Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A figuração prometéica do humano em Brasílio Teles: figuração protobudista?  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
EPIFÂNIO, Renato
Tanto quanto sabemos, Basílio Teles não se pronunciou sobre o Budismo. Por ter, conforme o exposto, reduzido a figuração do divino à sua figuração transcendentalista, na sua variante cristã, acabou por assumir uma posição simplesmente ateísta. Daí que, a propósito da sua posição sobre o Budismo, possamos apenas especular. Nessa medida, não diremos que a sua figuração prometéica do humano tivesse chegado a ser protobudista. Diremos apenas que não era, pelo menos, antibudista, tal como foi, como aqui tivemos a oportunidade de verificar, anticristã – e, pela mesma posição de princípio antitranscendentalista, antijudaica e anti-islâmica.
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893 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Desencantamento do Mundo e Declínio dos Compromissos Religiosos. A Transformação Religiosa Antes da  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RIVERA, Paulo Barrera
A multiplicação de opções e práticas religiosas pareceria tornar indiscutível o questionamento da secularização. A “quantidade” de religião apresenta-se como dado inquestionável que não permite enxergar mudanças profundas na religião. Neste ensaio propomos a hipótese de que o crescimento religioso apenas representa confirmação da radical transformação do lugar da religião na modernidade. Transformação ela que a globalização viria a acelerar. O conceito de secularização, insuficientemente discutido no estudo da religião na América Latina, e, em decorrência disso, objeto de críticas incapazes de superá-lo, continua a nos ajudar quando colocado na perspectiva maior do desencantamento do mundo. Ensaiamos, assim, uma análise da mudança religiosa a partir de conceitos como “desencantamento do mundo” e “saída da religião”, visando mostrar que no lugar de uma crise o que temos é uma transformação do estatuto social do sagrado, que não se inaugura com a secularização mas a precede e a ultrapassa.
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895 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2247 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O ensino religioso e a interpretação da lei  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt; LUI, Janayna de Alencar
O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.
Palavras-chave: Ensino religioso. Legislação. Santa Catarina. São Paulo.
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905 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ritos e rituais - vida, morte e marcas corporais: a importância desses símbolos para a sociedade  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DIAS, Patrícia Regina Corrêa
Embora existam provas de que a prática dos ritos/rituais acontece desde os primórdios, ainda hoje é uma área de pouca exploração científica, cercada de tabus, preconceitos e deduções. Por esses motivos, este artigo retoma leituras de cientistas da antropologia, tais como Cazeneuve (s/d), Gennep (1978) e Malinowski (1978) para demonstrar que as crenças, ritos, rituais e cultos são efetivados e sentidos de diferentes formas e contribuem essencialmente para a formação e educação das pessoas. Por meio deles, elaboram-se conhecimentos, ampliam-se representações.
Palavras-chave: Ritos/rituais. Antropologia. Símbolos sociais. Sociedade.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Maranhão Mandingueiro: A influência animista dos africanos guineenses no Maranhão do século XVIII  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JUNIOR, Reinaldo dos Santos Barroso
No intuito de encontrar um traço da composição do maranhense e da formação de sua sensibilidade ritualística ou de suas crendices (sem o sentido pejorativo) e na tentativa de encontrar algo que não traduz diretamente uma religião, mas um sentimento religioso, ou uma religiosidade, é que tentarei evidenciar uma profunda relação entre Maranhão e África durante o final do século XVIII, fruto de relações dentro da África. Nesta tentativa de vislumbrar alguma possível influência africana no gosto pelo tambor, pela matraca1, pelo medo dos espíritos, pelo tambor de crioula 2 e por uma infinidade de coisas, sensações e expressões, aparece uma dentre tantas outras possíveis ligações, um vínculo especifico com a Guiné.
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916 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Budismo Étnico na Religiosidade Nikkey no Brasil: Aspectos Históricos e Formas de Sobrevivência So  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SHOJI, Rafael
A partir de um conceito de grupo étnico baseado na interação social, pode-se analisar o comportamento religioso dos nikkeis enquanto comunidade que mantém fronteiras tanto para com brasileiros quanto para com japoneses, o que se reflete na prática e nas estratégicas de sobrevivência do Budismo étnico. Tem existido um esforço para uma adaptação cultural e lingüística nos templos, reflexo das novas gerações, mas ela não tem sido acompanhada de uma significativa abertura étnica, sendo mais destinado a atrair os descendentes que se identificam com uma identidade nikkey. Se as fronteiras com os brasileiros são além disso dadas com o poder político e sustentação financeira dados pelos nikkeis, diferenças com o Budismo japonês têm se intensificado devido a fatores particulares do Brasil enquanto ambiente de recepção. Como um ponto comum com japoneses e brasileiros, muitos nikkeis mantém uma convivência com diversas religiões, muitas vezes não sendo praticante formal de nenhuma. No caso dos nikkeis budistas, é possível identificar ainda hoje, como padrão mais geral, uma manutenção da identidade étnica através do Budismo e um pertencimento à sociedade majoritária principalmente através do Catolicismo, que foi o substituto histórico dos nikkeis para o papel que o Xintoísmo tem na religiosidade japonesa.
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918 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv4_2002/t_shoji.htm |
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