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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Interação, conflitos e desafios na identidade do cristianismo primitivo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
IZIDORO, José Luiz

A construção das identidades dos povos oriundos de diversas nações e geografias irá apresentar uma constituição flexível e de tensão no seu processo de interação com outros povos e culturas. O Cristianismo, procedendo do judaísmo, implantou-se e desenvolveu-se em ambientes greco-romanos, assimilando, integrando e reinterpretando muitos elementos socioculturais e categorias de pensamentos neles encontrados; interagindo com os mesmos. Assim, abre-se às diversidades e às múltiplas experiências na construção de sua identidade, não obstante os conflitos e tensão inerente ao processo.

Palavras-chave: Judaísmo. Helenismo. Cristianismo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Interfaces entre o Ensino Religioso e a literatura infantil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SOUSA, José

A elaboração de uma proposta metodológica para o Ensino religioso Escolar articula-se à compreensão dos vários elementos que condicionam a prática de tal disciplina. Trata-se, então, de compreender quais as concepções teóricas que subjazem os paradigmas didáticos do Ensino Religioso e como elas se configuram em termos de objetivos e de procedimentos técnico-metodológicas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Interfaces entre Religião e Ciência no Discurso de Saúde no Adventismo Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
SCHÜNEMANN, Haller Elinar Stach

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) tem adotado em sua doutrina um espaço significativo para a dimensão de vida saudável. Na origem do movimento no século XIX nos Estados Unidos há entre alguns de seus fundadores uma ampla preocupação com uma vida saudável. Essa preocupação é levada em nível doutrinário pelas visões de Ellen White, líder espiritual da igreja. Com o passar do tempo são estabelecidos hospitais adventistas e uma escola médica nos Estados Unidos. Até hoje a Igreja Adventista tem dado grande ênfase sobre as questões de saúde. No entanto, há conflitos entre os conceitos partilhados originalmente por Ellen White, e dados disponibilizados pelo conhecimento científico atual, ao mesmo tempo em que a ideia de saúde cria um conceito de valor da ciência entre os adventistas. É interessante analisar como o discurso de saúde, tem por um lado uma fundamentação religiosa e por outro lado um apelo a uma fundamentação científica. O objetivo dessa investigação é mostrar como esses discursos se relacionam, de forma a tentar construir tanto um estilo de vida saudável, como construir uma visão de mundo, de modo a demonstrar as verdades religiosas pelo discurso científico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Judeus e muçulmanos na França: mudando respostas à diversidade cultural e religiosa Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
COHEN, Martine

A partir do caso das comunidades de judeus e muçulmanos na França, em contexto de globalização, a autora examina as consequências das reivindicações religioso-identitárias face ao Estado Laico francês. Recorrendo a uma perspectiva histórica que remonta o final da Segunda Guerra Mundial, é analisado o atual debate “laicidade x multiculturalismo”, indagando como o multiculturalismo/globalização pode desestabilizar estruturas jurídico-políticas do Estado laico na França.

Palavras-chave: Judeus. Muçulmanos. França. Laicidade. Multiculturalismo.


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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Lá no pé do cruzeiro, ô Jurema... tem um pé de guiné Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Augusto Marcos Fagundes; SANTOS, Cosme Correia dos

Tentaremos refletir sobre o Toré e o Poransi, marca identitária e diacrítica das sociedades indígenas atuais: a palavra, seu provável deslocamento linguístico, suas performances e atores, sua representação como confluência de crenças e modelos de perceber e viver no mundo, como ânima da ciência do índio.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Lições Milenares do Oriente Hinduísta para uma Conduta Ética na Sociedade de Hoje Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FOKKMANN, José Ivo; SCARLATELLI, Cleide Cristina

O artigo faz parte dos resultados de uma pesquisa sobre contribuições das grandes religiões do mundo para uma conduta ética no mundo de hoje. Apresenta aspectos fundamentais de um dos grandes documentos éticos da humanidade, que é o Bhagavad-Gita do Sanâtana-Dharma (Hinduísmo). A sua leitura requereu uma breve contextualização, tanto histórica quanto do próprio corpus de textos sagrados da tradição hinduísta. A abordagem adotada na pesquisa obedece a três perspectivas: a) a dimensão do cuidado e disciplina pessoal; b) a dimensão dos ordenamentos institucionais; c) a dimensão da responsabilidade histórica. O texto fica, em suas conclusões, em aberto e propõe-se a ajudar na recuperação de tesouros do passado, fundamentais para o presente e para o futuro da humanidade.

Palavra-chave: Hinduísmo. Bhagavad-Gita. Ética. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Literatura e Religião: Entre o tudo-dizer e o nada-dizer (do poder-ser) Popular Versão: PDF
Atualização:  14/11/2012
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da
Detendo-se inicialmente na relação que envolve o horizonte teológico e as fronteiras literárias no arcabouço bíblico, o artigo em questão procura distinguir o tipo de linguagem que caracteriza a corporalidade textual deste último, assinalando a função que cumpre a escrita/escritura no âmbito do monoteísmo, que encerra, em suma, a história da emergência de um “Deus único”, sob cuja perspectiva, à possibilidade que acena com uma aproximação entre teologia e literatura impõe-se um método, como o propõe Antônio Magalhães (2008) pelo “caminho da correspondência”, que o referido trabalho sublinha, convergindo para analisar o conto “Via crucis”, de Clarice Lispector (1994), que mantém a Bíblia e a tradição na condição de interlocução do diálogo e exemplifica o fenômeno da “poética da mitologização”.

Palavras-chave: literatura, religião, Clarice Lispector, fantástico, mito

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Macumba e umbanda: aproximações Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
MALANDRINO, Brígida Carla

É possível afirmar que a macumba e a umbanda se formam no início do século XX nos centros urbanos, em especial no Rio de Janeiro e São Paulo. 1 Sabemos que é um momento histórico importante para a sociedade brasileira, uma vez que, em 1888, há a abolição da escravidão e no ano seguinte, 1889, é decretada a República. Esses dois fatos históricos foram fundamentais para a formação de ambas, uma vez que causaram transformações no âmago da sociedade brasileira. Porém, o que observamos atualmente é que a macumba, muitas vezes, é utilizada, no senso comum, de maneira pejorativa para designar as religiões afro-brasileiras, em especial a umbanda. É possível afirmar que a macumba é apenas uma formulação preconceituosa da umbanda e de outras religiões afro-brasileiras? Trabalhamos com a ideia que a macumba é muito mais do que apenas uma qualificação preconceituosa. Sendo assim, o que é possível afirmar a respeito de sua relação com a umbanda? Buscando responder a essa questão, o presente trabalho tem como objetivo esclarecer as possíveis aproximações entre a macumba e a umbanda, tendo como base a influência banto na formação dessas duas expressões religiosas. Trabalhamos com a hipótese de que tanto a macumba quanto a umbanda são cultos religiosos que sofrem influência banto e, em especial, com a ideia de que a umbanda é uma derivação da macumba, no sentido de se apropriar e ressignificar seus elementos através da reconstrução interpretativa das tradições africanas, kardecistas, católicas, indígenas e orientais, dentro de determinado momento histórico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Mafagafos e Mafagafinhos. Identificar, propor e ousar um Ensino Religioso e uma Pastoral Escolar Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

A história do Ensino Religioso antecede as discussões brasileiras e este componente currícular é o resultado de longas disputas na política educacional internacional. Desde a sua origem foi, na realidade, um instrumento para interferir na formação de idéias da população. Discutir o Ensino Religioso ainda é algo estranho, pois permanecem os que insistem em considerá-lo como um processo para educar na religião. Os debates no campo pedagógico permanecem na forma, no máximo na definição de conteúdos, mas os princípios são os mesmos do século XVIII. Da mesma forma, a pastoral escolar é um questionamento ainda muito recente, pois está intimamente relacionado com aspectos conceituais como: escola – educação – religião.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Escola. Religião. População.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Malleus maleficarum – a bruxaria como afirmação do poder espiritual Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
RODRIGUES, Márcia Cristina

Ao analisar a Idade Média, George Duby afirma que todo poder é de natureza doméstica, participando de uma forma ou de outra, do sagrado. Tal poder é exercido por homens, cabendo a uns preceder e a outros seguir. Não existia uma formação política particular, porém a Igreja Medieval, criava e modificava as ideias políticas e religiosas de acordo com seus interesses.

Downloads 348  348  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st12.html
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