Realizamos um diálogo entre as teorias educacionais críticas e pós-críticas no que diz respeito às funções culturais da educação, enfatizando a questão da diferença, do lúdico, do lazer e das identidades dos sujeitos no processo educativo realizado na escola. Visamos assim neste trabalho conhecer quais são as manifestações culturais lúdicas de lazer presentes na vida cotidiana de uma parcela dos alunos de uma escola municipal de Londrina-PR. Realizando um levantamento verbal direto com os alunos pudemos elencar diversas atividades pautadas no lúdico. Num trabalho educacional pautado em princípios multiculturais, defendemos a presença de conteúdos oriundos das diversas culturas e que tenham também as manifestações culturais pautadas no lúdico como objeto de estudo.
Este texto faz uma reflexão acerca da importância de se pensar a escola como um lugar da convivência humana e do respeito à cultura do brincar/jogar, trazendo contribuições à superação da influência mercadológica presente nas práticas de movimento e na forma de planejar o uso do espaço escolar.
2364 0 bytes Revista do Centro de Educação http://
Este estudo apresenta fundamentação teórica e seus desdobramentos no currículo de formação inicial em Educação Física para atuar na Educação Básica, implementado no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, em 2006.
Este artigo parte de uma perspectiva histórica que localiza o contexto bipolar da Guerra Fria e o relaciona ao papel dos esportes olímpicos enquanto “mediadores” das relações entre os Estados Nacionais e avança, com o advento da Globalização, para uma discussão que percebe nos esportes radicais (surf, skate, bike etc) novos registros de uma cultura desportiva em construção na contemporaneidade, menos relacionada a questões de nacionalismos e identidades nacionais e mais aberta à estética da performance individual e à formação de “tribos urbanas”. A partir dessas novas configurações e com o surgimento de competições características dessas atividades – como os X-Games – problematiza-se o lugar dessas novas práticas pelo prisma das relações internacionais.
Palavras-chave: Mundo Contemporâneo. Globalização. Relações Internacionais. Esportes.
2684 0 bytes Esporte e Sociedade ano 4, n.11, Mar.2009/Jun.2009 http://
Neste texto discute-se o gênero que uma dada cultura estabelece em relação a homens e mulheres, como construção social, mostrando que essa construção é relacional tanto no que se refere ao outro sexo, quanto a outras categorias, tais como raça, idade, classe social e habilidades motoras.
O objetivo deste artigo é caracterizar os principais tipos de modelos curriculares utilizados na formação profissional em Educação Física e propor um novo, baseado no ensino reflexivo.
Neste texto problematiza-se o enraizamento escolar da Educação Física, observando-se dois momentos históricos importantes da educação: um em Minas Gerais (a reforma do ensino de 1906) e o outro no Brasil (os novos ordenamentos legais).
O presente estudo teve como objetivo investigar o nível de atividade física (AF) de adolescentes de Niterói, Rio de Janeiro. Alunos (n = 325) da rede pública de ensino tiveram seus AF avaliados pelo questionário de Crocker et al.
A discussão do papel das áreas de pesquisa na profissão da Educação Física deve considerar necessariamente o processo de caracterização acadêmica da área.