una serie de actividades de diversa índole, que deben propiciar tanto un uso pragmático de la lengua, como un acercamiento a la cultura y lengua de los países hispanohablantes.

Downloads 1972  1972  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Nov. 2002  Site http://
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Educação, religiosidade e direitos humanos - reflexões para a discussão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARBONARI, Paulo César

Refletir sobre educação, religiosidade e direitos humanos é uma tarefa complexa. Exige articular a compreensão de cada um dos conceitos e também as relações possíveis entre eles. Os territórios conceituais abrangidos neles tocam experiências e vivências humanas fundamentais, por isso, mais do que construir definições, trata-se de buscar as implicações abrangidas, modestamente, a fim de desenhar possíveis pontes que possam abrir ao debate.

Downloads 6499  6499  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ecumenismo de serviço Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COUTO, Edilece Souza

Em 2008 o movimento ecumênico tem dois bons motivos de comemoração: os 60 anos do Conselho Mundial de Igrejas – CMI e 35 anos da Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE. O momento é propício para a análise das ações dessas entidades ecumênicas. Fundado em 1948, com sede em Genebra – Suíça, o CMI, referendado na teologia cristã, visava unir os cristãos, responder às inquietações e desafios dos conflitos mundiais e da nova ordem sócio-econômica e contribuir para a construção de um mundo de paz e justiça. Procurou aliar Evangelho, Igreja e sociedade na luta pelos direitos humanos, libertação das opressões políticas e da exploração sócio-econômica. No Brasil, em 1973, as Igrejas e denominações protestantes e a Igreja Católica Romana criaram a CESE, com o objetivo de apoiar, financiar e acompanhar a execução de projetos de ação social e ajuda aos movimentos populares. Esse trabalho visa traçar algumas considerações sobre a atuação da CESE como entidade ecumênica prestadora de serviço em prol da promoção humana. Porém, torna-se necessário explicitar o que seja ecumenismo de serviço e a sua prática a partir da criação do CMI.

Downloads 657  657  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Discursos sobre as religiões afro-brasileiras - Da desafricanização para a reafricanização Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JENSEN, Tina Gudrun

O artigo trata de discursos sobre a cultura africana no decorrer da historia das religiões do Brasil. Praticantes da Umbanda, que originou-se nos anos 20 no sudeste do Brasil, tentaram de de-africanizar e de 'purificar' as origens da Umbanda dissociando-a de suas influências afro-brasileiras. Durante os anos 60, religiões afro-brasileiras como o Candomblé espalharam-se do nordeste para o sudeste do Brasil. Muitos praticantes do Candomblé, especialmente brancos da classe média, têm se engajado em uma africanização da sua religião destacando a origem africana dela. O artigo propõe que o movimento da Umbanda para o Candomblé, ou seja, de africanização para a reafricanização reflete mudanças sociais. Neste sentido, Umbanda exprime valores da sociedade moderna como os do nacionalismo, igualdade e mobilidade social, ou seja, valores baldados durante a ditadura militar. A re-introdução de religiões afro-brasileiras depois da queda da ditadura militar representa o surgimento de identidades que eram oprimidas anteriormente mas que agora impõem-se no contexto de novas formas de criações de identidade sob condições pós modernas.

Downloads 2164  2164  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCSP  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2001
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Devoções Populares no BRASIL: Contextualizando Algumas Obras das Ciências Sociais Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, André Luiz da

Este artigo apresenta uma consideração sobre trabalhos selecionados dentro das Ciências Sociais a respeito do catolicismo popular no Brasil no último quarto de século. Em comum, as obras analisadas definem as práticas e representações do catolicismo popular em oposição àquelas do segmento de elite da sociedade. Tais práticas populares definem-se, por sua vez, em função do culto tradicional aos santos. A conclusão deste exame é que em seu conjunto, as análises sociais deslocam-se da consideração do par religião-política para o par religião-cultura, seguindo tanto fatores internos às disciplinas como fatores externos. Os resultados desta mudança são exemplificados pela interpretação do sentido e da configuração de cultos marianos contemporâneos.

Downloads 693  693  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv3_2003/t_silva.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Devoções, festas e ritos: algumas considerações Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COUTO, Edilece Souza

O Simpósio Temático denominado Devoções, festas e ritos foi proposto com a intenção de reunir pesquisadores e promover o debate sobre o sentimento religioso em abordagens histórica, antropológica ou sociológica. O principal objetivo era discutir as origens, características, rupturas e continuidades das manifestações religiosas: festejos, peregrinações e rituais presentes nos cultos dirigidos a Deus, à Santíssima Trindade, aos santos – canonizados pela Igreja Católica e também aqueles que ainda não alcançaram a honra dos altares oficiais, mas que recebem homenagens dos fiéis – ou qualquer outra entidade cultuada no Brasil. Este texto traz algumas considerações sobre a diversidade no uso do espaço e do tempo nas comemorações religiosas e um pequeno balanço historiográfico sobre o tema.

Downloads 716  716  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Diálogo inter-religioso e diversidade cultural na formação de Professores de Ensino Religioso Escola Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COSTA, Iolanda Rodrigues da; MELO, Maria de Lourdes Santos

Este trabalho trata de uma experiência de construção curricular no âmbito do Ensino Religioso Escolar-ERE no decorrer da formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará-UEPA. O objetivo foi contribuir para a ruptura com conteúdos e práticas pedagógicas fundadas em abordagens catequéticas na escola, por meio da construção coletiva de planos de ensino de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. O principio adotado foi o diálogo inter-religioso e o respeito à diversidade cultural existente na sociedade. A experiência ocorreu durante as atividades pedagógicas da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, ministradas no 3o e 4o anos do curso. A metodologia adotada envolveu: a confecção de quatro planos de ensino para o ano letivo, que ficaram sobre a responsabilidade dos alunos da turma, organizados em quatro equipes e elaboração de cronograma de trabalho; pesquisas de campo realizadas em escolas publicam de Belém que investigou sobre as dificuldades dos professores e, expectativas dos alunos do Ensino Fundamental em relação aos conteúdos de ensino religioso; estudos sobre currículo, planejamento, e dos os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso Escolar, bem como, outros documentos referentes ao ERE. O trabalho resultou na elaboração de planos de ensino fundamentados nos princípios do diálogo inter-religioso e da diversidade cultural da sociedade, que estão disponíveis para cópia e utilização dos alunos do curso, egressos e professores de ERE.

Palavras-chave: Prática de Ensino. Diálogo Inter-religioso. Diversidade Cultural. Ensino Religioso Escolar.

Downloads 3954  3954  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Diferentes olhares, diferentes pertenças: Teologia da Libertação e MRCC Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERNANDES, Sílvia Regina Alves

Este texto analisa como a questão da diferença tem sido percebida e trabalhada por expoentes da Igreja Católica. Duas interpretações são feitas pelos autores: a primeira procura conciliar Teologia da Libertação e Movimento Carismático e a segunda afirma a diferença, demarcando posição menos conciliadora. Ainda que exista uma tentativa de tolerância mútua, a ambigüidade do discurso de intelectuais orgânicos e agentes eclesiais revela a exigência de cuidado no uso dos termos diversidade e diferença. E mais, indica a necessidade de análises que contribuam para a compreensão das estratégias adotadas por ambas as tendências.

Palavras-chave: Diferença. Teologia da Libertação. Movimento Carismático.

Downloads 716  716  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv3_2001/t_fernan.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Desencanto e Formas Contemporâneas do Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANCHIS, Pierre

Haverá oposição necessária entre as duas partes deste título? Do “desencanto” não poderiam também nascer as “formas contemporâneas do religioso”? Que teriam elas, então, a ver com um eventual “reencantamento do mundo”? No fundo, trata-se mais uma vez do sentido reconhecido ao fenômeno da “secularização”. A presente comunicação não entende tomar posição sobre este problema, mas simplesmente enunciá-lo em forma de aporias e ilustrá-lo minimamente com dados recentes. Sua única pretensão era introduzir a uma troca de idéias e sugerir que este antigo debate poderia revelar-se mais frutífero se envolvesse com mais minúcia os resultados empíricos de que os pesquisadores dispõem em abundância.

Downloads 785  785  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2168
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